Características e descrição da variedade de batata Gala

Batata

A variedade de batata Gala é considerada de ciclo médio-precoce. Seu rápido crescimento atrai muitos entusiastas da jardinagem. A colheita começa entre 2 e 3 meses (em média, 75 dias) após o plantio.

Essa variedade é resistente à maioria das doenças, tolerante às condições do solo e pode ser cultivada em diversas regiões. Em média, um arbusto pode produzir até 25 batatas com os devidos cuidados.

Descrição e características da batata Gala

Externamente, você verá um arbusto de porte médio. A planta pode ser semi-ereta ou espalhada, ou de porte intermediário. As folhas de tamanho médio são geralmente verde-escuras e têm bordas serrilhadas, o que ajuda a planta a se adaptar facilmente a climas quentes. A corola das flores é esbranquiçada.

Fruto: Os tubérculos também são de tamanho médio, pesando aproximadamente 100-150g cada. Têm formato oval ou redondo e coloração amarelada (tanto na casca quanto no miolo). Os pequenos olhos estão localizados próximos à superfície. As batatas jovens são fáceis de descascar, o que também é uma vantagem. A casca não escurece após ser descascada.

Nutritivas, contêm 14% de amido e são ricas em caroteno. Também possuem até 3,5% de proteína e até 12 mg de vitamina C por 100 g de batata. Seu sabor é avaliado com nota 9/10. Por isso, esse tipo de batata é frequentemente usado no preparo de alimentos infantis.

Possui um bom índice de aceitação no mercado, de 94%. Tolera bem o transporte e mantém sua aparência.

Características do cultivo de batatas Gala

Preparo do solo

Esta variedade de batata não é muito exigente quanto à composição do solo e adapta-se a quase qualquer tipo de solo. No entanto, os tubérculos jovens têm dificuldade em prosperar em solos pesados. Consequentemente, as batatas em uma mesma cova são pequenas, mas em maior quantidade do que o normal. Se o solo for pesado, as batatas ficam deformadas, sua aparência se deteriora e a quantidade de desperdício durante o descascamento aumenta. Portanto, se você sabe que seu terreno tem solo pesado, deve diluí-lo antes do plantio, adicionando areia de rio e composto orgânico.

A melhor época para fertilizar o solo é o outono. Qualquer tipo de fertilizante orgânico — esterco, composto ou húmus — pode ser usado nessa época. O fertilizante terá tempo de ser totalmente absorvido pelo solo antes da primavera, quando chega a época do plantio.

Pode ser necessário fertilizar na primavera, caso em que não se deve usar estrume fresco. A adubação deve ser feita numa proporção média de 6 kg (5-8 kg dependendo do solo) de matéria orgânica por metro quadrado. Se o composto for insuficiente, pode-se compensar posteriormente. Nesse caso, ao plantar batatas, adicione uma pequena quantidade de composto e uma colher de sopa de cinzas de madeira em cada cova.

Preparação das sementes

Para o plantio, selecione batatas de tamanho médio. Batatas pequenas carecem de nutrientes e não fornecerão a nutrição necessária às raízes e, consequentemente, à própria planta. Tubérculos com brotos grossos de cerca de 1 cm de comprimento, levemente esverdeados e com casca firme são ideais para o plantio. Deixe as batatas em um local com luz por algum tempo, mas evite a luz solar direta.

Recursos de aterrissagem

Os tubérculos devem ser plantados em solo aquecido, a uma temperatura de até 10°C. Essa é a melhor opção. Em solo frio, os tubérculos podem apodrecer. É importante seguir as recomendações de plantio — evite plantar muito perto uns dos outros ou vários tubérculos no mesmo buraco. Se você não seguir as recomendações e plantar muito perto, os tubérculos ficarão pequenos e tortos.

Antes do plantio, revolva a terra a uma profundidade de 40 cm. Isso também ajuda a eliminar o besouro da batata do Colorado. Você pode tratar o solo com água amoniacal.

Opções de plantio dependendo do solo e do clima:

  • Em áreas onde predominam solos úmidos e argilosos, criam-se sulcos para o plantio de batatas, e o material de plantio é enterrado a uma profundidade de 6 a 10 centímetros.
  • Solos franco-arenosos e arenosos em regiões secas e áridas exigem um plantio superficial. Nesse caso, as batatas são cobertas com dez centímetros de terra.
  • Em terras baixas e solos pesados ​​com níveis elevados de água subterrânea, as batatas são plantadas em canteiros elevados. Isso as protege do excesso de umidade. Esse tipo de solo deve ser enriquecido com areia e afofado para evitar que os tubérculos sofram com a falta de oxigênio.

Como cuidar adequadamente das batatas Gala

Fertilizantes

Estágio de desenvolvimento Quantidade de fertilizante a usar (por 10 litros de água)
Um mês após o pouso

0,5 l de estrume líquido ou verbasco seco;

1 colher de ureia

Na fase de formação do botão

 3 colheres de sopa de cinzas, 1 colher de sopa de sulfato de potássio;

 1 copo de cinzas de madeira

Durante a floração

 1 copo de excrementos de vaca ou de pássaro;

• 2 colheres de superfosfato

Rega

As batatas devem ser regadas três vezes por temporada. No entanto, a quantidade e a frequência da precipitação também devem ser levadas em consideração. Regue pela manhã ou à noite para evitar que a exposição ao sol queime as plantas. Cada planta geralmente precisa de cerca de 3 litros de água. Se o verão for seco e quente, a rega deve ser feita a cada 4-5 dias. Esta variedade não reage bem ao excesso de umidade e é altamente resistente à seca.

Amontoamento e afrouxamento da terra

As raízes da batata precisam de uma boa aeração. Para isso, afofe a terra ao redor da planta cinco dias após o plantio. Repita esse procedimento assim que uma crosta se formar. A amontoa de terra protege as plantas das variações de temperatura. Esse método é especialmente eficaz nas regiões norte e central, onde as temperaturas abaixo de zero podem persistir até o início do verão.

A primeira amontoa de terra é feita quando os brotos atingem 10 cm de altura e a segunda quando a planta chega a 40 cm. Cria-se um monte de terra ao redor da planta. Isso deve ser feito

No início da manhã ou no final da tarde, após a rega, quando o sol não estiver muito forte. A amontoa de terra não deve ser feita durante o dia, pois os tubérculos superaquecerão e apodrecerão sob o solo quente.

Doenças e pragas e métodos de controle

Esta variedade de batata tem longa durabilidade e é resistente a algumas doenças, como nematoides. No entanto, é suscetível aos seguintes patógenos:

  • Vírus do enrolamento das folhas;
  • A rizoctonia é uma doença fúngica que aparece na base do caule.
  • A requeima dos tubérculos. A requeima da folhagem é mais comum.

Essa variedade é frequentemente afetada pela rizoctonia, também conhecida como o "patógeno favorito". Quando infectada, o fungo afeta todas as partes da planta, das raízes às folhas. Nos tubérculos, a doença aparece como caroços escuros e muito densos, e nos brotos, como úlceras acastanhadas. À medida que o fungo cresce, destrói os brotos.

Uma planta doente murcha e seu desenvolvimento é prejudicado. A infecção ocorre mais frequentemente através do solo, mas tubérculos doentes também podem servir como vetores. Se não tratada, a rizoctonia pode reduzir a produção em um quarto. Para garantir plantas saudáveis, siga estas recomendações:

  • Ao plantar, certifique-se de que o solo esteja aquecido;
  • Não deve haver crosta no solo;
  • Antes do plantio, as batatas precisam ser tratadas com uma solução de bórax ou ácido bórico a 1,5%;
  • Para prevenir doenças, pulverize as mudas com Zircão (na proporção de 0,3 ml por dez litros de água).

Se notar que suas batatas estão doentes, trate-as com o fungicida "Kuproksat" na dose de 25 a 50 gramas por balde de água. Repita o tratamento após 10 dias. É importante lembrar também de não usar produtos químicos durante o mês que antecede a colheita.

Colheita e armazenamento de safras

Não é preciso esperar muito para ver os resultados do plantio da variedade Gala. Ela amadurece em 70 a 80 dias. Em climas quentes (regiões sul e central do país), é possível fazer várias colheitas por temporada. Em climas frios, o amadurecimento precoce dessa variedade permite a colheita antes do início das chuvas. Uma única planta produz 25 tubérculos.

Duas semanas antes da colheita, retire as folhas para aumentar a vida útil dos tubérculos. Isso preservará a aparência e os nutrientes das batatas. As batatas têm uma casca resistente, o que as torna ideais para o transporte.

Antes de armazenar, as batatas preparadas para o próximo plantio podem ser tratadas com Baktofit (30 ml para cada 10 litros de água, deixar de molho por quinze minutos) ou Maxim (4 ml para cada 2 litros de água). Isso evitará a deterioração e a possibilidade de infecção.

As batatas são armazenadas em caixas ventiladas, engradados ou soltas. Os tubérculos podem ser armazenados a temperaturas que variam de 0 a 7 °C, mas o ideal é entre 0 e 2 °C. A colheita é armazenada em uma despensa, galpão ou varanda. Se a temperatura estiver abaixo de zero, as batatas devem ser embrulhadas para evitar que congelem. Roupas velhas e quentes podem ser usadas para isso.

Após a colheita, as batatas precisam ser selecionadas — separando as danificadas para o plantio e, claro, as para consumo. Deixe-as descansar por um tempo e depois armazene-as.

Avaliações

Valery: Eu tenho um pequeno terreno, então gostei que essa variedade de batata não se espalha e não ocupa muito espaço. As plantas crescem altas. Além disso, amadurecem rapidamente, em cerca de dois meses. As batatas são lindas. Os olhos são minúsculos, quase invisíveis. As batatas têm formato oval e se transportam bem. São fáceis de lavar e descascar, e são um prazer de cozinhar. Não cozinham demais.

 

Anna: Cultivo esta variedade há cinco anos e estou absolutamente maravilhada. Achei a Gala deliciosa e fiquei satisfeita com a sua alta produtividade. Recomendo esta variedade a todos.

Sergey: Certa vez, minha esposa e eu decidimos colher batatas aleatoriamente para plantar e, por coincidência, compramos a variedade Gala. Ela amadureceu rapidamente e também queríamos a variedade amarela. Acho que o sabor é melhor. Gostei que ela não se desfez quando cozida e ficou ótima frita.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates