Como conservar peras frescas durante o inverno em casa

Preparativos para o inverno

É possível armazenar peras em ambientes internos até quase a primavera, desde que se escolha uma variedade com boa durabilidade e se crie um microclima interno ideal. É importante colher a fruta corretamente, usar recipientes adequados e seguir algumas recomendações para o armazenamento. O local de armazenamento também deve ter o microclima correto para evitar que a fruta estrague.

Selecionando uma variedade

A vida útil máxima das peras depende diretamente disso. Evite variedades de verão e outono para armazenamento prolongado, pois mesmo em condições favoráveis, elas não se conservam por muito tempo. Escolha variedades de final de temporada; elas são as mais adequadas para esse fim e possuem as seguintes características:

  1. Não tão doces e suculentas quanto as de verão. Mas o sabor melhora com o tempo.
  2. Elas não estragam por muito tempo; o prazo de validade mínimo costuma ser de alguns meses. Mas apenas se a casca estiver intacta.
  3. A polpa é muito mais densa. Portanto, as variedades de maturação tardia são ideais para conservas; elas mantêm sua forma e sabor após o cozimento.
  4. Não é recomendável consumi-las logo após a colheita. Os frutos são muito duros e o sabor é mediano. Mas com o tempo, quando a casca amarela e a superfície amolece um pouco, o sabor melhora.

Armazenando peras no inverno

Conselho!
Para determinar qual variedade está crescendo em seu jardim, colha as frutas na segunda quinzena de setembro e experimente-as. Se ainda estiverem firmes e a polpa ligeiramente ácida, você pode armazenar as peras dentro de casa ou em uma adega.

As variedades de longa duração dividem-se em três grupos, cada um com as suas próprias características e tempo de conservação. Antes de adquirir mudas, é aconselhável verificar se a variedade é adequada à sua região. Para pereiras em zonas temperadas, utilizam-se as seguintes variedades:

  1. Variedades de início de inverno. Combinam um sabor excelente com uma durabilidade que se estende até o final de dezembro ou meados de janeiro. As mais populares são Bera, Elena, Noyabrskaya, Nart e Kyure.
  2. Variedades de inverno. Em boas condições e com o devido preparo, podem durar até fevereiro ou mesmo março, são fáceis de transportar e menos suscetíveis a variações de temperatura. Entre elas, podemos citar Kirghizskaya Zimnyaya, Olivier de Serre, Passe-Crassan e Saratovka.
  3. Variedades de inverno tardio. Conservam-se até maio, desenvolvendo o sabor lentamente, por isso raramente são consumidas antes do Ano Novo. As variedades mais comuns são Dekanka Zimnyaya, Tikhonovka, Izumrudnaya, Maria e Izyuminka Kryma.

Diferentes regiões podem ter suas próprias variedades adaptadas às condições climáticas locais. Elas são frequentemente enxertadas em porta-enxertos resistentes à geada. Se não houver espaço suficiente para várias árvores, a maneira mais fácil é enxertar duas ou três variedades em uma única planta para garantir a produção de frutos desde o final do outono até a primavera seguinte.

Recomendações gerais de armazenamento, condições ideais

Independentemente do local de armazenamento da colheita, é importante criar condições adequadas para a sua conservação. Se as recomendações não forem seguidas, as peras de inverno ou outono amadurecerão muito rapidamente e começarão a estragar em um ou dois meses de armazenamento. Lembre-se sempre do seguinte:

  1. Sempre coloque as frutas de cabeça para baixo. Não as despeje simplesmente no recipiente nem as deite de lado.
  2. O ambiente deve ser escurecido. A luz constante acelera significativamente o amadurecimento, e frutas muito maduras começam a apodrecer.
  3. Oscilações na umidade são inaceitáveis. Se estiver muito alta, inicia-se o processo de apodrecimento, e se estiver muito baixa, as peras ressecam.
  4. Não cubra a superfície com uma tampa. Use um pano ou outro material respirável para isso.
  5. Coloque cada fruta individualmente para evitar danificá-la. Deixe-as esfriar antes de colocá-las em um local fresco e não as traga diretamente de fora, principalmente durante os meses mais quentes. No mínimo, espere até o final da tarde.
  6. Inspecione as frutas pelo menos uma vez por mês e remova qualquer uma que apresente sinais de danos ou manchas escuras.

Se tiver dúvidas sobre o estado de certas frutas durante o armazenamento, o melhor é colocá-las na parte superior para monitorar sua condição ou consumi-las primeiro. Evite colocá-las perto de batatas ou outros tubérculos, pois isso afetará negativamente o sabor.

Armazenando peras no invernoAs peras não possuem a camada cerosa na superfície como as maçãs, por isso se conservam pior e são mais sensíveis a variações de temperatura e umidade. Crie e mantenha as seguintes condições:

  1. Temperaturas de -1 a +1 graus Celsius. Um ligeiro aumento de temperatura é permitido, mas não superior a 5 graus Celsius; isso reduzirá o prazo de validade.
  2. A umidade deve estar entre 80 e 90%. Os valores não devem ultrapassar esse intervalo, pois qualquer desvio reduzirá o prazo de validade.
  3. O período de tempo depende da variedade. Normalmente, varia de 90 a 240 dias em condições ideais de cultivo em ambiente interno.

As maçãs também podem ser armazenadas próximas umas das outras, pois têm necessidades semelhantes de microclima. É importante escolher variedades que durem aproximadamente o mesmo tempo. Fora isso, não há restrições; as duas culturas não se afetam negativamente.

Como preparar os recipientes

Para manter as peras frescas durante o inverno, é preciso selecionar e preparar os recipientes com muito cuidado. Não use qualquer recipiente que tiver à mão; compre ou faça recipientes especiais especificamente para esse fim e não os utilize em outros lugares. Também é importante planejar com antecedência a disposição dos recipientes, principalmente se for armazenar grandes quantidades. Evite colocá-los no chão; no mínimo, use um palete ou, melhor ainda, construa prateleiras.

Armazenando peras no invernoLembre-se das recomendações:

  1. Recipientes de madeira são os melhores. Devem ter espaços entre as peças, pois as frutas estragam rapidamente em caixas fechadas. Opções de plástico não são recomendadas. Se você tiver apenas uma pequena quantidade de frutas, pode usar caixas de papelão baixas, substituindo-as a cada estação.
  2. Seque bem o recipiente. Leve-o para fora num dia quente e deixe-o lá desde a manhã até à noite, ou por mais tempo. Para desinfetar, a forma mais fácil é fumigá-lo com uma vela de enxofre, mas também pode comprar uma solução desinfetante numa loja de materiais de construção.
  3. Forre o fundo com várias camadas de papel de embrulho ou jornal. Serragem seca, palha ou musgo pré-seco também podem ser usados. Feche as laterais também, certificando-se de que as cascas das frutas não toquem na madeira.
  4. Coloque as peras em no máximo duas camadas. Se empilhar mais, o peso da camada superior fará com que a camada inferior se deforme e apodreça em um ou dois meses.
  5. As caixas são empilhadas umas sobre as outras com um pequeno espaço entre elas. Os fundos não devem tocar os talos das frutas; o espaço ideal é de 5 cm ou mais.
  6. Ao usar sacos a vácuo, coloque as frutas cuidadosamente dentro deles. Em seguida, retire o ar e guarde os sacos em prateleiras ou gavetas.
  7. Se estiver lidando com uma pequena quantidade de frutas, embrulhe cada uma em jornal. Isso aumentará significativamente o tempo de conservação e as frutas estragadas serão fáceis de identificar pelas manchas úmidas.

Armazenando peras no inverno

Conselho!
Evite colocar variedades com tempos de maturação diferentes na mesma caixa. O ideal é pré-calibrar e selecionar a colheita, empilhando peras de tamanho semelhante.

Evite recipientes com grandes aberturas no fundo. Mesmo com papel, a parte inferior da fruta pode ser danificada pelas pontas salientes. O ideal é usar papelão adicional. Verifique todas as superfícies internas para garantir que não haja pregos ou parafusos salientes.

Como escolher o momento ideal e colher peras corretamente

A colheita deve ser feita com cuidado, seguindo uma série de recomendações. Se as condições de colheita não forem atendidas, as etapas seguintes não garantirão a conservação adequada. Esta é uma etapa importante, pois determina por quanto tempo a fruta permanecerá fresca. Escolha o momento certo para a colheita:

  1. Colha quando estiverem tecnicamente maduras. Peras maduras não se conservam por muito tempo.
  2. Os trabalhos são geralmente agendados para o final de setembro ou início de outubro. Podem ocorrer algumas variações regionais, mas estas costumam ser insignificantes, dependendo das condições climáticas.
  3. Para verificar se estão maduras, colha algumas frutas. Os talos se soltarão com bastante facilidade; se for preciso fazer força para soltá-los, deixe a fruta na árvore por um tempo.

Armazenando perasCom a experiência, é fácil saber quando colher peras, mesmo apenas pela aparência. Normalmente, a casca verde clareia, mas não fica marrom nem amarela. O momento ideal pode variar um pouco devido ao final da primavera ou ao verão ameno.

Para colher a fruta corretamente, é preciso considerar algumas condições com antecedência para evitar danificar a casca e mantê-la em perfeitas condições. Certifique-se de comprar luvas de tecido sem revestimento de polímero para minimizar danos à camada protetora. Lembre-se do seguinte:

  1. Escolha um dia quente e seco. O ideal é que não tenha chovido por pelo menos alguns dias antes do início do trabalho. Evite começar cedo pela manhã se o orvalho ainda não tiver secado.
  2. Colhendo peras Não utilize ferramentas, pois elas inevitavelmente causarão pequenos danos. Segure a fruta delicadamente, evitando pressioná-la com os dedos, e gire-a suavemente para separá-la do galho.
  3. Todos os talos devem estar intactos. Não os rasgue, quebre ou corte, pois isso afetará o prazo de validade. Se um talo quebrar, separe a pera e use-a primeiro.
  4. Coloque os itens em cestos ou caixas de forma que não batam no chão. Manuseie com o máximo cuidado possível. Uma escada é a melhor opção.
  5. Após a colheita, selecione as frutas. Inspecione cuidadosamente cada fruta individualmente, descartando as danificadas, amassadas ou com talos quebrados. Separe as frutas saudáveis ​​por tamanho.
  6. Coloque as frutas vermelhas em caixas preparadas, com a ponta para cima. Forre com jornal, serragem ou palha seca.

Armazenando peras no inverno

Conselho!
Não lave a fruta, mesmo que a superfície pareça empoeirada. Isso removerá a camada protetora, dificultando o armazenamento.

Em um dia quente, deixe a colheita esfriar um pouco, deixando-a ao ar livre até o final da tarde. Transporte e coloque caixas ou outros recipientes com cuidado, evitando impactos. Separe todos os exemplares rejeitados por grau de dano e empilhe-os, mas verifique-os com mais frequência e utilize-os primeiro.

Como armazenar coisas em um apartamento

Se você não tem adega ou porão, pode armazenar variedades de pera de inverno em ambientes internos. Essa não é a melhor opção, pois reduzirá a vida útil, mas seguindo algumas recomendações, você pode obter bons resultados. Todos os métodos descritos também podem ser usados ​​como medidas temporárias, ao transportar frutas da adega em pequenos lotes durante o inverno.

Geladeira

Este modelo é adequado apenas para pequenos volumes, pois é impossível empilhar várias caixas nele. O melhor local é o compartimento de vegetais, onde a temperatura não ultrapassa os 4 graus Celsius. Recomenda-se armazenar apenas peras nesse compartimento. Siga estas recomendações:

  1. Pré-resfrie a fruta por algumas horas. Não a coloque diretamente em temperatura ambiente, pois isso causará condensação.
  2. Coloque os vegetais em sacos individuais, cada um pesando aproximadamente 1 kg, não mais. Faça vários furos nos sacos plásticos em diferentes locais para permitir a circulação de ar.
  3. Coloque o recipiente com cuidado na geladeira. Tenha cuidado para não amassar a fruta ao fechar o recipiente.
  4. Inspecione o conteúdo dos sacos uma vez por semana. Remova quaisquer peras que apresentem sinais de deterioração.

Essa opção é boa para armazenamento temporário quando você não quer fazer viagens frequentes ao porão ou à adega para colher peras. Você pode armazenar peras na geladeira por 1 a 2 semanas; é prático e evita que a fruta estrague muito rápido.

Varanda ou galeria

Se as condições de temperatura nesta parte do apartamento forem adequadas, armazenar peras corretamente não é difícil. No entanto, é importante considerar a estrutura específica da caixa para prepará-la adequadamente. Existem dois métodos principais; você deve determinar qual deles é necessário com antecedência e se preparar adequadamente. Opção um:

  1. Em uma varanda isolada, mas sem aquecimento, a temperatura no inverno costuma ficar em torno de 0 graus Celsius. Use caixas de papelão ou engradados comuns; o ideal é embrulhar as frutas individualmente em jornal e polvilhar com areia ou serragem. Certifique-se de cobri-las com um pano escuro, mas respirável, para protegê-las da luz.
  2. Durante ondas de frio intenso, não é necessário levar a planta para dentro de casa. Basta cobri-la com um cobertor ou outro material para protegê-la do congelamento.

Em vez de gavetas, construa uma caixa de madeira com tampa para esse fim. Coloque caixas de papelão dentro para evitar a preocupação de como vedá-las da luz. Outra opção é um armário com prateleiras, que pode acomodar muito mais caixas.

Armazenando peras no invernoSe as temperaturas de inverno caírem abaixo de -5 graus Celsius, o melhor é construir uma estrutura isolada. As pereiras se conservarão bem nela até a primavera, pois estarão protegidas das flutuações de temperatura. Construir uma caixa é fácil:

  1. Faça a parte interna. Escolha o tamanho com base no volume de frutas; se houver muitas, é melhor fazer duas ou mais. Use uma tábua seca; o ideal é lixá-la antes da montagem.
  2. O elemento externo deve ser maior. Deixe um espaço de 10 a 15 cm entre as gavetas em todos os lados. Corte uma placa de espuma com pelo menos 100 mm de espessura para o fundo. Insira o elemento interno e alinhe-o.
  3. O espaço nas laterais é preenchido com isolamento. Este pode ser tanto material em placas quanto espuma de poliuretano.
  4. Faça uma tampa usando um pedaço de espuma plástica. Ajuste-a para que se encaixe firmemente ao redor do recipiente.

Leia também

Uma compota perfumada de maçãs e peras é a receita favorita da nossa família.
O verão está quase no fim, o que significa que é hora de se preparar para o frio do inverno. Sugerimos que você prepare esta compota de maçã e pera, também conhecida como mix, durante o auge da temporada de frutas. A bebida é rica e saborosa…

 

É mais prático colocar caixas feitas sob medida dentro da caixa. O espaço não deve ser preenchido com mais de duas camadas de serragem, então não empilhe as peras na caixa sem necessidade. Preencher todos os espaços com serragem seca protegerá as peras não só do frio, mas também das variações de umidade. Esta é a melhor opção para armazenar peras dentro de casa durante o inverno.

Outras opções!
Se a colheita for grande, o ideal é usar armazéns separados ou construir um depósito subterrâneo na propriedade. Existem diferentes métodos, cada um com suas próprias exigências específicas que devem ser levadas em consideração. O segredo é criar um microclima ideal; caso contrário, a fruta não se conservará por muito tempo.

No chão

Uma boa solução para um terreno onde o lençol freático está a pelo menos 2 metros abaixo da superfície. Se o lençol freático estiver mais alto, esta opção não deve ser usada devido ao risco de inundação. É melhor escolher uma colina ou encosta, e não uma área baixa, pois a umidade pode se acumular ali durante o degelo da primavera. Siga estes passos:

  1. Cave um buraco com 120 a 150 cm de profundidade. Escolha o tamanho com base na quantidade de peras que você precisa conservar. Faça isso antes da primeira geada.
  2. Faça um piso de tábuas ou coloque paletes de madeira no fundo. Disponha as caixas de frutas em 2 ou 3 camadas, deixando pelo menos 50 cm de espaço acima do chão.
  3. Coloque um tubo de plástico com 100 mm de diâmetro no meio para garantir a troca normal de ar no inverno.
  4. Cubra com uma camada de palha de aproximadamente 50 cm de espessura. Preencha com terra, formando um pequeno monte para permitir que a água escorra em vez de infiltrar. Você pode adicionar uma camada de folhas por cima.
Conselho!
Use esta opção apenas se as peras forem armazenadas até a primavera. Não será possível desenterrar e colher parte da safra no inverno.

Nessas condições, as frutas se conservam bem; o principal é prepará-las adequadamente e descartar as danificadas. Se houver muitos roedores na área, eles podem danificar parte da colheita. Para repelir os roedores, forre as partes aéreas da plantação com agulhas de pinheiro e adicione ervas aromáticas à palha.

Na adega

É importante manter uma temperatura fresca e não armazenar vegetais de raiz em locais com pouca luz. Qualquer tipo de estrutura serve, mas o essencial é um microclima estável e áreas escuras, sem luz. Caixas de madeira são as mais práticas para armazenamento, então as peras devem ser colocadas nelas primeiro. Veja como fazer:

  1. Desinfete a área 3 a 4 semanas antes do plantio. A maneira mais fácil é queimar uma vela de enxofre em um espaço fechado. Como alternativa, você pode usar soluções pulverizadas em todas as superfícies.
  2. Verifique a ventilação. Caso não haja nenhuma, será necessário ventilar o ambiente diariamente.
  3. Coloque as caixas em prateleiras ou paletes, não no chão. Para manter a umidade adequada, coloque um recipiente com areia dentro da caixa e adicione água ocasionalmente.
  4. Certifique-se de inspecioná-la uma vez por mês e remover qualquer fruta que esteja começando a estragar.
Leia também

Métodos para armazenar alho em casa no inverno.
Com a aproximação da época da colheita e o fim da temporada de veraneio nas casas de campo, quem tem horta própria se pergunta como conservar os produtos para que não estraguem durante o inverno. Por exemplo, uma questão urgente é…

 

Armazenar peras em uma adega durante o inverno é conveniente porque facilita a manutenção de um microclima ideal e permite que você utilize a quantidade necessária a qualquer momento. Para melhorar o sabor, recomenda-se deixar a fruta amadurecer em ambiente interno por cerca de uma semana.

Na areia

Nesse caso, prepare uma grande quantidade de areia seca e limpa, que deve ser calcinada antes do uso. Se estiver úmida ou contiver terra preta, não poderá ser utilizada. Este método é adequado para grandes quantidades, pois permite armazenar uma grande quantidade de frutas em um espaço limitado. Seguem algumas considerações:

  1. Desinfete a adega. Em seguida, coloque filme plástico no chão, disponha as peras em uma única camada e cubra com um pano. Deixe descansar por cerca de uma semana. Ventile o ambiente diariamente.
  2. Coloque um recipiente de madeira, barril ou outro recipiente grande. Adicione uma camada de areia de 1 a 2 cm no fundo.
  3. Coloque as frutas em uma única camada, certificando-se de que não se toquem. Cubra com areia. Em seguida, adicione outra camada e assim por diante, até chegar ao topo.

Remova conforme necessário, retirando o excesso de material de enchimento para evitar que a camada fique muito espessa. Evite umidade excessiva, pois isso fará com que a areia fique úmida e cause apodrecimento.

Congelamento

Se você não tem espaço para armazenar peras, pode congelá-las. Sua textura densa permite que os pedaços mantenham a forma e o sabor após o descongelamento. Nesse caso, é importante preparar e manusear a fruta corretamente:

  1. Corte em fatias de tamanho adequado. Coloque em uma tábua de corte ou assadeira forrada com papel manteiga.
  2. Regue com suco de limão. Isso evitará que a polpa escureça.
  3. Coloque no congelador, de preferência a uma temperatura inferior a -20°C.
  4. Após congelar, despeje em sacos ou recipientes e coloque em uma prateleira do congelador.

Essa opção é ideal para quem usa peras com frequência em receitas de bolos e doces; é prática para usar em pequenas porções e não requer pré-cozimento. Pode ser armazenada por cerca de um ano. Descongele na geladeira para preservar melhor a sua textura.

Avaliações de jardineiros

Olga, Smolensk

Procuramos colher as variedades de inverno pouco antes da primeira geada. Armazenamo-las em grandes cestos de vime, intercalando cada camada com aparas de madeira dura. Elas duram até o Ano Novo sem problemas, mas depois precisamos separá-las com mais frequência.

Ivan, Saratov

Embrulho cada pera em jornal; essa é a única maneira de conservar a colheita no porão de um prédio de vários andares por 3 a 4 meses. Outros métodos não funcionaram; não tenho espaço para armazenar peras. Guardo-as em caixas plásticas para legumes.

Ana, Kaliningrado

Tentamos várias opções, mas enterrá-las em um buraco foi a nossa preferida. Colocamos as plantas em caixas, cobrimos generosamente com palha e cavamos no chão. O microclima dentro das caixas é ideal e não há necessidade de monitorar a temperatura.

Para conservar peras, crie condições ideais; qualquer alteração afetará negativamente a colheita. Em um apartamento, o melhor é usar uma caixa em uma varanda fresca com paredes isoladas. Sempre selecione as peras com cuidado para descartar as danificadas ou com bichos, pois elas podem estragar as boas.

Armazenando peras no inverno
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates