Para aumentar a produtividade das colheitas, utilizam-se fertilizantes minerais e orgânicos. O fermento para pepinos é uma boa maneira de estimular a frutificação. Este método torna o processo de fertilização inofensivo. Os produtos químicos aumentam a eficiência, mas podem ter efeitos negativos nas colheitas. Existem diferentes receitas de misturas de levedura para tipos específicos de cultivo de hortaliças.
Informações gerais sobre leveduras
A levedura é um fungo unicelular que, quando introduzido no solo, aumenta a atividade dos microrganismos presentes. Essas bactérias ajudam a decompor a matéria orgânica mais rapidamente. Como resultado, as plantas recebem significativamente mais micronutrientes para um bom crescimento. O fertilizante de levedura é usado para pimentões, tomates e pepinos. O uso correto deste último requer o cumprimento de algumas regras:
Você também pode se interessar por:- A solução é feita com água morna;
- A mistura concentrada é diluída com água;
- Fertilizar o sistema radicular diretamente;
- Antes de fertilizar, regue bem a planta e o solo;
- Os pepinos são fertilizados com levedura no máximo 3 vezes por temporada.
Não é recomendável usar fertilizante orgânico e fertilizante de levedura juntos. O intervalo entre as aplicações deve ser de uma semana e meia. A adubação de pepinos com levedura deve ser feita em clima calmo e seco. O efeito é duradouro, durando aproximadamente 1,5 meses.
As soluções contêm proteínas, diversos microelementos e ácidos aminocarboxílicos. Elas aumentam a fertilidade dos pepinos em campo aberto e em estufas de policarbonato. O sistema imunológico dos vegetais é fortalecido, eles desenvolvem folhas rapidamente e seu sistema radicular se desenvolve de forma mais eficaz. Isso reduz o risco de doenças e pragas e melhora o crescimento da planta. Os microrganismos digerem a matéria orgânica e liberam potássio e nitrogênio.
Adubação de pepinos em campo aberto e em estufas
Os pepinos são alimentados com pão e água ou fermento seco. Em campo aberto, o próprio solo fornece muitos nutrientes aos pepinos. Devido a essa sinergia, recomenda-se fertilizar as mudas uma vez por mês.
Os seguintes passos podem ser destacados aqui:
- Quando a primeira folha surge, a primeira adubação é realizada. Em seguida, o sistema radicular e o próprio arbusto começam a se desenvolver mais rapidamente.
- Quando as flores aparecem, é hora da segunda adubação. Esse tratamento atrai insetos polinizadores. Os jardineiros também adicionam uma solução de açúcar.
Durante e após a frutificação, os pepinos devem ser adubados com levedura. O ideal é fazer isso em solo úmido e à noite, quando o clima estiver mais quente. É importante não encharcar o solo com nutrientes, pois isso causará danos excessivos ao pepino, fazendo com que ele produza mais folhas do que frutos.
Você também pode se interessar por:Os vegetais cultivados em estufas exigem mais atenção. Como não há solo natural, a adubação deve ser feita a cada 7 dias. Devido às condições favoráveis da estufa, os pepinos se desenvolvem rapidamente e necessitam de uma grande quantidade de minerais e vitaminas. A adubação dos pepinos com levedura deve ser feita no máximo uma vez por mês.
Os patógenos são eliminados com uma solução de levedura. O cronograma de fertilização é semelhante ao do solo aberto. Um vídeo do processo de fertilização está anexado abaixo.
Época ideal para fertilizar pepinos
O ponto de partida aqui é o processo de colheita. Recomenda-se aplicar levedura nos pepinos duas vezes. Normalmente, três dias antes da colheita ou uma semana depois. A segunda aplicação ocorre cinco ou seis dias antes do transplante da estufa para o solo. Considere o seguinte:
- A re-fertilização com levedura é possível se o solo estiver infectado por fungos e houver risco de perda da colheita.
- Primeiramente, o solo deve ser preparado, ou seja, os minerais necessários devem ser adicionados. Potássio e cálcio são necessários em grandes quantidades, pois são absorvidos pelo fermento. Se esses nutrientes estiverem em falta, o solo terá baixa fertilidade.
- Todas as proporções nas receitas devem ser observadas. Quantidades excessivas de qualquer substância só prejudicarão a planta.
O ideal é fertilizar os pepinos com levedura quando as folhas começarem a aparecer. Um tratamento mais eficaz é aplicado após a formação dos frutos. A adubação deve ser feita no verão, garantindo que todas as condições climáticas sejam atendidas.
A floração é o momento ideal para fertilizar as mudas de pepino. Isso prolongará o período de floração e melhorará a qualidade dos frutos, resultando em um aumento na quantidade de frutos.
Receitas para fertilizantes de levedura
Os pepinos geralmente são fertilizados com fermento biológico úmido ou seco. Pão com adição de lúpulo também pode ser usado. Isso acelera a fermentação e aumenta a concentração de nitrogênio. O nitrogênio tem um efeito positivo no desenvolvimento da planta. Permanganato de potássio é adicionado à solução para prevenção de doenças.
Devem ser utilizados produtos com data de validade normal. Após o vencimento, o efeito será muito mais fraco. Existe muitas receitas para diferentes fertilizantes Para uso em campo aberto e estufas. Podem ser feitas com materiais facilmente encontrados.
Suplemento de levedura e ácido ascórbico:
- Misture 2 g de ácido ascórbico e 11 g de fermento seco.
- A vitamina C aumenta a frutificação, reduz o risco de flores estéreis e melhora a imunidade a doenças.
A adubação de pepinos em estufa pode exigir a exclusão do açúcar, já que este não oferece muitos benefícios nesse ambiente. Para preparar a solução corretamente, dissolva um quilo de fermento biológico em um litro de água. Em seguida, mantenha em local quente e fechado por um dia.
Você pode pegar um litro de leite morno e misturá-lo com 100 gramas de fermento, deixando em infusão por cerca de 3 horas. Essa mistura ajudará a proteger a planta contra infecções.
A adição de açúcar ajuda a melhorar o processo de fermentação. Pimentões e pepinos são alimentados com essa mistura. São necessários 10 litros de água e 10 gramas de fermento. Misture isso com 50 gramas de açúcar. Após o cozimento, deixe descansar em um local aquecido por 4 a 5 horas.
O pão é usado principalmente em estufas. Meio balde de migalhas de pão é misturado com água morna e deixado em repouso por 7 dias. Pode-se adicionar fermento para acelerar a fermentação.
Esquema de alimentação e dosagem de leveduras
A primeira fertilização é feita quando surgem as primeiras folhas. A segunda é feita após o replantio. A terceira é feita durante o período de floração ativa.
Para evitar consequências negativas, siga estas dicas:
- Um arbusto adulto utiliza um litro de solução;
- Se as mudas já tiverem sido transplantadas, então são utilizados cerca de 400 ml de solução para pulverizá-las;
- O uso de levedura como fertilizante para pepinos é adequado apenas 3 vezes por temporada;
- Pulverize no máximo 2 vezes em tempo seco, sem vento e quente.
Para regar os pepinos corretamente, você precisa saber o seguinte:
- O fermento deve ser diluído em água a uma temperatura não superior a 40 graus;
- O fertilizante é aplicado sob a raiz;
- Os pepinos devem ser regados com uma solução na quantidade de 10 litros por pé;
- Para que os frutos cresçam mais rápido, é necessário manter as condições de temperatura adequadas.
Avaliações
Jardineiros observam que a alternância adequada de fertilizantes ajuda a manter o solo fértil e a produzir uma grande quantidade de frutos saborosos.
Burlakova Anna, 42 anos.
Plantei pepinos em uma estufa e depois os transferi para o solo aberto. Frequentemente tinha problemas com pragas e flores estéreis. Descobri que a suplementação frequente com levedura absorve muito potássio e cálcio. Comecei a adicionar fertilizantes minerais e tudo melhorou imediatamente. Recomendo alternar esses tratamentos.
Zebrzyn Viktor, 51 anos de idade.
Para adubar pepinos com levedura, precisei reler várias avaliações. As dicas se mostraram muito úteis. Aprendi que, em solo aberto, é melhor misturar a levedura com açúcar para obter melhores resultados. Eu adubo não só pepinos, mas também tomates e pimentões. Não me preocupo muito com o preparo desse adubo.
Korelo Victoria, 53 anos de idade.
Um ano, meu marido e eu exageramos e toda a colheita foi arruinada. Adicionamos fermento quase toda semana, o que acabou sendo cerca de sete vezes durante a temporada. Corrigimos todos os erros e levamos em consideração as deficiências. Agora estamos colhendo nossa segunda safra de pepinos e o sabor deles melhorou um pouco. Tentamos variar a aplicação de fertilizantes.
Os pepinos precisam de levedura como suplemento, pois ela melhora a qualidade do solo e aumenta a resistência a doenças. O momento certo da aplicação e as proporções adequadas ajudarão no crescimento de plantas saudáveis.

Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas