Pimenta é o nome coletivo de um gênero de plantas da família Solanaceae. Na natureza, essa hortaliça pode ser encontrada como trepadeira, arbusto e planta herbácea. Originária da América Central, ela rapidamente encontrou seu lugar na jardinagem. Hoje, é difícil imaginar um jardim sem um canteiro de pequenos arbustos bem cuidados, carregados de frutos cônicos e coloridos.
Os botânicos conhecem mais de 2.000 variedades dessa planta. Independentemente do tipo, da cor ou do tamanho do fruto, o cultivo desse vegetal exige uma abordagem cuidadosa. Um dos aspectos mais importantes desse processo é o preparo das sementes de pimentão para o plantio. Seguir o procedimento correto de preparo garante uma alta taxa de germinação e uma colheita abundante.
Por que é necessário preparar as sementes para o plantio, regras básicas e época ideal.
Cultivar pimentões não é tarefa fácil. Mesmo jardineiros experientes enfrentam diversos desafios. Os pimentões são muito sensíveis a mudanças nas condições ambientais, por isso muitos jardineiros preferem cultivá-los em estufas.
O fruto da planta amadurece ao longo de um período extenso: de 150 a 200 dias. Durante esse período, a pimenta deve receber condições adequadas para seu crescimento e desenvolvimento. Portanto, em campo aberto, o vegetal é cultivado a partir de mudas, que podem ser compradas no mercado ou cultivadas a partir de sementes.

Graças a isso, as sementes têm uma taxa de germinação mais alta, e os pés de pimenta que crescem a partir delas são altamente resistentes a doenças infecciosas e às condições climáticas.
Você também pode se interessar por:A preparação adequada envolve várias etapas. Primeiro, as sementes são calibradas e testadas quanto à presença de cavidades. Em seguida, as sementes selecionadas são desinfetadas e enriquecidas com os nutrientes necessários para o crescimento normal. Pouco antes do plantio, elas são imersas em água e aclimatadas em baixas temperaturas.
A época de plantio depende da variedade da pimenta. As híbridas precoces são plantadas no final de fevereiro. As pimentas de maturação tardia são plantadas no início de março. O tamanho da colheita futura depende da época de plantio correta.
Algoritmo para preparar sementes de pimenta para o plantio
Preparando as sementes para o plantio O cultivo de pimentas consiste em várias etapas. Algumas são obrigatórias, enquanto outras são opcionais. Independentemente disso, os especialistas recomendam seguir todos os procedimentos recomendados para garantir um bom crescimento e altas colheitas de pimentas.
Seleção de sementes
A seleção das sementes de pimenta ocorre em 2 etapas:
- Por tamanho. Para garantir a germinação simultânea, as sementes são separadas por tamanho. Sabe-se que as sementes pequenas demoram muito mais para germinar do que as grandes. Portanto, antes do plantio, as sementes são espalhadas sobre uma folha de papel e separadas por tamanho.

Especialistas recomendam semear sementes de tamanho médio. - Por estarem cheias. Sementes ocas não são adequadas para o plantio devido à falta de germinação. Portanto, antes da semeadura, as sementes devem ser verificadas quanto à presença de sementes vazias. Para isso, mergulhe-as em um copo de água salgada e deixe-as de molho por 30 minutos. Após esse tempo, remova as sementes que flutuarem e lave e seque as sementes afundadas, preparando-as em seguida para o plantio.
A seleção de sementes economiza espaço de plantio. Esse procedimento garante a germinação uniforme das pimentas, com quase todas as sementes brotando.
Desinfecção
Sementes desinfetadas antes do plantio ficam muito mais protegidas contra infecções virais e fúngicas. Para desinfetar, coloque as sementes em uma solução fraca de permanganato de potássio e deixe de molho por 15 minutos.

Existem também desinfetantes alternativos. Produtos como "Maxim", "Fitosporin-M" e "Vitaros" são altamente recomendados. Esses produtos devem ser diluídos de acordo com a seção sobre prevenção de infecções fúngicas em suas instruções.
Muitos agrônomos adicionam estimulantes de crescimento à solução desinfetante. Esse truque aumenta significativamente a taxa de germinação e o crescimento das mudas. O estimulante de crescimento "Epin" é extremamente popular entre os jardineiros.
Nutrição
Muitos jardineiros consideram essa etapa desnecessária. Mas aqueles que seguem o procedimento de nutrição das sementes antes do plantio ficam satisfeitos.
Existem duas maneiras de fornecer micronutrientes ao material de plantio:
- Coloque as sementes em misturas minerais especiais, que podem ser compradas na loja.
- Realizar a alimentação utilizando métodos tradicionais.

Contém cerca de 30 microelementos úteis e é considerado um dos melhores fertilizantes para esta planta.
Dissolva 20 gramas de cinzas em 1 litro de água. Deixe a mistura em infusão por 24 horas. Envolva as sementes em um pedaço de gaze e mergulhe-as na solução de cinzas por 5 horas. Após retirá-las, seque-as sobre um pedaço de papel.
Deixe de molho
As pimentas precisam ser deixadas de molho antes do plantio. Para isso, envolva as sementes em um pano úmido e deixe-as inchar. O tempo de germinação depende da variedade. Híbridos precoces podem germinar em uma semana, enquanto variedades tardias podem levar até 15 dias.
Você pode semear tanto sementes inchadas quanto sementes que já germinaram. Não é recomendável germinar demais as sementes, pois o plantio pode danificar facilmente os brotos frágeis.
Endurecimento
Os jardineiros têm opiniões divergentes sobre a aclimatação das sementes. Alguns consideram esse procedimento essencial, enquanto outros dizem que pode danificá-las. Portanto, a decisão de aclimatar ou não o material de plantio é pessoal.
O processo de endurecimento envolve criar uma situação estressante para a pimenta, mudando-a abruptamente de uma temperatura ambiente confortável para uma temperatura fria.

Entusiastas do cultivo de pimentas endurecidas observam que sementes que sobreviveram a uma mudança repentina de temperatura toleram melhor o plantio. Essas pimentas serão mais resistentes a condições ambientais adversas.
Preparando o solo para o plantio de sementes e mudas.
Um bom solo para mudas de pimenta deve atender aos seguintes requisitos:
- Soltura. O solo deve ter uma estrutura leve e porosa para garantir uma boa troca gasosa para o sistema radicular e evitar o acúmulo de umidade.
- Fertilidade. A combinação de minerais como nitrogênio, potássio, cobre, ferro, zinco e fósforo com compostos orgânicos é um dos requisitos essenciais do solo.
- Acidez. Um nível de pH entre 5 e 7 protege a planta da podridão negra.
Preparar o solo para o plantio envolve desinfetá-lo. Existem vários métodos para desinfetar o solo:
- Tratamento com fungicidas e inseticidas. Este método garante proteção contra todas as pragas e doenças infecciosas. Muitos jardineiros o evitam devido à sua alta toxicidade e recomendam o tratamento do solo com uma solução de permanganato de potássio.
- Tratamento térmico. O solo pode ser aquecido em forno ou cozido a vapor em banho-maria. A desvantagem desse método é a destruição das bactérias benéficas.
- Congelamento. Agrônomos experientes deixam misturas de solo pré-preparadas ao frio.
Você pode comprar um substrato para mudas na loja ou fazer o seu próprio. Misture partes iguais de areia, turfa, húmus e composto de folhas.
Regras para semear sementes de pimenta e cultivar mudas
Cultivo de mudas de pimenta Este é um processo bastante longo e trabalhoso. Um jardineiro inexperiente precisa seguir as recomendações existentes para garantir que as mudas cresçam grandes e fortes.
As sementes são plantadas a uma profundidade de 2 a 3 cm. Sementes úmidas são colocadas em solo previamente umedecido, enquanto sementes secas são colocadas em solo levemente seco e, em seguida, umedecidas com um borrifador. O recipiente com as sementes é coberto hermeticamente com plástico, vidro ou uma tampa de plástico transparente. A germinação é realizada em alta temperatura. Assim que os brotos apresentarem um pequeno crescimento, o filme plástico é removido.

O cuidado com as mudas requer o cumprimento de 3 regimes:
- iluminação;
- esmalte;
- cobertura.
As pimentas são consideradas plantas que adoram sol. Elas precisam de pelo menos 12 horas de luz solar por dia. A luz deve ser difusa, pois a luz solar direta pode danificar as plantas jovens, especialmente se os vasos estiverem em uma superfície voltada para o sul. Se as plantas começarem a esticar os caules, isso indica falta de luz. Nesse caso, o jardineiro deve instalar iluminação suplementar para as mudas.

Regue as mudas conforme necessário: umedeça o solo quando a camada superficial secar. Além da rega, as pimentas também devem ser borrifadas 2 a 3 vezes ao dia. Isso ajudará a manter os altos níveis de umidade necessários para as plantas.
A adubação pode ser iniciada duas semanas após o transplante. A necessidade de fertilizante depende da qualidade do solo: se o solo for bem escolhido, pode não ser necessário adubar. Pimentas cultivadas em solos pobres requerem fertilizantes ricos em nitrogênio.
Como evitar erros no cultivo de pimentas
Crescimento lento, desenvolvimento deficiente e morte de mudas são frequentemente causados por práticas inadequadas. Os erros mais comuns são:
- Falta de preparo ou preparo inadequado das sementes para o plantio.
- Utilizar uma mistura de solo inadequada para pimentas ou plantar mudas em áreas empobrecidas.
- Plantar muito cedo fará com que as mudas cresçam demais, e esses arbustos se adaptarão pior após o transplante.
- O plantio tardio resulta em crescimento atrasado das plantas.

mudas de pimenta - A falta de luz faz com que os caules se estiquem e os arbustos enfraqueçam.
- O não cumprimento do regime de temperatura leva à desaceleração ou à interrupção do crescimento da pimenta.
- Os danos mecânicos ao sistema radicular durante a colheita afetam negativamente a taxa de crescimento e desenvolvimento das mudas.
- A irrigação e a fertilização incorretas afetam significativamente a quantidade e a qualidade da colheita.
O erro mais perigoso que os jardineiros cometem é negligenciar pragas e doenças. Insetos aparentemente inofensivos podem causar danos significativos a uma planta, e uma única planta infectada por um fungo pode contaminar toda uma plantação de pimentões e outras culturas próximas.
Você também pode se interessar por:Perguntas frequentes
O cultivo de pimentões é um processo bastante complexo. Um dos aspectos fundamentais é a preparação do material de plantio. Esta etapa não deve ser negligenciada, pois a colheita depende em grande parte dela.



Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?