O extrato alcoólico de pimenta malagueta é um produto medicinal bastante agressivo. Pode ser usado não só internamente, mas também em tratamentos tricológicos para problemas capilares e do couro cabeludo, porém apenas sob rigorosas condições médicas. A tintura de pimenta malagueta é utilizada para fortalecer os cabelos, prevenir a queda capilar e também para ajudar a eliminar a caspa.
Todos esses efeitos terapêuticos são alcançados graças à composição única do produto medicinal, que é verdadeiramente rica e diversificada. No entanto, a terapia não será segura se as contraindicações e os potenciais danos da tintura "quente" não forem levados em consideração.
Propriedades úteis da tintura de pimenta, áreas de aplicação
A vodka com pimenta contém substâncias picantes. Ao penetrarem na pele, estimulam a circulação sanguínea, melhorando significativamente a nutrição das raízes do cabelo. Isso torna os cabelos muito mais fortes, menos propensos a pontas duplas, além de mais vibrantes e brilhantes.
As propriedades benéficas da tintura devem-se à presença, em sua composição, dos seguintes ingredientes:
- capsaicina;
- Vitaminas do complexo B;
- ácido ascórbico;
- retinol;
- magnésio;
- glândula;
- potássio;
- óleos essenciais.

Graças a essa composição, é possível alcançar:
- estimulação da circulação sanguínea com aumento do fluxo sanguíneo para o folículo piloso;
- fortalecendo e acelerando o crescimento dos fios de cabelo;
- Aumentar a imunidade local;
- brilho para o cabelo;
- nutrir os fios com substâncias úteis;
- Prevenir e interromper pontas duplas ou quebra de cabelo.

É aconselhável usar spray de pimenta se os fios estiverem enfraquecidos devido a:
- falta de vitaminas no organismo;
- Seguir dietas excessivamente restritivas que limitam a ingestão de vitaminas e minerais;
- distúrbios hormonais;
- Tomar certos medicamentos;
- hereditariedade desfavorável;
- excesso de trabalho;
- Distúrbios do SNC;
- Estresse constante.
Além de reduzir a queda de cabelo e as pontas duplas, também é possível diminuir a oleosidade dos fios. A caspa também desaparecerá gradualmente. Máscaras, loções e tônicos com hortelã-pimenta também podem ajudar no tratamento da seborreia do couro cabeludo, uma condição causada por uma infecção fúngica.
O uso da tintura de pimenta em tricologia e dermatologia é totalmente justificado. No entanto, uma abordagem responsável e cautelosa ao tratamento é necessária, pois essa tintura está longe de ser um medicamento inofensivo!
https://www.youtube.com/watch?v=yu0wRsNJaWs
Como preparar e usar corretamente a tintura de pimenta para o cabelo.
Recomenda-se o uso de uma tintura caseira, embora também seja possível usar uma versão comprada em farmácia. Além disso, o líquido está presente em muitas máscaras e loções prontas para uso contra a queda de cabelo.
Você também pode se interessar por:Para preparar sua própria infusão, despeje 200 ml de álcool sobre 2 pimentas médias. Coloque o recipiente em um local fresco por 7 dias, mexendo regularmente. Em seguida, coe a tintura e despeje-a em um frasco de vidro.
Regras e funcionalidades do aplicativo
O uso desta tintura deve ser levado a sério, caso contrário pode ser prejudicial à saúde. Para garantir procedimentos cosméticos caseiros seguros, é necessário:
- Antes de usar o extrato alcoólico pela primeira vez, faça um teste de sensibilidade. Aplique o produto em uma pequena área da pele na parte interna do pulso ou do cotovelo e avalie os resultados após 15 a 20 minutos. A ausência de vermelhidão, coceira ou inchaço na área tratada indica que a tintura pode ser usada sem risco de reações alérgicas.
- Prepare uma solução para massagem no couro cabeludo imediatamente antes do uso. Misture 1 parte de tintura com 10 partes de água fervida.

Outra opção para usar o extrato é adicioná-lo a diversas máscaras. - Recomenda-se tratar apenas o couro cabeludo. Não aplique a tintura em todo o comprimento do cabelo, pois ela é muito forte e pode danificar a estrutura capilar. Para proteger os fios, recomenda-se lubrificá-los com óleo vegetal (como óleo de bardana) antes do procedimento.
- É importante proteger não só o cabelo, mas também as mãos, por isso use luvas de borracha ou plástico ao realizar este procedimento. Você pode usar um pincel ou escova de cabelo para aplicar a solução. Massageie suavemente o medicamento com movimentos circulares.

Após tratar as raízes, envolva a cabeça em filme plástico e cubra com um lenço ou toalha. Criar um efeito estufa promoverá uma absorção mais intensa dos ingredientes benéficos pela pele, garantindo um efeito mais duradouro e pronunciado dos procedimentos cosméticos.
Receitas de máscaras capilares mistas à base de tintura de pimenta
O uso da pimenta em máscaras é bastante desejável e apropriado, visto que outros componentes do produto cosmético suavizam, em certa medida, os efeitos agressivos do extrato.
Máscara com amêndoas e iogurte
Dissolva 15 ml de vodka de pimenta em meio copo de óleo de rícino. Adicione 45 ml de leite azedo e misture bem. Recomenda-se misturar os ingredientes em uma tigela de cerâmica usando uma espátula de madeira. Despeje o leite azedo aos poucos, mexendo sempre.

Enxágue qualquer resíduo da mistura com água morna. Como a mistura contém óleos vegetais, você pode usar xampu, mas ele deve ser sem fragrância ou corantes.
Você também pode se interessar por:máscara de amêndoas com vitaminas
Esta máscara é eficaz contra a caspa, previne a alopecia, fortalece os cabelos e reduz as pontas duplas. Para preparar a mistura, combine 15 ml de tintura e a mesma quantidade de óleo de bardana em uma tigela de esmalte. Adicione 3 gotas de extrato de vitamina A e 3 gotas de extrato de vitamina E à mistura. Misture bem todos os ingredientes, coloque em banho-maria e aqueça ligeiramente.

Aplique a máscara com movimentos circulares suaves. Deixe agir por pelo menos 30 minutos. Lembre-se que, para cabelos oleosos, utilize soluções injetáveis contendo a vitamina pura e água, em vez de vitaminas à base de óleo.
Máscara com fermento e mel
Dilua 15 ml de vodka de pimenta em 100 ml de leite levemente aquecido e adicione 5 ml de mel. Cubra o recipiente com um pano e deixe descansar por meia hora. Em seguida, mexa a mistura novamente. Enquanto mexe, adicione lentamente 1 colher de sopa de fermento biológico seco. Misture bem novamente e aplique a máscara imediatamente nos cabelos. Deixe agir por 40 minutos.

Contraindicações e potenciais danos da tintura de pimenta
O uso deste produto é estritamente contraindicado:
- em casos de hipertensão arterial ou hipertensão crônica;
- Pessoas com couro cabeludo excessivamente seco;
- na presença de qualquer dano à epiderme do couro cabeludo;
- durante a gravidez e a lactação;
- durante a menstruação.
Você também pode se interessar por:As contraindicações absolutas para o uso deste medicamento incluem intolerância individual. O não cumprimento dessas orientações pode levar a diversos efeitos colaterais desagradáveis.
- coceira, queimação e descamação da epiderme no couro cabeludo;
- Aumento das pontas duplas e queda de cabelo;
- dores de cabeça.
https://www.youtube.com/watch?v=rT_WnXRE53M
Caso ocorram reações adversas, suspenda o uso do extrato. Embora os componentes do extrato de pimenta não entrem na corrente sanguínea sistêmica, mulheres grávidas e lactantes não devem utilizá-lo.
A aplicação do medicamento na pele lesionada pode causar inchaço da epiderme, queimação intensa, dor e formação ou aumento de feridas. Coceira, caspa e queda de cabelo intensa estão associadas à pele queimada.
Avaliações sobre o uso de vodka com pimenta
Os relatos de mulheres que usaram tintura de pimenta para combater a queda de cabelo são extremamente positivos. Elas relatam fortalecimento significativo dos fios, brilho natural e redução das pontas duplas.
Koshatina: "Eu uso tintura de pimenta para acelerar o crescimento do cabelo, principalmente no inverno. Estou absolutamente encantada com os resultados! Meu cabelo cresce instantaneamente, e o processo de aplicação e enxágue leva no máximo 10 minutos! No geral, estou muito satisfeita com os resultados e recomendo este tratamento a todos que têm problemas capilares."
Palmero: "Hesitei por muito tempo em usar spray de pimenta para acelerar o crescimento do cabelo, mas todas as minhas preocupações foram em vão. O cabelo cresce rápido, mas não crie muitas expectativas. Não crescerá mais de 5 cm em um mês. Deve haver um intervalo de pelo menos um mês entre as aplicações, depois disso você pode repetir o tratamento."
Oksanochka.ksuxa: "Estou usando essa tintura há um ano, fazendo pequenas pausas. Os resultados são simplesmente incríveis — meu cabelo está crescendo muito rápido! No início, senti uma leve ardência, mas ignorei e passou sem deixar vestígios."
Virgínia_a: "Uma dermatologista recomendou este tratamento barato, porém eficaz. Depois de várias tentativas frustradas de tingir o cabelo, ele começou a ficar com uma aparência horrível. Resolvi arriscar, comprei a tintura e comecei a usá-la como loção. Depois de um mês, notei a primeira melhora. Após uma pausa de 30 dias, repeti o tratamento e fiquei impressionada com os resultados! Meu cabelo ficou mais brilhante, sedoso e começou a cair menos! Recomendo este tratamento a todos que têm problemas capilares!"
Malvinochka: "O extrato de pimenta acelera o crescimento capilar e previne a queda de cabelo? Sim, mas não é só isso! Para minha surpresa, minha cabeleireira me disse que também posso usar esse extrato nas sobrancelhas. Muitas mulheres sofrem com queda de cabelo por diversos motivos, e comigo não foi diferente. Mas depois que comecei a usar o extrato, o problema foi desaparecendo aos poucos. Todos os comentários positivos sobre este produto são verdadeiros!"
A tintura de pimenta é um remédio natural. Possui uma ampla gama de propriedades medicinais, incluindo ação irritante e estimulante local. Seu uso em dermatologia e tricologia é plenamente justificado, desde que não haja contraindicações. Caso contrário, o tratamento poderá causar danos.


Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?