A humanidade, com sua característica tendência de extrair lucro de tudo, não deixou passar o espinheiro-negro. É muito comum na Rússia e também cresce em muitos outros países. Qualquer jardineiro experiente que cultive este arbusto atrás de uma cerca e aproveite suas inegáveis propriedades medicinais conhece os sinais de maturação do espinheiro-negro e dicas para a colheita dos frutos.
Propriedades úteis do espinheiro-negro
O espinheiro-negro é uma planta muito antiga, mencionada até mesmo em histórias bíblicas. Seus inegáveis benefícios para os humanos são reconhecidos na medicina tradicional. O espinheiro-negro é composto não apenas pelos frutos, mas também pelas flores, ramos, folhas, raízes e casca. Possui qualidades não só medicinais, mas também estéticas, pois durante a floração assemelha-se a uma bela nuvem fofa.
Você também pode se interessar por:Todos os anos, todas as partes da planta são colhidas para venda em farmácias, apesar de um obstáculo significativo: seus espinhos afiados. Os frutos da planta são surpreendentemente úteis no tratamento de muitas doenças. Suas propriedades benéficas são inúmeras:
- Melhorar o processo metabólico;
- Reduzir os níveis de colesterol e a pressão arterial;
- Auxilia no tratamento dos intestinos, fígado, estômago e rins;
- Eficaz contra giardíase, flatulência e distúrbios intestinais;
- reduzir a dor da menstruação;
- Contêm ácidos orgânicos, iodo, cálcio, fósforo, ferro, cromo, zinco, potássio, taninos, pectina, glicose, óleo essencial, vitaminas A, E, PP, C, B₁, B₂;
- Possuem efeitos imunomoduladores, diaforéticos, adstringentes, diuréticos, antipiréticos, anti-inflamatórios e antissépticos;
- Auxílio em casos de intoxicação alimentar e infecções tóxicas;
- Repor as deficiências vitamínicas;
- Acalma e relaxa o sistema nervoso;
- Estimular o apetite.
Sinais de maturidade do espinheiro-negro
Há um ditado que diz: "Um arbusto de espinheiro-negro nunca está vazio", e é totalmente verdade. A planta frutifica todos os anos, a partir dos seus primeiros dois ou três anos. Um único arbusto pode render uma colheita abundante — até 15 kg de bagas. Elas se transportam bem e se conservam por bastante tempo. Assemelham-se a pequenas ameixas (com aproximadamente 1 a 1,5 cm de diâmetro). Sua cor é azul-escura, com uma aparência glauca devido a uma camada cerosa. A polpa é verde e suculenta.
Você também pode se interessar por:As bagas ácidas amadurecem já em julho e agosto, mas a colheita começa bem mais tarde — elas contêm uma grande quantidade de taninos, o que as torna impróprias para consumo. No entanto, para fins medicinais, são colhidas em setembro. Para obter o melhor sabor, os frutos são colhidos após a primeira geada — no início ou meados de outubro. A geada amolece as bagas, tornando-as mais doces e com um sabor agradavelmente ácido. Elas permanecem no arbusto durante todo o inverno até a primavera.
Além dos usos medicinais, as bagas de espinheiro-negro são amplamente utilizadas na culinária. São usadas para fazer geleias, conservas e pastilhas. Também são usadas para fazer vinho, kvass, molhos, licores, cordiais, temperos e marinadas. Além disso, são usadas para aromatizar kissels, vodka e compotas, entre outras coisas. As bagas também são usadas para fazer chá. Elas são secas e armazenadas em sacos de tecido natural ou sacos de papel por até um ano. No entanto, o ideal é congelá-las frescas — isso preserva todas as vitaminas e nutrientes. Podem ser armazenadas no congelador por até seis meses.
Você também pode se interessar por:O espinheiro-negro é indispensável em qualquer jardim. É uma bela decoração, afasta visitantes indesejados e possui propriedades curativas naturais. Com os devidos cuidados e a colheita oportuna deste fruto perene, pode-se obter um verdadeiro tesouro de benefícios.

Métodos de propagação da arônia para iniciantes com fotos passo a passo
Poda de Arônias no Outono: Um Guia Passo a Passo para Iniciantes
Como saber a hora certa de colher o espinheiro-negro
Shepherdia prateada no seu jardim
Vencedor
Só se você plantar espinheiro-negro no seu jardim é que será muito difícil se livrar dele mais tarde.