É possível marinar cogumelos com ovo e como fazê-lo corretamente (+15 fotos)?
A Amanita caesarica (também conhecida como amanita-mosca-real ou amanita-mosca-de-césar) é muito apreciada por especialistas culinários do mundo todo. Pertence à família Amanita muscaria, mas é considerada comestível. Possui um sabor característico, sem o odor e o gosto típicos de outros cogumelos. Existem inúmeras receitas para prepará-la — a Amanita caesarica pode ser consumida não apenas em conserva, mas também cozida, frita ou até mesmo crua.
Características da espécie e propriedades úteis
Esta espécie possui uma aparência marcante. Seu chapéu é marrom-avermelhado ou amarelo intenso. O chapéu ovoide cresce até 20 cm de diâmetro, tornando-se convexo com o tempo. O estipe, duro e carnudo, atinge 3 cm de diâmetro. A altura do estipe varia entre 7 e 10 cm. A superfície cortada é branca.
Uma característica distintiva é a presença de uma estrutura tuberosa na base do caule, semelhante a uma casca de ovo. A superfície dourada do caule é muito lisa ao toque.
Alguns exemplares apresentam listras logo acima do anel. Os cogumelos Amanita muscaria comestível mais velhos podem ser distinguidos dos mais jovens pelo cheiro: os exemplares muito maduros cheiram a sulfeto de hidrogênio. O aroma da polpa lembra avelã.
Você também pode se interessar por:Além do seu excelente sabor, o cogumelo Caesar possui inúmeras propriedades benéficas. Ele contém uma grande quantidade de minerais e microelementos, incluindo cálcio, proteína, fósforo, niacina e ácido ascórbico.
Apesar dessa composição, o cogumelo Amanita muscaria é um alimento de baixo teor calórico. Pode ser consumido cru. É facilmente digerível e não irrita o trato gastrointestinal. Sua polpa tem um sabor muito agradável e delicado.
Os cogumelos comestíveis da espécie Amanita muscaria são utilizados para fins medicinais. Descobriu-se que seus componentes podem ser eficazes na prevenção do desenvolvimento de células cancerígenas. Para os homens, o consumo deste produto reduz o risco de doenças do sistema reprodutivo, principalmente doenças da próstata.
Preparando cogumelos Caesar para marinar.
Após a compra ou colheita, prepare os cogumelos para a conserva. Primeiro, inspecione-os cuidadosamente para verificar se há terra ou areia. Os cogumelos do tipo César costumam estar infestados por moscas e outros insetos. Escolha exemplares saudáveis para a conserva. Remova quaisquer detritos, folhas ou insetos. É importante certificar-se de que não estejam infestados por vermes ou muito velhos.

O próximo passo na preparação é uma lavagem completa. Este procedimento deve ser realizado de forma rápida e cuidadosa. A lavagem prolongada pode levar à perda de substâncias solúveis e aromáticas, portanto, é melhor não deixar os cogumelos comestíveis da espécie Amanita muscaria na água por muito tempo.
Você pode lavar a colheita em um recipiente grande por 10 minutos, trocando a água várias vezes. Uma ótima opção seria usar água da torneira, especialmente se a pressão for alta.
Coletores de cogumelos experientes recomendam familiarizar-se com alguns dos aspectos do preparo:
- O processamento deve ocorrer no máximo 10 horas após a coleta, caso contrário o produto perderá muitas de suas substâncias benéficas;
- Exemplares grandes devem ser cortados em vários pedaços, enquanto os menores podem ser cozidos inteiros;
- Antes de cozinhar, você deve inspecionar as áreas cortadas, pois esse tipo de carne permanece branco após o corte;

Culinária - Não marine o cogumelo inteiro, apenas o chapéu. Não jogue fora os talos; eles podem ser fritos ou usados para fazer uma deliciosa sopa de cogumelos.
- Após a limpeza e lavagem, é aconselhável despejar água acidificada sobre ela, o que ajuda a preservar a cor antes do cozimento;
- A lavagem prolongada tem um impacto negativo no sabor, pois esse tipo de alimento pode absorver água rapidamente;
- Para garantir que o produto mantenha sua forma e não se desfaça, ele é mergulhado em água já fervente.
Você também pode se interessar por:Como marinar para o inverno?
O cogumelo real distingue-se pela sua versatilidade. Pode ser servido frito, estufado, marinado ou cru. Existem inúmeras receitas de marinadas para o inverno, pois o sabor deste cogumelo tem inspirado muitos chefs.
Esterilização de frascos
Esterilizar o recipiente da marinada é uma etapa importante. Faça isso da seguinte forma:
- Coloque as tampas e os frascos em uma panela grande, adicione água e ferva em fogo baixo por 10 a 15 minutos;
- Os frascos fervidos são deixados em água quente por 30 a 60 minutos;

Esterilização de frascos - Os frascos são retirados e colocados no forno. Não pré-aqueça o forno, pois o aumento repentino da temperatura pode fazê-los estourar.
- Pré-aqueça o forno a 140°C e deixe assar por até 10 minutos;
- Desligue o forno, mas deixe os frascos dentro. Retire-os imediatamente antes de encher os frascos.

Você pode esterilizar potes e tampas com vapor. Primeiro, enxágue-os com bicarbonato de sódio e coloque-os de cabeça para baixo sobre uma panela com água. Deixe os potes em banho-maria por cerca de 15 minutos e depois seque-os.
Com vinagre
Esta é a receita de marinada mais comum. Para prepará-la, use 1 xícara de vinagre, ½ xícara de açúcar e uma colher de sopa de sal para cada 4 xícaras de água. Leve a marinada para ferver e deixe esfriar um pouco.
Os cogumelos celestes preparados são fervidos em água salgada por cerca de 20 minutos. Adicione algumas rodelas de cebola, 2-3 grãos de pimenta-da-jamaica e pimenta-do-reino, uma folha de louro e os cogumelos cozidos a cada frasco. Despeje a marinada preparada sobre os frascos e feche-os.
Em seguida, coloque-os em uma panela grande, cubra com água fria e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos.
cogumelos ao estilo coreano
Qualquer cogumelo comestível serve para esta receita, mas a marinada mais deliciosa é feita com cogumelos rúcula. Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- cogumelos cozidos – 3,5 kg;
- cebolas – 1 kg;
- pimentas malagueta frescas – 2 unidades;
- ácido acético 9% - 1 copo (200 ml);
- cenouras frescas – 500 g;
- Alho fresco – 2 a 3 cabeças;
- coentro em pó – 2 colheres de sopa;
- Óleo de girassol – 300 ml;
- Mistura de pimenta moída – 1 colher de chá;
- Sal e açúcar – 8 colheres de sopa de cada.

Descasque as cenouras, rale-as usando um ralador coreano e adicione-as aos cogumelos cozidos. Adicione todos os temperos necessários, sal e açúcar, e misture bem.
Descasque e pique finamente a cebola. Frite-a em óleo vegetal até dourar. Adicione a cebola aos ingredientes restantes, juntamente com o vinagre, a pimenta picada e o alho amassado. Misture tudo muito bem.
Você também pode se interessar por:A mistura preparada é vertida em frascos esterilizados e fervida durante 15 minutos numa panela grande, com uma grelha de madeira no fundo. Os frascos quentes são selados com tampas esterilizadas e envoltos num pano quente para arrefecerem gradualmente. Depois de arrefecidos, os frascos são transferidos para a adega.
À moda italiana
Os cogumelos Amanita muscaria, comestíveis e em conserva desta forma, têm um sabor particularmente picante. Para prepará-los, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 400 g de cogumelos frescos limpos;
- 50 ml de vinagre de vinho (tinto) e azeite;
- 2 a 3 dentes de alho;
- cerca de cinco ramos de tomilho fresco;
- 1 colher de chá de sementes de mostarda;
- Tempere a gosto.

Coloque os cogumelos preparados em uma panela, cubra com água e leve ao fogo. Cozinhe por pelo menos 20 minutos e, em seguida, escorra em um escorredor.
Para a marinada, fatie o alho e coloque-o em uma panela. Adicione a mostarda e os temperos, depois despeje 1 litro de água e leve ao fogo. Deixe a marinada ferver por cerca de 7 minutos, depois adicione o vinagre e o azeite e cozinhe em fogo baixo por mais alguns minutos.
Coloque os cogumelos em um recipiente com tampa hermética e despeje a salmoura fria sobre eles, certificando-se de que a salmoura fique 1 cm acima da massa de cogumelos. Leve a marinada à geladeira por alguns dias, mexendo ocasionalmente.
Respostas às perguntas mais frequentes
- O cogumelo ovo tem um chapéu liso, enquanto o venenoso apresenta protuberâncias brancas visíveis;
- As placas no caule do cogumelo real são de cor amarela, enquanto as do cogumelo venenoso amanita muscaria são brancas;
- O cogumelo César possui uma estrutura que lembra uma casca de ovo, enquanto o amanita muscaria apresenta fragmentos na parte inferior do caule que assumem uma forma anelar na base.
Se você ainda tiver dúvidas, é melhor deixar o cogumelo na floresta.
Ao usar panelas de zinco ou alumínio, retire a mistura de cogumelos imediatamente após o cozimento, pois a cor da panela pode mudar ou compostos tóxicos podem se formar na mistura cozida.
Os cogumelos ovo têm um sabor excelente, por isso qualquer receita de marinada será um ótimo complemento para a mesa de Natal.











