Características dos materiais de cobertura para pepinos

pepinos

As condições climáticas em muitas regiões impedem o cultivo de plantas que necessitam de calor em campo aberto, sendo necessário o uso de estufas ou coberturas. Cultive pepinos em plástico sem rega frequente., A capina e a amontoa podem ser feitas não apenas em condições climáticas instáveis, mas também quando se deseja colher 3 a 4 semanas antes do previsto. Para utilizar corretamente o material de revestimento, é necessário conhecer suas propriedades e áreas de aplicação.

Spunbond e agrofibra – propriedades e diferenças

No final do século XX, um material chamado spunbond, baseado em sua tecnologia de produção específica, foi inventado para fins industriais. Ele é produzido pela fusão de um polímero e pela passagem de finos fios através de uma corrente de ar. Esses fios são então dispostos em um tecido de larguras variáveis ​​(até 4 m) e densidades que variam de 17 a 600 g/m². Suas aplicações abrangem desde a medicina até a construção civil.

Principais características:

  • Leve e macio – fácil de transportar, cortar, enrolar, fixar e esticar em qualquer estrutura;
  • Permite a passagem de ar e não cria um "efeito estufa" embaixo dela;
  • excelente isolante térmico;
  • Não tóxico – nenhum adesivo é usado na produção;
  • possui maior resistência ao desgaste e maior força;
  • longa vida útil;
  • Não apodrece, corrói, mofa ou acumula eletricidade estática;
  • Não perde suas propriedades em temperaturas baixas (até -55 °C) e altas (até +130 °C);
  • Resistente a ácidos, álcalis e produtos químicos.

https://youtu.be/EZyZTirY8HY

Com processamento adicional, obtivemos um material com novas propriedades necessárias em diversos setores da agricultura e da indústria leve:

  • Agrofibra (agrospan, spunbond SUF) – contém estabilizadores que neutralizam os efeitos da luz solar e aumentam a vida útil do material;
  • tecido spunbond colorido – obtido através do uso de corantes;
  • Laminado – à prova de ar e umidade.
Observação!
O termo "spunbond" é usado como um termo geral para materiais não tecidos de polipropileno. Na agricultura, utiliza-se um material com densidade de 17 a 80 g/m², chamado agrofibra. Na maioria das vezes, quando usado como material de cobertura, é denominado spunbond ou agrospan.

Agrofibra e spunbond apresentam uma diferença significativa: a primeira é resistente às intempéries, enquanto o spunbond, destinado a fins industriais, não o é. Ao adquirir um material, preste atenção à sua densidade e à sua aplicação.

Tipos de spunbond - características, aplicações

A Agrofibre é feita de polipropileno ecológico. O material possui uma estrutura fibrosa, estando disponível em diferentes densidades, dependendo da sua aplicação.

Tipos e finalidades:

  • Uso em áreas abertas – branco, densidade 17-30 g/m²;
  • Cobertura para estufa ou canteiro aquecido – branca, densidade 30-60 g/m²;
  • como cobertura de mulching – preto, densidade 50-60 g/m²;
  • Para cobertura de canteiros com hortaliças e frutos silvestres - preto e branco, densidade 50 g/m² (a camada preta é cobertura morta, a branca protege da radiação ultravioleta e do sobreaquecimento do sistema radicular);
  • Proteção de arbustos, árvores, flores e hortaliças contra condições climáticas adversas – material vermelho-branco, vermelho-amarelo.

Aplicação de spunbond branco

O Agrospan é um substituto eficaz para o filme de polietileno — pode ser usado para cobrir plantações em canteiros e estufas, além de ser utilizado na construção de estufas aquecidas e pequenas estufas. É usado como material de cobertura durante todo o ano — no inverno, oferece proteção contra geadas e, nos meses mais quentes, protege contra o sol forte, o vento e o granizo. O tecido não tecido é fácil de remover e reestender, dependendo das condições climáticas.

Para plantas que necessitam de muita luz, um tecido branco fino com baixa densidade (17, 19, 23 g/m²) é adequado – ele é usado para cobrir áreas com mudas e culturas. O material é muito leve, portanto não prejudica as mudas jovens e tenras. Sua desvantagem é a fraca proteção contra geadas. Com uma densidade de 17 g/m², protege contra geadas até -3°C, com 19 g/m² – até -4°C e com 23 g/m² – até -5°C.

Informação!
A agrofibra com densidade de 17 g/m² transmite 80% da luz, enquanto que com densidade de 60 g/m² transmite apenas 65%.

Para a construção de estufas, utiliza-se um tecido branco mais espesso (30 e 42 g/m²). Um tecido mais fino é esticado sobre arcos de 30 a 35 cm de altura, enquanto um material mais espesso é usado para arcos mais altos. Ele oferece boa proteção contra geadas leves (até -6 °C), correntes de ar frio, granizo e neve, mas transmite menos luz do que o tecido mais fino. É recomendado para cobrir culturas que não necessitam de muita luz.

O tecido mais denso (50 e 60 g/m²) oferece proteção ideal em áreas ventosas, resistindo a temperaturas de até -10 °C. Adequado para estufas e abrigo de inverno para plantas perenes, árvores e arbustos.

Conselho!
O spunbond denso pode ser substituído por várias camadas de spunbond fino.

Spunbond preto - como usar

A agrofibra preta tem uma densidade de 50 a 60 g/m² e não permite a passagem da luz solar, por isso não é adequada para o cultivo de plantas; é utilizada como cobertura morta. Retém bem o calor, criando um microclima no canteiro, inibe o crescimento de ervas daninhas e os frutos não entram em contato com o solo, permanecendo limpos.

O tecido é estendido e são feitos buracos para mudas ou semeadura. As ervas daninhas que interferem no crescimento das plantas cultivadas são impedidas de crescer embaixo dele, e não há espaço para o desenvolvimento de apodrecimento ou mofo, enquanto a umidade e a luz fluem pelas fendas nas quantidades certas.

Tecido não tecido para o cultivo de pepinos: vantagens e desvantagens

Até recentemente, os canteiros eram cobertos com filme plástico, que rapidamente perdia a capacidade de transmitir luz. Sem ventilação, as plantas apodreciam, mofavam e o filme ficava áspero e inadequado para cobertura. Agora, o cultivo de pepinos sob tecido não tecido tornou-se uma prática agrícola comum, conveniente e econômica. Comparado ao filme plástico, o tecido não tecido apresenta muitas vantagens:

  • Leve, fácil de usar, pode ser costurado, cortado, colado e moldado no formato desejado;
  • Dependendo da finalidade de uso, há diversas opções: um tecido branco fino para cobertura direta no canteiro, um mais grosso para estufa ou canteiro aquecido, ou um preto para cobertura morta;
  • Não há efeito estufa embaixo dele – o material é respirável e não há necessidade de ventilação;
  • Proporciona boa iluminação e, ao mesmo tempo, protege contra os raios ultravioleta;
  • Não precisa remover ao regar – a base não tecida é permeável à água;
  • Oferece proteção confiável contra pragas de insetos e ervas daninhas;
  • Protege contra geadas (até -10 °C com uma densidade de 60 g/m²);
  • O filme gradualmente torna-se turvo e transmite pouca luz, enquanto o material não tecido não perde essa capacidade;
  • Pode ser usado por várias temporadas.

Entre as desvantagens, está a necessidade de remover a cobertura durante o dia, quando começa o período de floração, para permitir o acesso dos insetos para a polinização, já que nem todas as variedades são autopolinizáveis.

Como usar tecido não tecido para embalar pepinos – recomendações

Existem muitas maneiras de usar tecido não tecido: em estufas com cobertura multicamadas, no plantio de mudas sobre filme plástico e cobertura com tela geotêxtil, como proteção solar em estufas, na cobertura de canteiros durante o plantio de sementes, etc. Ao escolher qualquer opção, é importante considerar as propriedades do material para criar condições ideais para o cultivo de pepinos.

Plantando mudas em estufa com tecido não tecido.

Em tecido não tecido preto As mudas de pepino podem ser plantadas em estufa ou em campo aberto — tudo depende do clima. A opção de plantio com dupla cobertura (estufa + canteiro aquecido) permite uma colheita precoce, enquanto a opção de canteiro aquecido é adequada para áreas com clima instável na primavera e flutuações de temperatura.

Como plantar:

  • Construa um canteiro medindo 1,2 x 6 m, nivele a superfície com um ancinho e cubra com agrofibra preta (1,5 x 6,2 m);
  • Afastar-se 40 cm de cada borda do filme, desenhar linhas com giz (a distância entre elas será de 70 cm), fazer cortes em forma de cruz de 10 x 10 cm em intervalos de 30 cm;
  • Após marcar as bordas da película, polvilhe-a com terra para fixá-la (você pode cavar sulcos rasos e selar as bordas da película neles);
  • Use uma espátula para selecionar uma porção de solo, adicione húmus, cinzas (um punhado) e fertilizante complexo (1 colher de chá) ao buraco, misture e regue;
  • Plante as mudas, cubra-as com a terra retirada e regue-as;
  • Coloque os arcos à mesma distância uns dos outros e estique um tecido branco com densidade de 30-60 g/m²;
  • Depois que as trepadeiras crescerem e o filme plástico não for mais necessário, você pode esticar um arame entre os arcos e amarrar os pepinos nele;
  • A rega deve ser moderada, feita à noite, com água aquecida durante o dia, de acordo com a umidade do solo, e a adubação das raízes com infusão de ervas verdes deve ser realizada a cada 10 dias.
Observação!
Receita para infusão verde: 12 litros de água + urtiga picada, celidônia + esterco de cavalo ou excrementos de pássaros (0,5 l) + superfosfato (2 colheres de sopa) + regulador de crescimento Rostmoment (1 colher de sopa), deixe em infusão até que o processo de fermentação esteja completo, coe, use em uma solução (1 litro de infusão + 10 litros de água).

Vantagens deste método:

  • O material é usado repetidamente - é retirado no outono e reutilizado na primavera;
  • Não é necessário capinar – a grama apodrece sob a cobertura;
  • A evaporação da umidade é muito lenta, a rega é pouco frequente;
  • Não há contato entre a planta e o solo, o que impede a infecção;
  • Uso econômico de fertilizantes – aplicados somente na cova, e não em todo o canteiro;
  • A frutificação é duradoura, os pepinos estão sempre limpos;
  • Não há mudanças bruscas de temperatura que afetem o sabor da fruta - elas não são amargas;
  • Quando as noites são frias e o orvalho cai, é conveniente fechar (abrir) a estufa.

Semeadura sob tecido não tecido

Quando você deseja uma colheita precoce, mas não quer se preocupar com mudas, pode semear pepinos sob agrofibra em uma estufa ou em um canteiro, construindo uma área de cultivo aquecida sobre ela. Prepare o solo para as sementes com antecedência, cerca de um mês antes do plantio., O solo é revolvido, livre de raízes e restos de plantas, e fertilizado com húmus (4 kg/m²). Recomenda-se fazer o canteiro com uma ligeira inclinação para evitar o acúmulo de água.

Em seguida, para aquecer e desinfetar, regue o solo com água aquecida a 60 °C (50-60 l/m²) e cubra-o imediatamente com um pano preto. Após 2 a 3 dias, o solo estará pronto e você poderá começar a plantar as sementes de pepino germinadas, fazendo pequenos buracos. A distância entre os buracos é determinada pela variedade e pelo padrão de plantio. Coloque duas sementes em cada buraco, aprofundando-os de 1,5 a 2 cm. Assim que as mudas emergirem, deixe um broto forte e traga-o para a superfície. Se necessário, você pode construir uma estufa sobre o canteiro.

O cuidado com essas plantas consiste em regá-las moderadamente, aplicação de fertilizantes, beliscando o caule, removendo as folhas amareladas.

Agrospan é um material de cobertura prático e multifuncional, permitindo que cada pessoa escolha a opção mais adequada para o cultivo de pepinos.

Cultivo de pepinos sob cobertura
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates