Os agricultores costumam acreditar que a formação das raízes da batata coincide com a floração. Existe uma crença comum de que uma colheita abundante não ocorrerá se a plantação não florescer no momento certo. Portanto, a falta de floração é frequentemente motivo de preocupação. No entanto, existem várias razões pelas quais as plantas de batata não florescem. Algumas são inofensivas, enquanto outras podem levar a uma diminuição da produção. O que fazer em tal situação deve ser decidido caso a caso. Às vezes, tudo o que um agricultor precisa fazer é simplesmente seguir as orientações básicas de cuidado com a batata durante a estação de crescimento.
A importância da floração e quando ela ocorre.
Cerca de um mês após o plantio, os primeiros brotos começam a aparecer nas batatas. Para acelerar a germinação, as sementes são armazenadas em local aquecido por duas semanas antes do plantio. Durante esse período, os brotos emergem, permitindo que as plantas floresçam de 5 a 7 dias mais cedo. A formação das raízes começa no final da brotação. Durante a floração, as futuras raízes estão apenas começando a se formar. Elas continuam a crescer até que as folhas fiquem amarelas, sequem e morram.
Uma floração abundante de batatas não garante uma produção farta de tubérculos. A floração e o crescimento, a formação das raízes no solo, não são processos interligados. Os melhoristas desenvolveram inúmeras variedades que normalmente não florescem, mas produzem frutos excelentes. Alguns agricultores cortam as flores dos arbustos para aumentar o número de tubérculos. No entanto, isso não é recomendado. Caminhar entre as fileiras e remover as flores danifica os caules e compacta o solo. A planta se recuperará após alguns dias, mas isso lhe custará os recursos necessários para a formação das raízes.
Por que as batatas não estão florescendo e o que pode ser feito a respeito?
As flores da batata às vezes são muito pequenas e florescem por pouco tempo. Portanto, essas florações podem passar despercebidas pelos agricultores. Se uma variedade de batata ultraprecoce estiver sendo cultivada em uma horta, ela pode nem florescer. Essas variedades desenvolvem raízes separadamente do período de brotação. Os melhoristas conseguiram isso deliberadamente para que a planta não desperdice energia em um processo desnecessário. Essas variedades incluem Roko, Timo e Empress. Há também variedades cuja floração depende do clima. Por exemplo, a variedade Vesna começa a florescer em umidade normal, mas esse período de floração é curto. Em clima seco, essa planta se desenvolverá e crescerá sem florescer.
Você também pode se interessar por:Se as variedades de batata de meia estação ou de estação tardia não florescerem, avalie as condições de cultivo. Os seguintes fatores geralmente causam a falta de floração:
- A temperatura do ar está muito alta (neste caso, o próprio arbusto parece fraco e murcho);
- deficiência ou excesso de umidade;
- falta de luz solar;
- falta de preparação prévia antes do plantio do material de plantio;
- excesso de fertilizantes nitrogenados;
- falta de nutrientes no solo.
Em alguns casos, a floração da batata é impedida por pragas de insetos. As mais comuns são as joaninhas, os besouros-do-solo e o besouro-da-batata-do-colorado. Eles se alimentam das hastes florais. Se houver muitos besouros, eles consumirão rapidamente os botões antes do início da floração.
Às vezes, as plantas de batata não florescem devido ao mosaico rugoso. Essa doença faz com que a planta estagne. As folhas ficam enrugadas e cloróticas. As plantas afetadas encerram seu ciclo de crescimento precocemente, cerca de um mês antes do esperado. Como resultado, a quantidade de raízes é pequena e as plantas não crescem em tamanho. Quando afetadas pelo stolbur, as flores se desenvolvem de forma anormal. O crescimento da planta para, ela amarela e murcha.
Portanto, antes de plantar batatas, é importante familiarizar-se com suas características e épocas de maturação, além de observar fotos. Se a variedade não for precoce, as hastes florais devem aparecer. Se as batatas de meia estação ou de ciclo tardio não florescerem, a solução será determinada após o diagnóstico do problema. Por exemplo, reduzir a umidade do solo devido a chuvas frequentes não resolverá o problema, mas a seca pode ser facilmente amenizada com irrigação.
Cuidados durante a floração
Uma boa colheita depende de cuidados adequados. Quando os botões estão se formando, as batatas precisam de umidade. Portanto, se não chover, o cuidado com as batatas envolve regá-las assim que os primeiros botões aparecerem. Lembre-se de que cada planta precisa de aproximadamente 3 litros de água. Para determinar a quantidade de umidade necessária, sinta o solo a uma profundidade de cerca de 5 cm. Se estiver úmido, espere para regar. O excesso de umidade também é prejudicial, pois pode causar o apodrecimento dos tubérculos. Regue as plantasO ideal é fazer isso de manhã ou à noite. No dia seguinte, afofe a terra e forme um monte ao redor dos arbustos. Isso garantirá que eles recebam umidade e oxigênio. O procedimento pode ser repetido após algumas semanas.
É importante lembrar que tubérculos grandes só se formam com nutrição adequada. Portanto, agricultores experientes aplicam dois tipos de adubação radicular:
- a primeira - durante o aparecimento dos botões (uma mistura de 3 colheres de sopa de cinzas e 1 colher de chá de sulfato de potássio é adicionada ao solo por metro de canteiro);
- A segunda aplicação, 5 dias após a floração, tornou-se comum (2 colheres de sopa de superfosfato por metro quadrado de canteiro).
Os agricultores que dedicam cuidados especiais às suas batatas também aplicam adubação foliar durante a fase de brotação. Possíveis opções para 10 litros de água (por 100 metros quadrados de área de cultivo):
- 35 g de ureia;
- 45 g de sulfato de potássio;
- 15 g de nitrato de amônio;
- Prepare uma mistura com 2 g de sulfato de cobre, 10 g de sal de potássio e 180 g de superfosfato.
Durante a fase de floração, não é aconselhável usar controle químico de pragas. Portanto, se houver apenas alguns besouros, o melhor é removê-los manualmente. Em casos graves, se as plantas de batata não estiverem florescendo devido a pragas, você pode pulverizá-las com um produto biológico. "Bitoxibacillin" e "Fitoverm" são adequados para esse fim. Isso deve ser feito em tempo bom. É importante que o produto permaneça na planta após a pulverização e não seja lavado pela chuva.
Você também pode se interessar por:Conclusão
O fato de uma batata ter florescido ou não não afeta o número e o tamanho de suas raízes, mas, às vezes, a ausência de flores indica problemas. Para colher uma grande quantidade de batatas, a planta precisa de cuidados adequados. É importante lembrar que tanto a deficiência quanto o excesso são igualmente prejudiciais. O equilíbrio, neste caso, é a chave para um bom resultado.

Datas de plantio de batata de acordo com as fases da lua para 2021 na região de Moscou
Variedades de batata: nomes com fotos, descrições e características.
Quando colher batatas em 2020 de acordo com a lua e qual a melhor forma de armazená-las.
Lista de variedades de batata com nomes, descrições e fotos.