Batata Lorkh: Descrição da variedade, instruções de cultivo, avaliações

Batata

A batata Lorkh dispensa apresentações, sendo a variedade mais renomada, difundida e utilizada há mais tempo no país, cultivada pelo Instituto de Pesquisa Pan-Russo de Batata A.G. Lorkh de Penza. Foi inscrita no Registro Estatal em 1931. A descrição da variedade e suas excelentes características são conhecidas não só por produtores experientes, mas também por iniciantes.

Seu sabor é apreciado há muito tempo não só pelos consumidores locais, mas também muito além das fronteiras da Rússia. Não exige práticas especiais de cultivo; o segredo é uma boa semente e o cumprimento das condições de cultivo recomendadas. A recompensa é sempre uma boa colheita (como comprovam os muitos anos de avaliações positivas) e tubérculos excelentes: brancos quando cortados, que não escurecem ao serem descascados ou cozidos, crocantes e adequados para qualquer necessidade culinária.

Descrição e características da variedade

Como indica a descrição da variedade, a batata Lorkh não está isenta de desvantagens: é suscetível à sarna e ao cancro, requer rega abundante durante o período de crescimento e é sensível ao calor. No entanto, estas desvantagens são mais do que compensadas pela sua resistência a vírus, fungos e requeima. A variedade distingue-se pelo seu elevado teor de vitamina C e proteína. A descrição menciona ainda que é uma das principais variedades utilizadas para a produção de amido. Seguindo as diretrizes básicas de cultivo, é possível obter até 35 toneladas por hectare, apesar de A.G. Lorkh a ter desenvolvido em 1922. Daqui a quatro anos, a variedade celebrará o seu centenário. O rendimento comercial varia consistentemente entre 88 e 92%, como comprovam os relatos de produtores nacionais que continuam a utilizar esta variedade comprovada para o cultivo industrial.

De sabor excelente, as batatas Lorkh continuam a ter alta demanda entre os consumidores domésticos, e a excelente durabilidade da variedade a torna uma das favoritas entre varejistas e empresas industriais envolvidas no processamento de batatas.

A variedade de batata Lorkh produz de 25 a 35 toneladas por hectare. Essa variação depende das condições de cultivo necessárias. Quando todos os fatores necessários são atendidos (ausência de calor, irrigação adequada durante a formação dos botões e flores, fertilização profissional, amontoamento de terra, afofamento do solo e sementes de alta qualidade e devidamente preparadas), a produtividade pode ser aumentada em 25 a 30%. Sem os devidos cuidados, a variedade apresenta uma produtividade média e, sem o controle de pragas, pode ser suscetível à sarna e ao cancro. A batata Lorkh embeleza qualquer campo: seu arbusto relativamente alto desenvolve uma coloração verde escura e floresce com flores vermelho-violeta.

Regiões de cultivo preferenciais:

  • Central;
  • Terra Negra Central;
  • Noroeste;
  • Norte do Cáucaso;
  • Volga Médio e Baixo;
  • Ural.
Observe: Embora esta variedade seja de meia estação, nem sempre amadurece nas regiões do norte, pois o solo precisa atingir uma temperatura de pelo menos 100°C para o plantio. Portanto, nas regiões do norte do país, ela é cultivada utilizando outros métodos.

Dependendo da região de cultivo, os tubérculos pesam em média de 90 a 150 gramas. A casca é fina e os olhos são rasos. A menos que cresçam demais devido a condições desfavoráveis ​​ou cuidados inadequados, são de cor marrom-amarelada, lisos e verde-claros na junção da casca com a polpa. Apesar do alto teor de amido, não escurecem durante o descascamento ou o cozimento.

Fato: A principal característica que torna a variedade de batata Lorkh tão popular é o seu sabor. Descrições e avaliações da variedade invariavelmente mencionam sua textura quebradiça, que a torna ideal para purê de batatas.

Vantagens e desvantagens da variedade comprovada

Anos de cultivo e a demanda por sementes indicam que esta variedade, com sua reputação de quase um século, tem muito mais vantagens do que desvantagens. Quando se trata de conselhos para um jardineiro iniciante que deseja evitar se sentir sobrecarregado pela abundância de variedades, a batata Lorkh sempre vem à mente, com seus tubérculos lisos e pesados, excelente durabilidade e sabor incomparável.

Existem muitos argumentos a favor da variedade Penza, desenvolvida por criadores nacionais, que é de alta qualidade e amplamente difundida:

  • Um arbusto relativamente alto que tolera temperaturas frias;
  • capacidade de resistir a doenças (requeima, ferrugem);
  • excelente imunidade a fungos e vírus (bacteriose);
  • Aparência atraente;
  • tubérculos grandes e robustos;
  • Adequado para qualquer necessidade culinária;
  • teor significativo de proteína e vitamina C;
  • Alto teor de amido, o que o torna muito procurado nas indústrias alimentícia e industrial;
  • prazo de validade e capacidade de suportar bem o transporte;
  • Reputação comprovada a longo prazo;
  • um produto de seleção doméstica, orientado para condições climáticas específicas, mas variáveis;
  • alto rendimento (25-35 toneladas por hectare);
  • Rendimento ótimo do produto comercial (88-92%).

Em um pequeno terreno cultivado regularmente, a variedade de batata Lorkh pode se tornar uma cultura muito mais produtiva. Isso pode ser alcançado fornecendo-lhe as condições necessárias. As características da variedade indicam seu alto potencial, que pode superar as desvantagens mencionadas. A fertilização oportuna evitará que os tubérculos de batata desenvolvam formatos deformados, e medidas preventivas oportunas protegerão contra as poucas doenças para as quais ela não foi geneticamente imunizada.

Conselho: Uma suspensão de Fundazol ou Benomil eliminará o câncer do solo, e o tratamento de tubérculos com Trichodermin removerá a sarna das batatas.

Regras básicas de plantio e cuidados

Como indica a descrição da variedade, as batatas Lorkh crescem melhor em solo preparado no outono. Para isso, revolva a terra até a profundidade de uma pá e cubra-a com plantas picadas, palha e esterco ou composto. O preparo no outono trará melhores resultados se as batatas forem plantadas em um local diferente da mesma área, mas em áreas anteriormente ocupadas por leguminosas, gramíneas anuais ou perenes, tremoço, linho ou culturas de inverno. Um agricultor experiente sabe como a mudança do local de plantio afeta a produtividade da variedade.

Importante: A variedade é plantada em covas com no máximo 8 cm de profundidade, previamente tratadas contra sarna e cancro, e adubadas com cinzas. Uma característica única da Lorkh é que, se o tubérculo brotado for plantado com os brotos voltados para baixo, produz um arbusto forte e expansivo que gera um número maior de frutos.

O local de plantio deve ser relativamente elevado (caso contrário, os tubérculos apodrecerão). Isso garantirá que recebam boa luminosidade, especialmente durante a estação de crescimento, quando ocorre a fotossíntese intensa para a formação e o desenvolvimento dos frutos da batata. O solo e o material de plantio são tratados previamente com remédios tradicionais ou comerciais para prevenir doenças.

Somente sementes sadias e totalmente germinadas são utilizadas para o plantio (foto). A época ideal para o plantio é considerada o final de abril e o início ou meados de maio (dependendo do clima da região). Em uma horta pequena, as batatas podem ser plantadas no mesmo local que abóboras, pepinos ou tomates.

De acordo com a descrição da variedade e inúmeras avaliações, as batatas Lorkh são plantadas de três maneiras:

  • em covas, com distância de 40 cm entre elas e 70 cm entre linhas, fertilizando o local de plantio e preenchendo-o com terra até a borda;
  • vala (para solo seco), em valas de 30 cm cavadas previamente no outono, com palha colocada no local, que é deixada antes do plantio como fertilizante adicional;
  • cumeeira - para solo úmido, em cumes com aproximadamente 20 cm de altura, construídos especialmente na camada superficial do solo.
Para referência: A batata Lorkh não deve ser desbastada no plantio, como se faz com outras variedades. Isso reduzirá a produção.

Fertilizantes nitrogenados podem ser usados ​​na adubação, mas o criador da variedade acreditava que os produtos químicos prejudicavam o sabor da batata. Portanto, matéria orgânica é tradicionalmente usada para fertilizar essa variedade: esterco, composto, grama picada ou palha deixada no campo no outono e cinzas aplicadas nas covas de plantio.

A amontoa é feita da maneira clássica, com o método de plantio em covas – duas vezes. Amontoas adicionais raramente são necessárias, pois as plantas da variedade atingem 80 cm de altura, são ramificadas e vigorosas. A irrigação é recomendada durante a formação dos botões e flores, mas em climas quentes, é melhor aplicar umidade adicional entre as fileiras, já que a batata Lorkh é sensível à falta de água. Após 115-120 dias, pode-se realizar um teste de colheita para avaliar a maturação da batata e o início da colheita.

O tratamento principal para as pragas de Lorkh é feito nas sementes. Isso também requer a desinfecção do solo. Se o besouro da batata do Colorado estiver infestado, o campo ou a horta devem ser tratados com produtos adicionais recomendados.

Colheita e armazenamento

As batatas devem ser colhidas antes da primeira geada. A colheita em um dia seco e ensolarado pode prolongar significativamente sua vida útil, mesmo em uma adega simples, escura e seca, sem falar em armazéns especializados onde as condições adequadas são criadas industrialmente.

Interessante: Se as batatas amadurecerem demais, sua vida útil é reduzida devido à maior suscetibilidade à podridão e a doenças. Avaliações de consumidores indicam que os tubérculos muito maduros perdem parte do seu sabor.

Esta variedade de batata, com reputação comprovada ao longo de quase um século, não necessita de publicidade adicional e continua a ser utilizada de forma consistente em plantações privadas e industriais.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates