Epin Extra é um bioestimulante utilizado no cultivo de frutas e hortaliças. Estimula o crescimento das plantas e acelera a germinação das mudas. É frequentemente utilizado para fortalecer o sistema imunológico de hortaliças cultivadas em condições desfavoráveis ou para aumentar a resistência a pragas e patógenos. No caso do pepino, o Epin Extra é utilizado, de acordo com as instruções, para imersão das sementes antes do plantio e para pulverização das mudas.
Descrição e princípio de funcionamento
Epin Extra é um estimulante líquido de origem sintética. É vendido em ampolas de 1 ml. Seu tamanho pequeno o torna conveniente para uso doméstico. Seu principal ingrediente ativo é o hormônio vegetal 24-epibrassinolídeo. Sua concentração é de 0,025 g/L.

O produto contém álcool como conservante. É totalmente ecológico, pois não contém ingredientes agressivos. Não inibe o crescimento natural das plantas. O produto se decompõe quando exposto à luz solar. A sobredosagem de Epin é impossível, pois os tecidos vegetais não absorvem quantidades excessivas do estimulante.
Você também pode se interessar por:O tratamento de plantas de pepino com a solução Epin Extra proporciona os seguintes resultados:
- aumento de 15% na produção de hortaliças;
- neutralização dos efeitos de metais pesados e substâncias tóxicas presentes no solo;
- Reduzir a concentração de nitratos e pesticidas em frutos maduros;
- Melhorar a germinação das sementes;
- crescimento ativo de brotos jovens;
- aumento no peso dos frutos;
- amadurecimento precoce da colheita;
- Aumentar a vida útil dos pepinos colhidos.
Após o tratamento, o produto penetra rapidamente no tecido vegetal. Possui um longo período de ação, pois é indicado para culturas com ciclo de crescimento médio. A reaplicação do produto nas plantações de pepino deve ser realizada de 2 a 3 semanas após a aplicação anterior. Esse período é suficiente para a completa eliminação dos fitohormônios.
A pulverização de mudas de pepino com um estimulante é útil para protegê-las de doenças como murcha bacteriana, murcha de fusarium e míldio. O estimulante promove a recuperação de plantas enfraquecidas e as incentiva a produzir mais brotos laterais.
Você também pode se interessar por:Como usar
Para preparar a solução de trabalho, o concentrado é diluído em água levemente acidificada, pois um meio alcalino reduz a eficácia do estimulante. Para obter a reação desejada, adicione uma pequena quantidade de vinagre ou ácido cítrico ao recipiente.
Antes da semeadura, as sementes de pepino selecionadas são imersas por 2 horas em uma solução feita com 100 ml de água e 2 a 3 gotas de Epin Extra. A solução é então aquecida à temperatura ambiente. Após a imersão, as sementes germinam rapidamente e as mudas emergentes se desenvolvem vigorosamente.
As mudas podem ser pulverizadas na folhagem com uma solução de 5 litros de água e 1 ml do produto. Este tratamento é realizado antes do transplante das mudas para o local definitivo. Uma segunda pulverização é realizada 10 dias após o transplante. Para aumentar a produção e melhorar o sabor dos pepinos, pulverize as plantas quando o segundo par de folhas estiver se formando. O tratamento final é realizado durante a floração.
Para plantas de pepino adultas, o estimulante é usado em situações de emergência, como após geadas, danos acidentais no caule, ataques de pragas ou infecções fúngicas. Nesses casos, o tratamento é feito com uma solução de 250 ml de água e 15 gotas do concentrado. Plantas enfraquecidas se recuperam rapidamente sob a ação do estimulante. Aplique duas vezes, com 10 dias de intervalo.
Para proteger os pepinos de pragas, utiliza-se um estimulante em combinação com inseticidas. Primeiro, as plantas infestadas são pulverizadas com os produtos químicos. Após a eliminação das pragas, a folhagem das plantas saudáveis é tratada com uma solução a 2% do estimulante. Graças à ação combinada desses agentes, as plantas de pepino se recuperam rapidamente.
Regras para utilização do estimulador:
- Os ingredientes ativos do Epin Extra não são absorvidos pelo sistema radicular. Portanto, a solução não deve ser usada para irrigação.
- Para plantas saudáveis, três tratamentos preventivos ao longo da estação de crescimento são suficientes.
- Utilize a solução preparada imediatamente após o preparo. O armazenamento prolongado causará a perda das propriedades benéficas da preparação.
- Ao pulverizar arbustos, o produto é aplicado na parte inferior das folhas, pois ali existe uma maior concentração de estômatos, através dos quais as substâncias ativas penetram no tecido vegetal.
- O "Epin Extra" não substitui os efeitos dos fertilizantes minerais e orgânicos. Portanto, a adubação programada não deve ser abandonada.
- Antes de usar o estimulante, remova os brotos quebrados e limpe a planta de pragas.
Você também pode se interessar por:Medidas de precaução
Segundo o fabricante, o estimulador Epin Extra é adequado para uso com qualquer fertilizante orgânico ou mineral. Pode ser utilizado simultaneamente com pesticidas e outros produtos que protegem as plantas contra infecções e pragas. O produto pode ser misturado no mesmo recipiente.
O estimulante é classificado como substância de classe de perigo 3 e 4. É inofensivo para humanos, animais de estimação, insetos benéficos e peixes. Portanto, não é necessário usar equipamento de proteção individual ao diluir a solução e tratar as plantas. Luvas de borracha comuns são suficientes. Após o tratamento dos pés de pepino, lave as mãos e o rosto com água morna e sabão. As embalagens vazias do estimulante podem ser descartadas no lixo doméstico; não é necessário descarte especial.
Epin Extra contém álcool etílico. Portanto, se entrar em contato com mucosas ou olhos, lave a área afetada com água corrente. Se o concentrado for ingerido acidentalmente, enxágue a boca. Recomenda-se então dar bastante água à vítima para induzir o vômito. Se possível, procure atendimento médico ou tome vários comprimidos absorventes.
O produto tem validade de 3 anos a partir da data de fabricação. Armazene em local fresco, escuro e com baixa umidade. Não armazene o bioestimulante perto de medicamentos ou alimentos. Após a diluição, utilize o produto em até 24 horas. Não exponha à luz solar. Descarte qualquer solução restante no ralo.
O estimulante Epin Extra ativa processos biológicos naturais nas plantas. Melhora a germinação das sementes e acelera o crescimento das mudas. O tratamento com o produto fortalece a imunidade das plantas, aumentando sua resistência a pragas e patógenos causadores de infecções virais e fúngicas. Após a aplicação do Epin, a necessidade de defensivos agrícolas é reduzida. Como resultado, o valor ecológico da colheita aumenta.

Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes