Para garantir uma boa colheita de pimentões no outono, os vegetais precisam de condições de cultivo favoráveis. Pimentões cultivados em estufas requerem atenção especial. As mudas precisam de adubação regular durante todo o seu período de crescimento. É importante considerar as necessidades de fertilidade do solo e o crescimento dos vegetais. Para isso, é necessário respeitar a dosagem e o momento da aplicação do fertilizante.
Regras básicas para a aplicação de fertilizante em pimentões
Existem duas maneiras de fertilizar o pimentão: via raiz e via foliar. Aqui está o cronograma de fertilização para pimentões doces:
- Você pode fertilizar as raízes usando soluções nutritivas, grânulos secos e húmus na forma de cobertura morta.
- A adubação foliar é feita pulverizando as folhas com um produto químico benéfico. Se o ganho de peso dos frutos for lento, a ureia pode ser eficaz.
- Recomenda-se adicionar compostos de nitrogênio, potássio e fósforo ao solo, em misturas ou separadamente.
A pulverização deve ser feita em dias nublados para evitar queimaduras nas folhas. Fertilize a cada 14 dias. Se o solo for rico em micronutrientes benéficos, a frequência de aplicações adicionais pode ser reduzida para 3 a 4 vezes por temporada.
Alimentando pimentões em uma estufa – isso significa uma colheita abundante. A páprica requer as seguintes condições:
- A temperatura do ar deve estar entre 23 e 26 graus. OCOM.
- Umidade – o ar deve apresentar um nível de 70 a 75%.
- Luz – As pimentas precisam de bastante luz solar para crescer e frutificar em estufa. Sem luz solar suficiente, elas crescerão lentamente e produzirão frutos fracos. Para evitar isso, recomenda-se plantar as pimentas bem espaçadas para evitar sombra.
- Composição do solo – os pimentões preferem solos leves e ricos em matéria orgânica. Solos argilosos não são adequados para o cultivo de páprica.
Os fertilizantes para pimentões em estufa devem incluir componentes minerais e nitrogenados.
Quais fertilizantes devo escolher?
É importante que os jardineiros fertilizem suas pimentas no momento certo para garantir que floresçam e produzam frutos grandes e suculentos. Você pode usar fertilizantes granulados, líquidos ou em pó.
Os fertilizantes podem ser dos seguintes subtipos:
- À base de minerais;
- substâncias orgânicas;
- misturas complexas.
Vamos analisar cada uma das composições separadamente.
A adubação de pimentões com ureia é benéfica. Ela acidifica o solo quando usada na concentração correta, geralmente 30 g por balde de água. O superfosfato, se usado em forma granulada, é aplicado na proporção de 40 g por m².2 solo. Ao usar composições à base de potássio, os cálculos são feitos em 25-30 g por m³.2.
Ammophoska é adequado, pois contém:
- fósforo;
- azoto.
Azofoska, um produto químico granulado contendo potássio, fósforo e nitrogênio, pode ser utilizado. As formulações disponíveis comercialmente geralmente contêm os seguintes aditivos:
- magnésio;
- boro;
- zinco;
- cobre;
- manganês.
Podem ser produzidos sob as marcas MacBor, Ferrovit ou sulfato de cobre.
Os fertilizantes orgânicos geralmente incluem esterco, excrementos de aves, composto vegetal, turfa e adubo verde. O esterco bovino contém muitas substâncias benéficas. Pimentas cultivadas em estufa podem ser adubadas com esterco de galinha ou bovino, além de esterco curtido e composto.
Composições complexas incluem aquelas que contêm os componentes necessários, equilibrados na concentração exigida.
Ao plantar pimentas e em vários estágios de desenvolvimento, vale a pena usar remédios caseiros para nutrir o solo. Fertilizantes adequados para pimentas durante a floração e frutificação:
- decocções de ervas;
- cinzas;
- levedura;
- iodo.
É importante adubar a pimenta durante a floração e a frutificação com várias formulações por temporada.
Quanto às cinzas, recomenda-se utilizá-las após a queima:
- ervas;
- feno;
- canudo;
- árvore.
Isso possibilita nutrir as plantas com as substâncias necessárias de forma simples.
Para nutrir plantas adultas, outros remédios caseiros também são úteis. Por exemplo, a infusão de grama verde é uma boa fonte de nitrogênio, que os pimentões adoram. Ela pode ser preparada diretamente na estufa, picando finamente as pontas, enchendo um barril até um terço da sua capacidade com elas e adicionando água. Deixe descansar por sete dias. Recomenda-se mexer periodicamente. Antes de usar, dilua a infusão e regue as raízes, usando meio litro de líquido por planta adulta.
A composição de iodo é ideal. Se Alimentando pimentões em uma estufaCom isso, você pode obter frutos doces e suculentos, melhorando seu sabor. A tintura de iodo é comprada em farmácia e diluída em um balde de água. O iodo é aplicado assim que os primeiros botões aparecem nos arbustos, na forma de spray.
As pimentas podem ser adubadas com levedura durante a floração e frutificação. Alguns jardineiros usam pão seco como alternativa. Para preparar a infusão, misture 10 g de levedura ou 1 kg de farinha de rosca com um balde de água morna e deixe em um local aquecido por 2 dias. Para acelerar o processo de fermentação, é recomendável adicionar açúcar ou geleia azeda. Misture duas partes de água à mistura e regue a planta.
O soro do leite é um bom fertilizante. Ele nutre e fortalece a imunidade da planta. Dissolva uma xícara do componente de soro em 5 litros de água e borrife a solução na planta quando os frutos já estiverem começando a amadurecer.
Quando fertilizar pimentões em estufa
A primeira adubação das pimentas após o plantio na estufa deve ser feita duas semanas depois. As adubações subsequentes devem ser realizadas no início da floração e antes da maturação completa das pimentas. Um intervalo de 14 dias ou mais é necessário para permitir que as plantas se aclimatem às novas condições de cultivo e desenvolvimento.
A adubação de cobertura é realizada de acordo com o seguinte esquema:
- Regue com esterco de galinha diluído e cubra o solo com composto. Fertilize com ureia ou nitrato de amônio na proporção de 40 g por balde de água.
- Pimentas podem ser "alimentadas" com fósforo e potássio usando cinzas ou uma mistura de superfosfato e potássio.
Você também pode usar soluções prontas vendidas em lojas de jardinagem. Após o plantio, assim que os primeiros botões aparecerem, recomenda-se o uso de soluções à base de ervas ou fertilizantes à base de pão. Isso nutrirá a planta. Para estimular a floração e evitar que os botões caiam, dissolva 10 gramas de ácido bórico em pó em um balde de água. Use essa solução como um spray.
As seguintes composições promoverão uma floração abundante:
- Ovário;
- Botão.
Também é benéfico adicionar uma solução de micronutrientes. Preste atenção especial às pimenteiras durante o período de maturação. Fertilize a cada 14 dias. Para um cuidado adequado, adicione alternadamente infusões de ervas, farinha de rosca, 30 g de superfosfato ou 20 g de sulfato de potássio ao solo, diluídos em 10 litros de água. O humato de potássio também pode ser usado na proporção de 1 g para 10 litros de água, utilizando 1 litro por planta.
Cascas de ovo e soro de leite ajudam a fertilizar pimentões após o plantio em estufa. Aqui estão algumas dicas de como aplicá-los:
- Cascas de ovos trituradas darão aos pimentões uma boa quantidade de cálcio;
- Assim que as frutas amadurecem, utiliza-se o soro do leite, que protege contra fungos;
- O iodo também é usado para fins de desinfecção.
Qualquer um desses métodos deve ser combinado com os cuidados padrão. Por exemplo, é importante garantir o tutoramento e a colheita dos vegetais no momento certo. O tutoramento adequado dará aos arbustos uma aparência organizada e evitará que eles façam sombra nos arbustos vizinhos. A poda também é importante: assim que o caule principal começar a crescer, deixe dois brotos fortes e retire os demais.
Erros no cuidado com as plantas
Pimentas cultivadas em estufa de policarbonato devem ser fertilizadas em todas as fases de desenvolvimento. No entanto, muitos jardineiros cometem certos erros com frequência.
Erros comuns no cultivo de pimentas:
- A saturação excessiva do solo com nitrogênio resultará em um amadurecimento mais vigoroso dos frutos, sem que estes se formem adequadamente.
- Aplicar fertilizante em solo seco causará queimaduras nas raízes e nas folhas.
- A adubação foliar costuma ser omitida durante a estação fria, quando os arbustos necessitam de forte imunidade e proteção contra fungos. Isso é especialmente importante para arbustos plantados no solo a partir de mudas.
- Exceder a quantidade de minerais adicionados levará ao acúmulo de nitrato.
- Eles não monitoram a quantidade de água. O solo seco reduz a quantidade de boro fornecida pela água. A deficiência desse nutriente fará com que os brotos e ramos murchem.
Recomendamos assistir a um vídeo sobre os cuidados específicos necessários ao plantar pimentões.
Todos os componentes devem ser aplicados de acordo com as instruções, e os cuidados gerais devem ser baseados na orientação de jardineiros experientes. A matéria orgânica aumentará a fertilidade, melhorará a qualidade do solo e reporá os nutrientes necessários. Para garantir que suas pimentas recebam nutrientes suficientes para o crescimento, siga atentamente as recomendações de especialistas.

Pimenta Vitória: Descrição da variedade com fotos e avaliações
TOP 10 variedades de pimenta de maturação precoce
Pimenta em um caracol - plantando mudas sem colher
O que fazer se as mudas de pimenta começarem a tombar após a germinação?