A variedade Petersburg Express F1 está incluída no cadastro estatal de hortaliças destinadas ao cultivo em quintais e fazendas. É adequada para cultivo em ambientes fechados. Recomendada para todas as regiões da Rússia, bem como para outros países da CEI e vizinhos, devido à sua boa tolerância ao frio.
Características do híbrido
Petersburg Express F1 é um híbrido de primeira geração de maturação precoce, produzindo frutos em apenas 38 a 40 dias após o surgimento dos primeiros brotos. É resistente ao frio e tolera geadas de primavera. Cada cacho produz de um a três ovários. O arbusto não se caracteriza por ramificação extensa ou folhagem abundante.
Híbrido indeterminado de crescimento vigoroso, atinge uma altura de aproximadamente 1,5 m, embora com os devidos cuidados possa crescer até 2 m. Possui ramificação fraca e folhagem em quantidade média.
Lâminas foliares:
- tamanho médio;
- cor verde brilhante;
- sem rugas acentuadas.
O crescimento limitado de brotos laterais simplifica significativamente os cuidados com a planta, pois a poda apical e a desbrota são necessárias com muito menos frequência. Os ovários estão dispostos em cachos.
Informações sobre o feto
Os frutos da variedade Petersburg Express F1 são cilíndricos e verde-escuros com listras brancas que cobrem um quarto do fruto. Os pepinos possuem tubérculos grandes, porém bem espaçados, e espinhos pretos. Os frutos, do tipo pepino em conserva, são curtos, atingindo cerca de 8 a 10 cm de comprimento, pesando aproximadamente 80 a 90 g e com 3 cm de diâmetro.
Polpa de pepino:
- crocante;
- consistência densa;
- sem amargor pronunciado.
Os frutos da variedade Petersburg Express F1 mantêm sua forma e tamanho durante todo o período de frutificação, nunca ficando grandes demais ou excessivamente maduros. Esses pepinos têm um sabor excelente e conservam seu sabor mesmo quando em conserva, marinados ou cozidos. São adequados para consumo fresco. A colheita começa 38 dias após o surgimento dos primeiros brotos. A colheita deve ser feita em intervalos de um dia.
O pequeno tamanho dos pepinos os torna ideais para enlatar. Eles podem ser armazenados por longos períodos sem perder o sabor ou as propriedades físicas. Isso os torna ideais para uso em saladas e para consumo in natura.
A produtividade é de cerca de 12,5 kg por m³.2Isso depende dos cuidados, das condições de cultivo, da frequência de adubação e rega.
Principais vantagens da variedade:
- resistência à murcha bacteriana, ao oídio e podridão radicular;
- facilidade de cultivo.
O custo das sementes é bastante elevado, mas comparado ao sabor e outros aspectos positivos, essa desvantagem não parece significativa.
Resistência das plantas a doenças
O maior perigo dessa variedade é fusario, rhizoctonia, mancha foliar por ascoquitose e pythium. A mancha foliar por ascoquitose causa o aparecimento de manchas cinzentas nas folhas, que eventualmente afetam toda a lâmina foliar. Um fungo preto se desenvolve em seguida, matando os frutos do híbrido. As principais medidas de controle da doença são:
- desinfestação do solo;
- Pulverizar os pepinos com calda bordalesa (5 g do produto por 10 litros de água).
Se a doença for detectada em estágio inicial, as folhas podem ser tratadas com pó de cobre e giz (na proporção de 1:1).
Doenças podem se desenvolver se as diretrizes de cultivo e as medidas preventivas não forem seguidas. Gamair e outros produtos biológicos que ajudam a desinfetar o solo podem ser usados como prevenção.
Quando infectada com Rhizoctonia, a planta fica coberta de manchas amarelas que gradualmente se tornam marrons. O colo da raiz começa a amarelar e secar.
A murcha de Fusarium é difícil de curar, por isso as partes afetadas acabam sendo destruídas. Para evitar isso, o solo é desinfetado.
Principais pragas:
- grilo-toupeira;
- mosca branca;
- pulgão;
- lesmas;
- formigas
- ácaros.
As lesmas podem ser controladas polvilhando os canteiros com tabaco; alecrim e pimenta-da-jamaica também ajudam. A adubação adequada é essencial — evite usar esterco animal puro. Ele deve ser diluído para evitar que o sistema radicular da planta apodreça e atraia lesmas. Os canteiros prontos são polvilhados com um material duro e fino, como cinzas ou cascas de ovos trituradas.
As moscas-brancas se reproduzem rapidamente; quando aparecem, as folhas amarelam e ficam cobertas por uma camada característica. Elas podem ser controladas com uma decocção de cebola ou alho.
As formigas enriquecem o solo, destroem alguns parasitas e o afrouxam, mas ao mesmo tempo carregam pulgões e danificam as mudas. Método controle de formigas - uma mistura de açúcar e ácido bórico.
Uma solução de sabão ajuda a combater grilos-toupeira. Tabaco e camomila são usados como preventivo contra percevejos. Os pulgões são eliminados por pimenta, alho e tabaco. Essa praga vive em formigueiros ou folhas caídas. Ela ataca tanto os caules quanto as folhas, sugando sua seiva.
Características do cultivo
Em climas frios, a variedade Petersburg Express F1 é cultivada a partir de mudas. A época de plantio é determinada com base no clima da região.
As mudas geralmente são semeadas no início de abril. As sementes devem ser plantadas a uma profundidade de cerca de 1 cm. Para isso, utilize pequenos vasos com uma mistura de solo contendo:
- húmus;
- areia de rio;
- solo de gramado.
Para a germinação, é necessário manter a temperatura do ar em torno de +22. ODurante o dia e por volta de +17 OCom a noite.
Antes do plantio, o solo deve ser umedecido uniformemente. Após o surgimento dos primeiros brotos e durante o período de crescimento ativo, mantenha a temperatura acima de 14°C. ODurante o crescimento, aplique um ou dois fertilizantes nitrogenados. Após a formação da terceira folha, adicione terra até o nível dos cotilédones para fortalecer o sistema radicular.
As mudas devem ser plantadas no solo de 15 a 20 dias após a última geada da primavera. O espaçamento recomendado é de cerca de 30 cm entre as plantas e 50 cm entre as fileiras. Os cotilédones devem ficar ao nível do solo. O solo deve ser solto e neutro (pH ideal de 5,5; caso haja alguma alteração, adicione calcário, giz, gesso, etc.).
O sistema radicular da St. Petersburg Express F1 é superficial, por isso o revolvimento do solo deve ser feito com muito cuidado para evitar danos. Isso garante a circulação de ar e regula a umidade.
Adube as plantas uma vez a cada 8-10 dias:
- mineral;
- nitrogenado;
- fósforo;
- Fertilizantes orgânicos.
A primeira adubação é feita duas semanas após o plantio. As plantas precisam ser capinadas; fibra de madeira e serragem podem ser usadas para prevenir o crescimento de ervas daninhas.
A rega é necessária. Água morna e decantada à noite. A irrigação por gotejamento com um regador é o método ideal. Regue a planta abundantemente, pelo menos três vezes por semana. Em solos arenosos e argilosos, regue com mais frequência, mas com menos água. Reduza a frequência e o volume das regas se a floração estiver atrasada; aumente a quantidade de água conforme a temperatura do ar subir.
Avaliações
Anastasia Safronova, 36 anos
A variedade Petersburg Express F1 é maravilhosa. É fácil de cuidar e os pepinos crescem até ficarem deliciosos, com um toque de doçura. Eu os uso de todas as maneiras possíveis, mas adoro especialmente adicioná-los a saladas. São fáceis de conservar e, por serem pequenos, até mesmo um pequeno pote comporta uma boa quantidade.
Alexander Sharutenko, 56 anos
Adoro esta variedade pela sua facilidade de cultivo. Claro que requer alguns cuidados, mas é muito mais fácil do que outros pepinos. Normalmente colho 13 kg, o suficiente para conservar para toda a família. Não os usamos em saladas, mas ficam ótimos em conserva — firmes e crocantes. Além disso, são muito bonitos; toda a colheita é praticamente uniforme em tamanho e cor.
Stanislav Vasiliev, 62 anos
A precocidade e a alta produtividade são os meus aspectos favoritos desta variedade. Em pouco mais de um mês, cultivo várias dezenas de quilos de pepinos, a maioria dos quais é imediatamente transformada em conserva, e o restante dou de presente para amigos e crianças. Esta variedade também se tornou rapidamente a favorita dos meus netinhos, que sempre reclamavam do amargor dos pepinos.
A variedade Petersburg Express F1 é excelente e apresenta muitas vantagens. Produz uma colheita relativamente grande em um curto período de tempo, é fácil de cultivar e adequada para jardineiros e horticultores iniciantes. Com os devidos cuidados, esta variedade é resistente a doenças e pragas, rendendo aproximadamente 13 kg por m².2, o que é suficiente tanto para conservas quanto para consumo fresco.

Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas