Como cultivar uma boa safra de batatas: vários métodos e técnicas, plantio e cuidados.

Batata

Novos métodos de cultivo de batata ajudam a produzir excelentes colheitas mesmo em solos difíceis. O uso de equipamentos de baixa tecnologia — pequenos tratores manuais com arados, grades e sulcadores acoplados — facilita significativamente o árduo trabalho dos produtores de batata. Tratamentos orgânicos e químicos eficazes protegem as plantações de batata contra pragas e doenças.

Métodos de cultivo de batatas

Jardineiros familiarizados com os desafios do cultivo de batatas estão constantemente inventando maneiras de reduzir o esforço físico sem sacrificar a produção. Eles dominam os métodos existentes, identificando empiricamente suas vantagens e desvantagens.

Método de cultivo tradicional

Este método simples de cultivo de batatas já foi dominado por muitos jardineiros. Na Rússia, tornou-se uma tradição. A geração mais jovem de jardineiros aprende com seus avós, descobrindo os segredos das técnicas de cultivo de batatas.

Descrição da tecnologia:

  1. O terreno é cavado manualmente ou com um trator (se a área for grande) e gradeado com um ancinho ou cultivador. Esterco e fertilizantes minerais são espalhados na superfície.
  2. O método de plantio é determinado: plantio em sulcos, plantio em valas ou plantio em canteiros elevados. Isso depende da estrutura do solo e da localização do terreno. O plantio em canteiros elevados é aconselhável em solos pesados ​​com lençol freático alto. A distância entre os canteiros deve ser de aproximadamente 0,7 m e a altura entre eles de 15 a 20 cm. As batatas são plantadas em sulcos se o solo for leve (arenoso) para reter a umidade por mais tempo perto dos tubérculos e evitar a evaporação. O plantio em sulcos é escolhido para áreas planas com solo bem drenado (chernozem).
  3. A direção das fileiras está determinada. Elas devem ser dispostas de sul para norte para garantir que todo o campo receba luz solar adequada.
  4. Usando uma pá, cave buracos ou valas na direção desejada. Você pode adicionar cascas de cebola (ou outro repelente para o besouro da batata do Colorado) em cada local de plantio. Coloque os tubérculos-semente nos buracos ou valas a uma distância de 30 a 40 cm e cubra com terra.
  5. A primeira amontoa de terra nas batatas deve ser feita após o crescimento de 5 a 6 folhas. A altura da planta de batata não deve ultrapassar 15 cm.

Os cuidados adicionais com as batatas após o plantio incluem amontoar terra e capinar à medida que os arbustos de batata e as ervas daninhas crescem, de 1 a 2 vezes por mês.

Prós:

  • O método tradicional não requer condições especiais de preparação do solo;
  • Tecnologia simples para o cultivo de batatas está disponível para produtores iniciantes;
  • Para cultivar batatas, você não precisa de nenhum material adicional para preparar os canteiros (tábuas, barris, sacos).

Contras:

  • É impossível obter uma grande colheita numa pequena área de casas de veraneio;
  • A área destinada ao cultivo de batatas ocupa muito espaço;
  • O besouro da batata do Colorado pode se deslocar para outras culturas plantadas perto dos canteiros de batata.

Os moradores de verão que possuem pequenos lotes de terra cultivam batatas precoces e compram o suprimento de batatas de inverno em mercados ou lojas.

Atenção!
Tubérculos pequenos (do tamanho de um ovo de galinha) podem ser plantados a uma profundidade de até 15 cm, enquanto tubérculos maiores podem ser cortados em pedaços ou plantados inteiros. A profundidade de plantio recomendada é de 25 a 30 cm.

método holandês

O clima ameno e quente da Holanda permite o cultivo de batatas em vastas áreas. As colheitas são suficientes para a venda de sementes no exterior. Essas sementes são populares na Rússia. No entanto, nem todas as variedades podem ser cultivadas no nordeste dos Montes Urais e na Sibéria. Produtores experientes de batata recomendam o plantio de variedades holandesas de ciclo precoce e médio na Crimeia, Ucrânia e Moldávia.

O princípio fundamental da tecnologia holandesa é o plantio superficial de tubérculos (até 15 cm) em sulcos longos que separam fileiras com espaçamento amplo (até 75 cm).

Descrição:

  1. A área para o cultivo de batatas deve ser plana, sem declives e completamente livre de ervas daninhas.
  2. Prepare o solo no outono ou 1 a 2 meses antes do plantio dos tubérculos. Revolva a terra no campo ou na horta, quebrando os torrões maiores.
  3. São aplicados fertilizantes orgânicos e minerais.
  4. Os sulcos são marcados de sul para norte, deixando espaços de 75 cm de largura entre as fileiras.
  5. Trincheiras rasas (até 15 cm) são cavadas ao longo das linhas marcadas.
  6. Os tubérculos germinados são colocados no sulco a cada 30 cm, com os brotos voltados para cima. Os brotos têm aproximadamente 1 a 1,5 cm de comprimento.
  7. O local de plantio é preenchido com terra retirada do espaço entre as fileiras. Um pequeno monte é erguido sobre o sulco.

Os jardineiros russos já dominam esse método há muito tempo. Eles o elogiam bastante, obtendo boas colheitas mesmo em pequenos terrenos. Afirmam que a produção é duas vezes maior que a média do plantio convencional.

Prós:

  • Ao cultivar plantas utilizando essa tecnologia, as batatas crescem até mesmo em solos pesados ​​com altos níveis de água subterrânea;
  • O preparo do substrato do solo e o plantio superficial de culturas de raízes contribuem para uma boa aeração do solo e acesso constante ao oxigênio;
  • Os pés de batata recebem muita luz e ar devido ao amplo espaçamento entre as fileiras, por isso raramente adoecem;
  • É possível cultivar batatas no campo mesmo em pequenos lotes;
  • Alto rendimento se todas as condições do método e dos cuidados subsequentes forem cumpridas, ou seja, até 400 kg por 100 metros quadrados de canteiros.

Contras:

  • A tecnologia exige rega ou irrigação frequentes das plantações em tempo seco;
  • Com mudanças bruscas de temperatura, a resistência da batata à requeima diminui, e existe o risco de a planta se tornar suscetível a essa doença.
Atenção!
Os tubérculos brotados são um requisito essencial do método holandês. Na Holanda, os tubérculos são plantados com brotos de 0,5 cm, mas em nosso país "frio", os agrônomos recomendam o cultivo de brotos um pouco maiores, de até 1,5 cm.

Plantando sob palha

Plantar batatas Este método é eficaz em solos virgens e pesados. Nesse caso, não é necessário cavar o solo; nem mesmo as ervas daninhas conseguem penetrar a camada de palha. Este método facilita a remoção delas.

Descrição:

  1. A área de plantio é arada com trator e gradeada com cultivador. Caso não haja equipamentos disponíveis, as ervas daninhas são ceifadas manualmente.
  2. Os tubérculos-semente são dispostos no padrão usual de 50x50 cm.
  3. A superfície está completamente coberta com palha até uma profundidade de 10 cm.
  4. Fertilizantes minerais são espalhados por cima e esterco curtido é colocado sobre a superfície.
  5. Cubra a área novamente com 5 cm de palha.
  6. À medida que as folhas crescem, adiciona-se mais palha.

Prós:

  • O esforço físico é reduzido ao mínimo: não há necessidade de cavar o solo, amontoar terra ou remover ervas daninhas;
  • fácil de colher;
  • Os novos tubérculos crescem bastante, sem terra grudada.

Contras:

  • Você vai precisar de muita palha, precisa pensar com antecedência onde consegui-la;
  • Os ratos podem se reproduzir em grama seca;
  • Em caso de seca persistente, será necessário regar com frequência.

Essa técnica de cultivo de batatas na grama ajuda a eliminar ervas daninhas em uma única safra. Após a colheita, a palha é incorporada ao solo. Isso melhora a estrutura do solo, o torna mais solto e o fertiliza.

Em barris ou sacos

Este método de plantio de batatas é utilizado em hortas com espaço limitado. Os recipientes podem ser colocados em qualquer área adequada. Durante ondas de frio inesperadas, os barris ou sacos são levados para estufas ou outras construções isoladas (galpões).

Descrição:

  1. Sacos e barris são enchidos com terra fertilizada ou composto até 1/3 da sua capacidade.
  2. Coloque 2 tubérculos radiculares em cada recipiente e polvilhe com substrato.
  3. Coloque uma pequena quantidade de água, feche bem, deixando uma "almofada de ar" de 10 a 15 cm na parte superior.
  4. Após o surgimento dos primeiros brotos, os sacos são abertos e o composto e os fertilizantes são adicionados gradualmente.

As vantagens desse método são óbvias:

  • São criadas as condições ideais para o cultivo de batatas precoces;
  • As plantas são fáceis de cuidar e a colheita não apresenta nenhum problema em particular;
  • Você pode propagar batatas de diferentes variedades de forma rápida e sem perdas.

Há um pequeno inconveniente: você precisa reunir a quantidade necessária de sacos, baldes ou barris. Esse problema pode ser resolvido coletando sacos usados ​​de açúcar e farinha. Alguns baldes e barris velhos compensarão a falta de recipientes.

Atenção!
Os tubérculos podem ser plantados nos orifícios laterais feitos em sacos e barris. Essas plantações são regadas por cima.

Nos túmulos

O método de plantio de batatas em canteiros elevados é utilizado para cultivar e propagar variedades valiosas de raízes. Essa técnica de cultivo exige certo esforço durante o plantio e os cuidados necessários. As batatas em canteiros elevados crescem rapidamente, mas requerem mais atenção. rega constante.

https://youtu.be/c_hINsRXH8k

Descrição:

  1. Selecione um terreno plano, quadrado ou redondo, com dimensões de 150x150 cm, ou cerca de 2 metros de diâmetro.
  2. A terra é revolvida, adiciona-se fertilizante, cavam-se buracos ao redor do perímetro do monte a uma distância de 30 cm uns dos outros, as sementes são colocadas neles e cobertas com terra.
  3. À medida que as partes superiores crescem, os caules laterais são espalhados pelo canteiro durante a amontoa, deixando as partes superiores expostas. A terra do espaço entre as fileiras é adicionada ao redor delas.
  4. No centro do monte, faça uma pequena depressão (8-10 cm) para irrigação.

Jardineiros raramente usam esse método devido às dificuldades envolvidas no cuidado das plantas. Não é muito eficaz, mas às vezes pode ser uma salvação para produtores de hortaliças quando outros métodos não são viáveis.

Método Mittlider

Cultivar batatas usando este método é praticamente idêntico ao método usual.

Indicadores

Unidade

medições

Método Mittlider O jeito tradicional

Tamanho das camas:

Comprimento

Largura

Entre as fileiras

m

cm

m

 

9

45

0,7 - 1,0

 

 

Ilimitado

40-50

0,5 - 0,7

cobertura morta

Necessariamente Raramente

Hilling

Não produzido Constantemente

Rega

A cada 2 dias em pequenas doses Raramente, durante períodos de seca.

remoção de ervas daninhas

A cada 2-3 dias Removido durante o aterro

A principal vantagem de cultivar batatas de acordo com o método Mittlider — Não é preciso amontoar terra ao redor das batatas. Além disso, é necessário um espaçamento amplo entre as fileiras, o que é uma desvantagem desse método. Os jardineiros nem sempre têm o luxo de deixar canteiros vazios quando poderiam usá-los para plantar outros vegetais.

Método de Gülich

O método de plantio em canteiros quadrados não é muito popular entre os jardineiros devido à falta de espaço. No entanto, alguns jardineiros o utilizam para propagar rapidamente variedades de batata de elite.

Descrição:

  1. O terreno está dividido em quadrados de 1 x 1 m.
  2. A matéria orgânica (esterco, composto) é espalhada em um "rolo" no centro.
  3. Cave buracos com até 10 cm de profundidade.
  4. Tubérculos grandes são plantados nos buracos e cobertos com terra.
  5. Após o surgimento dos primeiros brotos verdes, espalhe-os para os lados, deixando uma borda de 5 cm, e adicione terra. À medida que novos brotos crescerem, repita esse processo várias vezes.

Como resultado, as raízes crescem nos brotos enterrados, formando uma camada adicional de tubérculos. Isso cria um "ninho" com várias fileiras (camadas). A produção por arbusto dobra, chegando a pelo menos 20 tubérculos.

Atenção!
Em regiões com climas quentes e chuvas pouco frequentes, as plantações de batata exigem regas constantes. Para evitar esse trabalho árduo, você pode instalar um sistema de irrigação por gotejamento simples em suas plantações de batata.

Mudas a partir de sementes

A propagação de raízes e tubérculos por sementes é utilizada para preservar e multiplicar tubérculos de diferentes variedades para cultivo posterior. Esse processo é demorado, trabalhoso e nem sempre compensa o esforço.

As batatas-semente são colhidas depois que os frutos verdes amadurecem. A colheita é feita quando as folhas amarelam e caem no chão. Os frutos são deixados de molho em água por 2 a 3 dias, levemente pressionados e o suco contendo as pequenas sementes é extraído. As sementes são lavadas, limpas do suco e secas. Podem ser armazenadas em sacos de papel secos por até 2 anos.

Antes do plantio, as sementes secas são embebidas em uma solução aquosa de estimulantes de crescimento por 5 a 7 dias. Assim que os brotos aparecerem, são plantados em substrato preparado. O cuidado com as mudas não difere do cultivo de outras plantas da família das solanáceas.

No início de maio, as mudas são plantadas em campo aberto ou em estufas. Os tubérculos maduros e totalmente desenvolvidos são colhidos no outono. Somente na primavera seguinte são plantados para a colheita comercial de batatas.

Batatas: Como Cultivá-las em Estufa

Cultivar batatas em estufas é caro e trabalhoso, por isso os jardineiros preferem plantar as mudas em campo aberto. Eles reservam uma pequena área em estufas aquecidas para colher as batatas novas durante o inverno.

Os tubérculos são plantados no final de setembro para serem colhidos no Ano Novo. Para cultivar batatas novas em maio ou junho, um segundo plantio é feito no final de março. A tecnologia para esse método é idêntica aos métodos convencionais e depende do método escolhido.

Sob o filme

O uso de filme preto ou material não tecido é eficaz para o plantio precoce de batatas em regiões com verões curtos e frescos. Esse método é utilizado com sucesso nos Urais, na Sibéria e até mesmo na região de Moscou.

Descrição:

  1. O solo no canteiro de batatas é preparado no outono ou 1 a 2 meses antes do plantio. Toda a área é revolvida, fertilizada e coberta com plástico.
  2. Marque as fileiras e os buracos. Corte o material transversalmente nos locais marcados, dobre as extremidades para cima e retire a terra com uma pá.
  3. A cultura de raiz é colocada nos buracos e coberta com a terra removida.
  4. A irrigação e a fertilização são combinadas, e as soluções são introduzidas nos orifícios feitos.

Sob a película, um microclima natural é mantido por um longo período, o que ajuda a aumentar a produtividade em 15 a 25%.

A única desvantagem é o alto custo do material de cobertura, mas isso é compensado pela ausência de processos trabalhosos de amontoamento de terra e capina.

Atenção!
O uso de equipamentos para o cultivo de batatas em pequenos terrenos é raro devido ao espaço limitado. No entanto, a utilização de tratores compactos de operação a pé com suspensões substituíveis reduz o esforço físico em 2 a 3 vezes.

As principais etapas do cultivo da batata

A utilização de diversos métodos e técnicas baseia-se nas mesmas tarefas básicas, comuns a todas as tecnologias, com raras exceções. Em casas de veraneio e pequenas propriedades rurais, essas tarefas são realizadas manualmente ou com mecanização limitada.

Eventos Descrição do trabalho

Preparo do solo

No outono ou início da primavera, o terreno é revolvido. Fertilizantes minerais são adicionados no final de setembro e matéria orgânica em maio da primavera seguinte.

Preparação do material de plantio

Um mês antes do plantio, retire os tubérculos-semente do armazenamento e coloque-os em um local aquecido para germinarem. O plantio deve ser feito quando os brotos tiverem no máximo 1 a 2 cm de comprimento.

Rega

Na Rússia central, as plantações de batata raramente são irrigadas. A precipitação natural é bastante frequente, fornecendo umidade suficiente para o crescimento normal das raízes. Durante períodos de seca prolongada, as batatas são irrigadas uma ou duas vezes a cada 10 dias.

cobertura

Os fertilizantes aplicados no outono e na primavera, durante o plantio, satisfazem as necessidades nutricionais da batata até o final da floração. Posteriormente, as batatas são fertilizadas de 1 a 3 vezes antes da colheita.

Capinar, soltar e colinas

Durante a época de crescimento, as plantações são capinadas, afofadas ou amontoadas (se necessário para o método de cultivo) diversas vezes. A primeira vez é quando as partes aéreas atingem 10-15 cm de altura, e a última vez é após a maturação dos frutos.

Ao plantar e cultivar batatas, certas condições e regras devem ser observadas para garantir o crescimento normal da planta e uma boa colheita.

Condições necessárias Possíveis consequências do não cumprimento das regras Recomendações

Boa iluminação da área

Crescimento lento, perda de brilho nas folhas, diminuição da produção.

Plante as batatas em áreas abertas e bem iluminadas. Evite a sombra de árvores e arbustos.

A temperatura ideal do ar situa-se entre 12 e 24 graus.

Quando a temperatura sobe ou desce, as raízes das plantas diminuem seu crescimento; quando as geadas atingem 1-2°C, a parte aérea morre.

Plante as culturas de raízes após o aquecimento estável no final de maio, início de junho.

A umidade do ar e do solo não deve ser inferior a 70-75%.

Redução de rendimento de até 30%, redução no tamanho da cultura de raízes.

Organize a rega oportuna do local durante períodos de seca.

Boa aeração do solo

Deterioração do aspecto comercial dos tubérculos, redução das qualidades de sabor.

Melhore a estrutura de solos pesados ​​adicionando agentes afrouxantes como composto, esterco, areia e turfa. Esse tipo de solo requer afofamento constante, quebrando a camada superficial após as chuvas.

Enriquecer o solo com microelementos

Quando o solo carece de nitrogênio, potássio, fósforo e outros nutrientes essenciais, os arbustos ficam cobertos de manchas e suscetíveis a doenças fúngicas.

Determine a composição do solo e quaisquer deficiências necessárias para o crescimento normal da batata. Forneça às plantas os micronutrientes específicos que estiverem em falta.

Atenção!
Seguir estas orientações recomendadas garantirá que as plantas cresçam e se desenvolvam normalmente, que os tubérculos e as folhas estejam livres de doenças e pragas e que uma colheita farta lhe proporcione uma abundante oferta de batatas deliciosas.

Proteção contra doenças e pragas

Medidas preventivas no outono e na primavera ajudam a proteger as plantações de batata contra doenças fúngicas e infestações de pragas. Vários métodos estão disponíveis para essa proteção, incluindo métodos orgânicos (remédios caseiros) e químicos.

O controle de besouros da batata do Colorado e outros insetos é feito com decocções e infusões de ingredientes à base de ervas. Pesticidas químicos mais eficazes, como Komandor, Molniya, Iskra, Aktara e Sonet, também são utilizados.

Fitosporin, Revus e HOM protegem as plantações de batata contra doenças fúngicas e infecciosas. Esses potentes produtos são usados ​​para combater doenças já instaladas. Devem ser aplicados no máximo 1 a 2 vezes durante o ciclo de cultivo.

Colheita e armazenamento

A melhor época para o cultivo de batatas é a colheita. Dependendo do clima, ela começa no final de agosto e termina em outubro. Nas grandes empresas agrícolas e em seus campos de produção, as colheitadeiras de batata operam durante esse período. Os pequenos agricultores, no entanto, colhem as batatas manualmente com ferramentas de trincheira. Poucos agricultores têm condições de adquirir pequenas colheitadeiras devido aos seus altos preços.

No entanto, os entusiastas do "faça você mesmo" podem montar uma máquina dessas a partir de um trator de duas rodas e ferramentas disponíveis. Isso torna a árdua tarefa da colheita de batatas muito mais fácil, reduzindo o tempo de 2 a 4 vezes.

Após a colheita, as batatas são selecionadas e armazenadas em adegas, porões, galpões isolados ou celeiros. Os tubérculos destinados ao plantio na primavera são secos à sombra e armazenados em caixas com furos para ventilação. As batatas se conservarão até a primavera seguinte ou até a próxima colheita, desde que as instruções de armazenamento sejam seguidas.

As novas técnicas de cultivo de batatas não são adequadas para todas as situações, mas os jardineiros já dominam algumas delas e apreciam seus benefícios. As batatas ocupam pequenos espaços nos canteiros e o plantio e os cuidados são relativamente fáceis para os jardineiros. O uso de mecanização reduz os custos e o tempo de trabalho. Esse trabalho traz satisfação e recompensa os jardineiros dedicados com colheitas abundantes.

Boa colheita de batatas
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates