Devo cobrir minha macieira durante o inverno e como fazer isso corretamente?

Maçã

Se você tem uma macieira no seu jardim, ela precisa ser coberta antes do inverno para protegê-la da geada e dos roedores. Isso vale até mesmo para variedades resistentes à geada. Árvores jovens requerem cuidados especiais. Conhecer as regras básicas e as recomendações para cobrir adequadamente as árvores frutíferas irá protegê-las e acelerar a colheita.

Razões para ocultação

As árvores frutíferas entram em dormência no inverno. No entanto, durante esse período, continuam a receber nutrientes pelas raízes e pela coroa da árvore. As mudas jovens necessitam de proteção adicional, pois são mais vulneráveis.

O isolamento das macieiras é necessário não apenas para protegê-las de geadas severas. Existem outros perigos também:

  1. Roedores. O material de cobertura impedirá que ratos, lebres e coelhos alcancem a casca. Isso evitará danos à árvore e a ajudará a resistir à geada.
  2. Danos e rachaduras na casca. Isso é especialmente verdadeiro para árvores jovens, cuja casca ainda não está suficientemente fortalecida e formada. Rachaduras levam a danos, enfraquecimento e doenças da planta.
  3. Ventos fortes ressecam a casca no inverno, e na primavera, combinados com o sol, podem queimá-la.
Observação!
A duração da cobertura depende da variedade. Árvores resistentes à geada deixam de ser cobertas após o sexto ano, enquanto variedades colunares requerem cobertura contínua. Na Sibéria, esse procedimento é realizado em todas as árvores anualmente.

A qualidade da colheita e o momento da frutificação dependem de quão bem e densamente a planta é coberta.

Quando as árvores são isoladas

A saúde da planta e a frutificação abundante dependem do momento correto da cobertura. Se o procedimento for feito muito cedo, a muda jovem começará a crescer vigorosamente. Como resultado, a macieira morrerá de frio. Após a exposição inicial ao frio, a planta se aquece depois de coberta e começa a brotar prematuramente. Isso se aplica principalmente a plantas com um ano de idade.

Para evitar que as macieiras morram, recomenda-se cobri-las após a seiva parar de fluir pelos troncos. A temperatura do ar deve ser de pelo menos -10°C. Antes de cobrir, os troncos e galhos devem ser limpos da casca morta e caiados com uma solução de cal.

O momento ideal para cobrir uma macieira no inverno pode variar. Tudo depende da região e do clima local. No sul do país, as macieiras não devem ser excessivamente cobertas, pois isso pode levar à morte da planta.

Materiais de cobertura

A primeira parte a ser protegida contra o congelamento é o colo da planta. O material de cobertura deve ser respirável. Pode ser, por exemplo, uma meia-calça velha. Depois do colo da planta, isole o tronco. Para isso, use um saco de açúcar comum, do qual o filme plástico tenha sido removido. Sacos de juta ou trapos velhos também podem ser usados. Cubra parcialmente os galhos inferiores com jornais.

Cobrir as macieiras para o inverno. É possível utilizar diversos materiais:

  • Ramos de abeto ou zimbro – como isolante;
  • pano de saco ou filme;
  • Uma cerca feita de metal ou plástico.

Nossos ancestrais protegiam as macieiras com talos de milho e palha. Mas esse material às vezes se torna um abrigo para ratos. Por isso, primeiro se aplica veneno.

Os troncos também podem ser isolados com agrofibra. Embora esse material de cobertura seja caro, ele protege eficazmente as árvores da geada e dos roedores. Alguns jardineiros usam garrafas de plástico. Elas não só oferecem proteção, como também repelem pragas, produzindo um ruído quando o vento sopra.

Observação!
As raízes são isoladas pela neve que cai, criando uma espécie de almofada de neve que envolve as raízes e o colo da raiz.

Papel higiênico barato e grosso é uma excelente opção para cobrir árvores no inverno. Começando pela base do tronco, enrole-o ao redor do tronco, envolvendo levemente os galhos inferiores. Enrole em 3 a 6 camadas e prenda com barbante na parte superior.

A espuma de polietileno funciona bem. Ela é enrolada ao redor do tronco e fixada com fita adesiva ou barbante. Por ser densa, os roedores não conseguirão chegar à casca.

Tecnologia em funcionamento

Antes de isolar uma macieira, há alguns pontos a considerar. Toda árvore precisa de proteção. A escolha da tecnologia depende da idade e da variedade da árvore.

Preparando árvores jovens

As macieiras jovens precisam de proteção especial no inverno. Primeiro, os troncos são envolvidos com ramos de zimbro ou abeto, com uma altura mínima de 1 metro. Em seguida, são cobertos com uma tela protetora para evitar ataques de roedores.

Para cobrir adequadamente as árvores jovens, utilize uma camada de neve. O material de cobertura, como copas de árvores ou galhos, permitirá que a neve adira à copa da árvore por mais tempo. Ao longo do inverno, adicione neve periodicamente para manter a altura original da camada de neve. O material de cobertura é removido assim que toda a neve derreter. Se as macieiras jovens foram cobertas com feltro asfáltico ou celofane durante o inverno, este deve ser removido imediatamente após o degelo.

Preparação de árvores antigas

Árvores adultas com mais de 8 anos não precisam de isolamento. Sua casca já está rugosa, permitindo que resistam facilmente às geadas de inverno (isso se aplica se a árvore frutífera crescer na região de Moscou ou em uma região sul sem geadas prolongadas). Roedores também não são atraídos pela casca rugosa; eles preferem árvores de primeiro ano e mudas jovens. Portanto, se o tronco estiver íntegro ou sem doenças, uma macieira pode suportar temperaturas de até -35°C. No entanto, para uma melhor sobrevivência durante o inverno, algumas medidas de proteção ainda são recomendadas.

Antes da geada, cada árvore é regada e fertilizada abundantemente. Após a queda de todas as folhas, a casca morta é removida e a copa é tratada com sulfato ferroso. Isso protege a macieira do líquen. Depois de todos esses tratamentos, a área ao redor do tronco é coberta com terra de jardim ou cobertura morta. Uma camada de 3 cm de terra é suficiente.

Protegendo mudas

É importante cobrir as mudas de macieiras durante o inverno. Esse procedimento protegerá as árvores pequenas do congelamento total. A diferença entre cobrir mudas e macieiras jovens no inverno é que, com as mudas, não apenas o tronco, mas também a copa é coberta.

Observação!
Apenas as variedades que resistem a geadas severas são plantadas no outono. As demais variedades são armazenadas até o plantio na primavera.

Existem duas maneiras de proteger as mudas durante o inverno. Para ambas, escolha um local seco e protegido do vento direto.

O primeiro método consiste em cavar uma vala rasa, com até 60 cm de profundidade e 45 cm de largura. As raízes das mudas são mergulhadas em uma mistura de argila e colocadas na vala. A agrofibra impedirá que os roedores alcancem a planta. A vala deve ser sempre coberta com neve. Na primavera, a proteção é gradualmente removida.

Com o segundo método, primeiro prepare o solo. Se for argiloso, misture-o com areia; se for arenoso, adicione esterco. Cave uma vala. Em seguida, coloque a muda nela, certificando-se de que esteja inclinada para o sul. Isso evitará queimaduras solares na primavera. Preencha a vala com terra e água. Para proteger contra roedores, coloque frutos de rosa silvestre ou ramos de amora ao redor da vala. Na primavera, remova gradualmente a neve da vala para evitar o acúmulo de umidade em excesso.

Cobertura de macieiras colunares

A macieira colunar é uma variedade jovem que atinge um tamanho pequeno durante o crescimento, mas produz uma colheita grande e abundante. O procedimento de proteção para esta variedade tem algumas peculiaridades relacionadas ao formato e tamanho da copa. As macieiras colunares são mais suscetíveis à geada, portanto, protegê-las do frio é uma prioridade. Como tanto a copa quanto a gema apical são suscetíveis à geada, toda a árvore é coberta.

Primeiro, isole a área das raízes com serragem ou palha. Os galhos superiores, onde os roedores não conseguem alcançar, devem ser envoltos em várias camadas de jornal ou papel higiênico. Para evitar que ventos gelados quebrem a árvore, recomenda-se amarrar um suporte a ela.

Preparando mudas

Não é recomendável plantar macieiras colunares no outono, pois elas não terão tempo suficiente para se estabelecer. Portanto, essas mudas devem ser plantadas na primavera. Se as mudas já foram compradas, precisam ser bem protegidas para garantir sua sobrevivência à geada. Para isso, elas devem ser plantadas em valas preparadas, da mesma forma que as variedades altas. Após serem colocadas nas valas, as mudas devem ser isoladas com material de cobertura.

Observação!
Para evitar que a planta sobreaqueça ou apodreça na primavera, ela é ventilada e inspecionada periodicamente.

Abrigo em diferentes regiões

Dependendo da região, existem diferentes métodos para isolar uma macieira colunar. Por exemplo, no norte, utiliza-se neve, já que essa região é caracterizada por precipitações frequentes. Quanto mais profunda a camada de neve, mais confortável a planta fica. Nos Urais ou na Sibéria, a muda é colocada em um recipiente e deixada em um porão durante todo o inverno.

Em áreas com pouca neve, cobrir a macieira requer mais cuidado. Primeiro, use galhos de pinheiro ou serragem. Em seguida, construa uma estrutura de madeira ao redor da árvore e cubra-a com juta ou lona. Em climas temperados, use material não tecido para isolamento. Você pode envolver a árvore completamente ou parcialmente. Se feito corretamente (como mostrado no vídeo), a árvore não será danificada e produzirá uma colheita abundante.

Para preservar a árvore e evitar danos causados ​​por geadas e roedores, recomenda-se isolar qualquer variedade de macieira durante o inverno. Existem diversos métodos disponíveis para garantir a segurança da árvore. Se feito corretamente, as árvores prosperarão durante o inverno e não congelarão. E irão te presentear com uma colheita abundante no outono.

Cubra uma macieira durante o inverno.
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates