Apesar da abundância de pimentas de diferentes tipos, tamanhos e cores disponíveis no mercado atualmente, os jardineiros desejam cultivar sua própria safra desse vegetal, de forma ecologicamente correta e sem a adição de produtos químicos. É muito utilizado na culinária: consumido fresco, adicionado a saladas e sopas, enlatado e congelado para o inverno. E por um bom motivo, já que todos os pimentões contêm grandes quantidades de betacaroteno, pectina e vitamina C.
Características da variedade
A pimenta Giant F1 é uma variedade de maturação precoce, com os primeiros frutos aparecendo em 130 dias ou menos após o plantio. O arbusto é bastante alto, atingindo cerca de um metro de altura, com ramos que se espalham amplamente. Para evitar que os galhos quebrem sob o peso dos frutos, eles geralmente são amarrados.
Importante! Nem todas as plantas atingem essa altura, tudo depende das condições de cultivo.
Essa variedade híbrida faz jus ao seu nome: frutos grandes, carnudos, de paredes grossas (até 13 mm), cúbicos, pesando até 300 g. Com os devidos cuidados, um único arbusto pode produzir até 8 kg de frutos. A coloração dos frutos pode ser vermelha, amarela ou laranja.
Este pimentão gigante de frutos vermelhos contém muito betacaroteno, ainda mais do que a cenoura, detentora do recorde. Pimentões amarelos e laranjas não possuem essa vitamina; eles foram cultivados para pessoas com alergia a frutas e vegetais vermelhos. Essa deficiência é compensada pelo alto teor de pectina e vitamina C, e os pimentões laranjas também são ricos em potássio. O sabor dos pimentões de cada cor varia ligeiramente.
Características do cultivo
A semeadura para cultivo em estufa é realizada no final de janeiro - início de fevereiro, e para cultivo em campo aberto, em março.. Para mudas, o ideal é usar substrato preparado para pimentões e tomates, disponível em lojas especializadas. Plante as sementes a uma profundidade máxima de 3 a 4 cm, cubra o recipiente com filme plástico ou vidro e coloque em um local quente e iluminado até que os primeiros brotos apareçam.
Atenção! A produção e o sabor da fruta dependem diretamente do material das sementes, por isso elas devem ser adquiridas de fornecedores confiáveis.
Quando as duas primeiras folhas verdadeiras aparecerem nas mudas, elas são transplantadas para vasos individuais. As pimentas não toleram bem o transplante, então seu crescimento pode ser prejudicado por um tempo.
Assim que o clima esquentar e o risco de geada passar, as mudas crescidas são transplantadas para o solo. As pimentas não são plantadas muito fundo; ao contrário dos tomates, elas não desenvolvem raízes laterais. Ao plantar, siga o seguinte padrão: 50 cm entre plantas adjacentes e 75-80 cm entre fileiras. Agora, as mudas precisam de rega regular, remoção de ervas daninhas e afofamento do solo. As melhores opções para o plantio de pimentas são alho, pepino, rabanete e cebola.
Atenção! Pimentas adoram locais abertos e ensolarados, com solo fértil e leve.
A variedade Giant F1 é resistente às doenças e pragas típicas desta cultura. Como o arbusto é expansivo, a poda inadequada e ventos fortes podem causar a quebra dos ramos. Nesse caso, os frutos devem ser colhidos, colocados à sombra e deixados amadurecer biologicamente.
Vantagens da variedade:
- Alto rendimento.
- Os frutos são suculentos, com paredes carnudas.
- Sabor excelente, doce, sem amargor.
- Resistente a doenças e pragas.
- Tecnologia agrícola simples.
Desvantagens da variedade:
- Exigente para sujar.
- A probabilidade de quebra dos brotos, o que reduz a produtividade.
- A necessidade de afastar os enteados.
Aplicação, condições de armazenamento
Frutas de todas as cores são adequadas, além do consumo in natura, para o enlatamento, devido à sua
Suculentos e com alto teor de vitamina C. Os pimentões grandes são frequentemente recheados com uma mistura de carne moída e arroz. Podem ser congelados, tanto individualmente quanto em misturas de vegetais. São um complemento vibrante para pratos principais, aperitivos, saladas e lecho (leite assado).
É uma fruta que se transporta bem e deve ser armazenada em local fresco. Para prolongar a frescura, recomenda-se borrifar água nas frutas periodicamente. Possui boa aparência comercial, com frutos grandes, brilhantes e vistosos. É frequentemente cultivada comercialmente.
Descubra também Características do pimentão.
Galina Sergeevna, 54 anos:
Cultivo pimentas há vários anos, mas recentemente, depois de plantá-las ao ar livre, as mudas começaram a ser infectadas por diversas doenças. Venho cuidando das mudas desde março, mas não havia colheita. Decidi experimentar a variedade híbrida de pimenta "Gigant"; dizem que é resistente a doenças. Este ano, apenas algumas mudas foram infectadas, as quais removi imediatamente. Colhi o restante — grandes, suculentas e doces.
Andrey Grigorievich, 48 anos:
Esta é a única variedade de pimenta que escolhemos para cultivar na nossa dacha. Antes, só cultivávamos pimentas vermelhas, mas este ano também experimentámos as amarelas. Colhemos 15 kg de três plantas e plantámos algumas para experimentar. A minha esposa fez picles com pepinos, e a pimenta foi a primeira a acabar – crocante e suculenta. No próximo ano, vamos plantar mais e também vamos experimentar as laranjas. São fáceis de cuidar; basta regá-las regularmente e amarrar os ramos para evitar que se partam.

Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?