Turfa como fertilizante: instruções para utilizá-la em batatas.

Batata

A turfa é um fertilizante popular há muito tempo. Jardineiros começaram a usá-la em seus canteiros para diversas culturas, pois os benefícios do fertilizante orgânico são inegáveis. Ela se tornou uma aliada indispensável para qualquer jardineiro quando se trata de proporcionar as condições ideais para o desenvolvimento das plantas e aumentar a produtividade.Pode ser usado em conjunto com outros fertilizantes orgânicos. Isso geralmente maximiza a eficácia do produto e proporciona benefícios adicionais às plantas.

Descrição e características da turfa como fertilizante

  1. Trata-se de um acúmulo de vegetação parcialmente decomposta ou matéria orgânica, característico de áreas naturais chamadas turfeiras ou pântanos.
  2. É constituído por restos decompostos e massa coloidal.
  3. Em seu estado natural, a turfa possui um teor de água que varia de 80 a 90%.
  4. Devido aos diferentes graus de decomposição de resíduos vegetais e sedimentos moles, representa mais de 30% do teor de matéria orgânica.
  5. A turfa em estágio inicial de decomposição apresenta coloração marrom-clara e bege-arenosa. Já a turfa decomposta, que contém muitos restos vegetais, é marrom-escura, preta e dura. Esse tipo de turfa contém grande quantidade de ácido húmico.

A matéria orgânica na turfa consiste em:

  • celulose;
  • hemiceluloses;
  • lignina;
  • ácido húmico;
  • substâncias betuminosas.

O teor de ácido húmico varia de 10 a 30%, podendo chegar a 70%. Os materiais inorgânicos presentes na turfa incluem argila, quartzo e outras impurezas minerais. Devido ao seu alto teor de matéria orgânica, estabilidade, boa permeabilidade, capacidade de retenção de fertilizantes e textura leve, a turfa é utilizada como fertilizante bioorgânico no cultivo de flores, especialmente em estufas e vasos.

Taxas de inscrição

Em média, um metro quadrado requer 45 kg de turfa. A vantagem é que isso dá aos jardineiros mais flexibilidade, permitindo-lhes determinar quando aplicar o fertilizante e ajustar a quantidade. É impossível exagerar na fertilização.

Uso em estufa

A turfa é conhecida por sua excelente capacidade de absorção de umidade, o que é especialmente importante para estufas, onde os níveis de umidade são constantemente altos. Qualquer excesso de umidade será absorvido pela turfa. O uso de turfa como fertilizante eficaz em estufas pode minimizar a quantidade de microrganismos patogênicos no solo. Quando as plantas são cultivadas em ambientes fechados, são os patógenos que representam uma ameaça.

Composto de turfa

Este fertilizante acessível é feito com plantas como tremoço, crisântemo, bardana, urtiga e camomila. Contém diversos componentes essenciais para o desenvolvimento das plantas, que serão preservados durante a decomposição.

Conselho! Não se pode usar asclépia e íris para compostagem, pois elas contêm compostos prejudiciais às plantas.

Quais são os benefícios da turfa?

  1. Devido ao seu alto teor de minerais, o composto de turfa é adequado para melhorar o solo e estimular o crescimento das plantas, aumentando o teor de húmus, nitrogênio e outros microelementos.
  2. Os fertilizantes, sendo um dos produtos orgânicos, contêm materiais biológicos.
  3. Graças ao processamento, o composto de turfa tem um grande impacto na melhoria das condições do solo.
  4. Amplamente utilizado na agricultura. Devido ao seu alto teor de ácido húmico e matéria orgânica, melhora a composição do solo e promove o crescimento das plantas.
  5. Microelementos como Cu, Zn, B e Mn estão envolvidos na formação, crescimento e reprodução das plantas. Portanto, faz sentido utilizar esse material para a produção de fertilizantes bioorgânicos. Ele promove a transformação de elementos e melhora a absorção de nutrientes. O alto teor de húmus da turfa é benéfico para muitas culturas.

Extrato de turfa

Um tratamento eletro-hidráulico produz um extrato. O fertilizante líquido é absorvido pelas raízes das plantas mais rapidamente, tornando o uso de um extrato enriquecido com todos os compostos benéficos adicionais popular entre muitos jardineiros.

Óxido de turfa

Um produto popular usado para aumentar a produtividade agrícola. Melhora a qualidade dos frutos. O valor nutricional das frutas fertilizadas com oxidato de turfa aumenta significativamente. Este produto é ecologicamente correto e não apresenta riscos para os seres humanos.

Vantagens e desvantagens

  1. Ao utilizar fertilizante bioorgânico à base de turfa, o solo apresenta maior permeabilidade e capacidade de amortecimento.
  2. Além disso, o produto retém água e reduz os danos causados ​​por fatores externos. O sistema de solo equilibrado proporciona condições ideais para os microrganismos.
  3. A turfa contribui com grandes quantidades de matéria orgânica para o solo. Após interagir com o ar, o solo e a água, produz mais matéria orgânica. Assim, o teor de matéria orgânica aumenta.
  4. Fornece nutrientes por um longo período. Contém muitos micronutrientes, como N, H, C, S, O, P, etc. Esses micronutrientes são essenciais para as plantas e podem ser absorvidos pelas raízes, folhas e caules.
  5. Assim, a fertilização aumenta a presença de substâncias úteis no solo, nutrientes nas plantas e reduz sua perda.
  6. Após adicionar uma certa quantidade de fertilizante de turfa ao solo, não há necessidade de adicionar outros compostos orgânicos por um longo período.

Instruções para utilização da turfa

Não existem regras rígidas para a aplicação de fertilizante de turfa. O principal é evitar usar menos do que a taxa média de aplicação por metro quadrado. A turfa pode ser usada em qualquer época do ano e em diferentes estágios de desenvolvimento das plantas. Ela é utilizada tanto em jardins, para diversas flores e árvores, quanto para culturas agrícolas.

Turfa como fertilizante para batatas

É impossível dizer qual é melhor: turfa ou composto. Cada fertilizante tem suas próprias características, mas cada vez mais jardineiros estão optando pela turfa como fertilizante para batatas. Embora possa não produzir bons resultados imediatamente, ela permanece eficaz por vários anos. Além disso, as batatas cultivadas com turfa, rica em nitrogênio, se desenvolvem mais rapidamente. Elas se tornam de alta qualidade, nutritivas e atraentes.

Avaliações

Igor

Usei turfa para fertilizar meu terreno há três anos e ainda consigo ver o efeito da sua aplicação.

Cristina

Eu uso composto de turfa regularmente. Gosto de como diferentes culturas reagem a ele. Estou sempre satisfeito com os resultados.

Paulo

Este é um fertilizante universal que tenho usado há vários anos. Ele me ajuda a obter boas colheitas em diversas culturas.

Romance

Este é um fertilizante insubstituível para jardins e hortas; a turfa atua com igual eficácia em diversas plantas.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates