
A amônia é utilizada em diversas áreas da vida, inclusive no tratamento de plantações. Essa solução milagrosa pode ser usada para eliminar várias pragas da couve.
Tratamento de repolho com amônia para matar pragas
A amônia é um produto medicinal com odor forte e desagradável. Pode ser usada para reanimar uma pessoa, induzir o reflexo de vômito e também para tratar neuralgia. No jardim, a amônia pode ser pulverizada na maioria das culturas, incluindo o repolho. Ela enriquece o solo com nitrogênio e ajuda a combater ataques de insetos. A amônia pode ser adquirida em farmácias públicas ou privadas.
Antes de usar, dilua a amônia de acordo com as instruções, com muito cuidado. Quantidades excessivas da substância podem levar ao acúmulo de nitrato no repolho e, às vezes, até mesmo arruinar a colheita. Ela é usada para fertilização radicular ou como spray nas partes aéreas da planta.
Como tratar repolho com amônia para matar insetos
As pragas atacam a cultura desde o momento em que as mudas crescem até a maturidade. As folhas suculentas atraem insetos, e lagartas, lesmas e grilos-toupeira estão todos ávidos por se alimentar delas. Um único tratamento na couve não eliminará completamente os insetos nocivos; ele deve ser repetido várias vezes, com o número de aplicações dependendo da gravidade da infestação. Os resultados desejados só podem ser alcançados seguindo cuidadosamente as recomendações.
A amônia contém 82% de nitrogênio.
Caracóis e lesmas
As pragas emergem principalmente à noite e podem causar danos significativos às plantações. Se não forem tratadas, a colheita pode ser perdida. Os jardineiros enfrentam uma batalha difícil, pois as pragas se escondem em tocas durante o dia, e uma solução milagrosa pode ajudar.
Ingredientes:
- amônia;
- água.
Preparação e utilização:
Encha um balde com água decantada, adicione 40 ml de amônia e mexa. Aplique a solução resultante na parte inferior das folhas e, em seguida, aplique uma pequena quantidade da solução na área das raízes. Repita o processo após meia hora. Os insetos subirão à superfície e o jardineiro deverá coletá-los.
Combater os pulgões
As infestações de pulgões afetam principalmente as plantas jovens. Inicialmente, a presença desses insetos é difícil de perceber, pois são verde-claros, assim como as próprias mudas. Eles se reproduzem muito rapidamente e, em pouco tempo, infestam todas as plantas. Sua presença pode ser reconhecida pelos buracos característicos que causam no repolho e pelas folhas enroladas. Se o problema for ignorado, as plantas jovens podem morrer. Uma solução de água com sabão e amônia ajudará a controlar as pragas.
Composto:
- sabão para lavar roupa;
- amônia;
- água.
Preparação e utilização:
Triture 100 gramas de sabão em pó, adicione um litro de água quente e mexa até dissolver. Adicione mais 9 litros de água morna e decantada e 3 colheres de sopa de amônia à mistura resultante. Misture bem a solução novamente e comece a pulverizar o repolho. O sabão formará uma película espessa nas folhas, protegendo as plantas de insetos vorazes. Repita o tratamento após 14 dias; nesse período, uma nova geração de pragas emergirá das larvas depositadas.
A amônia é uma solução de amônia a 10%.
Borboleta-branca-da-couve: métodos de controle
As borboletas são atraentes e pequenas. O perigo desses insetos alados reside no fato de depositarem seus ovos no repolho. Esses ovos eclodem em lagartas vorazes que podem causar danos significativos às plantas. Uma solução de amônia e água ajudará a eliminar essas pragas.
Composto:
- amônia;
- ácido acético;
- água.
Preparação e utilização:
Adicione 50 ml de amônia e 3 colheres de sopa de ácido acético a um balde com água decantada à temperatura ambiente e misture bem. Limpe cuidadosamente a parte aérea da planta com a solução. O ideal é fazer isso à noite, após o pôr do sol, ou de manhã cedo. Como várias gerações de borboletas eclodem durante o verão, trate o repolho a cada 20-25 dias.
Medvedka (kapustyanka)
Muitos jardineiros temem esses insetos, que causam danos irreparáveis ao repolho e a outras hortaliças. O corpo do grilo-toupeira tem aproximadamente 5 cm de comprimento e é marrom ou castanho-avermelhado. Esses insetos possuem mandíbulas poderosas, que utilizam para danificar as raízes das plantas e também podem destruir mudas jovens. Os grilos-toupeira podem ser controlados com uma solução de amônia.
Composto:
- amônia;
- água.
Preparação e utilização:
A solução é rápida e fácil de preparar: adicione 10 ml da solução a 10 litros de água e mexa. A solução resultante deve ser aplicada diretamente nas raízes das plantas, utilizando 500 ml por planta. Repita o tratamento após 7 dias; o número de aplicações depende da infestação da praga.
Psilídeo-guarda-chuva
Esses pequenos insetos se alimentam da seiva das folhas do repolho. Após a hibernação, despertam bem cedo e podem destruir mudas muito jovens e frágeis. Um sintoma característico da presença dessas pragas são as folhas do repolho enroladas. Como medida preventiva, alguns jardineiros esticam uma corda embebida em amônia; isso mantém as pragas longe das plantas, e o cheiro característico repele os insetos. Também é possível pulverizar as plantas com uma solução aquosa de amônia.
Composto:
- amônia 50 ml;
- água 10 l.
Preparação e utilização:
Misture os ingredientes e pulverize o líquido resultante sobre a plantação. Faça isso em dias nublados ou à noite.
Processando repolho chinês
Cada vez mais jardineiros estão cultivando couve-chinesa, pois ela é rica em nutrientes e tem baixo teor calórico. Infelizmente, também é suscetível a pragas. O ataque mais comum é da pulga-da-couve, um pequeno inseto preto que mede até 3 mm. As pragas são fáceis de identificar e, assim como na couve comum, podem ser controladas com amônia.
Prepare uma solução com 20 ml de amônia e um balde de água. Em seguida, pulverize as plantas com essa solução. Se o repolho já estiver começando a se formar, é melhor desmanchá-lo, pois pode haver insetos presentes. Se as pragas persistirem após o tratamento, repita o procedimento em 7 a 10 dias.
Como pulverizar repolho?
O ideal é aplicar o fertilizante pela manhã ou à noite. Não é recomendável fazê-lo durante o dia, quando o sol está forte, pois pode queimar as folhas delicadas das plantas.
Em grandes quantidades, a amônia é venenosa.
Procedimento
- Primeiro, prepare a solução, observando as proporções.
- Despeje em um borrifador com gotas finas.
- Trate as plantas com cuidado, cobrindo toda a parte aérea, dando especial atenção à parte de trás das folhas.
- Repita o procedimento, se necessário, após 7 a 14 dias.
Como diluir amônia para tratar pragas da couve
O procedimento deve ser realizado com o máximo cuidado, pois a amônia é tóxica e pode ser prejudicial ao organismo. Para evitar problemas, siga algumas regras simples:
- Antes do procedimento, proteja as vias respiratórias dos vapores utilizando uma bandagem ou máscara respiratória;
- Para evitar que o líquido entre em contato com a pele durante o preparo e manuseio, é melhor usar luvas;
- Recomenda-se preparar a solução ao ar livre; caso isso não seja possível, o ambiente deve ser bem ventilado;
- A amônia deve ser armazenada em local escuro, fora do alcance de crianças;
- Em nenhuma circunstância a preparação deve ser misturada com substâncias que contenham cloro.
Avaliações
Lyudmila
Minha mãe também usava amônia, uma solução acessível e eficaz para o controle de pragas. Uma solução de amônia pode matar insetos não só no repolho, mas também em outros vegetais. Além disso, a solução enriquece as plantações com nitrogênio, o que é uma vantagem adicional.
Dmitry
Na última temporada, notei buracos no meu repolho. Examinei todas as folhas e não consegui descobrir o que estava errado. Não vi nenhuma praga. Pedi conselhos a uma vizinha, e ela sugeriu que fossem lesmas. Eu não vi nenhuma porque elas são mais ativas à noite. Ela aconselhou tratar as plantas com amônia. Segui o conselho dela e, para minha surpresa, elas saíram rastejando depois da aplicação. Após 4 ou 5 aplicações, as pragas desapareceram.
Conclusão
A amônia é uma forma completamente inofensiva e barata de controlar pragas. Não prejudica o repolho e enriquece o solo com nitrogênio. É adequada tanto para a prevenção quanto para o controle de diversos insetos. No entanto, é importante manter as proporções adequadas para evitar a nitrificação excessiva do solo.

Calculamos os dias favoráveis para a semeadura de mudas de brócolis em 2021 de acordo com a lua.
Dias favoráveis para o plantio de couve-flor em 2021: tabela por dia e mês
Dias favoráveis para a colheita de repolho para armazenamento em 2020 e dicas de armazenamento.
Por que as raízes e os talos do repolho devem ser deixados nos canteiros durante o inverno?