Pepinos Bidretta F1: vantagens e desvantagens da variedade

pepinos

A variedade de pepino Bidretta F1 é um híbrido. Este pepino de fácil cultivo foi desenvolvido pelos melhoristas da Aelita-Agro. É adequado para cultivo ao ar livre. Os pepinos podem ser consumidos frescos ou processados. São fáceis de transportar e resistentes a doenças, mas requerem proteção contra pragas.

Características da variedade

Esta é uma variedade ultraprecoce. É plantada em canteiros abertos, sem cobertura adicional, pois a polinização é feita por abelhas. Os frutos atingem a maturação técnica em 25 a 35 dias. Rendimento por 1 m².2 4-5 kg. O pepino Bidretta possui forte imunidade a doenças infecciosas.

Observe!
Os frutos possuem uma casca grossa e brilhante, o que os torna uma escolha popular para quem cultiva hortaliças para uso comercial.

Recomendação: Para aumentar a frutificação, o ideal é plantar a cultura em solo argiloso e solto, previamente fertilizado.

Descrição da fruta:

  • comprimento 14-18 cm;
  • Peso: 110 g;
  • formato oblongo, cilíndrico;
  • Sabor sem amargor.

A superfície do pepino é coberta por uma casca crocante e rugosa de cor agradável e brilhante. Não apresenta pelos. O sabor é rico e o aroma intenso.

Muitos agricultores acreditam que a fruta tem casca áspera e que a produtividade é baixa para uma variedade híbrida.

Vantagens e desvantagens

A designação F1 no nome de uma variedade indica que ela foi desenvolvida a partir de duas outras variedades de primeira geração. Essas plantas são mais resistentes do que as variedades comuns e superiores em vários aspectos:

  • não necessitam de cuidados profissionais;
  • Resistência a patologias infecciosas e bacterianas, e a ataques de pragas.

Claro, a variedade Bidretta F1 também tem suas desvantagens. A mais notável é o alto preço das sementes. No entanto, esse alto custo se justifica pelo desempenho da variedade e pelo sabor do fruto. Os melhoristas vêm trabalhando nisso há anos. É impossível obter material de plantio dessa variedade, pois as sementes são subdesenvolvidas e não amadurecem completamente, sendo incapazes de produzir descendentes. Contudo, essa situação das sementes oferece outra vantagem: os vegetais não são propensos a crescimento excessivo.

Resistência a doenças e pragas

As pragas podem atacar todas as culturas de hortaliças, inclusive as variedades híbridas. Os pulgões pretos infestam com mais frequência as plantas de pepino em árvores como:

  • macieiras;
  • viburno;
  • cereja.

A praga mede aproximadamente 5 mm. Desenvolve-se rapidamente, formando colônias. Essas colônias podem ser vistas na parte inferior das folhas durante a infestação. Ao longo do verão, os pulgões podem produzir de 10 a 15 gerações. Eles sugam a seiva dos detritos da planta, causando sua morte.

Recomendação!
Verifique periodicamente os arbustos em busca de pulgões. Caso encontre algum, remova as folhas afetadas ou lave os insetos com um jato de água.
Joaninhas

É uma boa ideia introduzir joaninhas na sua horta. Você pode atraí-las ou comprá-las em uma loja. Esses insetos destroem rapidamente as colônias de pulgões. Você pode controlar os pulgões tratando a planta com o seguinte:

  • sabonete líquido – 700 g;
  • óleo vegetal não refinado – 200 g;
  • Água – 700 ml.

Os pesticidas comerciais podem ser combatidos eficazmente com a pulverização de Karbofos. Os produtos químicos devem ser utilizados apenas durante a época de crescimento, antes da colheita. Para proteção preventiva, plante camomila-da-Dalmácia, cebolinha ou alho-poró perto dos canteiros de pepino.

Formigas e pulgões são vizinhos permanentes. Eles podem fazer ninhos diretamente em uma planta jovem de pepino. A zona radicular fica em risco, pois os túneis se estendem por baixo. Isso interrompe o desenvolvimento da massa radicular da planta, levando ao crescimento atrofiado e, por fim, à morte. Portanto, inspecione o solo diariamente e, se notar sinais de presença de formigas, polvilhe a área com cinzas de madeira. Os seguintes produtos químicos ajudarão no controle de formigas:

  • Tamanduá;
  • Trovão-2.

A antracnose é uma doença comum do pepino. Quando afetada, a folhagem da planta fica coberta por manchas alaranjadas e marrons. Essas manchas crescem gradualmente e se unem, formando uma única mancha que causa a queda das folhas. A doença se espalha por toda a planta e leva à sua morte. Os esporos do fungo se espalham com especial rapidez em condições úmidas, chuvosas e sem sol.

Atenção!
Para prevenir a doença, siga as regras de rotação de culturas. Os pepinos devem ser replantados no mesmo local no mínimo três anos depois.

Frutas em decomposição não devem ser deixadas na horta. Recomenda-se um tratamento:

  • Calda bordalesa;
  • Cinema.

A bacteriose prospera em ambientes com alta umidade e, nessas condições, se espalha rapidamente pelas plantas de pepino. A folhagem fica coberta por manchas escuras e angulares, e gotículas amareladas e turvas, semelhantes a muco, se acumulam na parte inferior. A doença afeta não apenas plantas adultas, mas também mudas pequenas. Em plantas já estabelecidas, a bacteriose inibe o desenvolvimento, reduzindo o número de ovários. Em clima úmido, as manchas adquirem um brilho oleoso. Para combater o problema, você deve:

  • No outono, cave o solo profundamente;
  • queimar restos de plantas;
  • Respeite as regras de rotação de culturas.

As plantas devem ser espaçadas, as ervas daninhas devem ser removidas regularmente (2 a 3 vezes por estação), a planta deve ser fertilizada e regada. Se a planta for forte e tiver um sistema radicular saudável, será resistente a doenças. Fungicidas como Etafol e Aliette podem ser usados ​​para o controle de pragas.

Plantar uma planta

O híbrido Bidretta pode ser plantado de duas maneiras: com ou sem mudas. Os criadores recomendam o primeiro método, pois produz mudas saudáveis ​​com excelente imunidade. Para obter bons resultados, siga estas orientações:

  1. Preparando o recipiente. Plante cada arbusto individualmente em vasos com turfa e húmus. Recipientes de plástico podem ser usados, mas isso complicará o processo de plantio.
  2. O solo utilizado deve ser previamente desinfetado, e você pode prepará-lo você mesmo. Jardineiros experientes recomendam a escolha de um substrato pronto, preparado em condições industriais.
  3. As sementes são colocadas a uma profundidade de 1 a 1,5 cm.
  4. O solo é umedecido antes da semeadura, mas não depois.
  5. As mudas são colocadas em uma sala onde a temperatura do ar é mantida de forma constante em pelo menos +21. OCOM.

O espaço acima dos vasos deve ser bem iluminado, para isso podem ser instaladas lâmpadas fluorescentes para estufa. Cubra os recipientes com filme plástico para criar um efeito estufa.

Conselho!
A primeira rega propriamente dita pode ser feita 5 dias após o aparecimento dos primeiros brotos.

É necessário aclimatar as mudas, começando 5 dias antes do transplante para o local definitivo. Se feito corretamente, as mudas germinarão já 3 dias após a semeadura. O transplante para o jardim ocorre somente 2 semanas após o desenvolvimento de 2 a 3 folhas verdadeiras. A época ideal para o cultivo das mudas é meados de maio, mas as condições climáticas regionais devem ser levadas em consideração.

Como transplantar para terreno aberto

A variedade Bidretta adapta-se a qualquer região. No entanto, pode ser danificada por geadas frequentes e flutuações bruscas de temperatura. Portanto, antes de transplantar as mudas jovens para canteiros abertos, é necessário aclimatá-las. Esse processo começa de 5 a 7 dias antes do transplante planejado.

  1. A temperatura foi reduzida para +16 OCOM.
  2. Ventile por 2 horas.

Isso aumenta a capacidade de resistir a infecções e permite que as mudas se adaptem à nova atmosfera muito mais rapidamente.

Deve-se dar especial atenção à preparação do solo. O trabalho começa com duas semanas de antecedência.

O que você precisa fazer:

  1. Determine o local onde o pepino será cultivado. Evite plantar em áreas anteriormente ocupadas por abóboras, pois isso pode expor as mudas jovens a doenças. Boas opções de cultivo para a variedade Bedretta F1 incluem tomate, repolho, batata e ervilha. Essas culturas também podem ser consorciadas entre si. Essa será uma solução segura e benéfica.
  2. Os pepinos têm raízes frágeis. Absorvem umidade e nutrientes rapidamente. Portanto, o solo deve estar livre de ervas daninhas, pois estas suprimem o sistema radicular do pepino.
Observe!
Recomenda-se escolher um solo moderadamente alcalino e bem drenado. Pode-se usar uma mistura de turfa, terra preta, areia e palha ou serragem.

Pouco antes do plantio, o solo deve ser revolvido e regado. Quando o solo atingir uma temperatura constante de +15 a +16 graus Celsius, o plantio deve ser iniciado. OAssim que as mudas estiverem estabelecidas, podem ser transferidas para o local definitivo. O espaçamento ideal entre as plantas é de 40 cm e entre os canteiros, de 1 m. Em média, 1 m2 Existem 3 brotos.

Instruções de cuidado

A variedade Bidretta F1 é fácil de cuidar, mas práticas básicas de cultivo devem ser seguidas. Ao longo da estação de crescimento, você deve:

  • água arbustos;
  • alimentar;
  • remover ervas daninhas;
  • controlar pragas;
  • Afofe a terra.

O solo deve ser mantido constantemente úmido, regando pelo menos a cada três dias. Tenha cuidado para não deixar nenhum líquido entrar em contato com as folhas. Ao afofar a terra, você pode remover imediatamente as ervas daninhas. Isso permitirá que o oxigênio chegue às raízes da planta. Afofar e capinar devem ser feitos regularmente.

Os frutos do híbrido Bidretta podem ser colhidos independentemente do seu grau de maturação. Para saladas, são adequados frutos com no máximo 10 cm, e para conservas, devem ser colhidos quando atingirem 4-5 cm.

Os pepinos crescem muito vigorosamente, por isso precisam ser colhidos a cada dois dias. Isso deve ser feito com cuidado e delicadeza. Evite virar as folhas ou torcer os ramos, pois isso deixará o pepino amargo.

Os pepinos não devem ser arrancados, mas sim cortados com uma tesoura, deixando pequenos talos na fruta.

Observe!
Se os frutos verdes nos ovários estiverem murchos ou apodrecidos, devem ser removidos imediatamente. Eles absorvem uma parte significativa dos nutrientes, prejudicando o desenvolvimento de novos frutos.

Guarde a fruta em um saco plástico na prateleira inferior da geladeira. Não precisa embrulhá-la ou amarrá-la com força.

Depoimentos de moradores de verão

A variedade Bidretta é uma das favoritas entre os jardineiros amadores. É fácil de cuidar, produz uma colheita saborosa e é resistente a doenças.

Svetlana, 42 anos

Ultimamente, tenho me apaixonado por variedades híbridas. Recentemente, descobri a Bedretta. Estou muito satisfeita com a qualidade e o sabor dos pepinos. Eles frutificam rapidamente, eu diria até que muito rápido. Fiz conservas com eles. Experimentamos neste inverno e ficaram incrivelmente deliciosos. Recomendo muito esta variedade.

Stanislav, 46 anos

O clima na minha região é bastante rigoroso. Já experimentei muitas variedades de pepino em busca das melhores e mais adaptáveis, mas a Bidretta provou ser a melhor. A produção não é particularmente abundante, mas as outras características compensam de sobra essa pequena desvantagem. Simplesmente planto mais pepinos agora e posso consumir os vegetais e fazer conservas para o inverno.

Irina, 39 anos

Ouço com frequência que cultivar variedades híbridas não é lucrativo. Afinal, é preciso comprar sementes todos os anos. Mas, para mim, a Bidretta é a melhor variedade. Ela produz pepinos deliciosos, é resistente a doenças e fácil de cuidar.

Toda planta requer cuidados: rega, adubação, amarração e poda. A quantidade de cuidados que você dedica determina a quantidade e a qualidade dos frutos da variedade Bidretta.

Bidretta f1
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates