As cucurbitáceas são muito sensíveis à manipulação das raízes. Portanto, o transplante de pepinos é um processo complexo que exige o cumprimento de certas diretrizes. Essas diretrizes incluem a técnica adequada e as condições de cultivo. A resistência das raízes depende da variedade e do clima. Antes de transplantar as mudas de pepino, certifique-se de que todas essas diretrizes sejam atendidas.
O que é colher pepinos e é necessário fazê-lo?
O replantio consiste no transplante de plantas que estão crescendo muito densamente. As mudas ficam superlotadas devido ao plantio inadequado. O crescimento da cultura é prejudicado porque as mudas fazem sombra umas às outras. Em alguns casos, as plantas apodrecem.
Os pepinos podem ser transplantados de um vaso grande para um menor ou diretamente para o solo. Ao transplantar, a muda deve ser retirada com um torrão de terra para evitar danos ao sistema radicular. O transplante de mudas de pepino é necessário caso se observe um crescimento deficiente. Recomenda-se semear as sementes diretamente em copos individuais para evitar maiores danos às plantas. Esse processo permite selecionar plantas mais fortes que produzirão frutos melhores, além de aumentar a resistência a doenças e pragas subterrâneas.
O processo de colher pepinos seria inútil se não trouxesse benefícios. Entre os aspectos positivos estão:
- a capacidade de estimular o crescimento das mudas;
- melhoria da fotossíntese devido ao aumento da luz recebida;
- Seleção de mudas resistentes e vigorosas;
- distribuição mais racional de minerais;
- A cultura cria raízes mais profundas no solo.
Se apenas algumas sementes forem semeadas, o número de plantas sobreviventes pode ser baixo. Isso ocorre porque plantas fracas têm dificuldade para serem transplantadas. A técnica incorreta pode, às vezes, levar à morte de todas as mudas. Mesmo que o transplante de hortaliças seja feito corretamente, ainda existe o risco de enfraquecer o sistema radicular. Portanto, recomenda-se proteger o processo de transplante plantando as sementes em vasos de turfa.
Quando você pode mergulhar?
Inicialmente, determine o momento certo para o transplante, a fim de evitar danos à planta. Em um recipiente grande, as sementes germinam em cerca de uma semana. Os brotos jovens desenvolvem folhas cotiledonares. Em seguida, podem ser transplantados para vasos individuais preenchidos com turfa ou outro substrato. Nessa fase, o sistema radicular ainda está em desenvolvimento, portanto, qualquer erro pode causar danos.
Você também pode se interessar por:Este procedimento pode ajudar a salvar uma planta que contraiu recentemente uma doença radicular. Um replantio rápido em solo novo ajudará a resolver o problema. Os pepinos são frequentemente replantados quando crescem demais. A falta de luz faz com que a planta se estique e as raízes se desenvolvam mal. Se você plantá-la em um vaso diferente, com as raízes até os cotilédones, o sistema radicular crescerá melhor.
Se você tiver muitas sementes, semeie-as em um recipiente grande. Recomenda-se transplantar as mudas mais fortes para vasos individuais, após a formação dos cotilédones. Em uma estufa, plante duas sementes por cova. Assim que as mudas desenvolverem duas folhas verdadeiras, você poderá transplantá-las para uma estufa de policarbonato, onde serão colocadas em covas individuais.
Preparação
Para transplantar pepinos corretamente, você precisa preparar um novo recipiente. Copos de 0,5 litro ou outros recipientes são adequados. Para a drenagem, faça um furo no copo a 1 centímetro da borda. Você pode colocar cascas de banana secas ou cascas de ovo no furo. Vasos de turfa, que ficam enterrados diretamente no solo, são recomendados.
Os copos são preenchidos com substrato comprado. Este contém nutrientes essenciais, húmus e turfa. O solo dos canteiros onde foram cultivadas hortaliças de raiz também é adequado. Ele é misturado com aparas de madeira, turfa e fertilizantes orgânicos. O solo é desinfetado com fungicidas para prevenir doenças. O solo de jardim é armazenado no outono e aquecido por 25 minutos a 70-80 graus Celsius (165-175 graus Fahrenheit) antes do uso. Ele é colocado nos copos uma semana antes do transplante. Regue abundantemente pouco antes do plantio. Faça um buraco de 2 a 3 centímetros de profundidade.
Como colher pepinos: o procedimento
Regue a planta duas horas antes do transplante para facilitar a remoção do solo. Use um garfo ou colher de chá para regar, evitando as raízes. Deixe um torrão de terra na base das mudas. Antes do transplante, inspecione os brotos jovens em busca de infecções. Descarte as plantas afetadas. Belisque as raízes e plante as mudas no solo, deixando 1 cm abaixo dos cotilédones. Compacte levemente a terra ao redor das mudas e regue-as.
Os pepinos cultivados em ambientes internos exigem boas condições de crescimento. Se essas condições forem atendidas, as plantas saudáveis podem ser transplantadas. Adicione terra até o ponto de curvatura do caule. Vasos separados permitirão que as raízes cresçam mais largas e fortes. O próximo transplante para o solo definitivo será mais fácil, pois você já terá adquirido experiência com o transplante.
Para o cultivo em estufa, as mudas jovens são cultivadas em ambiente interno e, quando duas folhas verdadeiras aparecem, podem ser transplantadas. O solo é fertilizado com adubo mineral e as ervas daninhas são removidas. Buracos são cavados nos canteiros, preenchidos com terra e compactados. Não é recomendável plantar as mudas muito fundo. Por fim, as mudas são regadas com água morna.
Para que as mudas jovens prosperem em campo aberto, o clima quente é essencial. Os canteiros são cobertos com tecido não tecido para protegê-los das geadas noturnas. Pequenas estufas são instaladas ocasionalmente para oferecer proteção. Antes do transplante, o solo é revolvido, limpo de ervas daninhas e desinfetado com uma solução de permanganato de potássio. Adubo orgânico é adicionado e os buracos são cavados com 15 centímetros de distância entre si.
Você também pode se interessar por:Se as mudas foram cultivadas em recipientes de turfa, os copos são colocados diretamente no solo. De recipientes de plástico, os pepinos são cuidadosamente retirados com o torrão de raízes ainda preso. Eles são transplantados para o solo, cobertos levemente com terra. Depois disso, são regados com água morna. Cubra os pepinos com filme plástico branco por um tempo para protegê-los da luz solar direta.
Cuidados pós-parto
Os primeiros sete dias após o transplante são cruciais, pois a planta foi submetida a um estresse significativo. Uma temperatura de 19°C (65°F) é suficiente para o seu estabelecimento. A umidade deve ser de 80%. Recomenda-se o uso de umidificadores para aumentar a umidade. Proteja as plantas de correntes de ar e geadas. Os brotos jovens devem receber 10 horas de luz solar por dia.
O excesso de água pode levar ao crescimento de fungos e bactérias. Portanto, a frequência da rega depende da umidade e da temperatura do ar. Recomenda-se deixar a água repousar por 15 horas. A água deve estar morna para evitar danos às raízes. Esterco de galinha, um estimulante de crescimento, pode ser diluído na água. O solo deve ser mantido sempre levemente úmido.
Uma variedade de fertilizantes minerais é usada para fertilizar: superfosfatos, sais de potássio e nitrato de amônio. A fertilização é feita duas vezes. A primeira vez é uma semana após o replantio e a segunda, 15 dias depois.
Avaliações
Vadim
Cultivo mudas de pepino em ambiente interno há seis anos. Primeiro, planto-as em um vaso grande para selecionar os exemplares mais fortes. Depois, transplanto-as para uma estufa. Lá, elas se desenvolvem com mais facilidade do que no solo aberto. Basta garantir que o clima e a rega sejam adequados.
Evgeniya
Há muito tempo que lido com doenças fúngicas nos meus pepinos. Às vezes, as raízes eram afetadas. Aprendi num artigo que o excesso de água causa isso. Também não inspecionei os vegetais ao replantá-los. Como resultado, todo o solo ficou infectado, espalhando a doença para as plantações vizinhas. Vi um vídeo, corrigi os problemas e agora está tudo ótimo.
A colheita de pepinos nem sempre é necessária. Deve ser feita apenas quando imprescindível para evitar danos desnecessários ao sistema radicular. Este procedimento requer um preparo cuidadoso. Após a colheita, as mudas jovens devem receber cuidados especiais. Caso contrário, não criarão raízes e morrerão em breve ou produzirão uma colheita insuficiente.

Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas