
Chaenomeles, ou marmelo-japonês, pertence à família Rosaceae. São arbustos espinhosos e decíduos que por vezes atingem até 2 metros de altura. A planta possui uma copa arredondada e muito densa. Em maio, a planta floresce abundantemente com belas flores vermelhas, laranjas ou rosas. O fruto é perfumado e se assemelha a uma pequena maçã. O marmelo japonês pode ser propagado por sementes, alporquia ou estacas.
Local e condições de plantio. O Chaenomeles prefere locais ensolarados com boa circulação de ar, mas também pode crescer em meia-sombra. Seu sistema radicular é muito profundo, por isso é melhor não replantá-lo. Além disso, se um pedaço de raiz for deixado para trás durante o replantio, ele germinará. O marmelo japonês prefere solo rico e bem drenado. No entanto, também pode crescer em solos mais pobres. Tolera apenas solos alcalinos.
Cuidados. A planta responde bem à adubação de primavera. A rega regular é necessária para obter o máximo rendimento, mas o arbusto também tolera períodos de seca. Para reter a umidade e prevenir o crescimento de ervas daninhas, recomenda-se a cobertura morta. O marmelo japonês tolera bem a poda, sendo adequado para cercas vivas baixas. A poda, por sua vez, estimula a formação de uma copa densa e arbustiva. As plantas podem congelar durante invernos muito rigorosos, mas geralmente se recuperam bem.
Utilizando marmelos japoneses. Os frutos são pesados e firmes, amarelos e ácidos. São consumidos crus ou cozidos, e seu uso seco é menos comum. Os frutos de Chaenomeles amolecem ligeiramente após a refrigeração e podem ser usados como substituto do limão.
É interessante saber que 100 gramas de suco contêm de 124 a 182 mg de vitamina C, o que é três vezes menos do que se encontra no limão. O suco de marmelo japonês também contém potássio, magnésio, ferro, cobre, zinco, sódio e cálcio, e é rico em ácidos de frutas.
As frutas contêm altos níveis de pectina, por isso são frequentemente usadas para fazer geleia. No Japão, por exemplo, um delicioso licor é feito com marmelos japoneses, açúcar e álcool.
O marmelo japonês é muito benéfico e possui propriedades medicinais. Ajuda a combater doenças respiratórias, atua como estimulante do sistema imunológico e é usado como anti-inflamatório para dores articulares e musculares.

Variedades de amoreira-preta e características de cultivo
Poda de árvores no inverno – tudo o que você precisa saber sobre o procedimento.
Cuidados adequados com uma tangerineira em 12 passos simples