Esterco de galinha para fertilização de pepinos: tecnologia de aplicação

pepinos

Jardineiros orgânicos frequentemente perguntam como adubar pepinos com esterco de galinha em suas hortas. A preocupação surge devido ao seu teor de ácido úrico, que impacta negativamente as raízes. Outro problema é o seu alto teor de nitrogênio facilmente digerível. Mesmo em pequenas quantidades, o esterco acelera o crescimento da massa verde, retardando o desenvolvimento dos frutos.

Sobre as vantagens e desvantagens

O esterco de galinha, ao contrário do esterco de vaca, é rico em diversas substâncias que aceleram o desenvolvimento das hortaliças. Botânicos concluíram que esse excremento de aves pode ser classificado como um fertilizante completo. Durante o primeiro ano de desenvolvimento das mudas, o esterco enriquece o solo com minerais. Mudanças positivas são perceptíveis de diversas maneiras:

  • Melhorar a estrutura do solo;
  • Dissolve-se rapidamente em solo úmido;
  • ativação do crescimento intensivo;
  • aumento da produtividade agrícola.

Antes de fertilizar pepinos recém-plantados com esterco de galinha, é importante considerar as desvantagens. A primeira delas é a alta concentração de ácido. A segunda é a presença de sementes de ervas daninhas. Se o esterco for coletado ao ar livre, pode estar contaminado com patógenos.

Prepare a solução você mesmo

O esterco de galinha pode ser comprado ou feito em casa. Esta última opção tornou-se muito popular. O jardineiro fica confiante na ausência de solução pronta impurezas.

Tecnologia Descrição Observação

Método

fermentação

Para iniciar uma reação química, são necessárias enzimas e um sistema de fermentação. Este último controla o processo de fermentação. Essa tecnologia é muito procurada em fazendas que cultivam pepinos em escala industrial.

Para cada 1 m², utilize 4 kg de esterco seco. Coloque o material em um recipiente fundo e fechado. Encha-o com água na proporção de 1 parte de esterco para 20 partes de água. Feche o recipiente e deixe-o em um local escuro por 3 semanas.

Fertilizar pepinos dessa maneira em um terreno de 600 metros quadrados não compensa. Para uma propriedade rural privada, o método é desnecessariamente caro.

O estado do líquido é monitorado durante três semanas. O processo é considerado completo somente quando nenhuma nova bolha aparece na superfície.

Infusão Para preparar o fertilizante, utilize esterco curtido. A dosagem recomendada é de 4 a 5 kg por metro quadrado. Coloque-o em um recipiente fundo e adicione água. A proporção é de 1:20. Feche o recipiente e coloque-o em um local fresco e ameno por 48 horas. O produto final é rico em nitrogênio, por isso deve ser utilizado no início da estação de crescimento. Uma maneira mais simples de enriquecer os vegetais com nutrientes, tanto em solo interno quanto externo.
Imersão Coloque o fertilizante em um recipiente fundo e encha-o com água. Após 12 horas, troque a água por água fresca. Repita este procedimento a cada 12 horas durante 1,5 dias. Você precisará de 3 kg de esterco por 1 m². A adubação das mudas com excrementos de pássaros é necessária quando a matéria orgânica está muito fresca. O segundo motivo para recorrer à imersão é reduzir os níveis de ácido úrico.

O esterco granulado é vendido em lojas de jardinagem. Assim como o esterco natural, ele contém potássio, magnésio, fósforo, cálcio, zinco e outros nutrientes. A única desvantagem é que o esterco granulado é muito concentrado, pois é diluído com uma quantidade significativa de água. Jardineiros preferem a variedade granulada ao tipo tradicional devido às suas vantagens. Os nutrientes são tratados termicamente, permitindo que você alimente as mudas com segurança, sem se preocupar com patógenos. Outra vantagem é a ausência de odor desagradável.

Observação!
O esterco de galinha não é adequado para adubação foliar de pepinos em estufa. Há um alto risco de causar queimaduras nas folhas do pepino.

Regras de aplicação para estufas

O adubo granulado é pré-diluído com 50 partes de água para 1 parte de fertilizante. Para adicionar nutrientes a hortaliças adultas, a solução é diluída ainda mais. Apenas 1 parte de grânulos é necessária para 100 partes de água. Este procedimento deve ser feito com precisão. Uma solução muito concentrada pode causar queimaduras nas mudas. Este método é adequado tanto para plantio em campo aberto quanto em estufas.

A adubação de pepinos com esterco em estufa requer um método diferente. A primeira aplicação é feita na fase de plantio. A solução adubada é despejada diretamente nos buracos e, em seguida, as mudas são enraizadas. Finalize o plantio regando com água limpa.

Próximos passos:

  1. Durante a época de crescimento, a rega com água limpa é obrigatória antes da aplicação de nutrientes. Isso é necessário para reduzir a saturação da solução nutritiva. Pelo menos três litros de água limpa devem ser despejados sob cada planta.
  2. Após o enraizamento, os nutrientes são aplicados assim que os brotos começam a se formar. A solução é despejada diretamente entre as fileiras, não sob as raízes. A próxima aplicação de nutrientes é feita quando os frutos começam a se desenvolver.

Não aplique esterco com muita frequência. Isso se aplica principalmente às variedades de pepino autopolinizáveis.

Aplicação em campo aberto

Fertilize as mudas com estrume 14 dias após a primeira aplicação de fertilizante mineral ou orgânico. Respeitando esse prazo, o risco de florescimento ineficaz diminui. Em áreas com solo pouco fértil, prepare o solo. No outono, adicione estrume seco ao solo.

O esterco enterrado inicia uma reação física e química no solo. Na primavera, quando chega a hora de plantar as mudas, o solo estará mais fértil. A dosagem recomendada é de 550 a 600 g da substância por 1 m². O esterco é espalhado por toda a área dos canteiros. O segundo passo é distribuí-lo uniformemente com um ancinho.

Recomendações para iniciantes

A primeira regra é - adubação de pepinos É proibido o uso de esterco de galinha fresco ou granulado. O menor contato com a superfície da muda destruirá as células. Uma solução diluída é permitida. A segunda regra é tornar a mistura menos cáustica antes da aplicação. Para isso, coloque a mistura diluída em um recipiente aberto ao ar livre. Após 3 a 4 horas, os níveis de ácido úrico diminuirão. Outras recomendações:

  • Caso aconteça de, durante a rega, algum fertilizante acabar nas folhas ou no caule, deve ser imediatamente removido com um grande volume de água limpa;
  • A aplicação de estrume, tanto na forma seca quanto líquida, é realizada somente com luvas, máscara de proteção e roupa especial;
  • Após a conclusão do tratamento, as luvas são destruídas, caso contrário, há um alto risco de introdução de patógenos ao reaplicar o fertilizante.

A rega é feita de manhã ou à noite. O calor afeta negativamente a concentração de nutrientes no esterco.

Avaliações

Igor

Eu uso a forma granulada no meu jardim. Ela já vem pré-tratada. As plantas que adubam com ela não terão problemas de saúde. Eu sempre diluo na proporção de 20:2. Adiciono mais água para diluir a solução.

Diana

A opção natural é a mais eficaz. Preparo a infusão assim: uso até 5 kg por metro quadrado. Rego rigorosamente entre as fileiras. O resultado: os pepinos crescem praticamente sem flores murchas em solo fertilizado.

Tamara

Não me atrevo a fertilizar meus pepinos em solo arenoso. Os nutrientes simplesmente desaparecem no solo. Uma perda de tempo.

A aplicação controlada de esterco na horta leva ao desenvolvimento ativo dos frutos. A tarefa do jardineiro é diluir o produto para reduzir a saturação da solução em várias vezes. Após alguns dias, as mudas podem ser regadas sem problemas. O cronograma de aplicação de nutrientes depende da variedade de pepino e do seu estágio de desenvolvimento.

Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates