Como conservar adequadamente as folhas de azedinha

Preparativos para o inverno

As folhas de azedinha, quando bem conservadas, permanecem um tesouro de vitaminas essenciais para o corpo durante o inverno – PP, C, K e E. Decocções e pratos feitos com essa especiaria suculenta e agradavelmente ácida, da família do trigo sarraceno, possuem propriedades antiescorbúticas e coleréticas. Elas removem toxinas e substâncias produzidas por micróbios nocivos nos intestinos. Ajudam a erradicar a acne (como parte de um tratamento completo). São fáceis de conservar e práticas para armazenar em pequenos frascos de vidro previamente esterilizados (0,25 l, 0,5 l).

Receita rápida – sem sal

Como conservar o barbear

Uma preparação saudável, rica em vitaminas e refrescante para bebidas, tortas e pães. Ela preserva o sabor natural das ervas sem a necessidade de sal ou vinagre. Tudo o que você precisa para prepará-la é um bule/panela, um amassador/espátula de madeira e folhas frescas (sem talo).

Ingredientes:

  • alazão;
  • água fervente.

Como cozinhar:

Selecione e lave as folhas verdes, descartando as folhas em um escorredor. Separe as folhas. Empilhe-as como folhas de papel. Corte-as longitudinalmente e, em seguida, desfie-as em formato de macarrão. Encha o frasco até a borda, camada por camada, pressionando-as com um amassador de batatas.

Despeje imediatamente água fervente sobre o frasco, enchendo-o até a borda. Pressione com uma colher de madeira (não de metal!) para liberar as bolhas de ar. Adicione mais água fervente. Cubra com uma tampa esterilizada e feche imediatamente. Vire o frasco de cabeça para baixo. Envolva-o firmemente em um cobertor grosso/manta/casaco. Depois de esfriar completamente, guarde-o em um local fresco.

Misture com vinagre

Uma base perfeita para sopa de repolho azedo ou um borscht substancioso. Não requer tratamento térmico. Mantém sua cor e acidez naturais. Conserva-se bem na geladeira ou em temperatura ambiente — em prateleiras da despensa ou em uma gaveta. O preparo leva cerca de dez minutos.

Ingredientes (para 3 frascos de 0,5 l):

  • alazão;
  • sal – 1 colher de sopa;
  • vinagre (de mesa – 9%) – 100 g;
  • Água fervida fria – 1 litro.

Como cozinhar:

Lave os vegetais. Depois de escorrer, pique-os como de costume, como faria para um borscht – sem exagerar. Encha os potes até a borda – quanto mais cheios, melhor.

Dissolva o sal em um litro de água fria e adicione o vinagre. Misture. Despeje a salmoura sobre os vegetais, enchendo até a borda. Enrole imediatamente, certificando-se de que a tampa esteja bem fechada e não vaze. Pronto.

Observação!
Apenas o sal de mesa grosso é adequado para conservar azedinha. O sal iodado está fora de questão. As folhas não só escurecerão como também oxidarão.

Azedinha em salmoura quente

Uma ótima opção para sopas, pães achatados fritos, massas folhadas e omeletes. Os vegetais cozidos praticamente não precisam de cozimento. Basta abrir o frasco, escorrer a salmoura ou retirar os vegetais e adicioná-los ao final do cozimento.

Ingredientes:

  • Verduras sem talos;
  • sal – 5 colheres de chá;
  • Água fervente – 1 litro.

Como cozinhar:

Corte as folhas em tiras finas na vertical. Coloque-as bem apertadas em um recipiente de vidro. Dissolva o sal em água fervente. Após um minuto, despeje o tempero sobre as folhas, até a borda. Feche imediatamente com uma tampa esterilizada.

Envolva os frascos de cabeça para baixo em um "casaco de pele" grosso feito com um cobertor de lã, um cobertor de bebê ou uma estola dobrada. Deixe esfriar completamente (pelo menos 10 horas). Guarde os frascos resfriados em um porão/despensa fria/adega.

torção de micro-ondas

Um método de conservação sem sal é no micro-ondas. Esta é uma preparação útil não só para entradas e pratos principais, mas também para geleias e compotas, às quais podem ser adicionadas algumas folhas de hortelã frescas ou secas (se desejar).

Ingredientes (para dois frascos de 0,5 l):

  • azedinha com talos – 1 kg;
  • água - 1 copo facetado

Como cozinhar:

Após lavar e secar, pique as ervas como desejar. Coloque-as em uma tigela funda própria para micro-ondas. Adicione água. Leve ao micro-ondas em potência máxima. Deixe descansar por 4 minutos. Retire e mexa.

Observação!
É melhor misturar e compactar os vegetais não com metal, mas com uma espátula de madeira ou silicone, ou uma colher de plástico, para evitar uma reação de oxidação.

Repita o tratamento térmico e a agitação. Aqueça o forno pela terceira vez por 1 minuto. Transfira para um frasco seco e previamente preparado. Feche bem. Enrole. Guarde em local conveniente.

Geleia

Uma preparação inusitada e original. Esta sobremesa agridoce é uma excelente opção para acompanhar o chá ou panquecas. Pode ser usada em tortas doces, vareniki (bolinhos indianos) e até como um recheio diferenciado para bolos.

Ingredientes:

  • um maço volumoso de azedinha;
  • açúcar – 5 colheres de sopa (sem tampa);
  • água – 2 colheres de sopa.

Como cozinhar:

Corte as folhas limpas em tiras de um centímetro de largura. Coloque-as em uma panela de fundo grosso ou frigideira. Misture com água e açúcar. Cozinhe em fogo baixo, mexendo ocasionalmente, por 20 a 30 minutos. Despeje a mistura quente (ainda fervendo) em um frasco. Enrole a geleia. Guarde em uma adega ou geladeira.

A azedinha em conserva pode ser usada para criar uma variedade de pratos deliciosos, únicos e saudáveis. Essa especiaria ácida, rica em micronutrientes benéficos e excelente para a motilidade intestinal, dará suporte ao seu corpo durante todo o ano.

schavel-na-zimu
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates