Muitas hortaliças são cultivadas a partir de mudas em climas variáveis, enquanto as cenouras são plantadas diretamente em seus locais definitivos, sem transplante posterior. Isso economiza tempo e simplifica as práticas agrícolas, mas também exige atenção cuidadosa às características específicas da cultura. A produtividade desse vegetal rico em vitaminas dependerá das condições de cultivo, dos cuidados adequados e do momento do plantio e da colheita, que podem ser determinados usando o calendário lunar.
Requisitos das condições de cultivo
As cenouras são consideradas culturas resistentes ao frio, por isso são semeadas tanto na primavera quanto no outono, quando as condições são ideais. A germinação ocorre entre 4 e 6 °C, mas quanto mais quente a temperatura, mais rápido a semente germina. Por exemplo, a 8 °C, as mudas aparecem em 25 a 30 dias, em 1 a 2,5 semanas a 18 °C e em 6 a 10 dias a 25 °C.
Temperaturas tão baixas quanto -4°C não são prejudiciais às mudas, mas estimulam a formação de caules se a planta tiver de 5 a 8 folhas. Ao semear no outono ou início da primavera, escolha uma época que evite possíveis geadas. Plantas com 3 a 4 folhas ou com 8 ou mais folhas são menos suscetíveis à formação de caules.
Aterrissagem por região
A época ideal para semear cenouras ao ar livre é determinada com base nas necessidades de temperatura da cultura. No entanto, não existem datas padrão, pois os climas variam muito e a primavera (ou o outono) nem sempre chega conforme o calendário. Por exemplo, na região de Moscou e na Rússia central, o plantio de cenouras começa mais cedo na primavera e mais tarde no outono do que na Sibéria.
Datas de plantio na primavera e no outono por região:
- Regiões do sul, Crimeia, Krasnodar e região - se a primavera chegar cedo e não houver risco de geada, então nos primeiros dez dias de março (o solo seca rapidamente e, se o plantio for atrasado, as sementes não terão umidade natural suficiente);
- Moscou e região, regiões da Rússia Central - as variedades de ciclo precoce e médio são semeadas no terceiro decenal de abril, as variedades de ciclo tardio são plantadas no segundo decenal de junho, e a semeadura de inverno é realizada até meados de novembro;
- Trans-Urais, Ural – primeiros dez dias de maio (há possibilidade de geada, portanto o canteiro deve ser coberto com tecido não tecido ou filme plástico à noite), plantado antes do inverno, 1 a 1,5 semanas antes do início da geada;
- Sibéria – na segunda ou terceira dezena de maio, quando o risco de geada já passou (é melhor semear variedades de meia estação, pois as variedades tardias podem não amadurecer); no outono – 1,5 a 2 semanas antes do início do frio intenso.
Selecionando uma variedade (foto)
Ao escolher uma variedade, é preciso considerar a época de plantio (primavera, outono), o clima local, o tempo de maturação e a finalidade do cultivo (para alimentação, armazenamento a longo ou curto prazo).
Variedades, períodos de maturação:
- variedades precoces (Tushon, Amsterdam, Laguna F1, Dutchman, Baltimore F1, Bureau) - a maturação completa ocorre de 65 a 90 dias após a emergência, não podem ser armazenadas;
- Variedades de ciclo médio-precoce (Alenka, Nantes, Samson, Tip-top) – prontas para colheita em 80 a 100 dias, não armazenar por muito tempo;
- Meia temporada (Chance, Vitaminnaya, Detskaya Joy, Belgien White) – período de maturação de 100 a 110 dias, pode ser armazenado;
- maturação tardia (Rainha do Outono, Dolyanka, Royal Shantane, Dayana, Nastena) – amadurece em 95-120 dias, armazenamento longo.
Se as cenouras forem cultivadas para armazenamento a longo prazo, as variedades precoces e de meia estação não são adequadas — é preciso escolher variedades de maturação tardia com boa durabilidade. Se o objetivo for o consumo durante o verão e o outono, é melhor plantar cenouras precoces e de meia estação.
Qual a melhor época para plantar cenouras: na primavera ou antes do inverno?
Cada opção de plantio (primavera, outono) tem suas vantagens e desvantagens. A escolha deve ser baseada nos seus recursos, ou seja, no tempo disponível para semear, nos seus objetivos de cultivo, na disponibilidade de sementes e nas condições climáticas. A melhor opção é plantar algumas cenouras no outono e o restante na primavera.
Primavera
Os trabalhos de primavera começam assim que a neve derrete e a camada superficial do solo aquece. Nas regiões do sul, isso ocorre no início ou final de março, e na região de Moscou, no sul. - De meados de abril ao início de maio; nas regiões dos Urais e da Sibéria, do final de abril a meados de maio. Os dias mais favoráveis para o cultivo de cenouras são em abril, quando o solo já descongelou e aqueceu profundamente.
Vantagens da semeadura na primavera:
- É mais conveniente escolher um período em que haja pouca probabilidade de uma mudança repentina no clima, enquanto que no outono não há garantia de que não haverá um aquecimento inesperado e as sementes germinarão;
- Você pode plantar variedades precoces e obter uma colheita em meados do verão;
- O plantio de variedades de maturação tardia para armazenamento a longo prazo só é possível na primavera;
- O solo repousou, está saturado de umidade, rico em nutrientes e não requer cuidados especiais.
Em contrapartida, plantio na primavera Isso pode incluir a possibilidade de danos causados por pragas de insetos e o tamanho menor das culturas de raízes em comparação com as plantadas no outono.
Outono
O plantio de cenouras de outono é feito no final do outono, quando as temperaturas noturnas estão em torno de 0°C, as diurnas em torno de 3°C e faltam 2 a 3 semanas para as geadas mais severas. Se plantadas muito cedo, as sementes germinarão e as mudas morrerão.
Vantagens do plantio no outono:
- a cultura de raízes amadurece mais cedo;
- No início da primavera, as mudas praticamente não são danificadas por insetos;
- As culturas de raízes crescem mais, o rendimento é maior;
- Economiza tempo necessário para jardinagem na primavera;
- Não é necessário estratificar nem deixar as sementes de molho;
- As áreas de semeadura são liberadas mais cedo e podem ser usadas para o plantio de alface, rabanete e endro.
Além das vantagens óbvias, também existem desvantagens que precisam ser levadas em consideração ao... planejamento de plantios:
- Existe uma grande probabilidade de as sementes germinarem antes da chegada da geada, e as plantas jovens morrerão sob a neve;
- O tubérculo não se conserva por muito tempo;
- O canteiro precisa ser disposto em uma plataforma elevada para que o solo seque mais rápido e as sementes não tenham tempo de se molhar.
Plantando cenouras e o calendário lunar
De acordo com o calendário lunar, os tubérculos, incluindo a cenoura, devem ser plantados durante a lua minguante. Nesse período, os líquidos e sucos são melhor absorvidos pelo solo e assimilados pelas sementes., Portanto, para plantas com partes subterrâneas comestíveis (bulbos, tubérculos), estes são os melhores dias para o plantio. Nos dias de Lua Cheia, Lua Nova e nos dias que a antecedem e sucedem, não é recomendável realizar qualquer trabalho com plantas, plantio ou escavação.
Quando plantar cenouras em 2021 de acordo com o calendário lunar:
- Março – 13, 14, 17, 18 -22;
- Abril – 10, 13-15, 18-20
- Maio – 10-12, 15-17, 20;
- Setembro – 6 a 8, 11 a 14;
- Outubro – 4 a 12;
- Novembro – 2 a 12.
Dias proibidos para semeadura:
- Março – 8 a 10, 23 a 25;
- Abril – 7 a 9, 22 a 24;
- Maio – 6 a 8, 21 a 23;
- Setembro – 1-3, 16-18;
- Outubro – 1-3, 15-17, 30, 31;
- Novembro – 14 a 16, 29 e 30.
Condições para o cultivo de cenouras
Para o plantio de primavera, o solo é preparado no outono. Para a semeadura de outono, é necessário um período de repouso. Após o preparo, o solo deve permanecer vazio por 3 a 4 semanas para permitir a absorção da matéria orgânica e dos fertilizantes minerais. O canteiro (com 1,3 a 1,5 m de largura) é preparado em uma área ensolarada, nivelada e seca, revolvido e fertilizado com fertilizantes minerais (sulfato de potássio, superfosfato), cinzas e farinha de ossos. Para solos empobrecidos, pode-se adicionar esterco curtido e composto (6 a 8 kg/m²).
Se o solo for argiloso, adicione ½ balde de areia e turfa por metro quadrado. Polvilhe giz ou farinha de dolomita (1 xícara de cada) sobre o canteiro com solo ácido. Após cavar, gradeie o solo, solte-o após 1,5 a 2 semanas e nivele a superfície.
As melhores plantas para o cultivo de cenouras são pepinos, tomates, cebolas, melancias, abobrinhas, abóboras, vegetais crucíferos e cereais. Salsinha, endro, pastinaca, funcho e azedinha são indesejáveis. A produção aumentará se ervilhas, rabanetes e tomates forem plantados nas proximidades. As cenouras podem ser replantadas no mesmo local a cada quatro anos.
Preparação e plantio das sementes
As sementes de cenoura têm uma casca densa e dura, rica em óleos essenciais, por isso sua taxa de germinação é baixa — de 65 a 70%. Sem tratamento, as mudas aparecerão em duas semanas, mas a germinação pode ser acelerada lavando as sementes em água corrente e secando-as primeiro.
- Coloque as sementes em um saco de algodão e mergulhe-as em água fria e depois em água quente (50°C) em intervalos de 15 minutos;
- enriquecer (borbulhar) com oxigênio usando um compressor por 16 a 18 horas;
- Mergulhe em uma solução estimuladora de crescimento (Epin Extra, Zircon);
- Durante duas semanas, deixe as sementes germinarem em um saco (deixe-o de molho em água), enterrado em solo aberto a uma profundidade de 25-30 cm;
- Conservar em um pano úmido a uma temperatura de 20 a 24 °C até inchar.
https://youtu.be/dNblHrV3R3c
Não é necessário verificar as sementes compradas na loja, mas se você as preparar em casa, deve separá-las: coloque as sementes em uma solução salina e remova as que flutuarem (as vazias).
Antes da semeadura, afofe a terra para remover os torrões, faça sulcos (de 2 a 3 cm de profundidade) com intervalos de 15 a 20 cm e regue. Assim que a água for absorvida, espalhe as sementes uniformemente, cubra com terra seca e compacte levemente. Cubra o canteiro com tecido não tecido para reduzir a evaporação e acelerar a germinação.
Cuidado
Plantar cenouras corretamente não garante uma colheita abundante. O rendimento e o sabor dependem muito dos cuidados adequados às condições climáticas e às características da variedade.
Leia também
Instruções de cuidado:
- Desbaste + capina. O desbaste deve ser feito duas vezes: uma quando as plantas atingirem duas folhas (deixe 2-3 cm de distância entre elas) e outra quando atingirem 10 cm de altura (deixe 5-7 cm de distância entre as plantas). As plantas removidas não devem ser deixadas no canteiro ou nas proximidades, pois o odor atrairá a mosca-da-cenoura. Após o desenraizamento, compacte levemente o solo para evitar que os insetos depositem ovos nas depressões. É melhor combinar a capina e o desbaste inicialmente para evitar que as ervas daninhas sufoquem as plantas jovens, repetindo o processo várias vezes ao longo da estação. O desbaste deve ser feito durante o dia, pois a mosca-da-cenoura fica mais ativa ao entardecer.
- Rega. Enquanto as plantas forem jovens, regue a cada 3-4 dias com 30-40 l/m². No final do período de crescimento, regue a cada 1,5-2 semanas com 10 l/m². A rega deve ser interrompida 2-2,5 semanas antes da colheita. O solo deve ser umedecido até uma profundidade correspondente ao tamanho da cenoura. Se a rega for inadequada, as cenouras ficarão deformadas e desenvolverão numerosas raízes finas.
- Fertilizantes. Aplique o fertilizante somente em solo úmido. Fertilize pela última vez um mês antes da colheita. Fertilize de 2 a 3 vezes durante a safra.
- fase de formação de 2-3 folhas verdadeiras – superfosfato + sal de potássio (30 g cada) + nitrato (25 g) + 10 l de água (volume por 10 m²) ou uma solução de excrementos de pássaros (1:15);
- Após três semanas, aplique os mesmos fertilizantes utilizados na primeira adubação;
- três semanas após a segunda dose – superfosfato (40 g) + sal de potássio (25 g).
Com base na experiência de cultivar cenouras.
A cenoura é cultivada como hortaliça há muito tempo e, ao longo das décadas de cultivo, acumulou-se uma vasta experiência, permitindo evitar erros e obter uma boa colheita.
Recomendações:
- É sempre importante conhecer as características da variedade para plantar cenouras na época certa;
- Regue regularmente, não deixe o solo secar ou ficar encharcado;
- O teor de açúcar em raízes cultivadas em sombra parcial é menor do que quando cultivadas em áreas ensolaradas;
- As cenouras cultivadas em solos argilosos são pequenas e frequentemente apodrecem durante o armazenamento;
- Solos ácidos e salinos não são adequados para o cultivo de cenouras;
- O excesso de nitrogênio leva ao crescimento dos caules em detrimento da parte subterrânea;
- As variedades estrangeiras são armazenadas em piores condições do que as nacionais;
- Se a colheita for feita a temperaturas abaixo de +8°C, parte do amido se transforma em açúcar, o que afeta o sabor e o prazo de validade;
- A parte superior da cultura de raiz deve estar sempre enterrada, por isso a amontoa é feita para evitar o acúmulo de solanina tóxica na coroa - ela fica verde quando há excesso dessa substância;
- Não se pode fazer um canteiro inclinado – a água vai lavar o solo perto das raízes da plantação.
Cultivar cenouras ao ar livre é simples e, com os devidos cuidados, você pode obter uma boa colheita de vegetais de raiz que conservam seu sabor e qualidade por muito tempo. O calendário lunar indicará a melhor época para semear as sementes de cenoura.


Dias favoráveis para semear cenouras de inverno em 2020 de acordo com as fases da lua.
Datas ideais para a colheita e armazenamento de cenouras: uma tabela com os dias mais favoráveis para 2020 de acordo com a lua.
Plantando cenouras em 2021 de acordo com o calendário lunar: tabela e recomendações
Por que você não deve deixar cenouras na horta durante todo o inverno.