Métodos eficazes para germinar batatas para plantio em casa.

Batata

A batata é uma cultura essencial há muitos anos. Ela é plantada em todos os jardins, e é difícil imaginar uma dieta regular sem seus tubérculos. O plantio da batata ocorre no final da primavera, quando o solo está aquecido, mas ainda saturado de umidade. Na maior parte da Rússia, o plantio da batata acontece após o feriado de maio.

Os tubérculos de batata têm um impacto significativo na produtividade. Sua qualidade determina o sabor, o tamanho do fruto e o tempo de germinação. Para garantir um crescimento mais rápido e melhor, recomenda-se germinar as batatas antes do plantio. Isso promove a germinação precoce e aumenta a produção. Germinar batatas não é um processo difícil e não exige muito tempo ou esforço. O processo pode levar de uma a duas semanas, portanto, prepare as batatas para o plantio com bastante antecedência. As batatas germinam bem em temperaturas quentes ou ambiente e em alta umidade, então a maioria dos métodos de germinação se baseia nesses dois fatores.

Selecionando tubérculos para germinação

O material de plantio deve ser de alta qualidade. Aplicam-se os seguintes requisitos:

  • Tubérculos saudáveis; não utilize tubérculos doentes, infectados ou podres para germinação;
  • Tubérculos de tamanho médio; não utilize batatas com peso inferior a 30 gramas para o plantio;
  • Os tubérculos têm formato regular e uniforme; tubérculos tortos resultam em um arbusto irregular.
Importante! O peso ideal de um tubérculo para plantio é entre 50 e 60 gramas. Frutos muito grandes, com 100 gramas ou mais, devem ser cortados ao meio.

Métodos para germinar batatas para plantio

Existem muitos métodos. Todos eles ajudam a germinar batatas rapidamente e a obter uma colheita mais cedo. As batatas devem ser germinadas de 2 a 3 semanas antes do plantio. Abaixo estão os métodos mais eficazes para germinar tubérculos:

Tubérculos germinando na presença de luz. O método mais conhecido e difundido. Tubérculos saudáveis ​​selecionados são colocados em uma caixa ou engradado, em uma ou, no máximo, duas fileiras. O recipiente com os tubérculos é colocado em um local bem iluminado (no parapeito de uma janela ou no chão) e os tubérculos permanecem lá por 10 a 14 dias. Periodicamente, 2 a 3 vezes por semana, os tubérculos são virados e reorganizados para garantir que cada um receba a quantidade necessária de luz solar. Ao final desse período, brotos grossos e fortes surgem nos tubérculos.

Em aldeias ou hortas onde se cultivam batatas em larga escala, os tubérculos são germinados diretamente ao ar livre. Os tubérculos são empilhados sobre um canteiro forrado com plástico e deixados por duas semanas. A temperatura do ar deve ser de pelo menos 17 graus Celsius (63 graus Fahrenheit) e o tempo ensolarado. Se começar a chover, as batatas devem ser imediatamente cobertas com plástico. Evite molhar as batatas, pois isso fará com que apodreçam.

Tubérculos germinando no escuro. Um método igualmente eficaz para selecionar tubérculos envolve descartar batatas doentes. As batatas também podem ser colocadas em uma ou duas camadas em uma caixa e deixadas em um local escuro, porém aquecido, por duas semanas, sendo viradas periodicamente. Após duas semanas, as batatas brotarão.

Importante! As batatas germinam em temperaturas acima de 17 graus Celsius. A faixa de temperatura ideal é considerada entre 19 e 22 graus Celsius.

Germinação em vasos ou caixas. Os tubérculos devem ser embebidos em serragem úmida por 3 a 4 dias e, em seguida, transferidos para um vaso ou caixa preenchido com húmus e terra úmidos. Os vasos ou caixas contendo os tubérculos são colocados em um parapeito de janela e deixados para germinar por 2 semanas.

Germinação de batatas em polietileno. Você vai precisar de sacos plásticos de tamanho médio. Este método utiliza o efeito estufa. Coloque de 8 a 12 batatas em cada saco, amarre-o bem e faça de 8 a 10 furos para ventilação. Coloque os sacos em um local ensolarado. Este método é o mais rápido e produz tubérculos germinados em 10 dias.

Batatas murchas. Um método incomum, porém altamente eficaz, de preparar tubérculos para o plantio. Este método permite que os tubérculos sejam bem ventilados, possibilita a seleção de alguns frutos e, o mais importante, estimula o desenvolvimento dos brotos. As batatas são espalhadas em uma única camada no chão, em um ambiente bem iluminado, e deixadas por 10 dias.

Método úmido de germinação de tubérculos. As batatas são colocadas em caixas em várias camadas. A água é despejada na caixa, permitindo que escorra pela parte de trás. Todas as batatas devem ficar molhadas. A caixa contendo os tubérculos é colocada em um ambiente com temperatura entre 17 e 19 graus Celsius por 4 a 5 dias. Em seguida, para estimular a germinação, um balde de água com cinzas (1 xícara de cinzas para cada 10 litros de água) é despejado na caixa. A rega é repetida após 3 a 4 dias. As cinzas podem ser substituídas por cobre e boro ou nitrato de amônio e cloreto de potássio.

Batatas germinando em substrato úmido. O substrato pode ser serragem, cinzas, areia ou turfa. Qualquer um desses materiais deve ser umedecido com água. Os tubérculos são colocados sobre esse substrato e o solo é mantido úmido. As batatas germinarão rapidamente.

Plantando batatas germinadas

Assim que os tubérculos brotarem, estão prontos para o plantio. O solo é arado ou cavado, turfa e estrume são espalhados e buracos de 20 a 30 centímetros de profundidade são cavados, com espaçamento uniforme. Coloque uma batata brotada em cada buraco, com o broto voltado para baixo, adicione uma xícara de cinzas e complete o buraco com terra. As batatas são plantadas em fileiras.

Após o plantio em toda a área, o solo é regado. Em poucos dias, as batatas começam a brotar. Depois de duas semanas, inicia-se a capina e a remoção da grama. Em meados do verão, as batatas são amontoadas ao redor dos pés. A capina e o amontoamento do solo têm um efeito positivo no crescimento das batatas, bem como em sua saúde e sabor.

As batatas começam a crescer no final do verão. Os primeiros frutos podem ser colhidos já no início de agosto. As batatas são então desenterradas antes da chegada da geada, secas e armazenadas.

A germinação das batatas é essencial, pois garante uma germinação rápida e o crescimento adequado dos tubérculos. Batatas germinadas crescem bem e exigem poucos cuidados.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates