Para obter uma alta produtividade no cultivo de hortaliças, frutas e frutos silvestres em uma horta, os jardineiros devem garantir que o solo seja rico em nutrientes e vitaminas. Fertilizantes micronutrientes com uma composição abrangente de elementos químicos, como zinco, boro, manganês, cobalto, cobre e outros, podem ajudar. Cada um tem um efeito específico no desenvolvimento da cultura. A falta ou deficiência de micronutrientes não matará a planta, mas atrasará o desenvolvimento e a frutificação.
Para que servem os fertilizantes micronutrientes e quais são os seus tipos?
Os fertilizantes micronutrientes contêm frações de ingredientes ativos, permitindo uma nutrição direcionada e precisa das plantas, já que elas necessitam apenas de uma pequena porção dos elementos. É impossível substituir um componente por outro; cada um é específico e tem um efeito distinto nos processos bioquímicos da planta.
A necessidade de microelementos é determinada pelo estágio de desenvolvimento da cultura:
- O cobre é responsável pela formação de nutrientes, melhorando a respiração e a fotossíntese, e aumentando a resistência a fatores ambientais negativos.
- O flúor aumenta a resistência a doenças e também afeta a floração e a frutificação.
- O molibdênio aumenta os níveis de proteína e carboidratos e reduz a abundância de nitratos, que são essenciais para as leguminosas.
- A beterraba e a batata necessitam de manganês, que reduz os nitratos, garante a fotossíntese e é um componente dos hormônios.
- O cobalto é um componente de vitaminas e enzimas, participa de processos metabólicos e da fotossíntese, e influencia a resistência das plantas a doenças e fatores ambientais adversos.
- O ferro é um elemento da clorofila, fixa o nitrogênio e está envolvido na divisão celular.
- O zinco melhora o crescimento das raízes, retém a umidade e influencia a resistência das plantas à geada; graças a ele, aumenta o teor de amido, proteína e vitamina C.
Tipos de microfertilizantes:
- elemento único, contendo um único componente;
- complexo, incluindo diversas substâncias ativas com efeitos variados em diferentes tipos de plantas.
Cobre
Fertilizantes micronutrientes à base de cobre são utilizados em áreas pantanosas; o solo nessas regiões é tipicamente neutro ou alcalino, o que impede grandes colheitas. A deficiência de cobre pode ser identificada pela aparência da planta: folhas pálidas com pontas secas. Este produto é especialmente importante para culturas de grãos. Os fertilizantes mais comuns deste grupo são:
- sulfato de cobreO sulfato de cobre, que tem a aparência de cristais azul-escuros, é necessário para aumentar a biomassa da folhagem; o tratamento é realizado na proporção de 1 g por 1 m²;
- A pirita de cobre é um pó preto que contém um teor de cobre ligeiramente menor do que o anterior e é adequada para o tratamento do solo.
Boratos
Os fertilizantes de boro devem ser aplicados ao longo da estação de crescimento, pois têm um efeito benéfico no crescimento e desenvolvimento das culturas. São quelatados, ou seja, substâncias altamente solúveis. As preparações mais comuns são:
- ácido bórico É utilizado para imersão de sementes e adubação foliar; recomenda-se a aplicação de 4 g por 1 m².
- Durante a preparação do solo antes da semeadura, utiliza-se superfosfato de boro;
- O nitrato de amônio com boro é usado em solos ácidos; ele ajuda no crescimento e desenvolvimento dos vegetais e os protege de diversas doenças.
Molibdênio
Os fertilizantes micronutrientes à base de molibdênio são mais eficazes em solos podzólicos; eles penetram no sistema radicular e aumentam os níveis de proteína, açúcar e vitaminas nas plantas. Complexos contendo molibdênio:
- O pó de molibdênio é polvilhado sobre as sementes antes da semeadura, e as sementes e os bulbos são mergulhados na solução;
- O molibdato de amônio contém 52% de molibdênio e é usado para o tratamento do solo antes da semeadura;
- O superfosfato de molibdênio é adicionado aos canteiros antes do plantio das culturas.
Manganês e zinco
Os fertilizantes de manganês são essenciais para os processos de oxidação-redução e para a fotossíntese adequada, resultando em níveis mais elevados de açúcar em tomates e beterrabas, e de amido em batatas. O sulfato de manganês é aplicado ao solo na proporção de 1 kg por 100 m².
Os micronutrientes de zinco previnem distúrbios no metabolismo de carboidratos, a formação de amido e sacarose, e regulam o crescimento, a resistência à geada e a resistência ao superaquecimento e à seca.
Cobalto e iodo
Os micronutrientes de cobalto melhoram a atividade enzimática e a produção de clorofila, proteínas e ácido ascórbico. A deficiência desse nutriente resulta em crescimento lento das culturas e amarelecimento das folhas.
Os micronutrientes de iodo são usados em solução para tratar sementes e brotos, o que aumenta a massa foliar e normaliza a frutificação.
Fertilizantes complexos prontos para uso
Os fertilizantes complexos contêm diversos ingredientes ativos que são compatíveis entre si e dosados corretamente. São utilizados em vários tipos de solo, desde o preparo pré-semeadura até o ciclo de crescimento.
Dentre as preparações prontas, destacam-se as seguintes:
- O fertilizante "Master" contém muitos nutrientes e é usado como fertilizante foliar. Está disponível apenas na forma quelatada, podendo ser utilizado em qualquer tipo de solo.
- "Seibit" ajuda a combater doenças em culturas hortícolas e é recomendado para adubação radicular e tratamento foliar.
- "Boro N" contém boro, que é necessário para o tratamento de folhas.
- O Nanoplant é utilizado no preparo das sementes para o plantio e no tratamento das mudas pelas raízes. Ele estimula o desenvolvimento radicular, o que beneficia a produtividade das culturas e ajuda a resistir a doenças.
- O Adobe Bor é produzido em forma líquida na concentração necessária e é utilizado para adubação foliar.
- Reacom permite reduzir pela metade a quantidade de nitratos nos produtos finais.
- "Oracle" é usado para nutrir flores, gramados e gramíneas de prados, regulando o fluxo de água e aumentando a resistência ao estresse.
- "Sizam" aumenta a produtividade das colheitas e oferece um alto grau de proteção contra doenças e pragas em jardins e hortas.
https://youtu.be/-W1kkOTKQNg
Métodos de aplicação
Possível usar microfertilizantes Três métodos: imersão das sementes, adubação foliar e cultivo do solo. O método de aplicação de fertilizantes micronutrientes depende de:
- tipo de solo;
- características biológicas das culturas;
- rotação de culturas;
- propriedades químicas dos medicamentos utilizados.
Não perca os prazos de inscrição. Siga rigorosamente as instruções de aplicação para cada produto específico. Os concentrados à base de água são fáceis de usar porque já possuem a concentração necessária, eliminando a necessidade de cálculos.
Os fabricantes produzem fertilizantes micronutrientes em forma de tabletes e quelatados. Isso significa que a substância é diluída em água. Esses fertilizantes são facilmente absorvidos pelas plantas e podem ser pulverizados ou aplicados diretamente nas raízes.
Avaliações
Sergey Alekseevich, região de Krasnodar
Tenho um jardim grande e cultivo muitos vegetais. Sempre uso fertilizante; sem ele, não consigo uma colheita abundante. Os fertilizantes ajudam a combater doenças. Desde que comecei a usar ácido bórico nos meus tomates, a minha produção aumentou significativamente. Também uso Nanoplast.
Valentina Grigorievna, região de Novosibirsk
Adoro cultivar flores. Tenho muitas plantas perenes no meu jardim que precisam de nutrientes extras. Uso o fertilizante Master e as flores me encantam com sua longa floração e aparência deslumbrante. Prefiro fertilizante líquido com micronutrientes; é 50% mais fácil de aplicar.
Graças aos fertilizantes micronutrientes, os jardineiros aumentam a produtividade de hortaliças, flores e plantas ornamentais em seus jardins. Os micronutrientes presentes nesses fertilizantes promovem o crescimento, melhoram a frutificação e protegem contra doenças e pragas. Atualmente, existem muitos fertilizantes disponíveis no mercado que podem ser utilizados para obter uma colheita abundante.

Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes