Todo jardineiro ou pequeno produtor rural já cultivou batatas. Elas são, sem dúvida, a hortaliça mais popular, tanto para plantio quanto para consumo. No entanto, por mais estudo e prática que se dedique a essa hortaliça aparentemente simples, nem sempre é possível obter uma colheita satisfatória.
Uma possível causa pode ser o crescimento excessivo das folhas verdes das batatas. Vamos discutir esse problema e explorar o que exatamente causa o crescimento dessas folhas verdes e como combatê-lo.
Como você sabe, as folhas da batata não têm utilidade para os humanos, pois não são comestíveis. No entanto, essa parte é indispensável na produção de fertilizantes orgânicos de alta qualidade. Geralmente, elas são compostadas ou queimadas até virarem cinzas. Além disso, as folhas da batata são utilizadas tanto na medicina tradicional quanto na farmacêutica para a produção de produtos para o controle de pragas.
Infelizmente, as folhas da batata têm um impacto muito negativo na colheita. Jardineiros experientes descobriram que quanto mais folhas uma batata tiver, menor e pior será a produção. Isso ocorre porque a planta dedicou toda a sua energia natural ao crescimento das folhas, e não dos tubérculos. No entanto, vale ressaltar que essa correlação nem sempre é verdadeira e depende de muitos fatores.
Em nossa chamada "avaliação", o excesso de nitrogênio é a principal causa do crescimento excessivo da folhagem. Esse problema pode surgir quando um jardineiro, com boas intenções, exagera na aplicação de fertilizantes. Os fertilizantes contribuem para o crescimento rápido e vigoroso da folhagem, sem o aumento desejado na produção de tubérculos. Graças ao excesso de nitrogênio, a folhagem da batata pode crescer mais de um metro de altura, mas, infelizmente, sem aumentar o número ou o tamanho dos tubérculos.
Se a parte aérea da batata cresceu significativamente devido à deficiência de nitrogênio, o desenvolvimento radicular subsequente pode ser afetado. Ajustar a adubação pode ajudar. A melhor e mais eficaz solução é adicionar superfosfato à dieta da batata. O superfosfato geralmente não reduz o tamanho da parte aérea, mas tem um efeito benéfico sobre o fruto. Cientificamente, esse tipo de fertilizante acelera o processo de "maturação" do fruto e estimula a rápida liberação de nutrientes necessários para o crescimento da parte aérea, que por sua vez, é direcionada para as raízes.
Para preparar esse tipo de fertilizante em casa, misture o superfosfato com água morna na proporção de 1 litro de água para cada 10 g de ingrediente ativo. A solução resultante deve ser distribuída uniformemente por toda a área de plantio de batatas. Para 200 metros quadrados de terra, recomenda-se preparar 20 litros dessa solução.
Para evitar repetir erros semelhantes no futuro, lembre-se de que não é necessário enriquecer o solo com nitrogênio se esterco ou húmus foram usados como fertilizante durante o preparo dos canteiros.
É importante lembrar que a batata é uma hortaliça autossuficiente que não requer fertilizantes em excesso. Mesmo que as folhas e os tubérculos estejam se desenvolvendo bem graças ao fertilizante, as batatas podem não se conservar adequadamente e estragar rapidamente. Jardineiros experientes recomendam aplicar qualquer fertilizante estritamente de acordo com as instruções e sugerem reduzir a quantidade utilizada.
Muitos jardineiros iniciantes plantam tubérculos grandes ou até mesmo enormes com boas intenções. No entanto, isso prejudica a colheita subsequente. Quanto maior o tubérculo, maior a quantidade de nutrientes. Isso beneficia a parte verde da batata, mas não os tubérculos. Assim como acontece com o excesso de nitrogênio, as folhas grandes da batata retardam o desenvolvimento do fruto, o que não produzirá os resultados desejados.
Quando o crescimento vegetativo termina, a planta deveria desenvolver tubérculos. Isso não acontece porque o desenvolvimento dos frutos praticamente cessou devido ao fim da estação de crescimento, e a própria batata não teve tempo de se desenvolver.
Para evitar cometer os mesmos erros no futuro, jardineiros experientes recomendam escolher para o plantio vegetais que não sejam maiores que um ovo de galinha.
Talvez o problema mais comum que causa o crescimento excessivo da folhagem das batatas seja a falta de luz natural. Qualquer pessoa que já tenha cultivado mudas em um jardim ou em casa observou uma tendência diretamente relacionada à luz. Se os brotos que estão surgindo não recebem luz suficiente, eles começam a se "esticar" em direção ao sol. É por isso que, na sombra, as batatas crescem verdes, mas não formam tubérculos.
Um efeito semelhante ocorrerá se, na tentativa de economizar espaço, os canteiros de batata forem plantados muito próximos uns dos outros, sem respeitar as distâncias estabelecidas. A batata é justamente o tipo de planta que não tolera economia de espaço. Nesse desconforto imposto, o vegetal começa a dedicar toda a sua energia à parte aérea, lutando por um lugar ao sol.
Outro custo potencial da economia de espaço é a exposição da batata a diversas doenças fúngicas, que são difíceis e demoradas de combater. Isso se deve à circulação de ar insuficiente em canteiros já estabelecidos.
Somente nas regiões do sul, mesmo em áreas semi-sombreadas, não há problema com a falta de luz. É nessas regiões que crescem batatas grandes, inclusive com folhagem alta.
Embora os jardineiros sejam diretamente responsáveis pelo excesso de nitrogênio, pelo plantio de tubérculos grandes e pelos canteiros muito compactos, os humanos não têm controle sobre as condições climáticas. Afinal, é justamente em verões quentes e com alguma chuva que qualquer tipo de grama, como as folhas de batata, cresce descontroladamente.
Nenhum jardineiro consegue prever as condições climáticas, por isso só existe um método comprovado para preservar a colheita. Depois que as batatas terminarem de florescer, espere alguns dias, ou de preferência uma semana, e então compacte as folhas até que cubram todo o solo. Isso impedirá que elas absorvam os nutrientes restantes dos tubérculos e cresçam ainda mais. Essa simples ação transferirá toda a energia de crescimento para os tubérculos em desenvolvimento, proporcionando ao jardineiro uma colheita rica e desejável.
Antes de plantar qualquer hortaliça, sejam batatas ou tomates, é importante entender o ciclo de vida da planta e como cuidar dela. Isso ajudará a prevenir diversas doenças, evitar grandes infestações de pragas e garantir uma colheita saudável. As batatas são uma hortaliça que requer cuidados mínimos, o que as torna uma escolha popular para jardineiros iniciantes.
Por mais simples que seja o plantio, é importante conhecer alguns detalhes para não ficar sem seu vegetal favorito. Um sinal de alerta é o crescimento das folhas da batata acima de 80 cm. Se as folhas estiverem começando a brotar, é preciso identificar a causa e tomar as medidas cabíveis.
Se a parte aérea da planta ultrapassar um metro, isso é um forte indício de altos níveis de nitrogênio no solo. Como mencionado anteriormente, é necessário ajustar a quantidade e a frequência da aplicação de fertilizantes e preparar uma solução de superfosfato. Isso não reduzirá a quantidade de parte aérea, mas retardará significativamente o crescimento, permitindo que todos os nutrientes sejam transferidos para os tubérculos.
Para evitar esse problema de forma proativa, é importante criar um cronograma de fertilização adequado desde o início. Ele deve ser algo como isto:
- A primeira aplicação do fertilizante não deve ser feita antes do surgimento dos primeiros brotos verdes.
- Recomenda-se o uso de fertilizantes à base de nitrato de amônio ou ureia. A solução deve ser diluída na proporção de 15 a 20 g de ingrediente ativo para cada 15 litros de água. No entanto, lembre-se de que, durante o tratamento inicial, no outono ou na primavera, não se deve utilizar fertilizantes para aumentar o nitrogênio no solo.
- A adubação adicional só é realizada após a amontoa de terra. Uma segunda adubação é feita somente quando as batatas atingem 25 cm de altura. Normalmente, utiliza-se Nitrophoska, espalhando 25 g entre as fileiras de batatas. Uma vez concluída a segunda adubação, não é necessária nenhuma outra.

Jardineiros experientes costumam nutrir o solo com diversos nutrientes durante o verão, utilizando adubação foliar. No entanto, é importante lembrar que a adubação foliar deve ser combinada com a aplicação de repelente de insetos.
Por mais estranho que pareça, as folhas grandes das batatas são em grande parte obra dos jardineiros. Seja por boas intenções ou por ignorância, nos primeiros anos as pessoas querem fazer tudo o que podem para obter tubérculos de batata grandes e densos. Mas, ao buscar o resultado desejado, o oposto costuma acontecer: uma colheita ruim e folhas em excesso.
Para evitar esse destino, é importante lembrar as recomendações básicas para o plantio e cuidado das batatas. Aqui estão as regras básicas de plantio:
- O tamanho da batata para plantio não deve exceder o tamanho de um ovo de galinha;
- No momento do plantio, o solo deve ser aquecido a pelo menos 12-15 graus Celsius;
- É necessário fertilizar as batatas estritamente de acordo com as instruções para não as "fertilizar em excesso";
- Ao plantar, a distância entre os buracos deve ser de 25 a 30 cm.
É claro que essas não são todas as regras, mas sem seguir essas recomendações, as folhas crescerão demais e a colheita será escassa.
Jardineiros experientes demonstraram que a altura da poda apical nem sempre influencia a colheita futura. Isso ocorre porque diferentes variedades de batata se comportam de maneira distinta durante o crescimento. Para determinar com precisão o nível ideal de poda, é necessário pesquisar a variedade desejada e estabelecer limites de cuidado aceitáveis.
Por exemplo, variedades de batata como 'Nakra' e 'Adretta' têm folhagem bastante alta. Uma planta com 50 a 80 cm de altura é normal para elas. Você só deve se preocupar se uma variedade de batata que você conhece começar a brotar folhas, embora isso não deva acontecer.
Claro, o único problema com as copas não é a abundância de vegetação. Às vezes, pelo contrário, não há copas suficientes, o que causa ainda mais ansiedade.
Se você estiver plantando esta variedade de batata pela primeira vez, não se preocupe muito antes da primeira colheita. Como mencionado anteriormente, cada variedade se comporta de maneira diferente, e o que é normal para uma pode ser anormal para outra. As características de cada variedade variam drasticamente, e existem variedades em que as folhas nunca ultrapassam 40-50 cm.
No entanto, isso não significa que tenham uma produção menor. Algumas variedades de batata, em que as folhas verdes não crescem muito, podem render até 25 batatas por canteiro. A variedade "Red Scarlett" se enquadra nessa categoria. Contudo, mesmo uma variedade tão conhecida e popular como a "Udacha" não é conhecida por suas folhas verdes abundantes. Folhas verdes pequenas são uma característica da variedade, não um defeito ou problema, desde que você saiba que são esperadas.
Se você sabe que as folhas deveriam ser maiores, precisa agir imediatamente para salvar a colheita. Na maioria das vezes, o desenvolvimento insuficiente das folhas se deve à deficiência de fósforo no solo. Isso leva a uma redução ou até mesmo à perda total da colheita.
Para confirmar se o "diagnóstico presuntivo" está correto, realize um procedimento simples: desenterre um dos canteiros menos desenvolvidos para verificar os tubérculos. Após remover um tubérculo de batata, corte-o ao meio. Se a batata apresentar uma tonalidade roxa por dentro, isso significa que o solo está com deficiência de fósforo e precisa ser fertilizado.
Por exemplo, o superfosfato descrito acima também nutre o solo. No entanto, há uma diferença significativa: não é o solo que precisa ser tratado, mas as folhas. É assim que você pode revitalizar suas batatas e enriquecê-las diretamente com fósforo.
Portanto, não se preocupe muito com a quantidade de folhas, sejam elas insuficientes ou excessivas. Lembre-se de que cada variedade se comporta de maneira diferente e requer cuidados específicos. Não se apresse em comprar todo o fertilizante e regá-las com tudo o que encontrar. Deixe suas batatas descansarem e você verá resultados maravilhosos.
Seja como for, surge a questão: é mesmo necessário cortar as folhas das batatas? Há apenas 50 anos, cortar ou aparar as folhas nem sequer era uma preocupação, pois as batatas cresciam praticamente sem intervenção humana. Bastava regá-las quando necessário e tratá-las contra o besouro-da-batata. E a etapa final consistia em desenterrar as batatas com os tubérculos grandes.
Com o tempo, os jardineiros começaram a cortar a parte superior das plantas como um experimento, mas faziam isso apenas antes de cavar, provavelmente por conveniência. Por um lado, é mais fácil cavar, já que a folhagem não atrapalha. Por outro lado, dá mais trabalho, é um desperdício de tempo e esforço e, no fim das contas, torna os canteiros menos visíveis. Algumas fontes ainda recomendam cortar a parte superior das plantas antes da colheita.
Hoje em dia, as folhas das batatas são rotineiramente cortadas e queimadas para preservar a colheita futura. Isso ocorre porque a doença conhecida como requeima persiste em folhagens aparentemente comuns. Simplesmente cortar e enterrar as folhas transfere a doença para o solo e tem um efeito prejudicial na futura colheita de batatas. Essa doença só pode ser erradicada por meio da queima.
Somente depois de toda a grama da batata ter sido cortada é que os nutrientes passam diretamente para os tubérculos, permitindo assim que eles amadureçam melhor.
Para engrossar a casca do seu vegetal favorito, cortar as pontas ajuda. Depois de cortado, o fruto permanece na terra por vários dias, enriquecendo-se com minerais benéficos.
No entanto, se você cortou as folhas, nunca desenterre as batatas imediatamente. Isso fará com que elas apodreçam rapidamente e eventualmente rachem.
Segundo a literatura de jardinagem, recomenda-se remover as folhas cerca de uma semana antes da colheita. Alguns recomendam deixar os frutos "descansar" por cerca de duas semanas, mas a decisão é inteiramente sua.
A época de colheita também depende da variedade da batata, pois cada uma requer um período específico. Geralmente, a colheita ocorre no final de agosto ou início de setembro. Colher antes disso não é recomendável, pois os tubérculos ainda não estão suficientemente desenvolvidos. O ideal é começar a colher somente depois que a parte aérea estiver completamente seca. No entanto, colher ainda mais tarde também não é recomendado, pois as batatas começarão a produzir novas folhas, dedicando suas últimas energias à recuperação da planta.
Se as folhas já secaram, não demore em arrancá-las. Você pode manter as batatas na terra por no máximo três semanas após a secagem. Caso contrário, a qualidade dos tubérculos diminuirá e eles não sobreviverão ao inverno.
Avaliações
Natalia, Petropavlovsk:
"Eu estava plantando batatas pela primeira vez. Nunca tinha feito isso antes e, na verdade, não queria me dar ao trabalho. No começo, tudo estava bem; fertilizei algumas vezes, até que percebi que as folhas estavam crescendo descontroladamente. Era bonito por um lado, mas assustador por outro. Fui à internet para descobrir o porquê e o que fazer. Passei um bom tempo tentando entender, pensando que nunca conseguiria cultivar batatas e que um jardim não era bem a minha praia. Este site me salvou. Fiz uma solução de superfosfato e parece que ajudou. Claro, as batatas não ficaram perfeitas, mas ficaram melhores do que eu esperava. Obrigada a este site pelo apoio!"
Maxim, Moscou:
"Para mim, batatas são a minha vida. Plantio batatas há seis anos e nunca tinha parado para pensar se devia cortar as folhas. Por um lado, devia, é melhor assim, mas por outro, nunca fiz isso antes, então por que mudar alguma coisa? Mas finalmente, decidi experimentar. No dia 25 de agosto, cortei todas as folhas e só colhi no dia 6 de setembro. Para minha surpresa, as cascas ficaram mais grossas e sobreviveram ao inverno sem apodrecer. Agora sei o que fazer. Nunca pensei que fosse mudar alguma coisa na minha idade."
Oleg, Kirov:
"A única coisa nova que aprendi foi como montá-lo corretamente. Não parece uma tarefa difícil, mas até isso tem seus detalhes. Obrigado pela ajuda!"


Datas de plantio de batata de acordo com as fases da lua para 2021 na região de Moscou
Variedades de batata: nomes com fotos, descrições e características.
Quando colher batatas em 2020 de acordo com a lua e qual a melhor forma de armazená-las.
Lista de variedades de batata com nomes, descrições e fotos.