Como plantar mudas de pepino em estufa: características e regras

pepinos

Na região de Moscou e em outras áreas onde os verões são curtos e imprevisíveis, as estufas são muito populares entre os jardineiros para o cultivo de vegetais que gostam de calor, incluindo pepinos. Embora uma abundância de frutos só possa ser alcançada com cuidados diários adequados e uma seleção criteriosa de variedades, uma boa colheita no final da primavera e início do verão só é possível em condições de estufa.

Selecionando uma variedade

Nem todas as variedades de pepino são adequadas para o plantio em estufa; apenas as variedades autopolinizadoras ou aquelas que não necessitam de polinização são apropriadas. Exemplos incluem:

  1. A variedade Suomi F amadurece em 38 dias após a germinação. Produz frutos verde-escuros, listrados e com pequenas protuberâncias, de 4 a 6 cm de comprimento.
  2. A variedade Orpheus tem um período de crescimento de 36 a 38 dias. Seus frutos, com 12 cm de comprimento, possuem pequenos tubérculos.
  3. A variedade Romance, com longo período de frutificação, apresenta frutos verde-escuros com pelos brancos.
  4. Esmeralda com frutos de maturação precoce, medindo 16 cm de comprimento.
  5. Pepinos Alex, que permitem obter até 25 kg de colheita por m².

Algumas variedades híbridas da Holanda também são populares, pois essas plantas começam a produzir frutos em abundância de forma consistente em até dois meses após o plantio. São bonitas, deliciosas e resistentes a pragas e doenças. Com os devidos cuidados, uma única planta pode render até 25 kg de pepinos.

Você pode calcular o momento ideal para plantar mudas de pepino em estufa com base na data desejada para a colheita. Se você pretende cultivar pepinos fora do verão, a estufa deve ser aquecida e capaz de manter uma temperatura entre 20 e 25 °C e uma umidade relativa do ar entre 70 e 80%.

Observe!
Para colher pepinos no outono e inverno, semeie-os entre 1 e 10 de julho. Para uma colheita na primavera, semeie no final de março. Se a estufa não for aquecida, transplante as mudas para lá em maio.

Trabalho preparatório

As mudas de pepino só podem ser plantadas em estufas previamente preparadas. Para estufas sem aquecimento, os preparativos devem ser feitos no outono ou início da primavera. O período limite para o plantio de pepinos é dois meses antes do transplante.

Começam por limpar as instalações de:

  • treliça;
  • inventário;
  • sobras do ano passado.

Todas as superfícies internas devem ser lavadas cuidadosamente com detergente. Em seguida, a estufa deve ser bem ventilada e seca. Todas as rachaduras devem ser seladas com selante e quaisquer componentes quebrados devem ser substituídos.

As superfícies internas preparadas desta forma devem ser desinfetadas levando-se em consideração o material de que a estrutura é feita:

  1. As partes de madeira da estufa devem primeiro ser tratadas com água sanitária, depois mergulhadas em sulfato de cobre e só então caiadas.
  2. Se as peças forem de metal, devem ser lavadas com vinagre, limpas e pintadas, e depois lavadas com calda bordalesa.
  3. Todas as peças de vidro são lavadas cuidadosamente com permanganato de potássio.

Para plantar as mudas corretamente, é necessário preparar o solo. Primeiro, adicione esterco à estufa ou canteiro aquecido. Algumas semanas antes do transplante das mudas de pepino, prepare o solo. Isso é feito da seguinte maneira:

  1. Coloque o estrume em pilhas de três metros de largura e um metro e meio de altura, faça buracos nele e despeje água fervente por cima, misturando bem.
  2. Depois que todas as camadas de esterco estiverem aquecidas, ele é distribuído ao longo das paredes por toda a estufa.
  3. Após quatro dias, o esterco irá decantar; você precisa polvilhá-lo com uma camada de 3 mm de cinzas de madeira e adicionar terra por cima.
mudas em vasos de turfa

Todas essas medidas permitirão que os jardineiros protejam as plantas de estufa contra fungos, bactérias, insetos e suas larvas. O preparo das mudas começa um mês antes do transplante dos pepinos para a estufa. Para isso, semeie esses vegetais em:

  • caixas de madeira;
  • vasos ou copos de turfa;
  • torrões de grama.

No primeiro método, uma mistura de terra vegetal e húmus na proporção de 2:1 é colocada em caixas de 50 cm de comprimento, 30 cm de largura e 70 cm de profundidade.

Atenção!
As sementes de pepino são colocadas em sulcos rasos (aproximadamente 5 mm) e cobertas com 8 mm de areia.

No segundo caso, antes de plantar as mudas, adicione aos vasos uma mistura nutritiva enriquecida com 8 g de nitrato de amônio, 12 g de superfosfato e 5 g de sal de potássio. Em seguida, plante as sementes de pepino nos vasos.

No terceiro caso, utiliza-se turfa. Para isso, cortam-se pedaços de 8 cm de comprimento, 7 cm de profundidade e 7 cm de largura da camada superficial dos canteiros onde se cultivavam leguminosas ou cereais. Em seguida, esses pedaços são revirados de forma que a grama fique na parte inferior, e as sementes são plantadas nas covas e cobertas com terra.

No segundo e terceiro casos, utilizam-se apenas sementes germinadas. Elas podem ser germinadas em um guardanapo ou serragem, e quando uma ou duas folhas verdadeiras aparecerem, as mudas de pepino são transplantadas para um vaso ou gramado. Assim que os caules das plantas estiverem fortes o suficiente e apresentarem gavinhas e 5 a 6 folhas verdadeiras, é hora de plantar os pepinos em uma estufa.

Diagrama de plantio

Ao escolher um padrão de plantio, considere o tamanho da estufa ou do viveiro, seu projeto e as condições de cultivo. Existem vários tipos de plantio de mudas:

  • fileira larga;
  • fita;
  • da maneira usual.

Ao plantar em fileiras largas, mantenha uma distância de 1 metro entre as fileiras de mudas e 30 cm entre as plantas. Se usar o método de plantio em faixa, espace as fileiras em 80 cm. Com o método de plantio padrão, espace as fileiras em 60 a 70 cm.

Quando chegar a hora de plantar as mudas de pepino na estufa, cave buracos com 30 a 40 cm de distância entre si, regue-os com uma solução morna e fraca de permanganato de potássio e plante as mudas. Posicione as raízes próximas à superfície do solo. Em seguida, compacte levemente o local do plantio, adicione terra e cubra com cobertura morta.

Ao transplantar pepinos, tenha especial cuidado com as raízes da planta, pois são muito frágeis. Portanto, a muda não deve ser retirada do solo, mas sim colocada no canteiro junto com a planta.

Atenção!
Após preparar a estufa para o transplante das mudas, é necessário dar tempo para que o solo aqueça e permita o surgimento de microrganismos benéficos.

Tipos de plantio

A melhor maneira de plantar pepinos em estufa é em vasos de turfa. Devem ser plantados em espaçamento alternado, sete plantas por canteiro, regados com água à temperatura ambiente e cobertos com filme plástico esticado sobre arcos. A próxima rega deve ser feita uma semana após o plantio. Após mais 14 dias, remova o filme plástico e fertilize com esterco bovino diluído em água na proporção de 1:20.

Para cultivar pepinos mais rapidamente em um ambiente sem aquecimento ou ao ar livre, você pode usar canteiros "aquecidos". Para isso, duas semanas antes do plantio, você precisa:

  • cavar trincheiras;
  • Coloque esterco neles;
  • Despeje água quente;
  • Cubra com celofane.

Uma semana depois, as valas são preenchidas com composto e cobertas com solo rico em nutrientes. Regue novamente e cubra com filme plástico. Após mais uma semana, os pepinos podem ser plantados.

Esses vegetais também podem ser cultivados em pequenos recipientes. Esse método é chamado de envasamento. Um copo de papel ou meia casca de ovo é usado como recipiente. Esses copos são preenchidos com uma mistura de 3 partes de turfa e 1 parte de serragem, com a adição de vermicomposto. Antes de transplantar as plantas para a estufa, o copo ou a casca de ovo é compactado e, após o plantio, o copo ou a casca de ovo é regado abundantemente e coberto com composto ou terra.

Você pode reduzir significativamente o tempo de germinação dos pepinos cultivando-os em recipientes próprios para mudas — garrafas plásticas de cinco litros com o fundo e a tampa cortados. Elas devem ser enterradas a 5 cm de profundidade no canteiro, cobertas com terra fértil, e uma treliça deve ser instalada por perto. Assim que a terra aquecer, as mudas podem ser transplantadas para os recipientes.

Quando a estufa é pequena, utiliza-se o método de plantio em "torta" para os pepinos:

  1. É preparado a partir de cascas de batata secas, passadas por um moedor de carne e embebidas em água.
  2. Antes de plantar pepinos, é preciso fazer buracos na terra e despejar metade da mistura neles.
  3. Polvilhe terra por cima, depois despeje a mistura restante e polvilhe com terra novamente.

Cuidando das mudas

É importante cuidar adequadamente das mudas transplantadas para o solo: monitorar o desenvolvimento da planta, remover brotos danificados, proteger contra pragas e doenças, regar e fertilizar prontamente e manter a temperatura do ar adequada. Ao usar uma treliça, as trepadeiras são amarradas a ela após o surgimento de oito folhas.

Não é recomendável plantar pepinos na mesma estufa que:

  • tomates;
  • pimenta.

Para garantir uma boa colheita, fortalecer o sistema imunológico e prolongar o período de frutificação, os pepinos precisam ser adubados. Tanto fertilizantes químicos quanto orgânicos podem ser utilizados. No entanto, recomenda-se o uso de fertilizantes químicos para as seguintes espécies:

  • Para a primeira adubação, utilize um fertilizante mineral complexo;
  • O segundo é divorciado. estrume;
  • e depois novamente fertilizante complexo;
  • Após o início da frutificação, as plantas são adubadas com esterco a cada duas semanas.

Regue os pepinos de manhã e à noite, usando apenas água morna, na proporção de até 10 litros por metro quadrado. Em dias quentes, regue três vezes por semana e, em dias nublados, uma ou duas vezes. Além disso, durante o tempo quente, borrife água morna nas plantas, garantindo que as gotas caiam sobre as folhas.

Observe!
Devido à necessidade de rega frequente, os pepinos acumularão umidade na estufa. Portanto, é necessário ventilar a estufa periodicamente. Isso garantirá que a umidade do ar permaneça dentro dos limites aceitáveis ​​e que o oxigênio entre no ambiente.
regando mudas de pepino

É uma boa ideia afofar a terra após a rega, evitando que as raízes das plantas fiquem expostas. Um bom indicador de um clima favorável na estufa são as folhas das plantas. Se elas ficarem brancas, devem ser removidas e a estufa desinfetada.

Se o solo ficar muito úmido, as raízes dos pepinos podem apodrecer. Isso afetará negativamente os brotos e as folhas. Nesse caso, a estufa precisa ser ventilada e mantida aquecida, mas não em excesso. Os pepinos gostam de calor, mas não toleram calor ou frio extremos. Portanto, os problemas de temperatura mais graves estão relacionados a:

  • diminuir na primavera e à noite;
  • surgindo em uma tarde quente de verão.

Para combater o frio durante as geadas, use um aquecedor. Se não houver um disponível, as mudas podem ser cobertas durante a noite com duas camadas de tecido ou cada planta pode ser coberta com uma garrafa plástica com o fundo cortado. Para combater o calor, sombrear a parte superior da estufa com cal e regar os caminhos com água fria ajuda. Você também pode colocar vários recipientes com água fria.

O cultivo de pepinos exige o controle de doenças e pragas. Muito depende dos cuidados adequados, mas as condições climáticas também podem prejudicar o sucesso do cultivo dessa hortaliça. Se a estufa estiver muito quente ou úmida, isso pode levar ao apodrecimento. Uma boa solução é uma mistura de cal e cinzas na proporção de 1:3, polvilhada sobre os caules antes do plantio.

A melhor maneira de combater os pulgões é usar freixo:

  • Um copo de cinzas é despejado em um balde de água quente;
  • No dia seguinte, adicione uma colher de sopa de sabão de lavar roupa ralado;
  • A solução resultante é pulverizada sobre a planta;
  • O procedimento é repetido uma vez por semana.
uso de cinzas

Mas o melhor remédio para doenças é fortalecer a imunidade. Para isso, pulverize a planta com iodo diluído em água na proporção de 35:1.

Aqui estão alguns erros típicos que os jardineiros cometem:

  1. Alguns horticultores inexperientes acreditam que quanto mais velhas as mudas, melhor se adaptarão ao transplante. Na verdade, mesmo com apenas um mês de idade, as mudas demoram mais para se estabelecer no novo local e são propensas à podridão. Quando transplantadas nessa idade ou mais velhas, a frutificação é atrasada.
  2. Para colher mais frutos, muitas pessoas plantam suas mudas muito próximas umas das outras. Isso é um erro. As trepadeiras ramificam-se mal e poucos pepinos crescem. Além disso, a ventilação fica prejudicada, os pepinos recebem luz insuficiente e os cuidados tornam-se mais difíceis: você pode não perceber o aparecimento de pragas ou sinais de doenças incipientes.
  3. Aplicar grandes quantidades de fertilizante no plantio. Ao fazer isso, o produtor de hortaliças espera evitar a fertilização posterior dos pepinos. No entanto, ele não leva em consideração que as plantas não conseguem absorver grandes doses de fertilizante.
  4. Algumas pessoas usam o mesmo fertilizante para mudas e plantas adultas, sem levar em consideração que os pepinos precisam de nutrientes diferentes em cada estágio de desenvolvimento.

Se os brotos não forem podados, a falta de ventilação adequada pode causar a queda dos ovários e o desenvolvimento de doenças fúngicas nas trepadeiras. Se pepinos com diferentes tipos de polinização forem plantados em uma estufa, os pepinos resultantes podem ser menos saborosos.

formação de pepinos
Atenção!
Se a planta parecer saudável, mas produzir poucas flores, é possível que você tenha escolhido a variedade errada para a polinização. Nesse caso, será necessária a polinização artificial.

Regar com água fria ou plantar muito perto umas das outras pode causar a formação de flores vazias em vez de ovários. Para remediar isso, coloque um barril de água na estufa, adicione ervas e um pão velho. Depois que a mistura fermentar, coe e regue as plantas.

Assim que os pepinos começarem a dar frutos, inspecione as plantas duas vezes por semana e remova os pepinos verdes. Diferentes variedades de pepino têm diferentes prazos de validade. Algumas são mais adequadas para picles e conservas, enquanto outras são mais indicadas para saladas. É melhor não plantar essas variedades próximas umas das outras para evitar que o sabor seja comprometido.

Cultivar pepinos em estufa não é tão difícil, mas para garantir uma boa colheita, é útil pesquisar bem o processo primeiro, para que você possa aprender com os erros dos outros e evitar cometer os seus próprios.

Como plantar mudas de pepino em uma estufa
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates