Como se livrar de lagartas da couve usando remédios caseiros

Repolho

Lagarta no repolho

As borboletas-da-couve e suas larvas (lagartas) são atraídas pela seiva de plantas crucíferas, principalmente a couve. As borboletas-da-couve depositam ovos que eclodem em larvas vorazes capazes de devorar uma cabeça inteira de couve em poucos dias. Essas pragas podem ser controladas com remédios caseiros que visam destruir as posturas de ovos e reduzir a população de lagartas.

Algumas palavras sobre a vida das lagartas.

A lagarta faz parte do ciclo de vida da borboleta. Existem duas espécies de borboletas que atacam o repolho: a borboleta-branca-da-couve (também conhecida como borboleta-da-couve) e a lagarta-rosca. Suas lagartas, ao atingirem a maturidade, transformam-se em insetos alados atraentes. Até então, são criaturas vorazes que abrem inúmeros buracos nas folhas do repolho, deixando rastros de sua atividade. Onde a lagarta passa, começa a decomposição. Eventualmente, o repolho apodrece por dentro, ficando coberto por lesões fúngicas negras. O repolho danificado por lagartas não é mais comestível, pois as toxinas se acumulam nas folhas.

As lagartas-brancas e as lagartas-rosca depositam seus ovos na parte inferior das folhas mais baixas do repolho. Durante o verão, elas podem produzir até quatro gerações (até 300!) de pequenas lagartas, que são verde-amareladas (as lagartas-brancas) ou marrom-esverdeadas (as lagartas-rosca). A segunda geração, que emerge em meados do verão, justamente quando os repolhos começam a crescer, representa uma ameaça significativa.

Observe!

As borboletas da couve localizam suas plantas pelo cheiro. Você pode evitar que essa praga apareça na sua couve usando sprays e ervas aromáticas que confundam o cheiro delas e desviem a atenção das borboletas.

Métodos de combate às lagartas

Existem várias maneiras de se livrar de insetos nocivos. Se a infestação for de lagartas, utilizam-se inseticidas biológicos ou químicos. No entanto, se a população de pragas for pequena, é relativamente fácil eliminá-las com remédios caseiros.

As receitas mais eficazes

Solução de cinzas de sabão. Dissolva 200 gramas de sabão de lavar roupa ralado em um balde de água (10 litros). Você pode usar detergente líquido para lavar louça ou xampu de alcatrão. Adicione uma xícara de cinzas à mistura de sabão. Regue o repolho abundantemente com a solução resultante. Após o tratamento, a folhagem ficará coberta por uma película fina e escorregadia, impedindo a movimentação das lagartas. Esta solução repelirá as borboletas com um odor forte e desagradável.

Infusão de casca de cebola. Despeje água fervente sobre 250-300 gramas de cascas de cebola e deixe em infusão por alguns dias. Em seguida, dilua o concentrado em dois litros de água fria e adicione 50 mililitros de sabão. Borrife a mistura resultante sobre as plantas. As cascas de cebola têm um aroma muito forte de cebola, que muitas pragas detestam.

Infusão de tabaco. Os parasitas detestam o cheiro de tabaco ou palha, por isso você pode se livrar dessas pragas preparando uma infusão com esses ingredientes. Para fazer um inseticida natural, pegue 40 gramas de pó de tabaco (ou palha), adicione água e deixe em infusão por 2 a 3 dias. Em seguida, coe a solução, misture com dois litros de água e adicione sabão líquido (para melhor aderência). Trate as plantas com essa solução, não apenas brássicas, mas também plantas próximas.

infusão de tabaco
Por falar nisso!

Você também pode preparar uma infusão de tabaco. Para isso, ferva 40 gramas de tabaco em dois litros de água por duas horas. Depois que a mistura esfriar, ela poderá ser usada para irrigar os canteiros do jardim.

Remédio com pimenta-do-reino. Adicione 30 gramas de pimenta-do-reino em grãos e deixe ferver em fogo baixo por 10 a 15 minutos. Em seguida, deixe a mistura em infusão por alguns dias. Antes de usar, adicione um pouco de sabão ralado à solução.

Solução de valeriana. Dilua 20 gotas de valeriana em um litro de água fria – o inseticida está pronto! Aplique nas plantações de repolho imediatamente após o preparo.

Uma decocção de pimenta malagueta. Pique finamente de 5 a 7 pimentas malaguetas e adicione água. Ferva a mistura por 30 minutos. Em seguida, deixe a infusão em repouso até esfriar completamente. Regue as plantas de repolho com a infusão preparada.

Infusões e decocções de ervas

Decocção de delfínio. Adicione 100-200 gramas de partes secas de delfínio (raízes ou partes aéreas) a dez litros de água e deixe em repouso em local escuro por 2-3 dias. Ferva a infusão por 1,5-2 horas, deixe esfriar e coe. Borrife o repolho com a solução preparada assim que as primeiras larvas aparecerem.

Tintura de bardana. Esta planta contém substâncias tóxicas para insetos nocivos, afetando seu sistema nervoso central. As folhas de bardana são picadas finamente, cobertas com água morna e deixadas em infusão por 5 a 7 dias até que a mistura fermente. O concentrado é então coado e usado generosamente para regar o solo sob os arbustos e pulverizar as próprias cabeças de repolho. As lagartas, após provarem o líquido adocicado, morrem de forma dolorosa.

Infusão de bardana e alho. Infusões de bardana ou alho podem ajudar a proteger as raízes de pragas do solo. Para um inseticida à base de bardana, utilize de 200 a 400 gramas de folhas, amasse-as e adicione água. O remédio, que pode salvar a vida das plantas, estará pronto para uso em 3 a 4 dias. Para preparar uma infusão de alho, você precisará de 10 cabeças de alho fresco, amasse-as até virarem uma pasta e adicione 5 litros de água. Deixe a mistura em infusão por alguns dias. Em seguida, coe e regue o solo ao redor da base dos arbustos, bem como as próprias cabeças de alho.

Topos de tomate

Topos de tomate. Despeje cinco litros de água fervente sobre os restos de tomateiro e deixe em infusão por um dia. Em seguida, ferva a mistura por 20 a 30 minutos, coe e dilua com água na proporção de 1:2. Borrife a solução sobre o canteiro de repolho. Para melhores resultados, adicione sabão de alcatrão à mistura.

Infusão de talos de batata. Os restos de batata coletados (600-700 gramas) são triturados e deixados em infusão por 2 a 3 dias em um balde com água. A infusão é então coada, adiciona-se sabão ralado e as plantações são pulverizadas com a mistura.

Solução de tansy. Você pode colher flores de tansy, triturá-las e adicioná-las à poeira da estrada. A mistura resultante é usada para polvilhar repolho. Para preparar uma infusão, pique finamente o tansy (200-300 gramas) e adicione 5 litros de água. A solução pode ser usada imediatamente ou deixada em infusão por várias horas para um efeito mais potente.

Chá de camomila. Esmague 200 gramas de flores de camomila selvagem e deixe-as em infusão em um litro de água por 20 horas. Em seguida, coe a mistura e adicione uma pequena quantidade de sabão líquido. Borrife a mistura nas plantas atacadas por lagartas.

Observe!

Todas as infusões e decocções são completamente inofensivas para as plantas, podendo ser utilizadas regularmente durante toda a época de jardinagem. Como medida preventiva, aplicam-se pulverizações benéficas a cada duas semanas, começando imediatamente após o plantio das mudas.

Métodos alternativos para lidar com lagartas

Uma mistura de farinha e bicarbonato de sódio. Essas duas substâncias são letais para as lagartas se ingeridas. Jardineiros misturam farinha e bicarbonato de sódio, adicionando pólen de crucíferas para atrair as pragas. A mistura resultante é polvilhada sobre as folhas de repolho, com atenção especial às áreas onde os insetos se concentram. As lagartas que consumirem esse "alimento" morrerão em breve.

Casca de ovo. Muitos jardineiros usam cascas de ovos comuns para repelir borboletas de seus canteiros. Eles as penduram em ganchos em vários lugares do jardim. As borboletas voam ao redor das cascas de ovos. Os insetos acreditam que esse território já pertence a outros insetos, então voam para longe em busca de canteiros "não conquistados".

Solução de vinagre. Um remédio eficaz contra lagartas é preparado com uma solução de vinagre a 70%. Você precisará de uma colher de sopa de vinagre para cada balde de água.

Por falar nisso!

Você pode preparar uma solução de sal de cozinha (2 colheres de sopa) e amônia (50 mililitros).

Usando enteados de tomate. O método mais simples, porém muito eficaz, é colocar brotos laterais colhidos de tomateiros sobre as cabeças de repolho. Eles exalam um aroma forte e repelente de insetos que mascara o cheiro do repolho, e a borboleta voará para longe. É importante manter as folhas de tomate frescas, então, à medida que os brotos laterais secarem, substitua-os por novos.

excrementos de galinha. Adicione 200 gramas de esterco de galinha a um balde de água e deixe em infusão. Após 24 horas, a infusão estará pronta para uso.

Lima.O pó seco é espalhado entre as fileiras de repolho. O limão pode ser substituído por mostarda em pó.

Métodos biológicos

Borboletas e lagartas são exterminadas com sucesso por seus inimigos naturais – pássaros e insetos predadores maiores.

Atenção!

Os insetos benéficos não são projetados para destruir completamente as pragas, mas sim para controlar sua população.

Espécies de aves mais úteis no controle de pragas:

  • estorninho;
  • peito;
  • pica-pau;
  • Martin;
  • rápido;
  • papa-moscas;
  • rabirruivo;
  • torre.

Anfíbios:

  • Sapo e rã.
Joaninha

Insetos predadores:

  • vespa parasitoide;
  • mosca-das-flores;
  • joaninha;
  • aranhas;
  • Phytoseiulus (aranha predadora);
  • tachin, ouriço;
  • Besouro-do-fogo;
  • louva-a-deus;
  • erro;
  • vespa;
  • besouro terrestre.

Você pode atrair pássaros construindo casinhas e comedouros em árvores do jardim. Também pode borrifar xarope ou água com açúcar no repolho — o cheiro doce atrairá vespas e formigas que, ao verem os pequenos insetos, correrão para se banquetear com eles.

Os predadores podem ser atraídos com ervas aromáticas (áster, coentro, funcho, milefólio, endro e muitas outras). Seu aroma adocicado atrairá os predadores, que capturarão rapidamente as lagartas nocivas.

Conselho!

Deixe suas galinhas circularem livremente pelo seu jardim. Elas se alimentam de lagartas diretamente das suas plantas, então você não precisará mais retirá-las manualmente.

Plantas auxiliares

Muitas ervas repelem lagartas (e outras pragas de jardim) com seu odor pungente. Os insetos não toleram essas plantas e rapidamente se afastam da área com cheiro desagradável. Inimigos herbáceos de lagartas incluem:

  • Culturas verdes (hortelã, erva-cidreira, salsa, manjericão, cebola, alho);
  • ervas medicinais (tansy, manjericão, sálvia);
  • flores (cravos-de-defunto, calêndulas);
  • ervas daninhas (urtigas).

Geralmente, as flores são plantadas ao redor do perímetro de uma horta, criando um anel protetor em torno do repolho e de outras culturas. O alho é colocado junto aos canteiros de repolho para mascarar o aroma forte da hortaliça. E as urtigas recém-cortadas podem ter várias utilidades: repelem lagartas com seu odor pungente, protegem o solo da evaporação da umidade (como cobertura morta) e enriquecem o solo com nutrientes (ao se decompor).

Prevenção

https://youtu.be/VO-cgicoeH0

É perfeitamente possível evitar o aparecimento de lagartas na sua propriedade. Para isso, você precisa:

  1. Cubra os canteiros com redes, tule fino ou tecido não tecido, o que impedirá que as borboletas que depositam ovos nas folhas cheguem ao repolho.
  2. Ao surgir uma erva daninha, remova-a imediatamente, pois ela atrai borboletas.
  3. Plante as plantas úteis perto do canteiro de repolho.
  4. Inspecione regularmente a parte inferior das folhas de repolho e remova imediatamente qualquer ninho de ovos.
  5. Realizar pulverizações preventivas com inseticidas em tempo oportuno.
  6. Fortaleça a imunidade das plantas com a ajuda de fertilizantes eficazes.
  7. Atrair inimigos naturais das lagartas para o local (pássaros, insetos).
  8. Cubra o solo com ervas aromáticas e agulhas de pinheiro - as borboletas nem sequer voarão perto de uma área assim.
  9. No outono, após a colheita, limpe completamente a área de restos vegetais e revolva o solo profundamente - isso eliminará as pragas escondidas na terra.
Conselho!

Combine adubação e controle de pragas. Ácido bórico, esterco de galinha e infusões de ervas enriquecerão o solo e repelirão insetos.

Combater a lagarta

Avaliações

Marina

Polvilhar a couve com cinzas de madeira é eficaz contra várias pragas. As folhas de tomate também ajudam a confundir as traças da couve. Nós forramos os canteiros com brotos de tomate, folhas de batata e brotos de cebola e alho. Borboletas e lagartas não gostam do cheiro dessas plantas. Também notei que, depois de regar com água fria, a população de lagartas diminui.

 

Lyudmila

Como medida preventiva, sempre uso cascas de frutas cítricas secas. À noite ou de manhã cedo, borrifo o repolho com uma solução de água e sabão, depois misturo cascas de laranja ou limão trituradas com cinzas e polvilho sobre as folhas. Você também pode polvilhar cinzas sobre a terra. As borboletas não gostam do cheiro de cítricos e, por isso, mudam o local de postura de ovos para outro lugar.

Conclusão

Remédios caseiros contra lagartas não contêm substâncias cancerígenas e, portanto, são completamente inofensivos para plantas e humanos. Repolho cultivado sem agrotóxicos é seguro para consumo. À primeira vista, receitas com ingredientes naturais e simples parecem ineficazes. No entanto, como demonstra a experiência de milhões de jardineiros, usar métodos caseiros para eliminar lagartas, na maioria dos casos, compensa o risco.

Lagarta no repolho
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates