
Plantar repolho é apenas o primeiro passo para o cultivo bem-sucedido. A tarefa mais difícil é cuidar adequadamente da planta e proteger os canteiros de repolho de doenças e pragas.
Jardineiros frequentemente reclamam que suas plantas começam a murchar e as folhas ficam roxas. O que causa esse problema e como ele pode ser evitado?
O que faz com que as folhas do repolho fiquem roxas?
Existem vários motivos pelos quais o repolho pode começar a mudar de cor:
- O fósforo e o nitrogênio são essenciais para o crescimento saudável deste vegetal. Uma deficiência grave desses nutrientes pode ser a principal causa desse problema.
- Cuidados inadequados com a planta ou condições de cultivo impróprias para o repolho. Por exemplo, umidade baixa ou alta, transplante na época errada ou temperaturas baixas. Esses fatores têm um efeito prejudicial no nível de estresse da hortaliça.
- Danos ao sistema radicular, que levam ao desenvolvimento de infecções fúngicas, podem destruir completamente uma plantação, interrompendo o fornecimento de nutrientes à planta.
Se as folhas da planta começarem a mudar sua cor natural, deve-se adicionar fertilizantes fosfatados. Caso contrário, o crescimento da planta irá parar abruptamente e a ponta do caule não se formará.
Sinais e sintomas de folhas amarelecidas
As folhas das mudas ficam amarelas devido a uma doença fúngica que afeta tanto as mudas quanto a planta adulta quando plantada no solo. Essa infecção é chamada de murcha de Fusarium. A presença dessa doença pode ser determinada pelos seguintes critérios:
- As folhas gradualmente adquirem uma coloração verde-amarelada.
- A elasticidade se perde e ocorre o murchamento.
- O órgão externo não fica completamente amarelo, ou seja, em alguns locais a cor pode apresentar um tom esverdeado saudável.
- Ao ser cortado, o anel de vasos adquire uma tonalidade marrom escura nos caules.
- A parte inferior da folhagem cai gradualmente, restando apenas a roseta central.
Tratamento de folhas de repolho
A cultura apresenta diferenças varietais distintas. Cada espécie difere das outras em forma, época de crescimento, propriedades nutricionais e cor. Existem condições climáticas específicas que devem ser atendidas. Para o desenvolvimento normal da planta, é necessário boa iluminação, frequência de rega controlada, temperatura adequada, etc.
Jardineiros experientes sabem que essa cultura exige o uso de fertilizantes específicos. Essas soluções devem conter fósforo. O superfosfato é comumente utilizado. Existe um tipo simples, contendo cerca de 20% da substância, e um tipo duplo, contendo 45% do elemento essencial.
Na maioria dos casos, o preparo do solo é feito com antecedência. No outono, os jardineiros fertilizam toda a área. Alguns adicionam turfa aos buracos antes do plantio. Se o solo não for fertilizado, o fertilizante é adicionado durante o período de crescimento da hortaliça.
No verão, os jardineiros utilizam diversos tipos de soluções necessárias:
- Após o plantio das mudas, deve-se levar cerca de 15 dias para adicionar fertilizante nitrogenado ao solo.
- Aguarde mais 15 dias e, em seguida, fertilize a planta novamente com o mesmo complexo.
- Após mais 15 dias, adicione uma solução de fósforo e nitrogênio.
- E pela última vez, após mais duas semanas, aplique fertilizante potássico.
Prevenção de plantas
Para evitar que as folhas do repolho fiquem azuis, é preciso seguir algumas regras:
- Siga as regras de rotação de culturas, retornando a planta ao mesmo local após 4 anos.
- Fertilize a área logo no outono e adicione misturas com cinzas nos buracos.
- Desinfecte o solo com farinha de dolomita, cal ou sulfato de cobre.
- Trate as sementes antes do plantio. Isso é essencial para fortalecer o sistema imunológico.
- Siga as instruções de cultivo necessárias para a planta.
O conhecimento teórico sobre o cultivo adequado não é suficiente para garantir uma colheita abundante e saudável. Na prática, as coisas são mais complicadas. Mesmo jardineiros experientes podem, por vezes, enfrentar problemas que os colocam em situações desesperadoras. As dificuldades no cultivo desta planta podem ser inúmeras, incluindo solo empobrecido, infestações de pragas, propagação de doenças, surgimento de variedades pouco adaptadas e muito mais. Todo jardineiro deve estar sempre vigilante.

Calculamos os dias favoráveis para a semeadura de mudas de brócolis em 2021 de acordo com a lua.
Dias favoráveis para o plantio de couve-flor em 2021: tabela por dia e mês
Dias favoráveis para a colheita de repolho para armazenamento em 2020 e dicas de armazenamento.
Por que as raízes e os talos do repolho devem ser deixados nos canteiros durante o inverno?