O cuidado regular é essencial para o cultivo de todos os tipos de flores e plantas de interior. A fertilização é um componente fundamental desse cuidado, pois fortalece as plantas, melhora o crescimento, acelera a floração e fornece nutrientes. Utilize fertilizantes naturais para garantir apenas resultados benéficos e eliminar quaisquer danos ou efeitos colaterais potenciais.
Indicações para alimentação
As plantas geralmente precisam ser fertilizadas quando estão sob estresse — após o replantio ou antes da floração. Existem vários outros fatores que indicam que uma planta precisa de nutrição adicional:
- retardo de crescimento;
- enfraquecimento dos caules;
- murchamento das folhas;
- Ausência de florescimento ou botões pequenos;
- doença – o aparecimento de quaisquer defeitos na massa verde;
- infestação de pragas.
A melhor época para fertilizar é do início de março ao final de maio, quando se observa o crescimento ativo e a floração. Evite fertilizar do início do outono ao final do inverno, pois a planta está dormente durante esse período e não deve ser perturbada.
10 fertilizantes naturais
O melhor fertilizante é o natural. É livre de químicos, fácil de usar e preparar, e está sempre à mão. E se não estiver, você pode comprá-lo a um preço acessível na loja. Além disso, é eficaz e seguro, trazendo benefícios excepcionais para suas plantas de interior.
Açúcar granulado
Este produto adocicado contém duas substâncias benéficas: frutose e glicose. Elas fornecem energia à planta e melhoram todos os seus processos vitais. Alimente a planta de duas maneiras práticas:
- Dissolva 1 colher de sopa de açúcar granulado em 0,5 litro de água. Mexa. Regue a planta pelas raízes com a solução resultante.
- Espalhe 1 colher de sopa de açúcar sobre a terra perto do sistema radicular da planta. Regue abundantemente.
Após a fertilização, a planta irá reviver, o sistema radicular se fortalecerá e mais folhagem e botões aparecerão, caso a planta esteja florescendo. No entanto, não a fertilize dessa forma mais de uma vez por mês. O excesso de glicose e frutose pode matar o sistema radicular.
Café
Quando exposto aos grãos de café, o solo fica mais solto, melhorando o fornecimento de oxigênio às plantas e aumentando a acidez do solo, o que impacta positivamente o desenvolvimento das raízes. A cada 30 dias, despeje borra de café usada sob azaleias, lírios, rosas e qualquer planta perene.
Cascas de frutas cítricas
Cascas de laranja, limão e tangerina enriquecem o solo do vaso com microelementos benéficos, promovendo o crescimento da folhagem e uma aparência exuberante e bonita das flores. Pique as cascas de frutas cítricas, encha um frasco de 1 litro com elas e complete com água fervente. Deixe a solução em infusão por 24 horas, depois coe, dilua com a mesma quantidade de água limpa e regue suas flores favoritas. Fertilize dessa forma a cada 20-25 dias.
Cinzas
A queima de madeira é um subproduto que fornece ferro, enxofre, magnésio, cálcio, fósforo e potássio. As cinzas contêm todos os nutrientes necessários para o crescimento saudável de qualquer planta. Dilua 1 colher de sopa dessa substância em 1 litro de água e misture bem. Regue sua planta com o fertilizante líquido uma vez a cada seis meses.
Levedura
Seco ou fresco produto de levedura – Um estimulante de crescimento para todos os tipos de flores. Contém vitamina B, fitohormônios e auxinas para promover a divisão celular e melhorar a diferenciação. Dissolva 1 g de levedura seca ou 10 g de levedura fresca em 1 litro de água e adicione 1 colher de sopa de açúcar. Deixe a mistura em infusão por 2 horas e, em seguida, dilua com água limpa à temperatura ambiente na proporção de 1 para 5. Regue a planta no máximo uma vez a cada 45 dias.
Você também pode se interessar por:Cebola
Um coquetel feito com casca de cebola é outro fertilizante simples que estimula o crescimento e fortalece o sistema radicular de praticamente todos os tipos de flores e plantas verdes. Dissolva 50 gramas de casca de cebola em 2 litros de água quente e ferva a solução por 10 minutos. Deixe em infusão por 3 horas, coe e borrife a mistura nas plantas de interior antes da floração.
Húmus
Esterco de vaca ou excrementos de pássaros são um fertilizante nutritivo e de fácil acesso para árvores de interior, como palmeiras, ficus, cítricos ou monstera. Dilua 10 gramas de composto em 3 litros de água e misture. Primeiro, regue o vaso com água pura e, em seguida, fertilize até que o solo permaneça levemente úmido. Fertilize a planta dessa forma no máximo uma vez a cada 3 meses.
Vegetais
Após preparar o primeiro ou segundo prato, não jogue fora as cascas de batata ou abobrinha, o repolho que sobrou ou os pepinos. Lave e ferva bem os restos, depois deixe esfriar e coe. Use a água resultante para regar suas plantas de interior e fornecer nutrientes a elas. Você pode fertilizá-las dessa forma a cada duas semanas.
Líquido do aquário
Se você tem peixes em casa, a água em que eles vivem pode ser uma fonte de estímulo para o crescimento das plantas. O ideal é usá-la apenas na primavera e no início do verão, quando as folhas e os brotos começam a crescer ativamente. Borrife o solo com água do aquário apenas uma vez, antes da floração. O excesso de fertilizante fará com que o solo fique ácido ou esverdeado.
Cascas de ovo
Assim como qualquer outra planta, as plantas de interior precisam de cálcio para fortalecer suas raízes e caules. O cálcio é encontrado naturalmente nas cascas de ovo. Para fazer um fertilizante, triture as cascas de ovo e adicione-as à terra, ou deixe-as de molho em água fervente por 3 a 4 horas, depois deixe esfriar, coe e regue. Adicione cálcio à terra uma vez por ano.
Uma planta ou flor de interior sempre trará alegria aos seus donos se for devidamente fertilizada. Use apenas fertilizantes naturais, que enriquecerão o solo com nutrientes e proporcionarão benefícios à planta. Observe atentamente a dosagem e a frequência de aplicação para evitar danos à planta.

Amônia para plantas de interior - aplicação e dosagem
O esterco de coelho é um fertilizante complexo que requer aplicação adequada.
O que é iontopônica e como ela é usada no cultivo de mudas?
Como preparar o estrume para aplicação em canteiros: regras importantes