Por que os pepinos da horta não são tão saborosos quanto os comprados no mercado?

pepinos

Quem experimenta pepinos da própria horta nem sempre fica satisfeito com as características organolépticas do vegetal. Pode parecer que estão cultivando o produto eles mesmos, sem adição de agrotóxicos, mas os pepinos comprados no mercado ainda são crocantes e verdes, com um sabor melhor. Botânicos respondem à questão de por que os pepinos cultivados em casa não são tão saborosos quanto os comprados no mercado da seguinte forma: a culpa é das práticas agrícolas. Uma série de pequenos erros degrada as propriedades organolépticas do vegetal.

Erros comuns

A variedade de vegetais crocantes é selecionada com base na acidez e fertilidade do solo, no clima e no método de cultivo. Não existem variedades ideais que garantam uma boa colheita em todas as condições. Quem colhe frutos maduros presta atenção aos detalhes. Se, após 5 a 7 dias, os vegetais crocantes ficarem murchos e sem crocância, isso se deve exclusivamente a erros de cultivo.

A falta de água torna os frutos pequenos e amargos, enquanto o excesso os deixa moles. Desequilíbrios nutricionais causam esses problemas. A fertilização insuficiente afeta negativamente a forma e o sabor. Se for aplicado fertilizante em excesso, o fruto crocante ficará oco. O monitoramento regular das plantações minimiza esses riscos.

Leia também

Os pepinos ao estilo polonês mais deliciosos para o inverno.
Pepinos em conserva ao estilo polonês para o inverno – a receita de pepinos em conserva mais deliciosa. Eles ficam crocantes e a marinada é agridoce e saborosa. Além dos pepinos, este…
Observação!
Os pepinos são sensíveis à temperatura, à luminosidade e às correntes de ar. Ao plantá-los, leve em consideração as características da variedade.

Como evitar problemas nas plantações

Recomendações básicas ajudarão a preservar o sabor de pepinos verdes e crocantes cultivados em casa. A primeira dica é cultivar pepinos em estufa ou viveiro em climas desfavoráveis. Garanta uma temperatura confortável e ventilação moderada. A segunda dica é adicionar uma quantidade moderada de esterco. Aplique de 500 a 600 gramas de esterco por metro quadrado de área cultivada. Outras recomendações:

Leia também

Pepinos crocantes para o inverno - a receita mais deliciosa
Existe um equívoco comum de que pepinos esterilizados nunca ficam crocantes. Isso está longe de ser verdade. Os pepinos certamente ficarão crocantes se, em primeiro lugar, você não exceder o tempo de esterilização recomendado...

 

  • a temperatura dentro da estufa não cai abaixo de +15 °C;
  • Plante as sementes em um solo com temperatura de pelo menos +12 °C a +14 °C;
  • As plantas não toleram temperaturas acima de +26 °C;
  • A cada 6-7 dias, as mudas são regadas com um reforçador de imunidade em forma líquida;
  • Forma um arbusto estritamente com 1 tronco.

As recomendações acima não garantem que a colheita terá o sabor ideal. Muito depende da qualidade das sementes selecionadas.

Quem percebe a diferença de sabor entre os pepinos comprados no mercado e os cultivados em casa presta atenção às práticas agrícolas utilizadas. O frio, a seca ou o excesso de umidade no solo podem degradar as propriedades organolépticas do vegetal. Botânicos recomendam a leitura atenta das informações na embalagem das sementes.

pepinos comprados na loja
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates