
A couve-flor é deliciosa e incrivelmente saudável. Possui o maior valor nutricional entre todas as variedades de repolho. Além disso, por ser uma cultura de maturação precoce, pode ser colhida duas vezes por ano. Quer cultivar couve-flor com o mínimo de esforço e ainda obter floretes grandes com o máximo valor nutricional? Então aprenda sobre o cultivo e os cuidados com a couve-flor ao ar livre.
Selecionando sementes
O principal problema na escolha de sementes é escolher a variedade "certa". As variedades podem ser precoces, de meia estação ou tardias. A principal diferença está no tempo de maturação. Por exemplo, as variedades precoces de repolho precisam de até quatro meses de crescimento para a colheita, as de meia estação até cinco meses e as tardias cerca de seis meses. Portanto, ao escolher, é preciso considerar o clima da sua região. Por exemplo, em algumas regiões, as variedades tardias simplesmente não têm tempo suficiente para amadurecer.
É importante notar também que, embora as variedades precoces possam ser semeadas diretamente no solo, é aconselhável cultivar variedades de meia estação e tardias a partir de mudas.
Preparação pré-semeadura
Antes da semeadura, as sementes precisam ser preparadas. Selecione sementes grandes e coloque-as em uma garrafa térmica com água quente (até 55 graus Celsius) por 2 horas. Depois, retire as sementes da água e deixe-as secar.
Para plantar as sementes, você precisa preparar um recipiente e um substrato especial. Uma caixa grande e espaçosa ou pequenos vasos individuais (incluindo os de turfa) funcionarão bem. Você pode comprar o substrato em uma loja ou fazer o seu próprio misturando turfa, areia, húmus e serragem.
Para maior segurança, você pode assar a mistura no forno por cerca de 5 minutos a uma temperatura de até 80 graus Celsius. Isso eliminará quaisquer patógenos.
Cultivo de mudas
A semeadura das mudas é realizada em meados de março.
- Encha a caixa com terra (após fazer um sistema de drenagem no fundo) ou com copos.
- Semeie as sementes, enterrando-as a cerca de meio centímetro de profundidade.
- Polvilhe levemente as sementes com terra e areia.
- Regue levemente.
- Deixe em um local quente e ensolarado.
Após cerca de 5 dias, os brotos devem aparecer, após o que os recipientes com as mudas precisarão ser transferidos para um local mais fresco.
Se as mudas forem mantidas no mesmo recipiente, devem ser transplantadas para vasos individuais aproximadamente 10 dias após a germinação. No 20º dia após a germinação, recomenda-se alimentar as mudas com uma solução nutritiva composta por água, fertilizante potássico e superfosfato, nas proporções de 10 gramas de água, 10 gramas de fertilizante potássico e 20 gramas de superfosfato.
Regue quando o solo secar.
Seleção e preparação do local
Requisitos do local:
- É melhor reservar uma área ensolarada para a couve-flor, protegida de fortes rajadas de vento;
- O solo deve ser preferencialmente argiloso e rico em húmus;
- Em termos de acidez, recomenda-se solo ligeiramente ácido ou solo com pH neutro;
- Os melhores antecessores são as batatas e as leguminosas.
No outono, revolva a área, removendo as ervas daninhas e adicionando fertilizante (70 kg de estrume por 10 m²). Não nivele o terreno.
Na primavera, cerca de uma semana antes do plantio, adicione húmus (1 balde) e nitrofóska (1 colher de sopa) por metro quadrado.
Plantar mudas e semear sementes
As variedades precoces podem ser semeadas ao ar livre a partir de meados de abril. Em latitudes mais ao norte, as mudas devem ser cobertas com filme plástico.
As mudas devem ser transplantadas aproximadamente 1,5 meses após a semeadura. Nesse ponto, os brotos devem ter de 4 a 5 folhas e um sistema radicular desenvolvido.
Para transplantá-los, você precisa de:
- Prepare os furos, garantindo que a distância entre eles seja de pelo menos 25 cm;
- Fertilize cada buraco com húmus e regue com água decantada;
- Após a absorção da umidade, coloque os brotos nos buracos, retirando-os dos recipientes juntamente com o torrão de terra e aprofundando-os até a primeira folha;
- Cave e regue;
- cobertura morta;
- Deixe na sombra por alguns dias.
Cuidado
- Rega. A couve-flor precisa ser regada aproximadamente uma vez por semana. É importante evitar o excesso de água, caso contrário, a planta começará a estender demais as raízes em vez de desenvolver floretes.
- Cobertura morta. As raízes da couve-flor ficam próximas à superfície, por isso, após a rega, é uma boa ideia cobrir o solo com turfa ou húmus. Isso ajudará a proteger as raízes do superaquecimento e do congelamento.
- Branqueamento. Para manter os floretes de couve-flor brancos, você pode cobri-los com folhas comuns e prendê-los com um prendedor de roupa.
- Cobertura para salada. Dez dias após o plantio, e depois a cada duas semanas, o repolho deve ser adubado com uma infusão de verbasco ou excrementos de pássaros.
Obter uma boa colheita de couve-flor não é tão difícil. Siga nossas dicas e você certamente colherá vários floretes grandes e brancos como a neve neste outono.

Calculamos os dias favoráveis para a semeadura de mudas de brócolis em 2021 de acordo com a lua.
Dias favoráveis para o plantio de couve-flor em 2021: tabela por dia e mês
Dias favoráveis para a colheita de repolho para armazenamento em 2020 e dicas de armazenamento.
Por que as raízes e os talos do repolho devem ser deixados nos canteiros durante o inverno?