A tuia perene é uma planta popular para paisagismo e design de jardins. Para economizar dinheiro, ela pode ser propagar em casa De diversas maneiras. Para evitar a perda de mudas e erros, é importante compreender os detalhes do processo e escolher o solo e o método adequados.
Métodos básicos de reprodução
A tuia é uma planta resistente à geada, comum em jardins. Muitos jardineiros preferem comprar mudas grandes, temendo a dificuldade de propagação. Na verdade, a propagação é simples, mesmo para quem não tem experiência. Existem vários métodos que podem ser usados em casa:
- sementes;
- por meio de estacas;
- sobreposição;
- dividindo o arbusto.
A escolha depende da variedade, da época do ano, da idade da planta-mãe e do clima regional. Em regiões mais quentes, a propagação pode ser feita no outono, sem o risco de geadas precoces. Na zona temperada, nas regiões de Moscou e Leningrado, a melhor época para estaquia e divisão de arbustos é em meados da primavera, na primeira semana de abril.
Vantagens e desvantagens de diferentes métodos de reprodução
Cada método tem suas próprias vantagens:
- A propagação da tuia por estacas é o método mais fácil e acessível. As estacas podem ser obtidas podando o arbusto em qualquer época do ano. Este método não requer investimento adicional e apresenta uma alta taxa de sobrevivência.
- O cultivo a partir de sementes é um método trabalhoso que exige experiência e conhecimento em tecnologia agrícola. Com a abordagem correta, é possível obter muitas mudas e um bom lucro. No entanto, o cultivo leva pelo menos de 3 a 4 anos.
- A divisão de raízes é um bom método para propagar variedades raras de forma rápida e fácil. A desvantagem é o processo trabalhoso e a necessidade de desenterrar a planta adulta.
- A técnica de alporquia raramente produz os resultados desejados. Após serem cobertos com terra, os galhos frequentemente apodrecem, impedindo a formação de novas raízes.
Propagação de tuia por estacas em casa
Para um jardineiro iniciante, a melhor opção é cultivar tuia jovem a partir de estacas. Isso garante de 50 a 80% de mudas vigorosas de cada arbusto. Após 1 a 2 anos, elas podem ser transplantadas para o solo, usadas para formar uma cerca viva ou vendidas aos consumidores.
Regras para o corte de mudas de tuia
Em condições favoráveis, o arbusto pode ser propagado por estacas no outono ou em qualquer mês da primavera. Nos climas quentes da Crimeia e da região de Krasnodar, recomenda-se fazê-lo no final de fevereiro, após o derretimento completo da neve. Nessa mesma ocasião, a tuia deve ser podada para criar uma copa bonita. A principal condição é que a planta pare de produzir novos brotos.
Para estacas, selecione arbustos de 4 a 5 anos com ramos lenhosos e fortes e copa densa. Para replantio, selecione ramos superiores com pelo menos 20 cm de comprimento, com brotos novos visíveis e sinais de crescimento ativo. Os ramos inferiores têm menos probabilidade de enraizar e demoram mais para desenvolver um sistema radicular.
Após a poda, obtenha de 5 a 8 estacas de cada arbusto. Usando uma faca afiada, remova cuidadosamente os ramos inferiores e faça cortes longos expondo a madeira; estes se tornarão as raízes das mudas de tuia. Após o tratamento inicial, as estacas podem ser pulverizadas com uma solução fraca de estimulante de crescimento. Prepare previamente um recipiente raso com água à temperatura ambiente, onde as estacas podadas e desinfetadas serão colocadas.
Características do enraizamento de estacas
Ao podar galhos para futuras mudas, é importante deixar um calcanhar longo — a junção com o tronco principal. Quanto mais longo o nó, maior a chance de enraizamento. Se você não tiver um estimulante de crescimento, pode envolver os galhos em um pano úmido e deixá-los assim por 8 a 10 horas.
O solo preparado deve ser colocado em recipientes limpos tratados com uma solução fraca de permanganato de potássio. Uma opção mais prática é plantar as mudas de tuia em recipientes individuais, fáceis de mover ou reorganizar. Bandejas reutilizáveis com cavidades rasas estão disponíveis em lojas especializadas.
Fazer mudas de tuia a partir de um galho cortado é fácil se você seguir as instruções passo a passo:
- O calcanhar e o corte são tratados cuidadosamente com o estimulador de crescimento "Kornevin" ou "Epin".
- Os ramos são cuidadosamente colocados no solo umedecido em um ângulo, procurando aprofundá-los em 2 a 2,5 cm.
- Use os dedos para pressionar a terra contra o tronco, compactando-a bem.
- A planta é regada com água morna ou decantada, e o líquido restante é drenado da bandeja.
- Os recipientes ou caixas são cobertos com película transparente para criar um efeito estufa e manter a umidade.
Antes de começar, todas as ferramentas de corte devem ser esterilizadas e limpas com álcool para evitar a contaminação bacteriana das estacas. Isso ajuda a prevenir o aparecimento de podridão cinzenta, podridão do colo, requeima e a doença fúngica conhecida como "queima dos brotos" em coníferas.
Após o plantio, é importante manter os níveis de umidade em pelo menos 70%. O ideal é transferir as mudas para um local bem iluminado, livre de correntes de ar e variações de temperatura, protegendo-as da luz solar direta e do excesso de água.

Seleção do solo e dos fertilizantes
A tuia desenvolve-se melhor em solos com pH neutro, entre 4 e 5,5. Não tolera água parada e apodrece com frequência em solos com drenagem deficiente. As variedades ornamentais requerem um solo leve misturado com os seguintes componentes:
- areia de rio peneirada;
- solo de gramado;
- turfa;
- húmus foliar.
Antes do plantio, misture todos os ingredientes em um recipiente e regue com água morna com permanganato de potássio. Isso eliminará bactérias e pragas, prevenindo doenças e danos às mudas. O solo para o plantio das mudas deve ser preparado com uma pequena quantidade de fertilizante e nutrientes.
- cinzas de madeira;
- farinha de ossos;
- composto.
Fertilizantes sintéticos contendo nitrogênio, potássio e fósforo devem ser adicionados no final do verão. Eles podem danificar as estacas, causar queimaduras e destruir raízes jovens.
Um método alternativo de estaquia "em batatas"
Uma forma não convencional, mas eficaz, de propagar a tuia ornamental é plantando estacas em um tubérculo de batata fresco. Este método é recomendado para enraizar ramos fracos de uma variedade rara. A raiz torna-se um recipiente que fornece nutrientes, umidade e vitaminas.
Após colher os ramos de tuia, selecione algumas batatas sem podridão ou doenças. Lave-as, remova quaisquer brotos que estejam crescendo e faça um buraco no solo com um prego tratado com antisséptico. Plante as batatas em caixas ou vasos, insira as mudas e cubra com um substrato nutritivo para vasos.

Você pode construir uma estufa simples e plantar tuia em canteiros de batata diretamente no solo. Regue as raízes periodicamente e fertilize-as com cinzas de madeira e composto. Após o enraizamento, transplante as mudas para o local definitivo.
Cuidar das plantas
Após a propagação, os recipientes e caixas devem ser colocados em um local aquecido. Se o trabalho foi realizado em fevereiro ou março, é melhor levá-los para dentro de casa ou para uma adega e fornecer iluminação adicional. A tuia precisa de umidade para enraizar, mas a condensação pode causar o apodrecimento das raízes.
Regue as mudas diretamente no solo, evitando as bordas cortadas e a base das plantas. Durante os primeiros 1 a 2 meses, é melhor borrifar água no solo, verificando se está seco antes de cada rega. Não é recomendável cobrir as mudas com cobertura morta, pois isso leva ao acúmulo de umidade e ao apodrecimento do sistema radicular imaturo.
Se a planta for propagada corretamente por estacas, as raízes aparecerão no final de agosto ou início de setembro. Se o clima for favorável, a muda de tuia pode ser plantada ao ar livre. Com isolamento e proteção, ela sobreviverá ao inverno e produzirá novos brotos e ramos na primavera.
Propagar e cultivar tuia não é difícil se você seguir as dicas de especialistas. O melhor método é por meio de estacas, que são então plantadas em pequenos recipientes. Com rega e adubação regulares, as mudas enraízam rapidamente, com uma taxa de sobrevivência de até 80%.

Variedades de amoreira-preta e características de cultivo
Poda de árvores no inverno – tudo o que você precisa saber sobre o procedimento.
Cuidados adequados com uma tangerineira em 12 passos simples