Os jardineiros começam comprando mudas para seus jardins em viveiros. Se, com o passar dos anos, desenvolverem o gosto pelo cultivo de plantas, aprendem a fazer enxertia. Frequentemente, utilizam-se porta-enxertos silvestres. Escolhem uma árvore jovem que cresceu naturalmente no jardim, muitas vezes encontrada na floresta. Para dominar a propagação vegetativa, utilizam instruções passo a passo. Realizar a primeira enxertia de fenda em uma macieira, utilizando o método de borbulha, é mais fácil se você tiver uma foto ou um desenho do processo à sua frente.
Por que uma macieira é enxertada em uma macieira selvagem?
A ideia de enxertar uma macieira cultivada em uma selvagem é comum entre jardineiros. É conveniente quando um jardim pequeno tem uma árvore que frutifica em épocas diferentes. A enxertia permite a propagação das variedades de maçã desejadas. Mudas cultivadas em casa são frequentemente vendidas ou oferecidas como presentes.
Há um argumento convincente a favor deste porta-enxerto. Macieiras enxertadas em porta-enxertos silvestres possuem um sistema radicular forte. Árvores frutíferas raramente adoecem e se adaptam rapidamente às mudanças climáticas. Os objetivos da enxertia de uma macieira em um porta-enxerto silvestre são:
- A árvore não é frutífera, o reenxerto aumentará a produção;
- Quero cultivar uma muda da variedade desejada;
- A casca da árvore está corroída e ela precisa ser salva;
- Eles querem cultivar e plantar uma macieira anã.
As características da futura colheita são determinadas pelo enxerto. Apenas ramos de macieiras frutíferas são usados para enxertia. Esses ramos podem ser de diferentes variedades.
As vantagens desse método são óbvias. Ao enxertar macieiras cultivadas em macieiras silvestres, obtemos árvores frutíferas abundantes, resistentes a condições climáticas extremas, tolerantes ao inverno e à seca. Mudas cultivadas a partir de sementes ou árvores jovens silvestres são usadas como porta-enxertos.
A propagação de árvores por estacas produz mudas que começam a frutificar cedo, com os primeiros frutos colhidos no segundo ou terceiro ano. Árvores cultivadas a partir de sementes começam a frutificar após cinco anos. Estacas de diferentes variedades são enxertadas em uma única macieira, criando uma árvore frutífera. Ela produz maçãs com sabores, formatos e cores variados.
O que é necessário para as vacinas?
É impossível enxertar uma macieira sem ferramentas afiadas. Ferramentas de jardinagem sem fio são inadequadas. Os cortes devem ser lisos. A madeira no local da enxertia deve estar intacta, sem danos e sem amassados. No momento da enxertia, o jardineiro deve ter:
- faca;
- tesoura de poda de jardim;
- tesoura de poda para enxertia;
- serra manual;
- variedade de jardim;
- Fita adesiva resistente e elástica para embrulho, com 7 a 20 mm de largura.
Leia também
Não é recomendável comprar a ferramenta mais barata. É melhor usar uma ferramenta cara, afiada e feita de material durável. Ela pode ser usada para uma ampla gama de operações. A fita adesiva é usada para fixar o enxerto. Ela impede a entrada de ar no local do enxerto e evita a evaporação da umidade.
Como cultivar uma planta silvestre para enxertia
No outono, selecione as sementes maiores dos frutos maduros da sua variedade favorita. Deixe-as secar naturalmente. Guarde-as em local seco até meados do inverno. Em janeiro (entre os dias 10 e 20), coloque as sementes na geladeira para estratificação.
- Eles são lavados antes de serem colocados nos recipientes;
- Areia úmida ou hidrogel são despejados em um pequeno recipiente transparente;
- O material da semente é distribuído sobre a superfície;
- O recipiente é hermeticamente fechado com uma tampa ou película e colocado no compartimento inferior do refrigerador.
O termo estratificação pode ser confuso para iniciantes. Simplificando, consiste em manter as sementes em estado de dormência fisiológica em um ambiente moderadamente úmido, a uma temperatura de 0 a 5 °C. Esse tratamento imita os processos naturais que ocorrem na natureza. Após a estratificação, as sementes germinam.
A temperaturas próximas de 0°C, as mudas são estratificadas por 3 meses e, em seguida, plantadas em recipientes. Uma mistura fértil é utilizada como substrato.
- terra de jardim (1 parte);
- húmus (1 parte);
- turfa (1 parte).
Para 10 kg desse solo, adicione cinzas - 1 colher de sopa, superfosfato - 1 colher de sopa, sulfato de potássio - 1 colher de sopa.
Quando as mudas emergem, são transplantadas para vasos individuais de 500 ml no estágio da segunda folha verdadeira. Quando o sistema radicular envolve completamente o torrão de raízes, a muda de macieira:
- transplantado para outro recipiente de maior volume;
- Eles estão sendo transferidos para a escola.
Mudas adultas de um ano são usadas como porta-enxerto.
Preparando o enxerto
Os ramos de macieira para enxertia são colhidos no outono, após a queda das folhas. Não espere até a chegada da geada. A colheita pode ser feita durante todo o inverno, desde que a temperatura média diária permaneça abaixo de -10°C. Brotos saudáveis, com um, dois ou três anos de idade e madeira madura, são selecionados para serem usados como enxerto.
Os ramos que crescem no lado sul da árvore, na parte central da copa, são cortados. Os seguintes requisitos são observados durante a colheita:
- o comprimento do ramo não é inferior a 30 cm;
- diâmetro – 0,5-0,8 cm;
- rins – 5-6 unidades.
Se armazenado incorretamente, o material de enxertia secará durante o inverno. Para evitar isso, embrulhe os galhos em um pano úmido, guarde-os em um porão, coloque-os na geladeira ou leve-os para fora. No quintal, cubra os feixes com trapos e jogue neve por cima. Espalhe serragem sobre a neve acumulada. Para evitar que ratos e camundongos roam os galhos, envolva-os em fibra de vidro.
Características do enxerto de uma macieira em uma macieira silvestre em diferentes épocas do ano.
Jardineiros fazem enxertos de macieiras durante todo o ano. Para garantir que o enxerto e o porta-enxerto se fundam bem, eles utilizam o método apropriado. Ao escolher o momento certo para o procedimento, é importante considerar que o tecido da macieira se funde mais rapidamente durante períodos de fluxo intenso de seiva.
Época ideal para enxertar macieiras em macieiras silvestres
https://youtu.be/PM42pDIsWnE
Na primavera, as pessoas consultam a previsão do tempo e observam as árvores. Se não houver previsão de geada, verificam as mudas silvestres. A prontidão destas para o enxerto é determinada por três sinais:
- os botões incham;
- A casca dos ramos adquiriu uma tonalidade castanho-avermelhada;
- A casca se separa facilmente.
A enxertia é difícil no verão. É preciso acertar o momento do início da segunda fase do fluxo de seiva, que geralmente coincide com o amadurecimento do fruto.
Na primavera
O material para enxertia de primavera é cortado no outono ou inverno. Estacas e gemas são enxertadas em porta-enxertos silvestres na primavera, após o início da circulação da seiva, mas antes do inchaço das gemas. A melhor época para o melhoramento genético é abril e maio. Na primavera, o porta-enxerto silvestre pode ser enxertado de duas maneiras: por borbulha ou por cópula simples. As estacas podem ser enxertadas por fenda, por casca ou por cópula simples.
No verão
A enxertia de verão em porta-enxertos silvestres é normalmente feita de meados de julho até o final do terceiro período de dez dias em agosto. Os brotos da estação atual são usados como material de enxertia. Galhos saudáveis com gemas bem desenvolvidas e madeira madura são selecionados. Estacas extras são preparadas para compensar possíveis defeitos. O enxerto nem sempre enraíza, e uma nova enxertia é frequentemente necessária.
No outono
No sul, as macieiras são enxertadas nos primeiros dez dias de outubro, nas regiões do norte de 1º a 10 de setembro e na região de Moscou de 1º a 30 de setembro. Essas datas são aproximadas e dependem das condições climáticas. Os tecidos terão tempo suficiente para se fundirem se passarem pelo menos quatro semanas antes da primeira geada.
Métodos de enxertia
Existem diversas maneiras de enxertar uma boa cultivar de macieira em um porta-enxerto selvagem. Se o enxerto e o porta-enxerto tiverem o mesmo diâmetro, utilize o método de cópula simples. Um porta-enxerto selvagem maduro, de 2 a 3 anos, pode ser enxertado por fenda na primavera. A enxertia por borbulha é mais fácil para um jardineiro iniciante. Para isso, são necessárias várias gemas, uma faca de enxertia e fita isolante.
Leia também

O momento da queda das folhas da macieira pode variar entre as diferentes cultivares. As variedades de maturação tardia tendem a ter brotos que permanecem verdes por mais tempo, pois dedicam seus nutrientes aos frutos até quase meados do outono.
Para a casca
Na primavera, as macieiras silvestres com mais de três anos são enxertadas sob a casca. Este é um método complexo, que exige movimentos precisos e calculados do jardineiro. Utilizam-se de um a quatro garfos por macieira, espaçados a 3 cm entre si. O local da enxertia é escolhido a uma altura de 1 a 1,2 m. Utiliza-se uma faca para cortar a casca, fazendo uma incisão de 4 cm.
O enxerto é preparado, os ramos são cortados em pedaços com 3 a 5 gemas, e as extremidades inferiores são cortadas em ângulo. A casca do porta-enxerto é cuidadosamente puxada para trás, e as extremidades cortadas do enxerto são dobradas para trás. A área é envolvida com fita plástica.
Na fenda
Este método é utilizado se o diâmetro do tronco (ramo esquelético) não exceder 50 mm. Primeiro, o ramo ou tronco é serrado e, em seguida, fendido com uma faca (ou machado) a uma profundidade de 5 a 7 cm. Um espaçador (ponta, furador ou prego) é inserido temporariamente nas fendas e, então, o enxerto é preparado.
- Os ramos são cortados em estacas com 3 a 5 gemas;
- A parte inferior é cortada em ângulo em um ou ambos os lados;
- O comprimento dos cortes é igual à profundidade da fenda;
- As estacas são inseridas nas fendas, o câmbio é alinhado;
- selado com piche;
- Eles amarram.
O trabalho está agendado para a manhã. Um dia ensolarado e sem chuva foi escolhido.
Com tesouras de enxertia
Primeiro, experimente a tesoura de poda em galhos de salgueiro, outros arbustos ou árvores. Depois de aprenderem a fazer cortes de qualidade, enxertem a macieira na macieira silvestre. Usando a ferramenta, façam cortes simétricos no porta-enxerto e no enxerto:
- "Mãe" (sulco interno) no porta-enxerto;
- "Papu" (espinho para fora) no enxerto.
Os cortes "pai" e "mãe" são cuidadosamente alinhados, garantindo que a casca não se desprenda. O enxerto é cortado acima da gema. A junção é envolvida firmemente com fita adesiva. Muitos usam fita de enxertia fotodegradável para esse fim. Os cortes expostos são selados com uma fina camada de piche de jardim ou argila expandida. Um saco plástico é colocado sobre o enxerto e fixado com fita isolante.
Vantagens da enxertia com tesouras de enxertia:
- O conjunto inclui facas que permitem fazer cortes de diferentes formatos;
- Os planos enxertados estão perfeitamente conectados;
- A conexão resultante é forte e pode suportar o peso de um pequeno pássaro.
Ao final da terceira semana, após uma operação bem-sucedida, os botões da muda despertam. Eles começam a crescer e aumentar de tamanho. Após mais duas semanas, o saco é removido. A essa altura, ele já está completamente cheio de novos brotos. A remoção é feita ao entardecer, ao pôr do sol.
Enxertia de uma macieira em uma macieira brava no verão, utilizando a técnica de enxertia de gema.
A enxertia por gema também é uma técnica de enxertia, mas em vez de estacas, utilizam-se gemas com uma pequena quantidade de madeira. O procedimento é realizado nos primeiros dez dias de agosto. Durante as duas a três semanas restantes do verão, o porta-enxerto cresce ativamente, permitindo que as gemas criem raízes e sobrevivam bem ao inverno.
A brotação é feita de duas maneiras:
- na bunda;
- para a casca.
O material para enxertia é preparado um dia antes. A macieira é regada uma semana antes. Galhos com diâmetro de 10 a 15 mm são selecionados para o corte. As folhas são removidas e colocadas em água. O vaso é armazenado em local fresco e semi-escuro. A casca do porta-enxerto no local da enxertia deve ser jovem e elástica.
Para a casca
Seleciona-se um ramo forte da planta-mãe (porta-enxerto). Nele, faz-se um corte em forma de T com uma faca afiada:
- Vareta longa – 20-25 mm;
- Vareta curta – 8-10 mm;
- Profundidade de corte: 2-3 mm.
A casca é cuidadosamente separada da junta. Uma estaca adequada é retirada do vaso. Uma gema é selecionada. Ela é cortada com uma faca, juntamente com a casca e um pouco de madeira. O comprimento da estaca é de 20 a 25 mm, e a espessura da casca e da madeira é de 1 a 2 mm. A gema é inserida no corte em forma de T e pressionada para baixo. O local da enxertia é firmemente envolvido com fita adesiva, deixando a gema exposta. A enxertia é verificada após 10 a 14 dias.
Além disso
Este método é mais fácil de dominar. Em um ramo selvagem, selecione um entrenó liso e corte um pedaço de casca (um escudo). No lugar, coloque uma gema com um pedaço de casca — um escudo com uma gema. O algoritmo de enxertia de base:
- Limpe a área da casca na planta selvagem com um pano úmido;
- É feita uma incisão longitudinal de 20 a 25 mm de comprimento, após a qual se forma uma língua no porta-enxerto;
- Um terço a metade da língua é cortada;
- Na estaca (enxerto), seleciona-se uma gema e corta-se um escudo do mesmo tamanho que o da haste radicular;
- O escudo com o broto é inserido atrás da língua, um corte, ou melhor ainda, ambos, são combinados com o corte da casca na planta selvagem;
- O local da enxertia é envolvido com fita adesiva, deixando a gema exposta.
A enxertia de gema é feita de 10 a 15 de julho até o final de agosto. Os resultados da enxertia são verificados após duas semanas. Na primavera seguinte, o broto acima da gema enxertada é cortado.
Cópula anal simples
Este método é utilizado para enxertar macieiras na primavera ou no inverno. Este procedimento, realizado durante os meses de inverno, é chamado de enxertia de mesa. O procedimento é o mesmo em qualquer época do ano. Galhos com diâmetro adequado são selecionados dentre os galhos preparados. O tronco do porta-enxerto não deve ter mais de 2 a 2,5 cm de diâmetro a mais que o enxerto.
Descrição da tecnologia de cópula simples:
- Primeiro, use uma faca para fazer um corte oblíquo de 3 a 4 cm de comprimento no porta-enxerto;
- Em seguida, um corte semelhante é feito no enxerto;
- Alinhe os cortes e pressione-os firmemente uns contra os outros;
- pelo menos de um lado a casca do porta-enxerto está unida à casca do enxerto;
- A junta é envolvida com fita adesiva e revestida com piche.
Por segurança, proteja o local da enxertia com plástico. Coloque um saco plástico sobre o local da enxertia e prenda-o com barbante. Certifique-se de que a ponta da estaca não toque no plástico.
Cópula aprimorada
Para um iniciante, enxertar uma macieira em uma macieira brava usando este método é difícil. Os cortes no porta-enxerto e no enxerto são complexos. Primeiro, são feitos cortes diagonais regulares e, em seguida, são feitos cortes em forma de "língua" nesses cortes. O porta-enxerto e o enxerto são unidos entrelaçando essas línguas. A operação é complexa, mas a união resultante é forte. A união é sempre envolvida com fita adesiva.
Cuidados com a vacinação
O enxerto, envolto em material elástico, é verificado a cada duas semanas. Se necessário, a bandagem é afrouxada para evitar que o enxerto penetre na casca. O local do enxerto é protegido de pássaros. Durante todo o verão, os brotos do porta-enxerto são podados.
Assim que o enxerto se fixa, as gemas despertam e os brotos se formam. Não deixe todos para trás. Escolha o mais forte. O broto superior geralmente é o que se mantém. No final de julho ou início de agosto, as pontas dos brotos são removidas do enxerto.
Este método inibe o crescimento excessivo do enxerto em comprimento e estimula seu crescimento em largura. Esta técnica acelera a fusão do enxerto com o porta-enxerto. Os brotos que crescem abaixo da enxertia são cortados, pois privam o enxerto de nutrientes.
Leia também
Os rebentos crescidos são amarrados a um suporte:
- a primeira vez, quando crescem 20-25 cm;
- na segunda vez, quando seu comprimento atinge 40-50 cm.
Fixar o enxerto ao suporte é essencial. Isso evita fraturas na junção. As mudas enxertadas são regadas e fertilizadas no verão.
Razões para as falhas
Iniciantes enxertam porta-enxertos silvestres em gemas despertas. O resultado é quase sempre desastroso. O enxerto seca antes de se integrar ao porta-enxerto. A explicação para esse fracasso é simples: uma planta em fase de brotação necessita de seiva imediatamente, e esta só fluirá após a fusão dos tecidos.
Um erro comum cometido por jardineiros iniciantes é enxertar com o enxerto invertido. Os novatos não avaliam a direção da gema, então inserem o enxerto de cabeça para baixo. As gemas devem sempre estar voltadas para cima.
O enxerto não pega e seca se os cortes não estiverem bem alinhados ou se as superfícies do enxerto e do porta-enxerto forem irregulares e serrilhadas. Jardineiros frequentemente se esquecem de remover a fita de amarração prontamente, causando constrição no tronco. Após assistir a este vídeo, qualquer jardineiro será capaz de enxertar corretamente uma macieira em uma macieira silvestre.



Poda de macieiras na primavera
O que são essas manchas nas maçãs?
10 variedades de maçã mais populares
Cuidados básicos com a macieira no outono