A variedade de pepino "Aztec f1" pertence a partenocárpico Os pepinos em conserva foram cultivados pela primeira vez por criadores holandeses. Esta variedade é popular e facilmente encontrada, produzindo uma excelente colheita. A planta não é polinizada por abelhas, mas isso não afeta seu sabor. A variedade é versátil, permitindo seu cultivo tanto ao ar livre quanto em estufas.
Descrição da variedade
Um arbusto de porte médio com folhas verde-escuras, que atinge uma altura de até 2 metros e produz um cacho com até 5 flores femininas. A variedade "Aztec f1" é de maturação precoce e pode render 9 kg por metro quadrado em 50 a 55 dias após o plantio. Também é imune a doenças como o mosaico branco e o oídio, e tolera mudanças bruscas de temperatura e condições climáticas. As características dos frutos incluem:
- formato oval-cilíndrico;
- comprimento 9-15 cm;
- diâmetro 4-5 cm;
- pequenas protuberâncias frequentes com espinhos brancos;
- Casca verde-escura com uma fina camada protetora no caule;
- sem amargura;
- Não perde densidade durante o enlatamento;
- adequado para armazenamento;
- Não estraga durante o transporte.
Os pepinos são adequados para consumo fresco, mas também podem ser fatiados, usados em saladas e em conserva.
Preparando as sementes e o solo
Após selecionar sementes grandes para futuros pepinos, é importante garantir que elas aqueçam bem. Armazene as sementes por um mês perto de fontes de calor a temperaturas de até 25 °C. Em seguida, desinfete-as com uma infusão de alho — 30 g de polpa de alho para cada 100 g de água fria. Deixe-as de molho na infusão por 1 hora. Como alternativa, mergulhe as sementes em uma solução nutritiva. Para isso, envolva-as em um pano e deixe-as de molho por 12 horas em uma infusão de 1 colher de chá de nitrofósforo e cinzas de madeira para cada litro de água. Depois, trate-as colocando-as no pano e mergulhando-as em água morna. Para endurecer, coloque as sementes em um pano úmido em um local fresco com temperatura entre 1 e 5 °C por 24 horas.
Antes do plantio definitivo, as sementes são semeadas em recipientes, de preferência em copos individuais. Isso reduz os danos às raízes. Os brotos não se alongarão se expostos à luz solar direta ou se ficarem em um parapeito de janela durante o dia. Dependendo da zona climática, as mudas podem ser plantadas em estufa em abril. O plantio definitivo está previsto para maio. É importante programar a semeadura em recipientes (final de março), pois não é recomendável manter a futura colheita em recipientes por mais de um mês.
Como medida preventiva, alterar os locais de plantio de hortaliças só trará benefícios. Embora os pepinos Aztec F1 sejam resistentes à maioria das doenças, pragas de insetos representam uma ameaça para as colheitas futuras. O solo deve ser bem revolvido, fertilizado com nutrientes, a estufa desinfetada e, em seguida, ventilada. O plantio em campo aberto durante a época de geadas não é recomendado. O plantio em estufas é permitido se estiverem localizadas em um local ensolarado e protegido de ventos frios.
Plantio e cuidados
Plante as mudas em canteiros elevados. Após a formação, regue-as com uma solução de sulfato de cobre: 7 g de sulfato de cobre para cada 10 litros de água. Deixe descansar por 24 horas. Plante-as na vertical, a cerca de 4 cm de profundidade, com uma distância de pelo menos 50 cm entre os canteiros e pelo menos 30 cm entre as plantas. Isso evitará a disseminação de pragas, caso apareçam. Os pepinos precisam de bastante água morna para produzir uma boa colheita: a cada 8 dias durante o período de crescimento e a cada 4 dias durante a frutificação. Não é recomendável regar com jato forte de mangueira. Se a água não penetrar bem no solo, afofá-lo levemente com um garfo ou perfurá-lo é aceitável; o risco de danificar o sistema radicular é mínimo.
Ao cultivar a variedade Aztec f1 em estufas, fertilize com adubos minerais e orgânicos cinco vezes por temporada. Um terço do recipiente deve ser preenchido com grama densa (de preferência urtiga jovem). Em seguida, complete o recipiente com água morna e decantada e adicione Baikal EM1 (50-70 g por barril de 50 litros). A fermentação continua por 4-5 dias, após os quais a infusão é utilizada para fertilização.
No entanto, em campo aberto, durante flutuações de temperatura, a fertilização não é recomendada. Os pepinos não toleram bem baixas temperaturas; seu sistema radicular absorve pouco os micronutrientes benéficos do solo, o que retarda o desenvolvimento da parte aérea. A folhagem fica pálida e o crescimento e a frutificação são prejudicados. Portanto, a fertilização durante períodos de frio intenso não é recomendada.
Dicas úteis
É difícil superestimar a importância da prevenção na jardinagem. Muitas vezes, é fácil subestimá-la, correndo o risco de perder parcial ou totalmente a colheita. Portanto, seguindo regras simples, você pode evitar consequências desagradáveis:
- Limpar e desinfetar o equipamento de trabalho antes e depois do uso;
- Limpe as estufas de pragas queimando velas de enxofre dentro da estufa;
- Remova regularmente as ervas daninhas da área;
- observar a rotação de culturas;
- Queimar os restos de plantas velhas em uma fogueira;
- Revolva a terra no início e no final da estação, misturando fertilizantes e substâncias protetoras.
Em estufas, no início da temporada, recomenda-se queimar as partes metálicas com um maçarico, especialmente nos cantos. Os insetos gostam de fazer ninhos nesses locais e depositar ovos para futura migração para plantas e hortaliças.
Avaliações
Vitaly
Conheci a variedade Aztek no ano passado e decidi plantá-la novamente. Os pepinos firmes e suculentos eram perfeitos tanto para consumo in natura quanto para conserva. Cresceram sem problemas e eu os adubei quatro vezes com cinzas secas após queimar a palha.
Antonina
Fiquei surpreso com a resistência da variedade a doenças. Três temporadas seguidas, nenhum sinal de mosaico, considerando nossa região, onde essa doença é comum. As plantas foram cultivadas ao ar livre, capinadas, fertilizadas e regadas regularmente — tudo de acordo com as instruções — então não houve nenhum problema.
A variedade Aztec f1 se destaca pela alta produtividade, baixa manutenção e sabor característico. As plantas são imunes a doenças e infecções fúngicas e virais, portanto, a prevenção se limita ao controle de pragas. Apesar da simplicidade do cultivo, essa hortaliça requer cuidados adequados, irrigação equilibrada e monitoramento durante o ciclo de crescimento.

Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas