Os insetos entomófagos são um método de controle de pragas ecológico e benéfico tanto para as plantas quanto para a natureza. Uma característica distintiva dessas criaturas é a sua mobilidade. Eles rastejam, correm e voam, atraindo a atenção dos jardineiros de todas as maneiras possíveis. Esses insetos predadores são atraídos para o jardim por plantas com flores vibrantes e exuberantes, que podem variar de flores cultivadas em cachos a ervas daninhas.
Insetos benéficos comuns
Seria um erro não mencionar a joaninha, um pequeno besouro redondo que mede até 1 centímetro e que também é o entomófago mais popular.
Os adultos podem hibernar sem cavar no subsolo, na grama ou em folhas caídas. Eles depositam de 10 a 20 ovos na primavera, perto de habitats de pulgões, já que as joaninhas se alimentam principalmente de pulgões das folhas e, com menos frequência, de pulgões com carapaça.
Você também pode se interessar por:Os mosquitos-das-galhas são pragas comuns para jardineiros, pois depositam seus ovos nas folhas, causando a formação de galhas. Portanto, é importante prestar atenção ao tipo de mosquito-das-galhas. Por exemplo:
- Uma pequena fêmea de Aphidoletes aphidimyza pode pôr de 50 a 60 ovos durante sua vida, que dura aproximadamente 1 semana, o mais próximo possível das colônias de pulgões;
- Quando as larvas eclodidas atacam as pragas, os pulgões morrem.
A variedade de mosca-das-galhas da pera é uma praga. Elas são pequenas, variando de 0,1 a 0,5 centímetros.
O problema dos ácaros no seu jardim pode ser facilmente resolvido com a ajuda do besouro Stethorus, um besouro muito pequeno, com 0,1 a 0,15 centímetros de tamanho. Você pode identificá-lo por:
- o brilho de asas em miniatura;
- alta mobilidade.
Um único indivíduo destrói mais de oitocentas pragas e suas larvas durante sua vida. Os vermes do gênero Stetorus se congregam em áreas onde os ácaros são abundantes, pois suas presas são, frequentemente, framboesas.
A vespa parasita, que se assemelha a uma vespa com seu abdômen alongado e listrado e asas longas, é responsável pela destruição de quase todos os tipos de parasitas: pulgões, lagartas da couve e larvas de moscas. As larvas eclodem de ovos dentro do corpo da praga, que se torna seu alimento. Cada fêmea pode infestar mais de 180 pulgões.
Criação de entomófagos
É importante saber que os insetos benéficos, particularmente os entomófagos, possuem diversas características individuais:
- Para despertar o interesse deles, você deve dar atenção a plantas floridas e vistosas;
- Os fitófagos são presas dos entomófagos, mas não um meio de atrair sua atenção;
- Eles só conseguem destruir o tipo de parasita que serviu de local para seu desenvolvimento.
Você também pode se interessar por:Algumas espécies entomófagas conseguem sobreviver e se reproduzir ativamente apenas alimentando-se de néctar de plantas e insetos. Portanto, mesmo em campos onde se cultivam culturas agrícolas, existe um pequeno número de pragas e ervas daninhas que produzem néctar.
Alecrim, orégano e calêndulas podem ser plantados como flores vibrantes. Diversas outras culturas terão um impacto positivo tanto nos insetos benéficos quanto na saúde do solo:
- O trigo sarraceno promove a formação da camada de húmus do solo e aumenta a quantidade de matéria orgânica presente nele;
- O cominho será muito útil se você precisar atrair crisopídeos, insetos e moscas-das-flores;
- É importante prestar atenção à planta melífera, que atrai polinizadores, moscas-das-flores e joaninhas;
- Aranhas, pequenas vespas e joaninhas se interessam pelo endro aromático.
Casas de insetos
Casas para insetos, ou hotéis para insetos, estão se tornando cada vez mais populares e são uma boa solução para manter um número suficiente de insetos benéficos em uma determinada área. Um hotel para besouros é um local, estrutura ou conjunto de materiais onde insetos benéficos podem viver.
Uma casa para insetos pode ser construída com feixes de galhos, distribuídos de forma simples pela área. No entanto, se preferir, um hotel com design exclusivo, feito de madeira ou qualquer outro material natural, é uma ótima ideia.
Você também pode se interessar por:Existem diversas regras para a construção de hotéis:
- A casa deve ser à prova de pássaros, caso contrário, ela se transformará em um comedouro para pássaros;
- Não utilize folhas como enchimento, pois fungos patogênicos podem se desenvolver nelas e insetos as espalharão por todo o jardim;
- O material de enchimento solto pode facilmente se espalhar ou cair da casa, por isso é necessário fixá-lo corretamente;
- É proibido o uso de madeira de coníferas e materiais sintéticos na construção;
- Vento, neve e chuva não serão assustadores para os insetos se o abrigo tiver paredes e teto.
Ao atrair entomófagos para o seu jardim de forma estratégica, você pode proteger suas plantas de pragas. Eles são seguros e, ao contrário dos pesticidas, não tóxicos.

Uma casa em estilo escandinavo: conforto e simplicidade em cada detalhe.
15 principais coisas para semear em março para mudas e como.
Como decorar seu canteiro de jardim com suas próprias mãos, utilizando materiais reciclados.
Etiquetas para mudas DIY