As cerejas são uma das frutas mais populares. São bastante exigentes quanto às condições de cultivo, mas com os devidos cuidados, produzem uma colheita abundante. O tempo de maturação das frutas depende não só do clima da região, mas também das características da variedade.
Em que ano, após o plantio, uma cerejeira começa a dar frutos?
A cerejeira-doce é uma árvore da família Rosaceae. Também é conhecida como cerejeira-brava. Essa fruta é cultivada principalmente no sul da Rússia. No entanto, os produtores desenvolveram muitas variedades resistentes ao frio, tornando-a popular também entre os jardineiros das regiões mais ao norte.
As árvores crescem de 3,5 a 10 metros de altura. Algumas variedades podem atingir alturas ainda maiores. Esta árvore frutífera é considerada longeva. Com os devidos cuidados, uma árvore pode viver até 80 anos. Os frutos da cereja são bastante grandes e doces. Sua cor pode ser amarela, vermelha, bordô ou laranja, dependendo da variedade.
Uma característica comum a todas as cerejeiras é a frutificação tardia. Após o plantio da muda em seu local definitivo, ela começa a frutificar, em média, entre o 4º e o 5º ano. No entanto, algumas variedades produzem frutos já no 3º ou 4º ano. Algumas espécies frutificam somente após 7 ou 8 anos.
Quando a cerejeira floresce e amadurece
Em condições favoráveis, as cerejeiras produzem frutos todos os anos após o início da frutificação. Os botões florais abrem na primavera (abril-maio), e o período de maturação varia bastante dependendo da variedade. É importante considerar isso ao planejar a compra de mudas. A colheita pode ocorrer em junho, julho, agosto e até setembro.
Variedades precoces
Todas as variedades de cereja são geralmente divididas em grupos com base no tempo de maturação. As variedades precoces são muito procuradas por jardineiros que desejam colher frutos no final da primavera ou, mais tipicamente, no início do verão. Essas cerejas florescem na primavera, em meados ou no final de abril. Os frutos amadurecem no final de maio ou no início ou meados de junho.
Quase todas as variedades precoces caracterizam-se pela produção abundante e boa qualidade dos frutos. As cerejas crescem grandes e são doces. As principais desvantagens das cerejas de maturação precoce são a autoesterilidade e a baixa resistência à geada. As árvores florescem cedo. Se a temperatura externa cair para 0°C, as flores caem, levando à perda total da colheita.
Existem muitas variedades e híbridos conhecidos por sua frutificação precoce. Alguns deles já conquistaram popularidade entre os jardineiros:
- Priusadebnaya. Esta cerejeira é muito produtiva. Uma única árvore pode facilmente render até 80-90 kg de frutos. A Priusadebnaya possui uma copa ampla, em formato de cone. Os frutos são amarelo-avermelhados, muito grandes e doces. A cerejeira começa a frutificar de 5 a 6 anos após o plantio.

- Valery ChkalovEsta variedade caracteriza-se por uma produção média. Uma única árvore adulta pode produzir até 40 kg de frutos grandes e doces. A copa desta cerejeira é ampla, mas não muito densa. Os frutos são de um vermelho vivo, quase bordô.
- Eu colocoEsta variedade caracteriza-se por uma produção moderada. Uma árvore pode produzir até 50 kg de frutos. As cerejas não são muito grandes, mas são doces e suculentas. Têm uma cor bordô. A principal desvantagem é o início tardio da frutificação. Algumas árvores começam a florescer e a dar frutos apenas 7 a 8 anos após o plantio no local definitivo.
- Aprelka. Esta variedade foi desenvolvida no final do século XIX. É considerada uma variedade extremamente precoce, com os frutos amadurecendo já no final de maio. A Aprelka é muito apreciada pelos jardineiros. Esta cereja é cultivada nas regiões sul e central do país. Os frutos são pequenos, com casca escura. A Aprelka começa a frutificar de 5 a 6 anos após o plantio em seu local definitivo.
- Annushka. Esta variedade distingue-se pela sua frutificação precoce. A Annushka é resistente à geada. A colheita pode ser feita já 3 a 4 anos após o plantio. Os frutos são muito doces, vermelhos e suculentos. As bagas amadurecem em junho.
Variedades de meia estação
As variedades de cereja que frutificam mais tarde são adequadas para armazenamento prolongado e enlatamento. Essas são chamadas de variedades de meia estação. Os frutos dessas árvores amadurecem de meados de junho ao início de julho. As variedades de meia estação são menos tolerantes a geadas recorrentes, embora o risco de danos à colheita seja menor. Essas árvores florescem de uma a duas semanas mais tarde do que as variedades de início de temporada. Os frutos das variedades de meia estação são caracterizados por maior aceitação no mercado. Atualmente, os melhoristas desenvolveram um grande número dessas variedades.
- Gastinets. Esta variedade é parcialmente autofértil, podendo produzir uma pequena colheita mesmo sem polinizadores. Os frutos são vermelho-alaranjados, têm um sabor rico e a casca é laranja. As árvores começam a frutificar 5 a 6 anos após o plantio, e os frutos amadurecem em julho.
- Coração de Touro. Esta variedade é cultivada principalmente nas regiões sul da Rússia. O Coração de Touro é considerado o ápice do sabor. Produz cerejas grandes, em formato de coração, de uma cor vermelho-bordô profunda, quase preta. Amadurecem no final de junho. A árvore começa a frutificar de 4 a 5 anos após o plantio.
- Drogana Amarela. Esta variedade foi desenvolvida por criadores alemães e recebeu o nome de um deles. Distingue-se pela sua resistência à geada e a doenças fúngicas. As árvores crescem muito altas e com copa ampla. Começam a frutificar após 5 a 6 anos. As cerejas desta variedade são amarelas e grandes. No entanto, os frutos têm uma desvantagem: não se conservam bem e não resistem bem ao transporte.

- Adelina. Esta variedade tem sido cultivada relativamente há pouco tempo. Suas principais vantagens são o excelente sabor da fruta e a resistência a doenças fúngicas. Os frutos vermelhos crescem bastante e amadurecem no final de julho. A Adelina começa a frutificar de 4 a 5 anos após o plantio. Inicialmente, a produção é muito baixa, mas aumenta gradualmente. Após 10 anos, atinge uma produção acima da média.
- General'skaya. Esta variedade foi desenvolvida por produtores ucranianos. Recebeu o nome devido aos seus frutos muito grandes. A fruta é amarelo-alaranjada, com um tom avermelhado na casca. O sabor é agridoce. Os frutos têm boa durabilidade e são adequados para transporte. As árvores desta variedade são altas e têm copa ampla. Começam a frutificar de 4 a 5 anos após o plantio. Os frutos amadurecem em julho.
Você também pode se interessar por:Variedades de maturação tardia
Algumas variedades de cereja florescem em meados de maio e amadurecem de meados de julho a setembro. Essas são chamadas de cerejas de maturação tardia. Graças a essas variedades, os jardineiros podem prolongar a temporada de cerejas. Você pode desfrutar das deliciosas e aromáticas frutas depois que todas as variedades de maturação precoce e média já tiverem amadurecido. Colher as cerejas no final do verão ou mesmo no início do outono permite uma colheita, transporte e armazenamento mais tardios. As cerejas de maturação tardia são maiores e têm uma cor mais intensa.
- Tyutchevka. Esta variedade foi desenvolvida por produtores de Bryansk. É considerada uma das melhores para cultivo na Rússia central. A Tyutchevka tolera bem o frio do inverno e é resistente a doenças. Os frutos vermelhos crescem bastante e amadurecem em meados de agosto. São firmes e fáceis de transportar.
- Em memória de Astakhov. Esta variedade é altamente resistente à geada e pode ser cultivada no norte da Rússia. As árvores começam a frutificar de 6 a 7 anos após o plantio. Os frutos amadurecem em meados de agosto. Eles crescem grandes, suculentos e doces. No entanto, a produção desta variedade é abaixo da média.
- Bryanskaya Pink. Esta variedade foi desenvolvida em Bryansk, daí o seu nome. Os frutos desta cereja são amarelos, mas têm casca rosa. As árvores começam a frutificar cinco anos após o plantio. Não crescem muito, mas produzem uma boa colheita. Os frutos amadurecem no início de agosto.
- Regina. Os criadores alemães desenvolveram uma variedade de grande sucesso, totalmente adequada para o cultivo comercial. As cerejas Regina são vermelhas, com polpa vermelho-alaranjada. São muito firmes, saborosas e resistentes ao transporte. A variedade é considerada de maturação precoce. As árvores começam a frutificar já três anos após o plantio.
Tempo de maturação e condições climáticas
Os períodos de floração e maturação das cerejas podem variar dependendo das condições climáticas. Nas regiões do norte, as árvores florescem em média no início de maio, enquanto nas regiões do sul, florescem em meados de abril. As cerejas no Krai de Krasnodar amadurecem aproximadamente 1 a 2 semanas antes do que na Rússia central.
As flores desabrocham a temperaturas acima de 10°C. Se o inverno for prolongado e frio, os botões florais abrirão mais tarde. Isso não afeta a produção. As flores só podem ser danificadas por geadas recorrentes.
Por que a cerejeira não dá frutos?
Jardineiros frequentemente se deparam com situações em que as cerejeiras não florescem, ou florescem, mas não produzem frutos. Nesses casos, a colheita nunca acontece. Para evitar que isso se repita no próximo ano, é importante entender a causa. Caso contrário, a árvore nunca dará frutos. A falta de flores e frutos pode ser causada por diversos fatores:
- A árvore é muito jovem;
- cereja velha;
- A árvore está afetada por pragas ou infecções fúngicas;
- O local de aterragem é inadequado;
- Pouso incorreto;
- condições climáticas inadequadas;
- cuidados a analfabetos;
- O solo é muito ácido.
https://youtu.be/z1nCwAHpj6E
As cerejas são culturas que apreciam o calor, por isso é comum haver falta de flores nas regiões do norte. Nos Urais e na Sibéria, também é possível obter uma excelente colheita. No entanto, para isso, é preciso selecionar as variedades com mais cuidado. As variedades Tyutchevka e Iput se adaptam bem às regiões do norte. CiúmeVeda, Bryanochka. É importante lembrar que o tempo de frutificação das cerejeiras varia de acordo com a variedade. Ao comprar mudas, é fundamental conhecer as características de cada variedade. Algumas podem levar até sete anos para frutificar.
A escolha incorreta do local de plantio e o não cumprimento das técnicas adequadas de plantio de árvores podem prejudicar a formação dos botões florais. As cerejeiras crescem bem apenas em áreas abertas e sem sombra. O solo deve ser solto e fértil. Para garantir uma boa colheita, a água subterrânea deve ser mantida longe da árvore. Se uma muda for plantada na sombra de uma casa, com outras árvores frutíferas bloqueando sua visão, ela pode não produzir frutos. Nesse caso, o transplante é necessário o mais rápido possível. No entanto, isso pode ser difícil com árvores com mais de cinco anos. Mudas maduras têm uma baixa taxa de sobrevivência.
O plantio ou cuidado inadequados podem prejudicar a formação dos botões florais. Ao plantar uma muda, permita que as raízes se espalhem livremente na cova para evitar que se dobrem. O solo deve estar livre de argila e pedras. O colo da raiz deve ficar acima do nível do solo, evitando a compactação do solo. Se o solo for muito ácido, a cerejeira pode demorar a florescer. Isso pode ser resolvido com a desacidificação do solo. Para isso, adicione cinzas ou cal hidratada ao redor do tronco e, em seguida, revolva a terra. O ideal é desacidificar o solo antes de plantar a árvore em seu local definitivo. O pH pode ser monitorado com fitas de teste específicas.
Os botões florais podem não se desenvolver se a árvore não receber os cuidados adequados. A fertilização excessiva com nitrogênio e a rega excessiva e frequente podem levar ao crescimento excessivo da folhagem. Nesse caso, a copa fica exuberante e espalhada, mas não há floração. Se a cerejeira floresceu bem, mas os frutos não se desenvolveram, a causa pode ser a seguinte:
- geadas recorrentes;
- deficiência de boro;
- falta de insetos polinizadores;
- Falta de árvores adequadas para a polinização cruzada.
Geadas tardias podem destruir quase todas as plantações. Em regiões onde esse fenômeno é comum, o ideal é plantar variedades de meia estação ou de ciclo tardio, que começam a florescer mais tarde.
Pragas e doenças fúngicas também podem causar a queda das flores. As cerejeiras são suscetíveis a pulgões, lagartas enroladoras e traças-da-maçã. Os sinais de danos são sempre visíveis. Inseticidas (Fufanon, Inta-Vir) são usados para controlar as pragas. Pulverize as árvores com os produtos diluídos seguindo rigorosamente as instruções. O tratamento não deve ser realizado durante o período de floração. A última pulverização deve ser feita pelo menos duas semanas antes da colheita.
Sem polinização, as flores desabrocham, mas poucos frutos se formam. A maioria murcha ou cai. A pulverização com uma solução de boro a 1% ajuda a melhorar a frutificação. Este procedimento deve ser realizado em tempo seco e sem vento, quando as flores estiverem abertas. Um segundo tratamento pode ser feito após 10 dias.
Será que as cerejas precisam de um par?
Se sua cerejeira está florida, mas produzindo poucos ou nenhum fruto, considere a presença de árvores polinizadoras em seu jardim. Essa árvore não é autofértil. As cerejeiras precisam de uma parceira para frutificar. Caso contrário, no máximo 5% das flores produzirão frutos.
Se você tiver apenas uma árvore no seu jardim, uma cerejeira que cresça em um terreno vizinho pode ajudar a resolver parcialmente o problema. Você pode cortar alguns galhos de uma árvore frutífera florida, colocá-los em água e amarrar o recipiente ao tronco. Alguns jardineiros enxertam uma segunda variedade de cereja na árvore para solucionar o problema da polinização.
Bairro desagradável
As cerejas não se dão bem com todas as culturas frutíferas. A proximidade desfavorável reduz a produção. Muitas flores caem antes da polinização. Não é recomendável plantar nogueiras perto desta frutífera. Macieiras e pereiras também não se desenvolvem bem ao lado dela. As cerejas têm um sistema radicular superficial bastante desenvolvido, por isso não é recomendável cultivar mudas sob elas. Hortaliças da família das solanáceas plantadas nas proximidades também têm um impacto negativo na cultura.
As cerejas doces prosperam ao lado de outras variedades de cerejas, incluindo as cerejas ácidas. No entanto, as árvores não formam uma copa densa. Prímulas, tomilho e outras plantas que toleram pouca luz podem crescer à sua sombra. Flores que produzem mel podem ser plantadas sob a copa para melhorar a frutificação.
As cerejas são uma fruta que adora calor e, quando plantadas e cuidadas corretamente, produzem uma colheita maravilhosa. As árvores florescem em abril ou maio. No entanto, o período de maturação das variedades precoces e tardias varia bastante. Ao plantar mudas de diferentes variedades no seu jardim, você poderá desfrutar de deliciosas cerejas do início de junho ao final de agosto.



As melhores variedades de cereja para a Rússia central
Como cuidar das cerejas no outono: preparando-as para o inverno.
Como podar uma cerejeira: um guia ilustrado para iniciantes
Como e quando plantar cerejas na região de Moscou