Quem experimenta pepinos da própria horta nem sempre fica satisfeito com as características organolépticas do vegetal. Pode parecer que estão cultivando o produto eles mesmos, sem adição de agrotóxicos, mas os pepinos comprados no mercado ainda são crocantes e verdes, com um sabor melhor. Botânicos respondem à questão de por que os pepinos cultivados em casa não são tão saborosos quanto os comprados no mercado da seguinte forma: a culpa é das práticas agrícolas. Uma série de pequenos erros degrada as propriedades organolépticas do vegetal.
Erros comuns
A variedade de vegetais crocantes é selecionada com base na acidez e fertilidade do solo, no clima e no método de cultivo. Não existem variedades ideais que garantam uma boa colheita em todas as condições. Quem colhe frutos maduros presta atenção aos detalhes. Se, após 5 a 7 dias, os vegetais crocantes ficarem murchos e sem crocância, isso se deve exclusivamente a erros de cultivo.
A falta de água torna os frutos pequenos e amargos, enquanto o excesso os deixa moles. Desequilíbrios nutricionais causam esses problemas. A fertilização insuficiente afeta negativamente a forma e o sabor. Se for aplicado fertilizante em excesso, o fruto crocante ficará oco. O monitoramento regular das plantações minimiza esses riscos.
Leia também

Pepinos em conserva ao estilo polonês para o inverno – a receita de pepinos em conserva mais deliciosa. Eles ficam crocantes e a marinada é agridoce e saborosa. Além dos pepinos, este…
Como evitar problemas nas plantações
Recomendações básicas ajudarão a preservar o sabor de pepinos verdes e crocantes cultivados em casa. A primeira dica é cultivar pepinos em estufa ou viveiro em climas desfavoráveis. Garanta uma temperatura confortável e ventilação moderada. A segunda dica é adicionar uma quantidade moderada de esterco. Aplique de 500 a 600 gramas de esterco por metro quadrado de área cultivada. Outras recomendações:
Leia também
- a temperatura dentro da estufa não cai abaixo de +15 °C;
- Plante as sementes em um solo com temperatura de pelo menos +12 °C a +14 °C;
- As plantas não toleram temperaturas acima de +26 °C;
- A cada 6-7 dias, as mudas são regadas com um reforçador de imunidade em forma líquida;
- Forma um arbusto estritamente com 1 tronco.
As recomendações acima não garantem que a colheita terá o sabor ideal. Muito depende da qualidade das sementes selecionadas.
Quem percebe a diferença de sabor entre os pepinos comprados no mercado e os cultivados em casa presta atenção às práticas agrícolas utilizadas. O frio, a seca ou o excesso de umidade no solo podem degradar as propriedades organolépticas do vegetal. Botânicos recomendam a leitura atenta das informações na embalagem das sementes.


Quando plantar pepinos em maio de 2024 de acordo com o calendário lunar
Pepinos para estufa de policarbonato: as melhores variedades para a região de Moscou
Um catálogo de variedades de pepino de maturação tardia para canteiros abertos.
Catálogo 2024: As melhores variedades de pepino polinizadas por abelhas