A romã é uma das frutas de inverno mais valiosas. Ela contém um tesouro de componentes benéficos para o corpo humano. Ajuda a manter um sistema imunológico saudável e também é uma medida preventiva eficaz contra o câncer. Os orientais a consideram a rainha das frutas, e seus benefícios para a saúde e potenciais efeitos colaterais são descritos em inúmeros tratados médicos orientais. Em nosso país, a romã agora está facilmente disponível para todos, e seu uso na medicina popular está se tornando cada vez mais comum.
Os benefícios da romã para a saúde
Graças à sua rica composição de componentes, a romã possui uma ampla gama de efeitos benéficos para o corpo humano. As principais propriedades da fruta incluem:
- Propriedades antiespasmódicas com efeito anti-inflamatório;
- efeito hipotensor;
- Ação antipirética com propriedades expectorantes (frutas frescas);
- Ação anti-helmíntica – presente na casca, rizomas, caules e casca do fruto;
- propriedade estrogênica no óleo de semente de romã;
- Ação adstringente com efeito supressor do bacilo da disenteria (casca da fruta).
Composto
Cem gramas da fruta contêm 14% de carboidratos, menos de 1% de proteína vegetal, nenhuma gordura e mais de 72% de água. A fruta também contém uma grande quantidade de fibras, ácidos orgânicos e taninos.
A composição mineral inclui potássio e cálcio, fósforo e ferro, magnésio e sódio. Esses componentes normalizam o equilíbrio hidroeletrolítico, desempenham um papel ativo na formação do tecido ósseo e muscular, normalizam a pressão arterial e estimulam a função miocárdica.
Você também pode se interessar por:
O complexo vitamínico é composto pelos seguintes componentes:
- C – ativa o sistema imunológico, participa do processo de hematopoiese;
- P – fortalece as paredes arteriais e aumenta sua elasticidade;
- A vitamina E é um poderoso antioxidante natural que previne o processo de envelhecimento a nível celular;
- B5 – acalma a psique e o sistema nervoso, reduzindo o impacto do estresse no corpo;
- B6 – normaliza o metabolismo das proteínas;
- A vitamina B12 melhora a memória e as capacidades intelectuais, além de ativar a atividade das células do fígado.
Benefícios do suco de romã
Os benefícios das frutas para os seres humanos estão diretamente relacionados à sua composição. O consumo regular de frutas leva às seguintes mudanças positivas no organismo:
- Estimula a hematopoiese — a síntese de moléculas de glóbulos vermelhos e a produção de glóbulos vermelhos (hemoglobina) são aumentadas. Crianças que consomem romãs regularmente raramente adoecem, aprendem novas matérias rapidamente e têm mais força e energia.

Propriedades benéficas - Se o sistema imunológico estiver enfraquecido, comer romã duas vezes por semana ativará as defesas do organismo;
- Em casos de tensão nervosa e estresse, os frutos da romãzeira ajudam a restaurar o equilíbrio mental e nervoso;
- Em pacientes hipertensos, a pressão arterial volta ao normal;
- Frutas frescas e seus sucos estimulam a atividade do miocárdio e do sistema circulatório, bem como a atividade dos órgãos endócrinos – os rins e o fígado;
- As frutas reduzem os sintomas da menopausa devido à presença de estrogênios;
- O ácido ascórbico presente na fruta previne o desenvolvimento de deficiência vitamínica, reduz o índice de colesterol no sangue, o que diminui o risco de aterosclerose;

Características medicinais - O consumo do suco durante resfriados reduz a hipertermia, o desenvolvimento da tosse e a inflamação da laringe associada à amigdalite. O suco, diluído em 50% de água, também pode ser usado como gargarejo para condições infecciosas e inflamatórias da laringe e da cavidade oral.
- Para diabéticos, beber 60 gotas de suco de romã diariamente antes das refeições ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue e diminui o risco de picos de açúcar no sangue após as refeições.
Você também pode se interessar por:Propriedades medicinais das sementes de romã
Muitas pessoas não gostam de romãs justamente por causa da grande quantidade de sementes. No entanto, é importante lembrar que as sementes da romã são tão benéficas quanto a polpa e o suco. Elas contêm os mesmos componentes da fruta inteira, sendo tão utilizadas na medicina alternativa quanto a própria fruta.
As sementes secas e moídas são utilizadas para:
- Eliminação de dores de cabeça de intensidade variável;
- redução do índice de pressão arterial;
- Aumentar a atividade do sistema hormonal;
- Aumento da atividade cerebral e intelectual.

Graças ao complexo de vitaminas e minerais, o consumo de sementes ajuda a:
- prevenção da mutação celular e do desenvolvimento de tumores cancerígenos;
- redução do colesterol e da formação de placas ateroscleróticas;
- Prevenção do desenvolvimento de anemia de diversas etiologias.
O óleo de semente de romã previne o desenvolvimento de rugas e celulite, sendo também utilizado no tratamento de patologias dermatológicas como dermatites e dermatoses, neurodermatite e psoríase, além de úlceras tróficas de etiologia diabética e aterosclerótica.
Contraindicações e riscos para a saúde da romã e suas sementes.
A romã é uma fruta incrível com efeitos benéficos para o corpo humano, mas também apresenta algumas contraindicações. Se consumida incorretamente, pode danificar o esmalte dos dentes. O alto teor de ácidos orgânicos pode levar a:
- desenvolvimento de cáries;
- destruição da densidade do esmalte dos dentes;
- o aparecimento de uma camada escura no esmalte.

Se a fruta for usada para tratar patologias, é necessário utilizar pastas clareadoras com efeito fortalecedor do esmalte dentário.
O uso da romã na nutrição e na terapia também é proibido nos seguintes casos:
- gastrite com alta acidez da secreção gástrica;
- lesões ulcerativas do trato gastrointestinal;
- alergias a componentes da fruta;
- prisão de ventre crônica;
- fissuras no reto;
- hemorroidas internas e externas;
- insuficiência venosa.
As sementes de romã são contraindicadas nos seguintes casos:
- hepatite;
- enterite;
- constipação e patologias ulcerativas nos órgãos digestivos;
- fissuras anais.
Decocções e infusões feitas com casca de romã são proibidas durante o tratamento com medicamentos antialérgicos, pois neutralizam os efeitos dos mesmos. Além disso, utilize essas decocções com extrema cautela e siga a receita à risca, visto que a casca é rica em compostos alcaloides que podem ser tóxicos para o organismo.
Durante a gravidez, os médicos recomendam o consumo de romã porque seus componentes previnem o desenvolvimento de anemia tanto na gestante quanto no feto em desenvolvimento.
Durante a lactação, o consumo de suco não deve exceder 30 ml. O suco deve ser diluído em partes iguais com água.

Crianças com mais de um ano e meio devem consumir apenas algumas sementes de romã. É importante monitorar atentamente o sistema digestivo (qualidade das fezes) e as reações da pele à fruta.
Você também pode se interessar por:Usos medicinais do suco, sementes e casca da romã
Remédios fitoterápicos à base de romã podem ser usados tanto interna quanto externamente. Para problemas dermatológicos como erupções cutâneas e sarampo, aplique uma pomada nas áreas afetadas. Esta pomada pode ser feita com azeite de oliva e sementes de romã em pó.
Remédios para esfoliação
As sementes e a casca da romã são frequentemente utilizadas na medicina alternativa por conterem altas concentrações de vitaminas e óleos essenciais, que são os componentes medicinais mais valiosos da fruta. Receitas com casca e sementes de romã:
- Um remédio hemostático externo consiste em uma infusão da casca e das inflorescências. Deixe em infusão 1 colher de sopa de flores e cascas trituradas em 200 ml de água fervente por 2 horas. Aplique a infusão na ferida para estancar o sangramento.
- Para diarreia crônica e aguda, coloque 5 g de casca em 100 ml de água fervente e deixe em infusão por 25 a 30 minutos. Após a infusão, coe e beba 1 colher de chá três a quatro vezes ao dia;
- A decocção pode ser usada para gargarejar e tratar estomatite infecciosa: 1 colher de sopa de casca e inflorescência para cada 200 ml de água fervida. Deixe em infusão por 15 a 20 minutos e depois por 2 a 3 horas. Use a decocção de três a quatro vezes ao dia.
Tintura à base de sementes de frutas
Um remédio fitoterápico eficaz feito com sementes de açafrão — uma tintura — ajuda a reduzir os níveis de colesterol e glicose, além de diminuir a inflamação de diversas causas. Para as mulheres, a tintura reduz os sintomas negativos da TPM e da menopausa.
Você pode fazer sua própria tintura. Para a base alcoólica, use álcool 60%, vodca ou aguardente caseira. Aqui está a receita da tintura "Estrela do Kremlin":
- romãs – 5 unidades;
- limão – 1 unidade;
- canela – 5 g (ou 1 pau);
- açúcar – 350 g;
- álcool – 500 ml.

Separe a romã e retire as sementes. Extraia o suco das sementes e reserve as raspas de limão. Rale a casca do limão e adicione às sementes. Adicione canela, açúcar e álcool a essa mistura. Deixe em infusão por 20 a 30 dias em um local escuro. Agite a tintura a cada dois dias. Após a infusão, filtre a tintura. Recomenda-se tomar 1 colher de sopa, 1 a 2 vezes ao dia, durante 60 dias, 15 a 20 minutos antes das refeições. Guarde a tintura na geladeira por no máximo 90 dias a partir da data da infusão.
Você também pode se interessar por:Para infecções respiratórias agudas
Para resfriados, dores de garganta e bronquite, use uma decocção de sementes de romã. Receita:
- 20 g de pó de sementes + 200 ml de água fervente;
- Ferva em banho-maria por 20 a 30 minutos;
- Filtre e adicione água fervida até atingir um volume de 200 ml;
- Faça gargarejos com esta decocção ou beba 50 ml duas vezes ao dia.
Para diabéticos
Para diabéticos, recomenda-se tomar de 100 a 200 ml de suco de romã diluído com 1 colher de sopa de mel orgânico três vezes ao dia. Também é recomendado consumir frutas ácidas ou agridoces várias vezes por semana.
Decocção e infusão para distúrbios intestinais
Uma decocção ajudará a aliviar a inflamação no trato intestinal. Receita:
- 50 g de grãos;
- 20 g de casca seca triturada;
- 200 ml de água;
- Deixe a mistura ferver em fogo muito baixo por 25 a 35 minutos;
- Quando esfriar, o caldo precisa ser filtrado;
- Tome 1 colher de sopa duas vezes ao dia.

Uma decocção da casca do fruto ajuda a eliminar muitos tipos de parasitas do corpo em caso de infestação por helmintos.
- 50-60 g de casca triturada + 500 ml de água fria;
- Saída por 7 horas;
- Após a infusão, é necessário ferver em fogo baixo até que reste metade do volume do líquido;
- Deixe o caldo esfriar e filtre;
- Beba todo o volume em pequenas doses dentro de 1 hora;
- Uma hora após tomar a decocção, tome um laxante;
- Após 4 horas – faça um enema.
https://www.youtube.com/watch?v=pN18LEiNo24
Para inflamações de órgãos internos, utiliza-se uma decocção à base da casca:
- 2 colheres de chá de casca picada + 200 ml de água fervente;
- Ferva em banho-maria por 30 minutos;
- Filtre e complete com água até o volume original;
- Tomar 50 ml duas ou três vezes ao dia, meia hora antes das refeições.
Para problemas estomacais
Para diarreia e colite, utilize um remédio caseiro à base da casca. Receita:
- 1 colher de chá de casca picada + 200 ml de água fervente;
- Ferva por 15 minutos e deixe descansar por 2 horas;
- Após filtrar, utilize 1 colher de chá três vezes ao dia;
- A dosagem deve ser rigorosamente observada.

Ferva por 20 a 30 minutos e coe. Tome 2 colheres de sopa 3 vezes ao dia. Esta decocção também pode ser usada para tratar estomatite infecciosa, enxaguando a boca.
Para dores de estômago intensas, use suco de romã com mel. Adicione 1 colher de sopa de mel natural a 100 ml de suco. Tome três vezes ao dia. Evite o consumo de suco de romã se tiver gastrite ou úlceras no trato gastrointestinal.
Para a saúde da mulher
Esta fruta tem um efeito positivo na saúde da mulher. Quando consumida regularmente, apresenta os seguintes efeitos no organismo feminino:
- Alivia os sintomas da menopausa;
- Protege contra o desenvolvimento de depressão;
- Garante o fornecimento de vitaminas essenciais durante a gravidez;
- A presença do componente elagitanino na romã reduz o risco de desenvolvimento de tumores oncológicos na glândula mamária.
https://www.youtube.com/watch?v=oKWN5mmZ_OM
Para a saúde masculina
Para os homens, o consumo regular de romã melhora a potência devido à vitamina B12 presente na fruta, que influencia o fluxo sanguíneo e o sistema hematopoiético, além de regular o equilíbrio hormonal masculino, o que tem um efeito positivo na potência sexual.
Em dietética
A romã é uma fruta que promove a perda de peso. Você pode usar tudo o que ela oferece: a polpa, as sementes e os caroços, o suco natural e infusões medicinais feitas com os caroços e a casca. Beba 200 ml de suco diluído em água na proporção de 1:1 diariamente e, em 2 a 3 semanas, você verá resultados positivos: melhora da função gastrointestinal e perda de alguns quilos.
Receita com sementes de romã e azeite:
- Triture 50 g de grãos em um moedor de carne;
- Adicione 2 colheres de sopa de óleo a eles;
- Manter refrigerado;
- A mistura deve ser consumida duas vezes ao dia;
- O tratamento tem duração de 30 dias.

Para combater eficazmente o excesso de peso, a romã deve ser incluída na sua dieta diária. O seu menu deve incluir saladas de frutas e vegetais com sementes de romã, bem como pratos de carne e peixe que contenham sumo ou sementes de romã.
Dias de jejum de romã – não mais do que 7 a 8 vezes por mês: consumir apenas suco e sementes de romã em quantidades ilimitadas.
Perguntas frequentes
As perguntas mais frequentes são sobre as propriedades benéficas da romã e como escolher frutas que contenham a maior quantidade possível de componentes úteis.
A romã é uma das frutas de inverno mais benéficas, possuindo propriedades curativas e sendo utilizada na medicina alternativa para diversas condições.



Variedades de amoreira-preta e características de cultivo
Poda de árvores no inverno – tudo o que você precisa saber sobre o procedimento.
Cuidados adequados com uma tangerineira em 12 passos simples