O húmus resulta da decomposição da matéria orgânica. As bactérias atuam sobre ele, formando humatos. A fertilidade do solo depende da quantidade de humatos. Os proprietários de terras utilizam o humato de potássio apenas como fertilizante, desconhecendo sua natureza. O produto possui muitas propriedades benéficas. Ele melhora o crescimento das plantas e aumenta a produtividade quando usado conforme as instruções.
O que é humato de potássio?
O humato de potássio é uma mistura de ácidos húmicos envolvidos em todos os processos bioquímicos do solo. O húmus está presente em todos os tipos de solo, mas em quantidades variáveis. Encontra-se em maiores concentrações no solo preto. A camada fértil do solo é formada pela decomposição da matéria orgânica: resíduos vegetais, esterco, turfa ou carvão. A concentração de humatos determina o grau de fertilidade do solo.
Além das substâncias húmicas, o humato de potássio contém os seguintes componentes benéficos:
- aminoácidos;
- macro e microelementos;
- peptídeos;
- enzimas;
- estimulantes de crescimento;
- antibióticos naturais.
Os humatos são classificados como fertilizantes bioativadores. Existem em variedades com e sem lastro. Os primeiros são usados para estimular o crescimento e fortalecer hortaliças e jardins, enquanto os últimos são usados como cobertura. Os humatos com lastro contêm impurezas mecânicas do substrato original. Apresentam melhor desempenho em solos empobrecidos. O humato de potássio é obtido a partir de turfa ou esterco, enquanto o seu equivalente de sódio é obtido a partir de linhita. Praticamente não há diferença na atividade das substâncias húmicas nesses dois produtos.
Propriedades benéficas dos fertilizantes húmicos
Os humatos possuem inúmeras propriedades benéficas. Eles têm um efeito positivo nas plantas, como segue:
- aumenta a germinação das sementes;
- O crescimento da massa vegetativa e das raízes é acelerado;
- Melhora a resistência à seca e à geada;
- Aumenta a resistência a infecções e pragas;
- Os micro e macroelementos contidos no solo penetram melhor nos tecidos vegetais;
- a necessidade de nitratos por parte das culturas de frutas e vegetais diminui;
- aumento da produtividade agrícola;
- O sabor e a aparência das frutas melhoram;
- A colheita amadurece mais cedo e é armazenada por mais tempo.
Sob a influência dos humatos, as pequenas partículas do solo são transformadas em partículas maiores. A permeabilidade ao ar e a retenção de água do solo são melhoradas. Devido à sua maior fluidez, as raízes absorvem mais oxigênio. O uso de preparações húmicas pode reduzir o consumo de fertilizantes nitrogenados em até 50%. Os humatos têm os seguintes efeitos no solo:
- melhorar a composição microbiológica;
- restaurar propriedades nutricionais;
- reduzir a acidez;
- Reduzir o teor de sais de metais pesados e outras substâncias perigosas no solo.
Vantagens dos humatos
O humato de potássio é um fertilizante ecológico que não contém impurezas nocivas. Não se acumula no solo nem nos tecidos vegetais. Mesmo em doses superiores às recomendadas, não causa intoxicação dos frutos. Além disso, o produto é econômico: 1 grama de pó substitui 1 tonelada de adubos orgânicos. Os recipientes com humato de potássio ocupam pouco espaço e são fáceis de armazenar. O ideal é armazená-los em local fresco e escuro.
O humato de potássio apresenta as seguintes vantagens:
- O produto contém 58% de nitrogênio, um valor significativamente menor do que o encontrado em outros fertilizantes. Por exemplo, a ureia contém 46,3%, enquanto o salitre contém apenas 35%.
- Os humatos aumentam a quantidade de glúten e proteína nos grãos e, portanto, sua qualidade.
- Os preparados húmicos contêm muitas substâncias úteis: potássio, fósforo, boro, cobalto, zinco, magnésio, sacarose e molibdênio. Podem substituir os fertilizantes NPK.
- O humato de potássio tem um preço mais baixo em comparação com os complexos minerais, embora não seja inferior a eles em termos de eficácia.
- O produto contém potássio, um nutriente essencial para as plantas. Se o humato de sódio for usado como fertilizante, suplementos de potássio também devem ser adicionados.
- Os ácidos húmicos neutralizam os efeitos tóxicos de herbicidas, inseticidas e fungicidas. Os sais de metais pesados são convertidos em compostos inacessíveis às plantas.
- Os humatos são uma boa alternativa ao sulfato de potássio, que é necessário para o desenvolvimento normal das plantas.
Aplicação de humatos
Os humatos são um grupo de elementos que estimulam o crescimento das plantas. Eles têm um efeito positivo em flores, árvores de jardim, grãos, hortaliças e culturas de frutas e bagas. O produto é utilizado para os seguintes fins:
- Tratamento pré-plantio de sementes e tubérculos;
- Deixar as raízes das mudas ou árvores jovens de molho antes do plantio;
- Regar as mudas para melhor adaptação às novas condições;
- alimentação de plantas;
- restauração do solo;
- Preparando as plantas para o inverno;
- Processamento de matéria orgânica: esterco, húmus ou composto.
O efeito máximo é alcançado quando os humatos são utilizados em solos argilosos, arenosos, calcários ou protegidos. Recomenda-se o tratamento de plantas anuais no início da estação de crescimento, durante a formação das inflorescências. Se o humato de potássio for aplicado em plantas transplantadas, as raízes danificadas se recuperarão mais rapidamente. O fertilizante deve ser aplicado em solo previamente umedecido.
Formulário de liberação e custo dos preparados húmicos
Para facilitar o uso, os fabricantes produzem humato de potássio em diversas formas:
- Os comprimidos pesam 14 gramas. São utilizados para adubação radicular ou pulverização foliar. Os comprimidos podem ser facilmente preparados em solução na concentração desejada.
- Em pó ou grânulos. O produto dissolve-se facilmente em água. A solução preparada pode ser utilizada por 7 dias. Também é adequada para incorporação no solo quando seco.
- Pasta e gel. Esta preparação caracteriza-se por uma ação rápida devido à sua elevada atividade molecular.
- Concentrado líquido. O produto é conveniente para uso em larga escala. Sua base é turfaO fertilizante é usado para regar a área ou irrigar grandes extensões de plantações.
- As misturas à base de humato são preparações suplementadas com enzimas, aminoácidos, peptídeos e catalisadores de crescimento.
Os fertilizantes de húmus estão disponíveis na forma pura ou com vários aditivos benéficos em lojas de jardinagem. Souffleur é um concentrado à base de sapropelContém as proporções ideais de elementos minerais e orgânicos. O produto é recomendado para preparação e fertilização pré-plantio. É vendido em embalagens lacradas de 250 ou 500 ml.
Jardineiros costumam usar o fertilizante Humate+7 Iodine. Ele está disponível em pó. Este fertilizante complexo contém os seguintes micronutrientes: manganês, cobalto, boro, iodo, zinco, molibdênio e ferro. Este fertilizante tem se mostrado eficaz para uvas, morangos cultivados em jardins e morangos silvestres. Seu uso aumenta a produtividade, incrementando o número e o peso dos frutos.
O preço do humato de potássio varia de acordo com a forma, a embalagem e a região de venda. Um comprimido custa em média 35 rublos. Um galão com 10 litros de humato líquido custa entre 65 e 170 rublos por litro. Jardineiros experientes preferem preparar sua própria solução húmica. O pó seco em sacos pode ser adquirido por 25 a 30 rublos o quilo. A economia é evidente.
Como fertilizar corretamente as plantas com humato de potássio.
O humato de potássio deve ser diluído de acordo com a finalidade e o método de aplicação. Para adubação foliar, prepare uma solução menos concentrada: 3 g de fertilizante seco para cada 10 litros de água são suficientes. Para irrigação radicular, dilua a solução líquida na proporção de 1 colher de sopa por balde de água. Se precisar tratar uma área grande, você pode usar um comprimido de humato, que é suficiente para 50 litros de água. As instruções para cada espécie de planta especificam uma concentração que não deve ser excedida. Fazer isso pode danificar as plantas.
O humato de potássio em pó é o produto mais econômico. Uma solução de trabalho é preparada a partir dele da seguinte forma:
- Dissolva 1 colher de chá da substância seca em 10 litros de água.
- A mistura é deixada em repouso por 24 horas para permitir que os grânulos se dissolvam completamente.
- O líquido é cuidadosamente separado do sedimento. Pode ser filtrado através de gaze.
- Para obter uma solução de trabalho, 500 ml do concentrado final são misturados com 10 litros de água.
Preparação antes do pouso
Os grãos são tratados com humato de potássio antes do plantio. Para 1 tonelada de sementes, utilize uma solução preparada com 100 g do produto e um balde de água. Antes do plantio, é aconselhável mergulhar tubérculos, bulbos, sementes de hortaliças e estacas na solução de humato. Para preparar o nutriente, você precisará de 50 ml de humato de potássio líquido para cada litro de água. O produto em tabletes deve ser dissolvido na proporção de 1:3. Cada cultura deve ser imersa na solução por um período de tempo específico.
- Estacas - 24 horas;
- lâmpadas – 8-9 horas;
- Sementes de repolho ou tomate – 2 dias;
- batatas – 12 horas;
- Material de semente de outros vegetais - 24 horas.
Fertilizante para hortaliças e verduras
Recomenda-se regar pepinos, raízes, abobrinhas, repolhos e outras plantas da família das solanáceas com uma solução de húmus aplicada diretamente nas raízes. A solução deve ser preparada na proporção de 100 ml de concentrado para cada balde de água. Despeje de 1,5 a 2 litros do fertilizante diluído sob cada planta. Fertilize de 4 a 5 vezes por temporada, com intervalos de pelo menos 2 semanas. Pulverize com a mesma solução. A taxa de aplicação é de 1 a 3 litros por 100 m².2.
As hortaliças são adubadas com humatos de 4 a 6 vezes durante o período de crescimento. A solução de trabalho é preparada na proporção de 100 ml da preparação para cada 10 litros de água. Os canteiros são irrigados na proporção de 5 a 6 litros por metro quadrado.2Durante o período de crescimento ativo, adiciona-se superfosfato, sal de potássio ou Agricola Vegeta às plantas. A última adubação deve ser feita, no máximo, duas semanas antes da colheita. Esse tipo de irrigação resulta em forte imunidade e sabor intenso nas folhas.
Fertilização de plantas frutíferas e de frutos silvestres
Aplique uma solução de humato de potássio em arbustos ou copas de árvores. O ideal é usar o fertilizante em combinação com herbicidas ou pesticidas. Mudas de frutas e bagas devem ser fertilizadas com uma solução preparada na proporção de 100 ml de humato de potássio líquido para cada 10 litros de água. Esse volume é suficiente para uma área de plantio de 1 m².2O tratamento é realizado durante os seguintes períodos:
- antes da floração;
- durante a formação do ovário;
- na fase de maturação do fruto.
Para alimentação de 5 m2 Para canteiros de morangos, prepare uma solução com 10 ml de concentrado húmico por balde de água. O fertilizante deve ser aplicado diversas vezes durante a estação de crescimento.
- Antes do plantio, o solo é regado com uma solução de humato de potássio.
- Os arbustos já estabelecidos são adubados para melhorar o crescimento e a produção.
- No outono, os morangueiros são regados com fertilizante húmico potássico para ajudá-los a sobreviver às dificuldades do inverno.
Fertilizar plantas de jardim e de interior.
As flores cultivadas ao ar livre são fertilizadas no início da primavera. As plantas perenes são tratadas com uma solução de húmus no início da estação de crescimento, enquanto as anuais são tratadas após a germinação de todas as sementes. A fertilização é repetida de 3 a 6 vezes, com intervalos de 14 a 20 dias. O fertilizante de húmus é preparado na proporção de 100 ml por balde de água. A taxa de aplicação recomendada para irrigação é de 10 litros por metro quadrado.2e para irrigação - 3 litros por 100 m2.
Os fertilizantes húmicos são essenciais para plantas de interior, pois a formação de húmus é impossível em vasos. Durante os meses mais quentes, este fertilizante deve ser aplicado de 3 a 5 vezes, e no inverno, uma vez a cada 30 dias. O fertilizante húmico é preparado misturando 100 ml de concentrado com 10 litros de água. Para promover uma floração abundante, as plantas de interior devem ser pulverizadas com uma solução húmica na concentração de 75 ml por litro de água. Este tratamento deve ser realizado duas vezes por mês na primavera.
Reabilitação do solo
Para melhorar a fertilidade do solo e remover pesticidas, os humatos são aplicados em pó durante o preparo do solo. A frequência de aplicação depende do tipo e das condições do solo. Normalmente, 2 a 3 aplicações por metro quadrado são suficientes.2 Adicione 100 g de pó. O humato de potássio pode ser misturado com uma pequena quantidade de areia e espalhado sobre a área no início da primavera. O fertilizante seco será absorvido pelo solo pela água do degelo.
Para melhorar a composição e a estrutura do solo, aplica-se uma solução de humato a 0,1%. A solução concentrada é preparada misturando 1 litro de solução húmica com 10 litros de água. Para melhorar o solo, cave uma vala ao redor das árvores, com a profundidade de uma pá, a 1-1,5 metros do tronco. Despeje na vala a solução de humato de potássio, preparada na proporção de 0,5 a 1 litro por balde de água. Em seguida, preencha a vala com terra.
O humato de potássio pode ser misturado com esterco, composto ou húmus na proporção de 10 g de matéria seca para cada 10 kg de matéria orgânica. O fertilizante processado amadurece mais rapidamente e pode ser aplicado ao solo após apenas três meses.
Como aumentar a eficiência do humato
Os humatos são utilizados não apenas como fertilizantes, mas também como produtos agrícolas complexos. Os microelementos e fitormônios contidos nas preparações húmicas potencializam a eficácia de outros fertilizantes. Para que as plantas cresçam bem e produzam frutos, elas precisam ser protegidas de condições adversas que causam estresse. Por exemplo, após a aplicação de pesticidas, as hortaliças têm seu crescimento prejudicado e apresentam baixa produtividade.
Normat L é um suplemento adaptogênico. Sua fórmula é à base de ácidos fúlvicos e húmicos. Normat L também contém suplementos minerais e fitormônios. Esse "coquetel" estimula o crescimento das plantas, fortalece a imunidade e promove a eliminação de substâncias nocivas dos tecidos. A ação dos ácidos húmicos é potencializada, e as plantas se recuperam mais rapidamente do estresse. Assim, as plantas prosperam graças aos seus próprios fitormônios. As substâncias obtidas com Normat L ajudam a manter um crescimento vigoroso.
Precauções ao trabalhar com humatos
Para evitar danos às plantas, considere a compatibilidade dos humatos com outros fertilizantes. O uso de um preparado húmico em combinação com matéria orgânica aumenta significativamente sua eficácia. Recomenda-se o uso de humato de potássio com ureia e nitrato de amônio. No entanto, devem ser usados com cautela, pois o excesso de nitrogênio prejudica o sabor de frutas vermelhas e outras frutas.
Ao utilizar fertilizantes húmicos, siga estas recomendações:
- Evite fertilizar o solo simultaneamente com humatos e fertilizantes fosfatados. A combinação dos dois leva à formação de compostos insolúveis que são prejudiciais às plantas.
- A utilização simultânea de humatos e sulfato de potássio é prejudicial às culturas. É necessário um intervalo de pelo menos 5 dias.
- Para culturas anuais, é aconselhável aplicar humato de potássio antes do início da brotação.
Você também pode se interessar por:O humato de potássio é um fertilizante natural multifuncional. Seu uso resolve diversos problemas agrícolas, incluindo a melhoria da composição do solo e o aumento da produtividade das culturas. Os complexos húmicos são utilizados não apenas em jardins domésticos, mas também em grandes propriedades agrícolas. Suas principais vantagens são o baixo custo, o respeito ao meio ambiente e a variedade de propriedades benéficas.

Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes