A alteração da acidez do solo resulta principalmente na incapacidade das plantas de absorverem os fertilizantes aplicados devido ao ambiente ácido. Além disso, certos tipos de bactérias e microrganismos benéficos não conseguem prosperar nesse tipo de solo, o que impacta negativamente a produtividade das culturas.
O solo ácido é caracterizado por uma densidade aumentada, o que dificulta a chegada do oxigênio às raízes, e o equilíbrio ácido-base é perturbado.
Determinação do nível de acidez e do momento ideal para a avaliação.
Em casa, a análise pode ser realizada a qualquer momento, desde o início da primavera até o final do outono, quando não houver geada e uma amostra de solo puder ser coletada no local para medição. Não são necessários equipamentos complexos.
Usando papel de tornassol
Para determinar a acidez, você precisa de papel tornassol, que pode ser comprado em farmácias ou lojas de produtos químicos. A embalagem apresenta uma escala de cores que indica o nível de acidez: do vermelho (pH ácido) ao amarelo (pH neutro) e ao azul (pH alcalino). Veja como fazer:
- Pegue 1 colher de chá de terra e coloque em diferentes áreas do jardim.
- Prepare várias porções da solução com água destilada (fervida) na proporção de 1:1 e misture.
- Mergulhe o papel em todas as soluções.
- A cor do papel de tornassol indicará com precisão o nível de acidez desta área.
A cor vermelha indica solo ácido, a cor amarela indica solo neutro e a cor verde indica solo alcalino (muito raro).
Você também pode se interessar por:Determinação da acidez usando vinagre
O vinagre comum a 9% serve. Polvilhe um pouco de terra no copo e adicione algumas gotas de vinagre. Se a reação produzir gás carbônico na forma de bolhas, a terra é alcalina. Se o gás for liberado em pequenas quantidades, a terra é considerada alcalina, e se não houver reação, a terra é ácida e precisa ser corrigida.
Usando suco de uva
Adicione 1 colher de chá de solo da área ao copo contendo o suco. Se a cor mudar ou o solo borbulhar, o solo é neutro; se não houver mudança, o solo é ácido.
Com a ajuda das plantas
Diversas ervas daninhas podem ajudar a determinar se o seu solo é muito ácido. Entre elas estão:
- cavalinha;
- hortelã;
- musgo;
- tatuzinho-de-jardim;
- azedinha-cavalo.
Caso essas plantas sejam encontradas em um canteiro, é necessário tomar medidas para reduzir a acidez.
Solos ácidos: o que fazer
Se o solo for excessivamente ácido, a acidez é corrigida artificialmente. Adicionam-se certos componentes, como farinha de dolomita, cal hidratada, giz e gesso. Também semeiam-se adubos verdes, que aumentam a aeração do solo, controlam ervas daninhas e melhoram a sua qualidade.
Culturas que preferem diferentes tipos de acidez
Algumas plantas toleram solos ligeiramente ácidos, mas a maioria dos vegetais cresce bem e produz frutos apenas em solos neutros. Vegetais que preferem pH de solo ligeiramente ácido e neutro incluem:
- tomates;
- cenoura;
- culturas oleaginosas;
- leguminosas.
As seguintes plantas crescem e frutificam em solos ligeiramente ácidos:
- batata;
- verde;
- todos os tipos de repolho;
- beterraba.
Existem muitas flores que apreciam um pH baixo. Entre elas, podemos citar:
- tremoços;
- girassóis;
- rosas;
- capuchinhas;
- papoulas;
- beldroega;
- zínia;
- cravos;
- samambaia.
No aplicação de fertilizantesAs flores crescem e se desenvolvem lindamente.
Como aumentar a acidez do solo
Em alguns casos, o pH do solo ultrapassa 7,5. Esse tipo de solo é típico de estepes e estepes florestais, com base calcária e salinidade excessiva. Nessas condições, micronutrientes como ferro, boro e manganês formam bases insolúveis com o álcali, que as plantas não conseguem absorver. A deficiência de nutrientes se manifesta pela descoloração amarelada das folhas (clorose).
Aumento da acidez com matéria orgânica
Os seguintes produtos são utilizados como aditivos orgânicos para reduzir o pH e aumentar a acidez do solo:
- esterco fresco;
- composto;
- turfa de charneca alta;
- destilação;
- musgo esfagno.
Os aditivos orgânicos acidificam o solo lentamente, mas ajudam a melhorar sua composição, umidade e permeabilidade ao ar, além de conterem nutrientes para as plantas.
Aumento da acidez com componentes minerais
Os fertilizantes minerais combatem a acidificação muito mais rapidamente.
- O enxofre coloidal pode reduzir o pH em 2 unidades se adicionado durante a escavação de outono na proporção de 1 kg por 10 m².
- O sulfato de ferro reduz o pH em 1 unidade quando aplicado na dosagem de 0,5 kg por 10 m².
- O nitrato de amônio, quando aplicado ao solo no outono, pode aumentar ligeiramente a acidez.
Não pode ser aplicado sob plantas no outono.
Utilização de soluções ácidas
Para quem cultiva mirtilos e hortênsias em casa, o uso de soluções diluídas de ácido sulfúrico, ácido cítrico ou ácido acético como solução de rega é essencial. Para cada 10 litros de água, você precisará de 50 ml de ácido sulfúrico, ou 2 colheres de chá de ácido cítrico cristalino, ou 100 ml de vinagre a 9%. Regue as plantas diretamente na raiz com essa solução, evitando as folhas.
Você também pode se interessar por:Como reduzir a acidez do solo no outono
Existem diversas maneiras de desacidificar o solo do seu jardim no outono. As seguintes são utilizadas para esse fim:
- adubo verde;
- farinha de dolomita;
- cal hidratada;
- giz;
- cinzas;
- gesso.
Qualquer um dos métodos pode ser utilizado.
Desoxidação com adubo verde
Os defensores da agricultura natural são aconselhados a reduzir a acidez do solo através da semeadura de adubo verde, que, além de aumentar o pH:
- suprimir o crescimento de ervas daninhas;
- enriquecer o solo com nitrogênio;
- melhorar a composição do solo, tornando-o mais solto;
- ajuda na eliminação de pragas (larvas-arame, nematóides);
- servir como fertilizante orgânico.
Após a colheita, no outono, plante:
- mostarda branca;
- facélia;
- centeio;
O terreno desmatado é nivelado com um ancinho e sementes de adubo verde são espalhadas sobre ele.
Desoxidação com farinha de dolomita
A farinha de dolomita é obtida pela trituração da dolomita. Ela contém magnésio e cálcio, que são lixiviados de solos ácidos. A desoxidação do solo com farinha de dolomita resolve diversos outros problemas:
- O solo é enriquecido com nutrientes;
- o crescimento das plantações da horta aumenta;
- O solo ácido que estava em ruínas é revitalizado.
Resultados negativos podem ser obtidos quando:
- não cumprimento da dosagem;
- aplicação conjunta com várias preparações incompatíveis (nitrato de amônio, ureia, superfosfato, esterco);
- Nível de pH acima de 6.
Dependendo do pH do solo, aplica-se de 30 a 50 kg de dolomita por 100 metros quadrados no outono, durante o preparo do solo após a colheita. Na primavera, aplica-se farinha de dolomita duas semanas antes do plantio das hortaliças. Em solos ácidos, a farinha de dolomita é aplicada uma vez a cada seis anos.
Desoxidação com cal hidratada
A desoxidação do solo é realizada no outono, aplicando-se cal hidratada ou cal virgem após a colheita. A cal é espalhada sobre a superfície do solo na proporção de 500 g por 10 metros quadrados. O tratamento deve ser repetido após 3 a 5 anos.
Desoxidação com giz
O giz é uma substância natural e frequentemente utilizado como desoxidante do solo. É espalhado diretamente sobre a neve na primavera. A água do degelo dissolve os grãos de giz, transportando-os para o solo. Pode ser aplicado anualmente, mas em pequenas doses para evitar a salinização do solo.
Desoxidação de cinzas
A cinza é um acidificante natural e uma fonte de potássio, fósforo e muitos micronutrientes. Sua vantagem sobre outros fertilizantes é que pode ser adicionada ao longo de toda a estação de crescimento. A cinza é adicionada durante o preparo do solo na proporção de 1 kg por metro quadrado e também na cova de plantio. Ela desempenha diversas funções:
- desoxidante;
- fertilizante;
- melhorador de solo;
- Repelente de pragas.
Desoxidação com gesso
O gesso também é usado para normalizar o pH. Ele possui uma característica única: dissolve-se em ácido, e não em água, o que significa que reage com os ácidos presentes no solo, elevando o pH para 6-7. Caso a acidificação ocorra novamente, ele reage mais uma vez, reduzindo a acidez do solo. As taxas de aplicação variam de 400 g por metro quadrado para solos ácidos a 100 g por metro quadrado para solos ligeiramente ácidos.
Frequência do procedimento de desoxidação
A frequência de aplicação de acidificantes em um terreno depende das condições do solo. Em solos ácidos, o procedimento é realizado a cada 4 anos; em solos ligeiramente ácidos, a cada 5-6 anos. No entanto, para manter o nível de pH desejado, certos procedimentos devem ser realizados anualmente. Ao preparar o solo na primavera, adicione uma pequena quantidade de farinha de dolomita e, ao plantar, adicione um punhado de cinzas à cova.
É sempre necessário reduzir a acidez?
Se o local contiver plantas que necessitam de solo ácido para prosperar, a desacidificação do solo é realizada em áreas específicas ou não é realizada. As seguintes plantas crescem bem em solo com pH baixo:
- alazão;
- ruibarbo;
- mirtilo;
- hortelã;
- samambaia;
- rododendros.
A maioria dos vegetais prospera em solos ligeiramente ácidos ou neutros, ricos em nutrientes. Mas com muita frequência. caling Isso leva ao excesso de cálcio no solo, o que inibe o crescimento das raízes das plantas. Portanto, jardineiros experientes recomendam verificar o pH do solo na primavera e basear as ações subsequentes nesse valor.
https://youtu.be/kOVNjekPU_s
Desoxidação e fertilizantes básicos
Ao realizar o procedimento de desoxidação, é necessário levar em consideração alguns fatores:
- Ao adicionar desoxidantes ao solo no outono, os fertilizantes minerais são adicionados na primavera ou não são usados por 2 anos;
- É necessário respeitar as dosagens precisas dos desoxidantes, caso contrário, o manganês, o boro e o ferro formam compostos insolúveis em água e que não são absorvidos pelas plantas.
Você pode monitorar o pH do solo por conta própria e, somente se obtiver resultados negativos, deverá tomar providências e usar um dos desoxidantes.

Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes