Quais plantas precisam de adubo com casca de batata?

Fertilizantes e preparações

A batata tornou-se um alimento básico na dieta de muitas famílias. Normalmente, os resíduos da descascagem representam pelo menos um quinto do peso total. Em vez de jogar as cascas de batata no lixo, é melhor utilizá-las como fertilizante. Esse fertilizante é especialmente benéfico para a maioria das hortaliças e plantas ornamentais cultivadas na horta. Além disso, existem diversas maneiras de prepará-lo. É importante saber quais plantas se beneficiam desse fertilizante e quando e como aplicá-lo corretamente.

Os benefícios das cascas para o jardim

Os resíduos da batata são facilmente decompostos pelas bactérias do solo. Todos os nutrientes permanecem no solo, onde são posteriormente absorvidos pelas raízes das hortaliças, juntamente com a umidade. A própria casca e a fina camada abaixo dela contêm muitas substâncias valiosas:

  • ácido ascórbico;
  • glicose;
  • amido;
  • Microelementos: fósforo, flúor, potássio, magnésio;
  • ácidos orgânicos.

Este fertilizante inofensivo será muito útil para as plantas. Além disso, as cascas de batata têm vantagens que os fertilizantes sintéticos não possuem:

  1. Disponibilidade – durante o inverno, acumula-se uma quantidade considerável de resíduos, o suficiente para enriquecer o solo numa pequena área.
  2. Aumenta a fertilidade do solo com aplicação regular: o volume de húmus aumenta e o solo fica saturado de oxigênio devido ao aumento da porosidade.
  3. Em termos de composição orgânica, supera os complexos de produção industrial.
  4. Compostos orgânicos perigosos não se acumulam no solo.
  5. Eles ajudam a combater algumas pragas.

Cascas frescas também podem ser eficazes no combate a pragas quando aplicadas externamente. Basta espalhar pequenos montes entre os canteiros: lesmas, larvas de besouros-arame e até mesmo besouros-da-batata-do-colorado serão atraídos por elas. Depois, basta recolhê-las e destruí-las.

Interessante!
O uso deste fertilizante não prejudicará as plantas. Elas não sofrerão queimaduras nem ficarão saturadas com os ingredientes. Fertilizantes sintéticos ocasionalmente causam esse problema.

No entanto, para se observar resultados visíveis, os produtos de limpeza devem ser aplicados regularmente e em quantidades consideráveis. Além disso, não são adequados para todas as plantas.

Culturas que se beneficiam de fertilizantes

A adubação com cascas de batata é estritamente contraindicada para plantas da família das solanáceas, como tomate, pimentão e berinjela. Isso ocorre porque elas são suscetíveis às mesmas doenças. O uso de cascas não tratadas termicamente leva ao desenvolvimento de requeima e sarna negra. Outras culturas se beneficiam desse tipo de adubação.

  1. Melões: pepino, melancia, abobrinha.
  2. Legumes de raiz – cebolas, cenouras e outros.
  3. Um exemplo da família das crucíferas é o repolho.
  4. Plantas frutíferas e de frutos silvestres – groselhas, framboesas, groselhas-espinhosas.

As flores adoram adubo de batata. Ele pode ser usado não só em plantas de jardim, mas também em plantas floríferas de interior.

Preparação e aplicação de fertilizantes

Existem diversas opções de fertilizantes à base de batata. No entanto, a matéria-prima deve ser conservada até o momento do uso. A preservação dos nutrientes, e consequentemente a eficácia do fertilizante, depende de quão bem essa conservação é feita. Existem duas maneiras de preparar a matéria-prima:

  • seco;
  • congelar.

É possível secar cascas de batata mesmo em um apartamento na cidade. Mas isso exigirá um pouco de esforço:

  1. Recolha as cascas e lave-as bem em água fria até remover toda a sujidade.
  2. Esprema bem a mistura e espere até que o máximo de umidade possível evapore.
  3. Seque ao ar livre ou em forno.

Ao secar cascas de frutas em uma varanda ou janela, espalhe-as em uma camada fina sobre papel ou tecido. A circulação regular de ar fresco ajudará a evitar que apodreçam. Além disso, certifique-se de manter as cascas longe da luz solar direta.

A secagem completa geralmente leva de 10 a 12 dias. Isso depende da espessura da película, da camada e do clima do ambiente. Se precisar de resultados rápidos, você pode usar eletrodomésticos:

  • forno – 3–4 horas a 100 °C;
  • Micro-ondas – até 1 hora, selecione o modo experimentalmente.

O produto final é quebradiço, translúcido e se rompe facilmente. Deve ser colocado em sacos de pano para evitar que o fertilizante se condense. Se seco naturalmente, armazene o produto em local fresco — como uma varanda, galpão ou garagem — para garantir que as baixas temperaturas eliminem quaisquer patógenos. Se seco em forno ou micro-ondas, guarde-o em uma despensa.

Congelar é outra forma de conservar restos de batata. O congelador é uma opção comum, mas geralmente o espaço é limitado. Uma solução é armazenar as cascas na varanda depois que a temperatura for ajustada para abaixo de zero.

Interessante!
Assim que o tempo esquentar, as matérias-primas devem ser usadas imediatamente, pois começarão a apodrecer. Congelá-las novamente resultará na perda de suas propriedades benéficas.

Existem três métodos para produzir fertilizante a partir de resíduos de batata. Cada um possui características únicas.

Farinha

Para preparar o pó, utilizam-se matérias-primas pré-secas. Estas são passadas por um moedor (moedor de carne, liquidificador). O pó é então utilizado para fazer uma solução coada (muito popular para plantas crucíferas e plantas floríferas de interior), ou é polvilhado seco sobre as raízes de mudas jovens ou arbustos adultos uma vez a cada quatro semanas.

O ideal é armazená-la em sacos como este, mas não por muito tempo. A farinha absorve a umidade do ar e pode começar a apodrecer. Também pode abrigar insetos.

Mingau

Este tipo de fertilizante também é preparado utilizando matéria-prima seca. Ela é colocada em um barril e preenchida com água fervente, garantindo que as cascas fiquem completamente submersas. Isso mata fungos e patógenos. As cascas são deixadas de molho por uma semana. A mistura é bem homogeneizada e aplicada às raízes de mudas ou plantas adultas no jardim.

Infusão

Este tipo de fertilizante requer resíduos frescos ou congelados. Despeje água fervente sobre eles, deixe descansar por 24 horas e, em seguida, regue suas plantas de jardim ou flores de interior com a solução resultante a cada 14 dias. Qualquer tipo de fertilizante pode ser adicionado aos buracos de plantio antes do plantio. A fertilização deve ser repetida a cada 10-14 dias.

É importante adubar as culturas de frutos silvestres e outras frutas durante o período de frutificação, quando a colheita está amadurecendo, e pouco antes da colheita programada. O ideal é aplicar a farinha a uma curta distância das raízes. Na primavera, antes que as groselhas comecem a florescer, recomenda-se aplicar uma camada de farinha de batata ao redor do perímetro da coroa, a uma profundidade de cerca de 15 cm. Este fertilizante fornecerá à planta os nutrientes essenciais.

Fertilizar as plantações com cascas de batata faz sentido — o fertilizante é acessível, fácil de preparar e adequado para a maioria das plantas de jardim. No entanto, deve ser aplicado regularmente e em grandes quantidades.

cascas de batata
Comentários sobre o artigo: 1
  1. Alexandre

    Informação útil, obrigado. Se todos os veranistas não jogassem fora apenas as cascas de batata, mas também qualquer resto de comida, e os depositassem em composteiras, os aterros sanitários ao redor de nossas cidades não seriam tão grandes e malcheirosos.

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates