Como tratar macieiras contra a sarna no outono: produtos químicos, remédios caseiros, poda e fertilização.

Maçã

Os pomares de maçãs são frequentemente afetados pela sarna. Essa infecção causa sérios danos às árvores frutíferas, enfraquecendo as plantações e arruinando a colheita. As macieiras afetadas pela sarna ficam com aparência desagradável, a produção é reduzida e as árvores jovens frequentemente murcham.

Jardineiros experientes sabem que a sarna deve ser tratada assim que os sintomas forem notados. O tratamento adequado com produtos químicos ou remédios caseiros no outono é eficaz, resultando em colheitas de frutos saudáveis ​​na temporada seguinte.

Crosta: características da doença

A sarna é uma doença causada pelo fungo Venturia inaequalis, cujos esporos são onipresentes. Eles são encontrados na folhagem próxima às árvores, em fendas na casca e no solo. As condições favoráveis ​​à sua ocorrência incluem:

  • tempo chuvoso;
  • nevoeiros;
  • plantio denso de árvores frutíferas no local.

Em macieiras com boa imunidade, a doença causa problemas localizados e praticamente não afeta a produção. No entanto, em condições favoráveis, a sarna se desenvolve rapidamente, afetando folhas, casca, galhos e frutos. Macieiras jovens e árvores mais velhas com sistema imunológico enfraquecido são as mais vulneráveis.

Numerosas manchas cinza-amareladas aparecem na folhagem, aumentando rapidamente de tamanho. As folhas secam e caem dos galhos, afetando a nutrição da árvore e a frutificação. Manchas também aparecem nos ovários e, posteriormente, nas maçãs, que endurecem e racham. Quase toda a superfície das maçãs escurece, os frutos ficam atrofiados, enrugados e com sabor amargo. As maçãs infectadas pelo fungo são menores e, embora não sejam tóxicas, têm aparência desagradável.

Este fungo nocivo é perigoso para todas as variedades de macieiras, mas algumas são mais resistentes à doença. Jardineiros de todas as regiões estão combatendo a sarna implementando medidas preventivas obrigatórias e se esforçando para detectar a infecção em seus estágios iniciais.

Por que realizar o tratamento no outono?

A época mais fácil para identificar a sarna da macieira é durante o período de maturação das maçãs. Os frutos ficam pequenos, com manchas pretas, e caem. O outono é a melhor época para tratar as macieiras contra o fungo. É quando a colheita já foi feita e as folhas começam a cair. Eficaz tratar macieiras no outono Contra a sarna, com preparações especiais, para que na primavera as plantações se recuperem da infecção e estejam saudáveis.

Tratamento da sarna da macieira

A prevenção de doenças é mais fácil, portanto, ao plantar macieiras, siga algumas regras simples. Elas ajudarão a proteger seu pomar não apenas da sarna, mas também de outras doenças insidiosas que afetam as frutas de caroço.

  1. É importante escolher o local certo para o seu pomar, levando em consideração as variedades específicas de macieiras e o espaçamento entre as mudas. Para variedades altas, deixe pelo menos 6 metros entre as covas, enquanto para variedades mais baixas, deixe de 1,5 a 2 metros.
  2. São selecionadas variedades adaptadas e resistentes a infecções.
  3. Eles levam a sério as recomendações sobre práticas agrícolas: tratam o jardim contra pragas e doenças, adubam as árvores e removem folhas e detritos.
  4. Utilize produtos químicos e remédios caseiros, levando em consideração as recomendações e seguindo as instruções. Só assim o jardim estará protegido de pragas e infecções, e uma colheita abundante será alcançada no outono.

Produtos químicos

Ao detectar a sarna da macieira, definem-se os métodos para combater a doença no outono e na nova safra. Os tratamentos químicos são prioritários. As razões são simples: esses produtos suprimem eficazmente o crescimento dos microrganismos, impedindo sua reprodução e a disseminação da infecção. Os tratamentos variam em toxicidade, mas, em todos os casos, as árvores são tratadas somente após a colheita.

Regras gerais:

  • Pulverize as macieiras após a queda das folhas;
  • a temperatura do ar não deve ser inferior a +5ºC… +6ºC;
  • Um dia seco e sem vento é escolhido para o processamento;
  • Pulverize os galhos, o tronco, os brotos jovens e também o solo ao redor das árvores.

Trabalhar com vestuário especial, seguindo as instruções.

Uso de fungicidas

Em canteiros de jardim, é aconselhável usar produtos classificados como classes de toxicidade 3 e 4. Suas vantagens:

  • eficiência;
  • baixo perigo para humanos e animais;
  • Não possui a capacidade de se acumular nos frutos.

O jardim é tratado diversas vezes por estação, utilizando produtos com diferentes ingredientes ativos. Isso impede que o fungo se habitue a elementos específicos, resultando em melhores resultados.

Preparativos:

  • Horus (para prevenção e tratamento de sarna);
  • Strobi (dilua 2 ml do produto em um balde de água);
  • Nitrafen;
  • Abiga-Peak (o pó é diluído em água, 50 gramas por balde); em caso de infecção grave, é permitido um tratamento duplo no outono;
  • Rayok é um fungicida de ação rápida; as macieiras são tratadas duas vezes no outono;

Recomenda-se a alternância de fungicidas com produtos biológicos. Formulações contendo cepas de Bacillus subtilis são eficazes contra a sarna. Essa subespécie de bactéria do solo neutraliza e suprime o patógeno causador da sarna. Os seguintes produtos demonstraram eficácia:

  • Gamair (disponível em comprimidos);
  • Fitolavina (forma de apresentação – ampolas);
  • Fitop-Flora-S.

As instruções indicam a taxa de aplicação, bem como o momento e a frequência permitidos para a pulverização.

Uso de sulfato ferroso

Jardineiros de diversas regiões utilizam sulfato ferroso para combater a sarna. Pomares de maçãs são normalmente tratados com este produto na primavera para melhorar a produção de frutos. No outono, os tratamentos ajudam a eliminar fungos nocivos. Além da sarna, o sulfato ferroso é eficaz contra o cancro negro e a septoriose.

A solução deve ser preparada imediatamente antes do uso e aplicada nas macieiras somente após a queda das folhas. A pulverização direta sobre as folhas causa queimaduras.

Preparação da solução:

  • 450 gramas de pó são diluídas em um balde de água;
  • Misture bem;
  • Pulverize o jardim utilizando 15 litros de solução de trabalho por cada 100 metros quadrados.

O prazo de validade é de duas semanas. O pó é higroscópico, portanto deve ser armazenado apenas em recipiente hermeticamente fechado.

Tratamento com sulfato de cobre

O sulfato de cobre também é usado para tratamento no outono. Este produto é altamente ácido, portanto, soluções de trabalho com outros elementos adicionados à base são preparadas para pulverização das árvores.

Soluções contendo esse elemento livram o pomar de macieiras de diversas doenças:

  • crosta;
  • curvatura;
  • filostictose.

Receitas para soluções práticas:

  1. Diluem-se 150 gramas de cal e 100 gramas do produto em um balde de água.
  2. Misture partes iguais de carbonato de sódio e sulfato de cobreDissolva 100 gramas da mistura em um balde de água. Essa mistura, chamada calda da Borgonha, é menos eficaz que a calda bordalesa, mas não deixa película nas folhas das árvores.
  3. 150 gramas de aparas de sabão de lavar roupa e 20 gramas de sulfato de cobre são diluídos em um balde de água.

Tratamento de macieiras com ureia contra a sarna.

Ao tratar macieiras com este produto, não é necessário esperar que as folhas caiam completamente. A ureia combate eficazmente os fungos, eliminando simultaneamente as pragas e saturando a macieira com nitrogênio.

Solução funcional:

  • 100 gramas de ureia são cuidadosamente dissolvidas em um balde de água;
  • Misture bem a composição.

As macieiras são pulverizadas duas vezes no outono, com um intervalo de 10 a 12 dias.

Combatendo a sarna com remédios caseiros

Diversos remédios caseiros são utilizados para combater o fungo Venturia inaequalis. A vantagem desses métodos é a sua segurança para o meio ambiente e para os seres humanos. No entanto, tratamentos e medidas eficazes só são eficazes nos estágios iniciais da doença e apenas com uso regular.

Meios e métodos de preparação

Nome do produto Método de preparação
Infusão de pó de mostarda Dissolva 80 gramas do pó em um litro de água morna e, em seguida, adicione água até completar um volume total de 10 litros.
Solução salina Um quilo de sal comum é diluído em um balde de dez litros de água.
tintura de alho Pique 2 a 3 cabeças grandes de alho e regue com um pouco de óleo vegetal. Após 24 horas, adicione 200 gramas de sabão líquido e deixe descansar por mais um dia. Adicione a mistura a um balde com água morna (10 litros) e mexa.
infusão de cavalinha Corte um terço de um balde de cavalinha e encha-o até a borda com água fervente. Deixe em infusão por 3 a 4 dias. Coe a infusão antes de usá-la na macieira.
Solução de permanganato de potássio Cinco gramas de permanganato de potássio são diluídas em dez litros de água.
Observação!
Não é recomendável o uso frequente de solução de sal calcinado para pulverização. Esse tratamento pode causar salinização do solo sob as macieiras.

cobertura morta

Além disso, no outono, cubra o solo ao redor das macieiras aplicando Baikal-EM-1 na cobertura morta e no solo. Os microrganismos contidos no fertilizante promovem a rápida decomposição da cobertura morta, combatem fungos na folhagem e melhoram o solo.

Recomenda-se remover cuidadosamente qualquer casca solta, musgo e líquen que apareça no tronco. No outono, aplique uma tinta especial para jardim na casca da árvore, nos galhos secos e nas ramificações.

Tratamento de macieiras contra sarna com verniz de soda.

A resina para jardim é usada para selar rachaduras na casca das árvores. Este produto está disponível em lojas especializadas, mas também é fácil de fazer em casa:

  • Derreta 100 gramas de resina;
  • Derreta 100 gramas de cera de abelha;
  • Misture cuidadosamente as misturas homogeneizadas;
  • Adicione a mesma quantidade de qualquer gordura animal (sem sal);
  • mistura;
  • A casca das macieiras é revestida por uma resina ligeiramente aquecida.

A cobertura de jardim melhora a condição da casca e previne a propagação de fungos ao longo do tronco da árvore.

Poda e adubação de uma árvore

O controle da sarna não se limita apenas ao tratamento do seu jardim com pesticidas. É necessária uma abordagem abrangente, incluindo as seguintes medidas:

  • poda de culturas frutíferas;
  • Cobertura com adubo orgânico especial.

Neste caso, são levados em consideração a idade das macieiras, as variedades, as características do solo e as condições climáticas locais.

Aparar

Primeiro, após a queda das folhas, inspecione a macieira. Observe as áreas mais afetadas pelo fungo, os focos da doença e os brotos que podem ser recuperados. Em seguida:

  • Corte os ramos doentes e enfraquecidos;
  • Remova a casca infectada do tronco;
  • Regue o solo ao redor das macieiras com uma solução rosa de permanganato de potássio;
  • Os troncos e os galhos esqueléticos são caiados.

Após cada operação de poda, as ferramentas são desinfetadas em uma solução de permanganato de potássio.

cobertura

Os principais nutrientes para as frutas de caroço no outono são fósforo e potássio. Suplementos de nitrogênio devem ser evitados, pois estimulam o crescimento rápido dos brotos. Isso não é permitido no inverno, caso contrário, as macieiras congelarão e morrerão.

A adubação foliar é recomendada, pois é mais eficaz no combate à crosta. Ingredientes:

  • nitrato de potássio (solução a 5%);
  • sulfato de potássio (solução a 10%);
  • sal de potássio (solução a 15%);
  • sulfato de potássio (solução a 5%).

As soluções com fertilizantes minerais não só nutrem as árvores, como também têm um efeito prejudicial sobre os patógenos.

Tratamento preventivo de outono em macieiras contra a sarna.

Todo jardineiro sabe que é muito mais fácil prevenir uma infecção do que tratá-la depois. A sarna não é exceção e, com a prevenção adequada, você pode proteger seu jardim desse flagelo.

A melhor época para tratar as macieiras é no outono, após a colheita das maçãs. A pulverização durante a queda das folhas e depois que elas caírem completamente é eficaz. Remova os galhos doentes e mortos, raspe levemente a casca e sele as áreas afetadas com piche para jardim ou uma solução de cal e argila.

Para os tratamentos, são utilizadas soluções combinadas:

  • Gamair e Fitosporin-M (diluídos em água de acordo com as instruções);
  • Gribofit e Immunozot.

Esses produtos previnem o desenvolvimento e a disseminação de fungos causadores de sarna no jardim. A combinação de diferentes produtos em misturas no tanque permite reduzir o número total de aplicações, mantendo bons resultados.

Observação!
Na primavera, recomenda-se pulverizar adicionalmente a yayuloni com diversos produtos que fortalecem o sistema imunológico. Algumas opções adequadas incluem Fitosporin-M, Energen ou Humistar.

Fertilização com boro

O uso de boro em pequenas doses não aumenta a frutificação. No entanto, em nosso caso, os preparados são usados ​​como medida preventiva contra a sarna.

Os seguintes itens são utilizados para o processamento:

  • ácido bórico;
  • Preparação Borogum-M (aditivo organomineral, diluído em água, usado para pulverização);
  • boro magnésio.

O ácido bórico é diluído em água quente (0,1 grama do produto é utilizada por litro de água), e o boromagnésio é diluído na mesma proporção.

Tratamento tradicional com soluções contendo cobre e produtos químicos aprovados.

A pulverização de pomares de macieiras com a tradicional calda bordalesa, bem como com compostos à base de cobre, produz bons resultados. Os jardineiros costumam usar esses compostos em macieiras na primavera, mas eles também são adequados para o tratamento no outono. A solução de trabalho tradicional é de 5%.

A aplicação no outono só é recomendada se tratamentos semelhantes tiverem sido realizados na primavera e no verão. Kuprozan e Zinneb também são eficazes. Após a queda das folhas, as macieiras também devem ser tratadas com o imunoestimulante Zircon.

Peculiaridades do controle da sarna

Infelizmente, para muitos jardineiros, a luta contra a sarna da macieira não termina no outono. Eles travam uma verdadeira guerra contra a infecção durante toda a estação. As macieiras são tratadas na primavera. Antes do aparecimento de folhas novas, no verão - imediatamente após a floração e apenas com preparações seguras.

Normalmente, o patógeno causador da sarna cessa sua atividade durante o tempo quente e a doença regride. No entanto, chuvas prolongadas podem fazer com que a infecção reapareça, e é importante não perder essa oportunidade. Recomenda-se acompanhar a previsão do tempo e ficar atento.

Em agosto, o tratamento das plantações só é permitido no final da tarde ou no início da manhã. Em clima quente, qualquer tratamento pode causar queimaduras nas folhas e na casca. Tratamentos químicos não são utilizados no verão, pois os produtos químicos demoram muito para se decompor, até um mês, e os frutos dessas árvores ficam impróprios para consumo humano.

No outono, quando as maçãs estão amadurecendo, só se usam remédios caseiros. Se a infestação por sarna for grave, a infecção é difícil de tratar e nada pode ser feito. Aguardam até a colheita e só então realizam todos os tratamentos necessários.

Dependendo da variedade da macieira.

Quase todas as variedades são suscetíveis à sarna, mas algumas são menos resistentes. Se você cultiva abóbora chinesa dourada ou abóbora Melba em seu jardim, o risco de infecção aumenta.

Recomendado para as seguintes variedades:

  • Destacar as áreas bem iluminadas do jardim;
  • Tratar com preparações anti-crostosas várias vezes por estação, alternando sempre as formulações;
  • Trate as macieiras com imunoestimulantes especiais que aumentam a resistência da árvore aos efeitos dos esporos nocivos.

Os produtores desenvolveram muitas variedades com resistência a doenças. É aconselhável selecionar as macieiras mais adequadas para o seu jardim, adaptadas à sua região.

Por região

O momento ideal para os tratamentos de outono varia conforme a região. As macieiras são suscetíveis à sarna no sul, na Rússia central, na Sibéria e nos Montes Urais. Portanto, ao pulverizar, as condições climáticas devem ser levadas em consideração, pois muitos produtos perdem a eficácia com a queda das temperaturas.

Na zona central, os jardins são cultivados em outubro, nos Urais – em setembro, no sul – em outubro e novembro.

Variedades de macieiras resistentes à doença

Na seleção de variedades de macieiras para pomares, a resistência à sarna é um fator crucial. Mais de 120 variedades foram desenvolvidas para serem menos suscetíveis a essa infecção insidiosa. Um gene específico, Vf, foi utilizado no processo de melhoramento genético, aumentando a resistência das árvores ao fungo Venturia inaequalis. Muitas dessas novas variedades não necessitam do uso de fungicidas contra a sarna.

Para as regiões do sul, recomenda-se o cultivo das seguintes macieiras:

  • Fontanelle;
  • Fada (frutas utilizadas em alimentos dietéticos e para bebês);
  • Âmbar vermelho;
  • Juno;
  • Lyubava;
  • Orfeu.

Na zona intermediária, os jardineiros destacam as seguintes variedades resistentes à sarna:

  • Ranetka (tem bom desempenho em condições adversas);
  • Genebra (as frutas não são adequadas para armazenamento a longo prazo);
  • Venyaminovskoe.

Das variedades precoces e resistentes à sarna para a região de Moscou, recomendamos:

  • Arkadik;
  • Salvador da Maçã;
  • Elena;
  • Povo.

Entre as macieiras de maturação precoce no outono, as variedades Uslada e Sergiana se destacam, enquanto entre as de maturação tardia, as mais plantadas são Legenda, Imant e Chashnikovskoye.

A categoria de variedades altamente resistentes à sarna inclui:

  • Orlovim;
  • Imrus;
  • Eslavo;
  • Celidônia;
  • Primeira vez.

Ao plantar pomares, é importante lembrar que, durante períodos de epífita, mesmo macieiras com alta resistência em campo podem ser afetadas pelo patógeno. Portanto, medidas preventivas devem ser tomadas em todas as situações.

Avaliações

Irina, região de Moscou

A sarna aparece em diferentes variedades em diferentes anos. Parece não haver um fator específico de umidade, mas o fungo apareceu em macieiras consideradas suscetíveis. Percebi que variedades resistentes também podem ser suscetíveis, enquanto as não resistentes se desenvolvem bem. Não tive problemas com as variedades Imant e Topaz.

Oleg, região de Bryansk

A cada estação, trato as árvores com diversos fungicidas. Alterno-os com produtos para controle de pragas e também utilizo vários remédios caseiros. No outono, recolho e queimo as folhas (nem mesmo as folhas saudáveis ​​coloco na compostagem) e trato as macieiras com ureia. Sempre rego o solo sob as árvores. Mesmo em verões chuvosos, qualquer sarna que tenha aparecido foi em pequena quantidade.

Conclusão

A crosta é uma infecção perigosa.A sarna, que, sem os devidos cuidados e prevenção, afeta rapidamente as plantações de frutas no jardim. Tratar as macieiras contra a sarna no outono e adotar práticas agrícolas adequadas ajudará a eliminar o fungo, prevenir a disseminação da doença e garantir uma colheita de maçãs saudáveis ​​e saborosas na próxima temporada.

sarna da maçã
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates