Folhas de arando-vermelho – propriedades medicinais e contraindicações, para que servem, avaliações e como consumi-las?

Frutas vermelhas

O arando-vermelho é uma planta benéfica e muito conhecida. Na medicina popular, não só os seus frutos, mas também as suas folhas e até as raízes são utilizadas. As folhas do arando-vermelho possuem inúmeras propriedades medicinais e são adequadas para muitos pacientes, pois apresentam poucas contraindicações. A eficácia terapêutica das folhas do arando-vermelho é comparável à de muitos remédios e medicamentos à base de plantas.

As folhas contêm vitaminas e minerais, flavonoides, ácidos e taninos, por isso infusões e chás feitos com esse extrato vegetal são usados ​​tanto como tônico geral quanto como remédio para diversas doenças. No entanto, embora os remédios à base de ervas sejam considerados seguros, é importante aprender as diretrizes de uso adequadas para evitar danos.

Composição química e propriedades benéficas gerais das folhas de arando-vermelho

Os frutos e as folhas do arando-vermelho contêm uma enorme quantidade de componentes valiosos para o corpo humano, o que determina suas propriedades benéficas e contraindicações de uso:

  • Arbutina. Devido ao seu alto teor de arbutina, as folhas de arando-vermelho são consideradas um dos remédios fitoterápicos mais eficazes para o tratamento de inflamações e infecções do sistema geniturinário. Os componentes da planta possuem efeito antisséptico, atuando contra patógenos gram-positivos e gram-negativos. Decocções à base de arando-vermelho são eficazes no tratamento de infecções estafilocócicas e estreptocócicas.

    Vitaminas nas folhas de arando
    Vitaminas nas folhas de arando
  • Os compostos flavonoides são responsáveis ​​pela cor e pigmentação dos frutos e folhas da planta, mas também fortalecem as defesas do organismo contra infecções virais e alergias, além de prevenirem o acúmulo de carcinógenos e elementos tóxicos nos órgãos. As propriedades antioxidantes dos flavonoides protegem as células da oxidação e dos efeitos dos radicais livres.
  • O licopeno e a vaccinina são antioxidantes que protegem as células contra danos e morte. Esses pigmentos são carotenoides, cuja deficiência pode contribuir para o desenvolvimento de diabetes e tumores malignos.
  • Ácidos de origem orgânica – cítrico e málico, tartárico e quínico, salicílico e benzoico.

    Folhas
    A deficiência de ácidos orgânicos no organismo causa danos à pele, à estrutura capilar e às unhas, além de perturbações no sistema digestivo.
  • Os taninos possuem propriedades cicatrizantes e antissépticas, limpam os órgãos respiratórios e os canais uretrais de microrganismos patogênicos, reduzem a inflamação e aceleram o processo de regeneração das células mucosas;
  • Complexo vitamínico – A, C, E, K, vitaminas B – B1, B2, B3, B4, B5, B6, B9;
  • Complexo mineral – potássio e cálcio, fósforo, ferro e magnésio, flúor, cobre e zinco.

Para que servem as folhas de arando-vermelho?

Para usar a planta corretamente, é preciso saber exatamente para que ela serve e como preparar remédios com ela. As folhas de lingonberry são usadas para tratar as seguintes condições:

  • como parte de uma terapia complexa para inflamações nos órgãos geniturinários - pielonefrite, inflamação infecciosa da bexiga (cistite), formação de cálculos nos órgãos urinários, nefropatia em mulheres grávidas, inflamação da próstata (prostatite);
  • no tratamento de infecções dentárias – estomatite, periodontite infecciosa, lesões ulcerativas da mucosa oral;
  • no tratamento de doenças nasofaríngeas – amigdalite infecciosa, amigdalite;
  • como terapia e prevenção de patologias do miocárdio e do sistema circulatório - hipertensão, distúrbios do ritmo cardíaco, fraqueza e fragilidade dos vasos sanguíneos;

    Propriedades curativas das folhas
    Propriedades curativas das folhas
  • para patologias dos órgãos digestivos e respiratórios (gastrite, distúrbios da microflora intestinal, bronquite, amigdalite, infecções virais respiratórias agudas e infecções respiratórias agudas);
  • no tratamento de doenças virais, incluindo varicela e herpes;
  • Para distúrbios metabólicos, regula os processos metabólicos e restaura o equilíbrio de lipídios, carboidratos e proteínas. Prescrito para o tratamento de diabetes, hipercolesterolemia e aterosclerose.

Aplicativo para mulheres

Para mulheres na menopausa, o arando-vermelho ajuda a controlar sintomas intensos como ondas de calor e nervosismo, além de reduzir a transpiração excessiva e a congestão sanguínea. Infusões das folhas também são usadas para aliviar a dor ao urinar ou a retenção urinária.

Bom saber!
As infusões das folhas também são úteis durante a gravidez, pois reduzem significativamente o inchaço e previnem o desenvolvimento de anemia tanto na mãe quanto no feto em desenvolvimento.

Benefícios para os homens

A prostatite é uma das doenças mais comuns em homens com mais de 40 anos. Essa condição não só causa desconforto e dor nos órgãos pélvicos, como também contribui para a impotência. A prostatite se desenvolve devido a infecções sexualmente transmissíveis e uretrais, além de fatores como imunidade enfraquecida, exposição frequente a resfriados, abstinência prolongada e hábitos pouco saudáveis.

As folhas de lingonberry podem ajudar a aliviar os sintomas da prostatite masculina graças às seguintes propriedades:

  • ação diurética com efeito desinfetante;
  • Ação anti-inflamatória e efeito imunoestimulante.

Beba chá de lingonberry duas vezes ao dia: adicione 12 g de folhas de lingonberry trituradas a 200 ml de água fervente. Deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Pode-se adicionar mel orgânico ou açúcar.

Apesar das propriedades medicinais do arando-vermelho, existem também contraindicações para o seu consumo por homens:

  • pressão arterial baixa;
  • Cálculos renais e na bexiga.

Principais contraindicações e danos ao organismo

Para garantir que as folhas de arando-vermelho tragam benefícios ao organismo e não causem danos, é necessário seguir rigorosamente as instruções de uso e as contraindicações. Não consuma folhas de arando-vermelho se:

  • hipotensão (deixa a pressão arterial mais baixa);
  • alergias a componentes desta planta;
  • aumento da acidez do suco gástrico;
  • disfunção renal.
Folhas
Este remédio fitoterápico também não é utilizado na prática pediátrica em crianças menores de 12 anos devido ao risco de desenvolvimento de alergias e problemas no sistema geniturinário.

Não existem contraindicações categóricas para o uso das folhas desta planta no tratamento da pressão arterial baixa e da acidez estomacal, mas o tratamento deve ser feito em ciclos de 1 a 2 semanas, com um intervalo de um mês entre eles. É importante também monitorar a sua saúde; caso surjam sintomas adversos durante o uso do remédio, interrompa o tratamento e consulte um médico.

Como usar folhas de arando-vermelho para inchaço

Para eliminar o inchaço, as infusões e decocções concentradas de arando-vermelho são as mais utilizadas:

  • 1 colher de chá de folhas + 200 ml de água fervente;
  • Deixe agir por 30 minutos e coe;
  • Beba 50 ml quatro vezes ao dia ou 100 ml duas vezes ao dia.

As farmácias vendem saquinhos de chá prontos para reduzir o inchaço. Coloque dois saquinhos de chá em 100 ml de água fervente e deixe em infusão por 30 minutos. Após a infusão, esprema os saquinhos de chá e adicione 100 ml de água fervente. Tome 2 colheres de sopa quatro vezes ao dia.

Como diurético

O diurético natural mais potente é a folha de arando-vermelho. Infusões concentradas têm um efeito diurético pronunciado. Adicione 20-25 g de folhas a 200 ml de água fervente e deixe em infusão numa garrafa térmica durante 6-8 horas. A dosagem e a frequência de administração são determinadas por um médico com base na condição e na sua evolução.

Durante a gravidez

Durante a gravidez, o inchaço pode ocorrer em todos os três trimestres. É especialmente comum nos estágios finais da gestação. Uma infusão de folhas de arando-vermelho para aliviar o inchaço durante a gravidez é preparada da seguinte forma:

  • 1 colher de chá de folhas secas + 200 ml de água fervente;
  • Deixe em infusão por 20 a 30 minutos e coe.
Atenção!
Não tome mais de 200 ml por dia, divididos em 4 doses de 50 ml cada.

Além do inchaço durante a gravidez, outras patologias também podem surgir, para as quais é necessário tomar uma infusão de folhas de arando-vermelho:

  • com aumento do índice de glicose no sangue;
  • Para fortalecer o sistema imunológico e para patologias virais;
  • Para o tratamento e prevenção de resfriados;
  • na síndrome hipertermica.

Depoimentos de médicos e pacientes sobre o uso do tratamento do edema durante a gravidez.

As opiniões sobre as folhas de arando-vermelho são diversas. Algumas pacientes grávidas foram literalmente salvas por este remédio, enquanto outras relataram baixa eficácia e maior potencial alergênico.

Angélica, 23 anos: "O cranberry não me ajudou em nada, nem no tratamento da cistite nem na redução do inchaço. Tratei o inchaço no terceiro trimestre da gravidez com Canephron. Isso ajudou."

Maria, 29 anos: "O chá com folhas de arando-vermelho me ajudou em todos os trimestres da gravidez e, agora, aos primeiros sintomas de cistite ou inchaço, bebo 200 ml de chá de arando-vermelho três vezes ao dia."

Ana, 30 anos: "Tenho inchaço constante; no final do dia, mal consigo calçar meus sapatos. Infusões de lingonberry não ajudam em nada, então tento tratar o inchaço com suco de cranberry."

Vitória, 33 anos: "Tive inchaço terrível durante todas as minhas três gestações. Na primeira, tomei Canephron, e na segunda e terceira, recorri a infusões de lingonberry. Elas não só reduzem o inchaço, como também repõem os componentes curativos do corpo."

Natalia Sokolova, médica obstetra-ginecologista: "O uso de remédios fitoterápicos à base de arando-vermelho durante a gravidez deve ser feito com cautela para evitar o desenvolvimento de alergias, que são mais comuns em gestantes."

Regras para o uso de folhas de arando-vermelho no tratamento de diversas doenças.

Regras para o uso de remédios fitoterápicos à base de folhas de arando-vermelho para diversas patologias:

  • A terapia com infusões ou decocções medicinais é realizada em ciclos;
  • Para o tratamento adjuvante da inflamação nos órgãos respiratórios, podem ser realizadas inalações com decocções concentradas;
  • Para patologias urogenitais, recomenda-se o uso de infusões de arando-vermelho para duchas vaginais;
  • O suco de cranberry reduz a pressão arterial e tem um efeito benéfico na epiderme, razão pela qual é adicionado a máscaras para tratamento da pele facial;
  • Infusões de folhas secas são usadas para tratar a caspa e fortalecer os folículos capilares;
  • Recomenda-se o consumo diário de chá feito com folhas e bagas de arando-vermelho para auxiliar na perda de peso;
  • As folhas secas podem ser adicionadas aos pratos como tempero.

Para pressão alta

50 g de folhas e flores de arando-vermelho + 500 ml de água. Cozinhe em fogo muito baixo por 20 a 25 minutos. Deixe em infusão por 5 horas e coe. Tome 100 ml três vezes ao dia.

Para gota

100 g de folhas secas + 2500 ml de água fervente. Deixe em infusão por 2 horas em uma garrafa térmica. Após coar, adicione 200 ml de vodka e cozinhe em fogo muito baixo por 15 minutos. Beba 100 ml três vezes ao dia, 20 a 30 minutos antes das refeições.

Para doenças renais

Para tratar problemas renais, você pode usar esta infusão: 10 g de folhas de arando-vermelho + 100 ml de água fervente. Deixe em infusão por 2 horas e depois coe. Beba 1 a 2 colheres de sopa, três a quatro vezes ao dia.

Para cistite

Para inflamação da bexiga, adicione 1 colher de sopa de folhas trituradas a 200 ml de água fervente. Deixe em infusão por 60 minutos e coe. Beba 100 ml duas vezes ao dia, 20 a 30 minutos antes das refeições.

https://www.youtube.com/watch?v=Qg9VD_kf2cs

Para colelitíase

Para cálculos biliares ou colecistite, você precisa preparar a seguinte decocção:

  • 2 colheres de sopa de folhas + 200 ml de água fervente;
  • Ferva em banho-maria por 30 minutos e deixe descansar por 60 minutos;
  • Filtre e consuma de 70 a 100 ml duas a três vezes ao dia.

Para reumatismo

O uso de folhas de arando-vermelho ajuda a eliminar o ácido úrico, que é a causa de quase todos os problemas articulares. Aqui está a receita da decocção:

  • 1 colher de sopa de folhas secas picadas;
  • 500 ml de água;
  • É necessário cozinhar em fogo baixo por 15 minutos;
  • Deixe em infusão por 3 a 4 horas e filtre;
  • Beba 100 ml 5 vezes ao dia.

Para sangramento uterino

Para reduzir o sangramento uterino, você pode usar esta receita:

  • 3 colheres de sopa de folhas picadas + 500 ml de água;
  • Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos e deixe o caldo esfriar;
  • Após o resfriamento, filtre o líquido;
  • Divida a dose em 6 a 8 doses. O tratamento tem duração de 3 dias.

Avaliações

Os relatos sobre o uso de folhas de arando-vermelho para edema são positivos, e muitas outras condições, segundo os pacientes, também respondem bem a esse tratamento:

Alexandre, 53 anos: "Tenho problemas renais e prostatite, então o inchaço nas minhas pernas é comum. Eu costumava tomar diuréticos, mas eles afetam negativamente o coração e causam depleção de minerais. Há um ano que tomo infusão de lingonberry. É tão eficaz quanto os medicamentos, mas os benefícios são maiores e não há efeitos colaterais."

Varvara, 31 anos: "Durante minhas duas gestações, usei remédios naturais para aliviar o inchaço. Na primeira, tomei chá de lingonberry, que reduziu o inchaço imediatamente, mas na segunda, o chá não fez efeito. Nos estágios finais, tive que parar de tomar chá de lingonberry e passar a tomar suco de lingonberry e cranberry. O inchaço desapareceu."

Perguntas frequentes

Com o que as folhas de arando-vermelho podem ser misturadas para potencializar o efeito diurético?
Para potencializar o efeito diurético, as folhas podem ser misturadas com arandos, rosa mosqueta, espinheiro-alvar, arandos e bagas de sorveira.
Quando colher as folhas?
As folhas devem ser colhidas após a colheita, no final do outono. Evite colher as folhas em outras épocas do ano, pois elas não são adequadas para uso terapêutico, uma vez que a concentração de componentes benéficos é reduzida.
Por quanto tempo posso beber chá de lingonberry se não tiver nenhum problema de saúde?
A bebida pode ser usada como parte de infusões de ervas e plantas. Essas infusões ricas em vitaminas podem ser consumidas diariamente, especialmente no inverno, mas limite o consumo a 1-2 xícaras por dia.
Como pode se manifestar uma alergia a um produto?
As reações alérgicas ao arando-vermelho podem se manifestar como erupções cutâneas e coceira, além de distúrbios gastrointestinais como diarreia, dor abdominal e epigástrica e azia. Alterações urinárias também são comuns.

As folhas de lingonberry são um diurético natural amplamente utilizado na medicina alternativa para tratar inchaço, inflamação e infecções. No entanto, é importante estar ciente de quaisquer contraindicações e não usar este remédio sem consultar um médico.

Folhas de arando
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates