Como preparar batatas para o plantio? Métodos e etapas

Batata

A batata é um dos vegetais mais consumidos em nossa região. Por isso, todo jardineiro almeja uma colheita farta. Mas produzir batatas boas e saborosas exige trabalho árduo durante toda a temporada. É hora de começar a pensar no plantio para a próxima temporada já no outono.

É importante lembrar que as batatas para plantio são selecionadas no outono. Elas devem ter o formato correto e uma cor uniforme. O tubérculo não deve pesar mais de 90 gramas. Batatas menores produzirão a mesma quantidade, enquanto as maiores serão usadas para as folhas. Você também pode comprar batatas para plantio em lojas especializadas.

Preparação passo a passo das batatas para o plantio

A primeira etapa

Primeiramente, você deve preparar um local específico na adega para armazenar os tubérculos. Esse local deve ser seco, escuro e fresco. O próprio local deve ser propício à germinação da batata, o que facilitará significativamente o plantio e a germinação.

A segunda etapa

Este trabalho é realizado antes do plantio, aproximadamente 40 a 50 dias antes. As batatas são selecionadas e quaisquer tubérculos inadequados para o plantio (aqueles sem brotos) são descartados. Os brotos das demais batatas também são inspecionados. Eles não devem apresentar bordas pretas. É melhor evitar batatas com aparência desagradável ou textura fibrosa.

As batatas mais adequadas são aquelas com olhos bem visíveis e sem extremidades podres. Todos os brotos devem estar viáveis ​​e fortes. Essa abordagem garantirá uma boa colheita e também determinará imediatamente a adequação do local de armazenamento escolhido.

A terceira etapa

Isso é feito aproximadamente 15 dias antes do plantio. As batatas são levadas para dentro de casa e, em seguida, para um cômodo onde a temperatura não ultrapassa 8 graus Celsius. Essa abordagem permite que as batatas, no ambiente aquecido, recebam luz difusa, o que as fará ficar verdes. Isso ajuda a reduzir o número de bactérias nos tubérculos e a eliminar fungos patogênicos.

Você também pode germinar os tubérculos até que formem brotos completamente desenvolvidos. As batatas devem ser colocadas em um local bem iluminado, onde a temperatura suba para cerca de 13 graus Celsius e não caia abaixo de 6 graus Celsius à noite. Este procedimento pode ser realizado por um mês. A rotação pode ser feita semanalmente. Os brotos dos tubérculos crescem rapidamente em climas quentes e ficam mais fortes em temperaturas mais frias.

Durante o armazenamento, as batatas podem ser ligeiramente umedecidas para evitar que sequem.

Você também pode germinar batatas usando o método úmido. As batatas são colocadas em turfa ou serragem. Os tubérculos são colocados em uma caixa contendo uma fina camada de solo umedecido. Especialistas recomendam uma temperatura ambiente de pelo menos 16 graus Celsius e um nível de umidade de 80%. Este método produz batatas com brotos e raízes pequenas.

Dois ou três dias antes do plantio, os tubérculos são aquecidos. As batatas são levadas para uma sala com temperatura em torno de 35 graus Celsius por cerca de 8 horas e, em seguida, ventiladas para evitar que os tubérculos superaqueçam.

Para prevenir doenças, os tubérculos de batata são frequentemente tratados com sulfato de cobre.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates