A prática padrão para o cultivo de cebolas é plantar no início da primavera e colher no final do verão. Recentemente, os jardineiros descobriram um método para cultivar cebolas de inverno. As mudas de cebola de inverno exigem pouco esforço para crescer, produzem colheitas abundantes e não são sufocadas por ervas daninhas. Agrônomos desenvolveram variedades e híbridos especiais que podem sobreviver às geadas de inverno, prosperar e crescer com poucas horas de luz solar e germinar rapidamente no início da primavera.
Por que plantar cebolas no outono?
Plantio de inverno – um novo desenvolvimento nas técnicas de cultivo de cebola. Ao plantar no outono, os jardineiros alcançam os seguintes objetivos:
- Ao adiar parte do trabalho de jardinagem para o outono, o jardineiro economiza um tempo valioso na primavera;
- As cebolas de inverno despertam da dormência imediatamente após o campo ser limpo da neve. Isso lhes dá uma vantagem de 3 a 5 semanas em comparação com os métodos tradicionais;
- Ao antecipar a época de cultivo da cebola para o início da primavera, o jardineiro já pode limpar o campo para a próxima safra em julho;
- O plantio no outono protege as cebolas dos danos causados por pragas de insetos;
- Bulbos que sobreviveram ao inverno praticamente não são afetados por mofo cinzento e oídio;
- As plantas que brotaram cedo não precisam de rega;
- O plantio de inverno proporciona ao jardineiro uma colheita muito precoce de verduras;
- Os canteiros de cebola com plantas que sobreviveram ao inverno não são afetados por ervas daninhas;
- A cebola cresce muito;
- As mudas plantadas se mantêm bem no solo. Isso dispensa o jardineiro do trabalho de armazená-las durante o inverno.
Vantagens e desvantagens do método
Plantar hortaliças no inverno tem suas vantagens e desvantagens.
Vantagens do método:
- As cebolas plantadas no outono produzem uma colheita estável no início do verão. Hortaliças colhidas precocemente podem ser vendidas com lucro;
- A colheita das culturas no início do verão libera a terra, possibilitando o cultivo de duas safras em um mesmo canteiro;
- Cebolas que brotam cedo suprimem o crescimento de ervas daninhas ao seu redor;
- Plantas que brotam no início da primavera são menos suscetíveis a insetos nocivos;
- As cebolas cultivadas no início do verão se conservam bem;
- As mudas de cebola plantadas no outono dedicam toda a sua energia ao crescimento do bulbo e praticamente não espigam;
- Os bulbos grandes de cebola plantados no inverno proporcionam uma colheita muito precoce de folhas verdes.
No entanto, esse tipo de tecnologia agrícola também apresenta desvantagens:
- Durante um inverno longo, algumas plantas podem morrer. Portanto, a quantidade de material de plantio é aumentada em 1/10;
- As plantações de outono devem ser cobertas para protegê-las das primeiras geadas. Isso aumenta o custo do cultivo e exige uma quantidade significativa de material de cobertura.
Selecionando uma variedade de cebola para cultivo de inverno
Duas características importantes são essenciais para plantas cultivadas no outono e na primavera: resistência à geada e bom crescimento em dias curtos de luz. Para sobreviver ao inverno rigoroso, uma hortaliça plantada no outono precisa criar raízes e se adaptar durante o curto período outonal. Variedades de cebola de maturação tardia só demonstram todo o seu potencial em dias longos, portanto, usar seus bulbos para plantio é inútil. Da mesma forma, é inútil plantar bulbos de variedades do sul, que só revelam todo o seu potencial durante as altas temperaturas do verão.
Um grande número de variedades de cebola para plantio de inverno foi desenvolvido por agrônomos russos e holandeses.
Arzamas
Esta variedade foi desenvolvida por criadores tradicionais no século passado. É adequada para cultivo na Rússia central e nos Montes Urais. O bulbo é redondo e pesa até 80 gramas. A casca é amarelo-escura com um tom acastanhado. O bulbo tem um sabor muito picante. É uma variedade de meia estação, com um período de 70 a 90 dias desde a germinação da semente até o acamamento da parte superior da planta. A produtividade pode chegar a três quilos por metro quadrado. Uma desvantagem da variedade Arzamas é a sua baixa resistência ao míldio.
Danilovsky
Esta variedade foi desenvolvida por agrônomos na região de Yaroslavl. Ela se adapta bem a quase toda a Rússia. O bulbo é redondo e achatado, pesando até 160 gramas. A casca é vermelho-arroxeada. O bulbo tem um sabor suave, levemente adocicado. A cebola Danilovsky é utilizada para conservas, preparo de pratos e saladas. É uma variedade de meia estação. Quando cultivada a partir de sementes, a colheita ocorre entre 110 e 120 dias após o plantio; quando cultivada a partir de mudas, entre 90 e 100 dias após o plantio. A produtividade chega a três quilos por metro quadrado.
Radar
Este híbrido é fruto do trabalho de agrônomos holandeses. É adequado para cultivo em toda a Federação Russa. Os bulbos atingem um peso de até 300 gramas, são redondos e de cor amarelo-dourada. Foi desenvolvido para semeadura de inverno e tolera geadas de até -23°C. É resistente ao espigamento precoce e praticamente livre de doenças e pragas. É uma variedade de maturação precoce; quando plantada no inverno, a colheita começa no início de junho.
Barão Vermelho
A variedade Barão Vermelho foi desenvolvida por agrônomos holandeses. Ela se adapta bem a quase toda a Rússia. O bulbo é achatado e oval. Com os devidos cuidados, pode pesar até 200 gramas. A polpa e as escamas são de cor bordô. Devido à sua cor incomum, o Barão Vermelho é frequentemente usado para decorar pratos em mesas festivas. O vegetal tem um sabor levemente picante. Uma característica marcante da variedade Barão Vermelho é a ausência do amargor característico da cebola. Esta variedade de maturação precoce é colhida em até três meses após o plantio. Sua produtividade chega a quatro quilos por metro quadrado.
Senshui
Resultado do trabalho de melhoristas japoneses, a cebola Senshui se adapta bem a quase toda a Rússia. Essa variedade foi desenvolvida especificamente para o plantio de inverno. Os bulbos chegam a pesar até 250 gramas, são achatados e de cor amarelo-palha. A variedade se destaca pelo seu sabor picante. É uma variedade de maturação precoce, colhida no início do verão. A Senshui é muito resistente à geada, com bulbos que suportam temperaturas de até -15 graus Celsius. Com os devidos cuidados, a produtividade dessa variedade chega a 4 quilos por metro quadrado.
Strigunovsky
A antiga variedade de cebola Strigunovsky foi desenvolvida por agrônomos russos. É adequada para cultivo na Rússia central. Os bulbos são redondos, pesando até 120 gramas. As escamas são amarelas. A variedade de cebola Strigunovsky se destaca pelo seu sabor picante. É uma variedade de maturação precoce; quando plantada antes do inverno, a colheita começa no início do verão. A produtividade chega a três quilos por metro quadrado.
Esturon
O resultado do trabalho de agrônomos holandeses é a cebola Sturon. Essa variedade foi desenvolvida a partir de uma variedade comum. Stuttgarten RiesenA cebola Sturon é adequada para cultivo em praticamente toda a Rússia. Esta variedade é resistente à geada; os bulbos plantados no solo não congelam durante o inverno. Os bulbos são redondos, ligeiramente alongados e pesam até 220 gramas. As escamas são amarelo-acastanhadas. As cebolas Sturon têm um sabor excepcionalmente forte e amargo. Esta variedade tem maturação precoce; quando plantada antes do inverno, a colheita começa no início do verão. O rendimento chega a três quilos e meio por metro quadrado.
Centurião
A cebola Centurion F1 é fruto do trabalho de agrônomos holandeses. Esta variedade é adequada para cultivo em praticamente toda a Rússia. Os bulbos são alongados e pesam até 120 gramas. As escamas são amarelas. A cebola tem um sabor delicado, levemente picante, o que a torna ideal para saladas e conservas. Esta variedade de maturação precoce produz frutos no início do verão quando plantada antes do inverno. A produtividade chega a quatro quilos por metro quadrado. A Centurion raramente espiga e é praticamente resistente a doenças.
Shakespeare
A cebola Shakespeare é fruto do trabalho de agrônomos holandeses. Essa variedade foi desenvolvida para o plantio de inverno e destina-se ao cultivo nas regiões central e norte da Rússia. Os bulbos são redondos, ligeiramente achatados e pesam até 100 gramas. As escamas são amarelo-acastanhadas. A cebola tem um sabor moderadamente picante. Essa variedade de maturação precoce permite a colheita no início do verão quando plantada no inverno. A produtividade chega a três quilos por metro quadrado. A Shakespeare é excepcionalmente resistente a doenças e raramente espiga.
Stuttgarten Riesen
A variedade Stuttgart Riesen foi desenvolvida por produtores alemães. Ela prospera em quase toda a Rússia. Os bulbos são redondos, ligeiramente achatados e pesam até 250 gramas. As escamas são amarelas. A cebola tem um sabor levemente picante. É uma variedade de meia estação e, com os devidos cuidados, a Stuttgart Riesen rende até 8 quilos por metro quadrado. A Stuttgart Riesen é resistente a doenças e pragas.
Elan
A variedade de cebola Ellan foi desenvolvida recentemente por produtores de Kuban. É adequada para cultivo em toda a Federação Russa. Os bulbos são redondos e a maior parte da colheita pesa 100 gramas, mas com os devidos cuidados, alguns exemplares podem chegar a meio quilo. A cebola tem um sabor adocicado, o que a torna ideal para saladas, diversos pratos e conservas. Esta variedade de maturação precoce produz uma colheita no início do verão quando plantada antes do inverno. Seu sabor adocicado e a ausência de amargor tornam as cebolas Ellan adequadas para pessoas com problemas gastrointestinais.
Tecnologia para o cultivo de cebolas de inverno
Após selecionar e comprar as sementes, você pode começar o plantio. O plantio da cebola de inverno deve ser feito apenas 10 a 15 dias antes do início das geadas noturnas regulares. Os bulbos plantados precisam de tempo para criar raízes firmes no solo, mas o aparecimento de caules longos inevitavelmente levará à morte da planta. Um momento de plantio mais preciso pode ser determinado pela previsão do tempo. Se os meteorologistas preveem uma temperatura diurna estável de 5 a 7 graus Celsius durante a semana, com uma queda gradual da temperatura, então é hora de plantar as cebolas nos canteiros.
Com base nisso, o período ideal de plantio para a região de Moscou é o início de outubro, para as regiões do sul da Federação Russa – novembro, e para os Urais e a Sibéria – o final de setembro.
Preparando a terra arável
Para o cultivo de cebolas de inverno, escolha um local bem iluminado onde a neve derreta rapidamente na primavera. Também é importante evitar o acúmulo de água no futuro campo, pois as plantas bulbosas morrem em condições úmidas. Solo solto e neutro é ideal para cebolas.
A cebola se desenvolverá bem em solos anteriormente ocupados por colza, beterraba, mostarda, tomate, repolho ou cereais. A produtividade será baixa se a cebola for cultivada após cenoura, batata, leguminosas, pepino ou qualquer outra cultura bulbosa.
Antes do plantio, prepare o solo e aplique fertilizante. Para aumentar a produtividade, adicione um balde de húmus ou composto por metro quadrado durante o preparo. Além disso, adicione 2 colheres de sopa de superfosfato e cinzas de madeira, e uma colher de sopa de ureia por metro quadrado. Em solos ácidos, adicione cal, cinzas de fogão, giz moído ou superfosfato antes do plantio.
Preparação do material de plantio
Um passo crucial para obter uma colheita abundante é a preparação adequada do material de plantio. Os bulbos destinados ao plantio são inspecionados e quaisquer bulbos podres, secos ou danificados são descartados. Em seguida, são separados por diâmetro:
- Plantam-se até 1 centímetro (aveia selvagem) para obter cebolas;
- de 1 a 2 centímetros (conjuntos) – para obter cabeças e verduras frescas da primavera;
- Bulbos com mais de 2 centímetros são plantados exclusivamente para obter uma grande quantidade de verduras precoces.
Para proteger contra doenças, deixe os bulbos de molho por 10 minutos. mergulhar na solução sulfato de cobre ou permanganato de potássio, e então seco por 12 a 24 horas.
Plantio de inverno de mudas de cebola
Plantando cebolas realizado de acordo com o seguinte algoritmo:
- Selecionar o local para o plantio de cebolas no terreno, aplicar fertilizantes, cavar a terra, preparar e organizar os canteiros.
- Preparação do material de plantio, rejeição de sementes de baixa qualidade, separação do material de plantio por diâmetro.
- Delimitando o canteiro. Use um marcador de plantio para fazer sulcos a 10 cm da borda do canteiro. Espaçamento entre eles: 15-25 cm.
- Os bulbos são plantados em sulcos. Para cebolinhas, o espaçamento entre os bulbos é de 5 cm; para cebolas comerciais, o espaçamento é de 10 a 12 cm, dependendo da variedade. O material de plantio é enterrado a uma profundidade de 5 a 8 cm.
- Após o plantio, os bulbos são cobertos com terra e protegidos do congelamento com uma camada de cobertura morta, serragem, galhos de pinheiro ou palha.
Plantando cebolas com sementes
Após o preparo do solo, as sementes de cebola são plantadas em sulcos delimitados por faixas de terra. Os sulcos são espaçados de 30 a 35 cm e as sementes são plantadas a uma profundidade de 3 a 3,5 cm. Após o plantio, as faixas são cobertas com terra. Para garantir uma boa colheita, a camada superficial do solo é regada e afofada periodicamente. No inverno, os canteiros são cobertos com cobertura morta, palha, serragem ou outro material de cobertura.
Como cuidar das plantas
Com a chegada do clima mais quente e o início do degelo do solo, a cobertura é removida dos canteiros. O solo descoberto aquece mais rapidamente e as plantas despertam. Os cuidados adicionais com as cebolas de inverno na primavera incluem rega, adubação e capina no momento certo.
Duas semanas após o surgimento dos primeiros brotos da primavera, as cebolas recebem sua primeira adubação. Essa primeira adubação visa desenvolver a parte verde da planta, por isso é feita com fertilizantes nitrogenados. Para isso, dissolva 30 gramas de nitrato de amônio, 40 gramas de superfosfato e 20 gramas de cloreto de potássio em dez litros de água.
A segunda alimentação é realizada três semanas após a primeira. Desta vez, administra-se uma alimentação completa para o desenvolvimento de todo o organismo. Para isso, dissolva 30 gramas de nitrato de amônio, 60 gramas de superfosfato e 30 gramas de cloreto de potássio em um balde de água.
A terceira adubação é feita para promover a formação da cabeça da cebola. Para isso, 40 gramas de superfosfato e 20 gramas de cloreto de potássio são diluídos em dez litros de água.
Colheita e armazenamento de safras
A colheita da cebola de inverno começa no início do verão, quando as folhas secam e caem no chão. Nessa altura, todos os nutrientes das folhas e raízes já foram transferidos para o bulbo. O crescimento do bulbo para, as folhas externas secam e adquirem a cor característica da variedade.
A colheita da cebola é feita em clima seco e quente. Para isso, os bulbos são cuidadosamente desenterrados com uma pequena pá e retirados do solo pelo caule. Em seguida, os vegetais são dispostos em uma área bem ventilada para secar.
As cebolas bem secas são aparadas antes do armazenamento. Usando uma tesoura, remova as raízes compridas e os talos secos, deixando um pescoço de 4 a 6 cm. As cebolas aparadas são deixadas a secar por mais duas semanas, após o que são armazenadas em seu local definitivo.
Antes de serem armazenados, os vegetais são cuidadosamente selecionados, descartando-se os danificados e podres. Bulbos saudáveis com o pescoço seco são mantidos para armazenamento.
Em casa, as cebolas são armazenadas em cestos para legumes, caixas de madeira, sacos de tecido, meias de nylon ou redes. Todos os recipientes devem ter furos para ventilação. Para melhor conservação, os legumes são espalhados em caixas ou sacos numa camada de até 30 cm de espessura.
As cebolas são armazenadas no porão, em prateleiras ou bandejas, a temperaturas que variam de zero a -3 graus Celsius, com umidade de 75 a 90%. Quando armazenadas em casa, a temperatura ideal é de 18 a 22 graus Celsius, com umidade de 50 a 70%.
Durante o armazenamento, as cebolas são selecionadas mensalmente, descartando-se as que estiverem podres. Caso fiquem úmidas, são cuidadosamente selecionadas, secas e armazenadas em um recipiente seco.
Pragas e doenças da cebola
Para garantir uma colheita abundante, é essencial combater as doenças e pragas da cebola. As principais doenças que afetam a cebola são:
- míldio,
- ferrugem,
- Podridão por Fusarium,
- podridão do colo na parte inferior,
- Podridão por mofo verde.
Insetos nocivos também são perigosos:
- ácaro da raiz da cebola,
- traça da cebola,
- mosca da cebola,
- mosca-das-cebolas,
- nematoide do caule da cebola.
Diversos produtos industrializados ou remédios agronômicos tradicionais são utilizados para combater doenças. Os pesticidas são usados para proteger as plantas de insetos.
Para evitar perdas nas colheitas devido a doenças e pragas, são utilizadas medidas preventivas:
- Plantar apenas material de plantio saudável reduz o risco de surtos de doenças;
- As variedades regionalizadas, mais bem adaptadas ao clima local, produzem os melhores rendimentos;
- Rotação de culturas. Os vegetais devem ser devolvidos ao local de plantio após 3 a 4 anos;
- Escolha correta de culturas predecessoras;
- O tratamento térmico das sementes antes da semeadura elimina muitos micróbios patogênicos;
- O plantio e os cuidados de alta qualidade com as cebolas de inverno em campo aberto, a irrigação e a fertilização oportunas, bem como o controle de ervas daninhas, aumentam a produtividade e reduzem o risco de danos às plantas causados por doenças e pragas;
- As cebolas armazenadas na horta não se conservam bem. Colhê-las rapidamente evita que fiquem molhadas e apodreçam.
- A seleção cuidadosa de bulbos danificados e doentes garante o armazenamento da colheita a longo prazo.
Você também pode se interessar por:Plantar cebolas no outono economiza um tempo valioso na primavera. Variedades e híbridos especialmente desenvolvidos por agrônomos toleram bem as geadas de inverno e germinam rapidamente na primavera. As cebolas de inverno raramente são afetadas por doenças e pragas, suprimem ervas daninhas ao seu redor e produzem uma colheita já na primeira metade do verão. As folhas suculentas, cultivadas a partir de bulbos grandes, têm boa aceitação no mercado, gerando lucros adicionais para o jardineiro, e os bulbos robustos, cultivados a partir de aveia-brava, armazenam-se bem até a próxima colheita.


Dias favoráveis para o plantio de cebolas no inverno de 2021, de acordo com a lua.
Dias favoráveis para o plantio de mudas de cebola em 2021, de acordo com as fases da lua e considerando as regiões.
Qual é a melhor época para plantar cebolas ao ar livre em 2021, de acordo com o calendário lunar?
Datas de colheita das cebolas plantadas para armazenamento de inverno em 2020, de acordo com a lua.