As plantas de interior precisam de fertilização regular para garantir um crescimento vigoroso e floração abundante. Fertilizar plantas de interior com remédios caseiros fáceis de encontrar torna a vida mais simples para os jardineiros — não há necessidade de procurar fertilizantes especiais e gastar dinheiro com eles (embora alguns componentes possam precisar ser comprados). São fáceis de preparar e usar; basta seguir as instruções.
A necessidade de fertilizar plantas de interior
As plantas de interior, assim como as cultivadas ao ar livre, gastam energia constantemente em crescimento e desenvolvimento, obtendo a maior parte de seus nutrientes do solo. No entanto, a área de cultivo em um vaso de flores é pequena e o solo se esgota rapidamente.
Mesmo após a troca do substrato, depois de apenas alguns meses as plantas começam a mostrar sinais de definhamento, evidenciados pela deterioração de sua aparência: o crescimento diminui, as folhas empalidecem, diminuem de tamanho, amarelam, ficam manchadas ou começam a cair, as flores caem ou param de florescer completamente.
Tudo isso pode ser evitado com a fertilização no momento certo. Além disso, a fertilização (tanto radicular quanto foliar) ajuda a produzir flores belíssimas que lhe encantarão o ano todo. É especialmente importante fertilizar a planta durante o período de brotação, que exige mais trabalho, para garantir uma floração longa e abundante, com flores grandes e vibrantes.
Você também pode se interessar por:Suporte sazonal para plantas de interior
As plantas se desenvolvem de maneira diferente ao longo do ano, com base em suas características morfológicas. Em casa, você pode fornecer a elas suporte sazonal.
Na primavera
Com a chegada da primavera, a luz do sol invade as janelas e as plantas de interior começam a crescer vigorosamente. A partir daí, podem ser adubadas uma vez a cada duas semanas e, em abril, com mais frequência (dependendo da espécie da flor).
A escolha do fertilizante é pessoal. Recomenda-se o uso de fertilizantes líquidos complexos, pois são fáceis de dissolver em água e podem ser utilizados na rega normal. No entanto, fertilizantes caseiros mais simples também estão disponíveis e são igualmente benéficos. Entre eles, podemos citar cascas de romã, raspas de frutas cítricas, cascas de banana, folhas de chá, açúcar, iodo, água oxigenada, óleo de rícino, cinzas de madeira, ácido succínico, fermento biológico, suco de babosa, urtiga, etc.
No verão
No verão, a adubação pode ser feita duas vezes por mês. Todos os remédios caseiros mencionados acima são adequados. Os fertilizantes minerais incluem nitrato de amônio, nitrato de potássio, sal de potássio e superfosfato.
No outono
Para a maioria das plantas de interior, o outono é uma época de preparação para o período de dormência invernal. Isso implica em alterações no seu regime de adubação.
Algumas espécies (monstera, dieffenbachia, syngonium, aglaonema, dracaena, hera, Saintpaulia, phalaenopsis, fatsia, maranta, palmeira, cróton, antúrio, episcia, hypoestes, etc.) praticamente não entram em repouso invernal.
Portanto, a adubação no outono e inverno não deve ser interrompida, mas sim reduzida gradualmente em frequência (para uma vez por mês) e a dosagem pela metade. Fertilizantes complexos com micronutrientes são adequados para essas espécies. Aráceas, palmeiras e heras podem ser adubadas com matéria orgânica de baixa concentração.
De 30 a 60 dias antes do início do período de dormência, você pode fertilizar begônias tuberosas, achimenes, hippeastrum, glorisa, zephyranthes, oleandro, murta, pelargônio, buganvília, clerodendro, cactos e a maioria das suculentas com fertilizantes fosfatados e potássicos (fertilizantes nitrogenados são prejudiciais neste momento). Essa fertilização aumentará a resistência ao frio e a doenças. Não é recomendável estimular o crescimento posteriormente.
No inverno
A maioria das plantas diminui ou para de crescer durante a estação fria e, portanto, não precisa de nutrientes. No entanto, isso não se aplica a azaleias e gardênias, camélias e ciclâmenes, gérberas e violetas, cactos-de-natal e begônias, e algumas orquídeas, pois florescem vigorosamente nessa época.
Elas se beneficiarão da adubação (duas vezes a cada 30 dias) com fosfato monopotássico em combinação com micro e macroelementos (como o Cytovit) e substâncias húmicas (como o humato de potássio). Fertilizantes especializados e completos com baixo teor de nitrogênio são geralmente selecionados para cada tipo de planta de interior.
Os seguintes produtos são utilizados como fertilizantes naturais de inverno:
- 1 colher de chá de suco de aloe vera para cada 1,5 litros de água;
- infusão de cascas de romã e frutas cítricas;
- Água macia após deixar as ervilhas de molho e enxaguar os cereais;
- água usada do aquário.
Receitas caseiras para alimentar plantas de interior
Existem muitas receitas desse tipo. Afinal, os cultivadores de flores estão constantemente experimentando, buscando soluções inusitadas. Dependendo do tipo de flor e das condições de cultivo, eles podem alcançar o efeito desejado.
Você também pode se interessar por:Peróxido de hidrogênio
O peróxido de hidrogênio (H2O2) é eficaz no fortalecimento de plantas enfraquecidas. Dilua 25 g (1,5 colher de sopa) de peróxido de hidrogênio a 3% em 1 litro de água e regue o solo com essa solução uma vez por semana. Recomenda-se regar apenas as folhas e os caules como medida preventiva contra pragas e doenças.
Óleo de rícino
O óleo de rícino é feito a partir das sementes da mamona, uma planta venenosa para humanos e animais. A planta é cultivada como ornamental, e o produto derivado dela é um fertilizante benéfico e nutritivo. O óleo de rícino estimula o crescimento e o desenvolvimento das plantas. Adicione 1 colher de chá de óleo a 1 litro de água e mexa bem.
Iodo
Outro produto farmacêutico eficaz, componente de muitos fertilizantes minerais, também está disponível. Jardineiros experientes garantem que as flores (especialmente os gerânios) respondem bem à suplementação de iodo. Dissolva 1 gota de iodo em 1 litro de água e regue cuidadosamente ao redor das bordas do vaso para evitar queimar as raízes da planta. 50 ml são suficientes para um vaso de flores.
Levedura
O fermento é um excelente estimulante de crescimento. Preparar o fertilizante é bastante simples:
- Misture 10 g de fermento biológico seco com 1 colher de sopa de açúcar e dissolva em 1 litro de água;
- Deixe a solução repousar por 2 horas;
- Dilua a solução com água (1:5).
A infusão resultante pode ser usada para regar o solo ao redor das plantas.
Ácido succínico
Para preparar uma solução nutritiva, dissolva um comprimido (0,25 g) ou o pó deste ácido em 1 litro de água. A rega ou pulverização com a solução é aceitável uma vez por ano, pois a substância é potente. Recomendado para clorofitos, ficus, cítricos, jade, aglaonemas, haworthias e figos-da-índia.
Cinzas de madeira
É utilizado na forma seca e líquida (em infusões e decocções para irrigação):
- A cinza seca é adicionada ao solo durante ou após o replantio, simplesmente espalhando-a sobre a terra e misturando a camada superficial. Durante o replantio na primavera, 2 colheres de sopa deste fertilizante natural são misturadas com 1 kg de substrato, a flor é então plantada nessa mistura e regada. Ciclâmenes, fúchsias, begônias e gerânios respondem particularmente bem à cinza.

Fertilizar com cinzas de madeira - Para preparar a infusão, dilua as cinzas (3 colheres de sopa rasas) em 1 litro de água, deixe em infusão por 1 semana e agite diariamente para garantir a dissolução completa. Regue as plantas a cada 1,5 a 2 semanas. Para um vaso de 1 litro, 100 mg da infusão são suficientes. Pode ser combinada com fertilizantes orgânicos sem amônia.
- Para preparar a decocção, você precisará de 2 xícaras de água e 20 gramas de cinzas. Ferva a mistura por 30 minutos, coe e dilua em 2 litros de água. Concentrações excessivas de cinzas podem ser prejudiciais. A decocção é adequada para pulverização com dois objetivos: adubação foliar e controle de pragas. Para melhorar a aderência do produto às folhas, você pode adicionar um terço de uma barra de sabão em pó.
Folhas de chá
O uso de folhas de chá pode não apenas estimular o crescimento das plantas, mas também causar uma infestação de moscas-pretas (Sciaridae). Portanto, o ideal é usar as folhas de chá apenas como meio de drenagem. Elas devem ser secas antes de serem misturadas ao substrato (na proporção de 1:3) no momento do replantio. Além disso, a adubação com chá é recomendada apenas para flores com sistema radicular delicado, como violetas, peperômias, begônias e similares.
Açúcar
O açúcar inclui a glicose, que é a fonte de energia para todos os processos vitais das plantas. Além disso, a glicose facilita a formação de moléculas orgânicas complexas.

Dissolva 1 colher de sopa de açúcar em 0,5 litro de água ou polvilhe açúcar granulado sobre o solo e regue com água morna. Recomenda-se fazer isso no máximo uma vez por mês. Para prevenir o mofo e a podridão das raízes, use o açúcar em combinação com produtos EM (por exemplo, Baikal EM-1).
Casca de banana
As cascas de banana são ricas em potássio. Devem ser adicionadas após um preparo prévio. Primeiro, seque-as (6-7 dias), depois pique-as finamente (de preferência usando um liquidificador) e misture-as com a terra no vaso. O ideal é fazer isso ao replantar as flores.

Você pode preparar uma infusão: deixe a casca de banana fresca de molho em água até formar espuma, coe e regue as plantas com a compota resultante uma vez a cada duas semanas.
Urtiga
Um bom fertilizante verde que enriquece o solo com nitrogênio e minerais, ajudando as plantas a crescerem mais fortes e saudáveis. A infusão de urtiga é preparada da seguinte forma: deixe os brotos de molho em água morna por 24 horas e depois coe. Regue as plantas com a infusão uma vez a cada duas semanas.
Você também pode se interessar por:Perguntas frequentes
Somente cuidados de alta qualidade, incluindo a fertilização, podem garantir a saúde e a aparência atraente de suas plantas de interior. Tudo isso pode ser facilmente feito em casa. Existem diversos remédios caseiros e receitas, mas é importante aplicar os fertilizantes prontamente e fornecer às plantas apenas os nutrientes necessários nas quantidades ideais.














Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes
Dietas.Guru
Além disso, para nutrir flores de interior, você pode usar remédios caseiros que toda dona de casa conhece, e não é necessário comprá-los na loja.