A propagação de pepinos por meio de brotos laterais reduz o risco de perda da colheita. Botânicos concluíram que é possível obter de três a cinco novas plantas a partir de uma única planta de pepino. As mudas requerem cuidados mínimos. Uma vantagem óbvia é que as novas plantas herdam as características da planta-mãe. O procedimento não exige muita experiência. Basta seguir as práticas agrícolas adequadas, incluindo técnicas para enraizar estacas, regar e fertilizar as novas plantas.
Peculiaridades do enteado
Beliscando pepinos Isso é feito em meados ou no final de julho. Até dois brotos laterais são deixados na base da planta, que posteriormente formarão dois caules completos. Se o caule tiver menos de 6 a 8 cm de comprimento, a remoção dos brotos laterais é adiada. A propagação gradual de pepinos plantados tem um efeito benéfico na velocidade de formação dos frutos. Quanto menos brotos laterais, maior a produção.
|
Eliminar brotos laterais no solo (método de corte) |
Beliscando os brotos laterais em uma estufa (método de propagação de pepino por alporquia) |
|
O procedimento é necessário para aumentar o volume da colheita futura. |
O método é utilizado para variedades autopolinizadoras, ou seja, para variedades que requerem a presença de insetos polinizadores. |
|
Remova todos os brotos laterais, começando pela sexta folha. Caso contrário, o arbusto ficará atrofiado e seus frutos serão moles. |
Devido ao espaço de crescimento limitado, é obrigatório podar os brotos laterais. |
|
Assim que a parte superior do arbusto atingir a marca de 15-20 cm, deve-se fazer a poda apical, garantindo o crescimento de brotos laterais com flores femininas. |
Não deixe os brotos crescerem, caso contrário todos os nutrientes serão direcionados para a formação de massa verde improdutiva. |
|
Os ramos em excesso são removidos e os nutrientes são direcionados para o desenvolvimento do caule principal. |
Logo após o plantio, o caule do pepino é amarrado para garantir um crescimento constante e reto para cima. |
|
Botânicos iniciantes podem facilitar as coisas começando com uma divisão simples da trepadeira em 4 seções. |
Assim que surgirem 5 a 6 folhas, remova o caule lateral. |
|
Na primeira parte, os brotos inferiores são removidos e, na segunda, os brotos laterais são podados. |
Os ovários laterais e os ramos são encurtados para 4 nós. |
|
Na terceira parte, deixe no máximo 2 folhas e 1-2 ovários, e na quarta parte, 3 ovários e 1 folha. |
Retire 4 folhas acima de cada nó. |
Independentemente do método escolhido, os rebentos laterais devem ser removidos imediatamente. Caso contrário, irão crescer demais ou endurecer. Todas as operações são realizadas com ferramentas limpas e desinfetadas.
Você também pode se interessar por:Métodos de enraizamento
Eles decidem de forma independente como enraizar os brotos laterais do pepino, passo a passo, após analisarem diversos fatores. O primeiro é a variedade escolhida. Se forem pepinos de maturação precoce, utilizam-se apenas estacas. Dessa forma, os frutos serão suculentos e poderão suportar curtos períodos de frio e falta de umidade. Para variedades de meia estação e de maturação tardia, utiliza-se apenas a alporquia.
O segundo fator é levar em consideração o clima da região. Por exemplo, em áreas com climas instáveis, o enraizamento é realizado apenas em estufas. Inicialmente, as mudas são plantadas em vasos colocados em ambientes internos. Assim que duas ou três folhas permanentes aparecem, as mudas são transferidas para uma estufa.
Realizando o transplante
Cuidado e atenção em cada etapa são a chave para o sucesso. Mesmo pequenos danos ao rizoma durante o enraizamento lateral podem arruinar a planta futura. O primeiro passo é preparar pequenos recipientes com terra. Compre terra já misturada para reduzir o risco de infecção. O segundo passo é preparar os recipientes para o plantio. Vasos de tamanho médio são adequados. A nova planta deve ser plantada a uma profundidade de 4 a 5 cm. O terceiro passo é a rega. Os pepinos preferem uma quantidade controlada de água.
A preparação do canteiro começa uma semana antes da data prevista para o plantio no local definitivo. Remova quaisquer vestígios da colheita do ano anterior, revolva e afofe a terra. Cinco dias antes do transplante, aplique um fertilizante completo. São necessários de 2,5 a 3 kg de fertilizante por metro quadrado. A distância entre as covas e a profundidade de cada uma devem ser determinadas para garantir o desenvolvimento adequado das mudas de pepino provenientes de brotos laterais. Cada cova deve ter de 10 a 15 cm de profundidade, com uma distância de 20 cm entre elas. Não devem ser plantadas mais de duas mudas em cada cova.
Cumprimento das regras de cuidado
Recomendações agrícolas básicas ajudarão você a obter uma boa colheita deste vegetal crocante. A primeira regra é usar material de alta qualidade para o plantio ou remoção de brotos laterais. Se forem observados sinais de doença nas mudas nas últimas 2 a 3 temporadas, não as utilize. A segunda regra é que nem todos os brotos laterais sobreviverão. Muito depende do desenvolvimento das raízes. Outras recomendações agrícolas:
Você também pode se interessar por:- Os novos rebentos só começam a criar raízes quando não há risco de tempo frio ou chuvas prolongadas nos próximos 2 a 4 dias;
- Desde o momento do plantio até o início da colheita, os enteados são iluminados diariamente por 12 a 14 horas;
- Caso o período de tempo especificado não seja possível, o plantio é realizado em uma estufa, na qual são instaladas fontes de luz artificial;
- O fertilizante complexo deve ser aplicado no máximo 3 vezes durante a estação de crescimento;
- O pepino é um vegetal que adora oxigênio, por isso a terra é afofada a cada 4-5 dias;
- Remova imediatamente qualquer erva daninha encontrada.
A rega deve ser feita em doses medidas. Primeiro, verifique o nível de umidade a uma profundidade de 5 a 8 cm.
A propagação de pepinos por meio da remoção de brotos laterais permite uma boa colheita mesmo em regiões com climas instáveis. Para esse processo, seleciona-se uma planta saudável e livre de doenças. Os jardineiros devem ter em mente que cada geração subsequente herda um pouco menos de características da planta-mãe. Outro detalhe importante: cada broto é cuidadosamente separado com um instrumento esterilizado. Esse processo é realizado em clima quente e seco. Apesar de seguir todas as práticas agrícolas, existe o risco de insucesso. A taxa de sucesso do broto lateral depende da rapidez com que o sistema radicular se desenvolve.

Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas