Quando e como semear mudas de pimentão em fevereiro de 2024 – instruções passo a passo

Pimenta

O plantio de mudas de pimenta em casa leva em consideração o calendário lunar, as condições climáticas, a composição físico-química do solo, as características da variedade escolhida e o método de cultivo (estufa ou campo aberto). Fevereiro de 2024 não é exceção. A safra não se transmite por herança genética para as gerações futuras, portanto, o material de plantio deve ser adquirido e, além disso, as recomendações do fabricante, que constam na embalagem, devem ser seguidas.

Você tem se orientado em direção à Lua há muito tempo?
Sim, mais de 5 anos.
42,59%
Vários anos
19,44%
Primeiro ano
22,22%
Apenas em planos
15,74%
Votou: 108

Fases da Lua

O corpo celeste inicia o segundo mês do ano com a fase minguante. De 1º a 9 de fevereiro, a energia lunar afeta a parte inferior da planta. Isso não é ideal para pimentões, mas para hortaliças de raiz a situação é diferente. O plantio deve ser evitado durante a lua cheia e a lua nova, que correspondem aos dias 10 e 24. De 11 a 23 de fevereiro, a lua está crescente. Este é o período mais favorável para o plantio. E de 25 a 29 de fevereiro, ela volta a minguar.

O calendário lunar não é considerado a autoridade definitiva. As datas são escolhidas com base na prontidão do solo e nas condições de temperatura. O tempo necessário para o tratamento preventivo das sementes também é um fator importante. Se o preparo das sementes atrasar, não tenha pressa. Um atraso de 2 a 3 dias não é crítico. O principal é seguir as instruções, e os resultados certamente valerão a pena.

Dias favoráveis

Os dias favoráveis ​​para o cultivo de pimentões são um termo relativo. A situação depende das condições climáticas, da composição física e química do solo e da posição dos corpos celestes. Astrônomos e botânicos recomendam a busca por um "equilíbrio ideal".

Resumindo, não confie apenas na astrologia ou apenas na botânica. O procedimento é o seguinte:

  • Estude os requisitos indicados na embalagem das sementes;
  • preparar o material de semente;
  • Escolha um dia favorável para o plantio;
  • prepare o recipiente;
  • Verificar a composição química do solo e o nível de nutrientes.

Assim que os preparativos estiverem concluídos, a lista de dias favoráveis ​​é verificada. Pequenos ajustes são feitos com base no clima da região.

De acordo com o calendário lunar

Pimentas não toleram bem o transplante, a colheita ou outras manipulações agrícolas. Elas são plantadas no segundo mês do ano, nas seguintes datas: de 11 a 23 de fevereiro, sendo os dias 11 e 23 os mais desfavoráveis, restando apenas os dias 12 a 22 (pois os dias 11 e 23 estão muito próximos da Lua Nova e da Lua Cheia). A Lua Nova e a Lua Cheia em si — 10 e 24 de fevereiro, respectivamente — são consideradas desfavoráveis. Todos os outros dias podem ser considerados neutros.

Estamos falando do período do dia 1 ao dia 9 (mas, novamente, é melhor evitar o dia 9) e do dia 25 ao dia 29 (igualmente, evite o dia 25, se possível). A menos que haja outras restrições devido às especificidades de uma determinada região, trabalhe de acordo com o horário padrão. A última nuance é o período do dia. Mesmo a influência positiva da lua não é uniforme ao longo do dia. Fevereiro é um daqueles meses em que o trabalho começa entre 9h e 17h.

Levando em consideração a região em crescimento

Não existem datas universais. As geadas podem atrasar ou mesmo ocorrer mais tarde. O plantio deve começar em um dia precedido por pelo menos 3 a 4 dias de clima quente.

Como existem apenas 11 dias "bons" — do dia 12 ao dia 22 — os tipos e variedades de pimentas simplesmente mudam de acordo com a região.

Região Descrição Lista de variedades
Noroeste (incluindo a região de Leningrado) Predominam as variedades de maturação precoce. "Novo Russo", "Barril Vermelho", "Barril Doce", "Bogatyr"
Sul Eles escolhem as de maturação tardia. Rubi, Elefante Amarelo, Milagre da Califórnia, Marshmallow
Centro (incluindo a região de Moscou) Maturação de meia temporada e precoce “Medalha de Ouro”, “Belozerka”, “Gogoshary”, “Ursinho Pooh”
Ural Em condições climáticas variáveis, optam-se por variedades de início e meio de temporada. Montero, Edino, Yantar, Agapovsky
Sibéria São cultivadas variedades de maturação tardia e de maturação média. "Formato Siberiano", "Valenok Siberiano", "Bazar Oriental", "Bônus Siberiano", "Presa"
Zona intermediária (Tula, Lipetsk, Saratov, Samara, Bashkiria) Em climas temperados, plantam-se variedades precoces e de meia estação. Bagheera, Arsenal, Chefe Vermelho, Hércules, Orelha de Boi

A dificuldade de cultivar esse vegetal caprichoso nos Urais e na Sibéria reside na variabilidade climática. A natureza frequentemente reserva surpresas climáticas.

Dependendo da variedade

A época de plantio é determinada com base nas características da variedade e da região. Quanto mais cedo chegar o clima frio, mais cedo poderá ser a colheita. Os fabricantes indicam o número mínimo de dias necessários na embalagem. Eles também adicionam de 4 a 8 dias de "segurança" para que o vegetal amadureça completamente. A lista de datas favoráveis ​​varia de acordo com a variedade.

Tipo de variedade Duração do período de maturação (dias) Datas auspiciosas
Ultraprecoce Até 80 12-15
Cedo 81-100 15-17
Meio da temporada 115 – 130 17-19
Maturação tardia Mais de 140 19-22

Essas datas não são ajustadas para cima nem para baixo. Quem não cumprir o número mínimo de dias de cultivo exigido corre o risco de perder a colheita futura. A única exceção ocorre quando as geadas persistirem na região por um período prolongado.

Dias proibidos

É simples. Os dias proibidos são a Lua Nova (10 de fevereiro) e a Lua Cheia (24 de fevereiro). Também é melhor evitar as datas anteriores e posteriores à Lua Nova e à Lua Cheia.

Quanto aos signos do zodíaco, eles não são particularmente relevantes para a semeadura. Pelo menos, foi a essa conclusão que eu (o autor do site "growwise-pt.techinfus.com") cheguei após analisar diversas fontes.

Características do próprio processo

O trabalho começa com a limpeza da bandeja de semeadura. Ela é lavada em uma solução saturada de permanganato de potássio. O próximo passo é enchê-la com terra rica em nutrientes. Esta é comprada na loja. Primeiro, leia as informações na embalagem.

O fabricante indica se o solo foi pré-tratado. O recipiente utilizado para o cultivo das mudas também deve ser cuidadosamente avaliado.
  1. A primeira opção são os copos de plástico para jardim, conhecidos como multicassetes. Eles podem ser equipados opcionalmente com uma tampa para criar um efeito estufa.
  2. A segunda opção é usar um vaso de turfa. As sementes são colocadas no vaso, e então o recipiente de turfa é colocado no solo. Conforme se decompõe, ele fornece nutrientes às pimentas.
  3. A terceira opção é usar blocos de turfa. Copos plásticos para alimentos completam a lista de opções aceitáveis.
Observação!
Dos métodos listados, apenas o vaso de turfa é adequado para todas as zonas climáticas.

Preparando o solo e as sementes

Algumas pessoas falam em comprar terra rica em nutrientes, enquanto outras a preparam elas mesmas. Esta última abordagem apresenta problemas. Pimentões são vegetais sensíveis, senão caprichosos. Mesmo a menor variação nos parâmetros físicos e químicos do solo em relação aos valores recomendados pode arruinar uma colheita bem-sucedida.

Ao comprar uma solução nutritiva na loja, leia primeiro o rótulo. Ele indicará o tipo de pré-tratamento a que o solo foi submetido. O próximo passo é comprar as sementes. A precisão é crucial. Selecione o tipo de semente levando em consideração os fatores listados acima. O próximo passo é:

  • A mistura é colocada em um recipiente de forma que a borda superior fique 2-3 cm acima do nível do solo;
  • A camada de solo está compactada;
  • O material de semente é embebido em uma solução salina saturada - as sementes que afundaram até o fundo são adequadas para processamento posterior;
  • O material de semente é mergulhado em uma solução moderadamente saturada de permanganato de potássio para desinfecção.

O tratamento da água dura 1 hora. Isso é suficiente para destruir a flora patogênica na superfície.

Semeadura e cuidados

Sementes preparadas Coloque as sementes nos recipientes usando pinças esterilizadas — não mais do que duas por recipiente. Plante as sementes a cerca de 3 cm de profundidade; após o plantio, cubra com terra. A hortaliça não gosta de regas em excesso. Recomenda-se o uso de irrigação por gotejamento.

É preciso ter cuidado para que a água não lave as sementes. Uma etiqueta indicando a data de plantio é colocada ao lado de cada recipiente. As mudas são colocadas em um ambiente com temperatura entre 15°C e 17°C.

Leia também

Como transplantar mudas de pimentão em casa
O transplante de mudas consiste em dividir as porções das raízes das mudas para que possam ser transplantadas para covas individuais, onde continuarão a crescer e se desenvolver. O transplante também é realizado durante o transplante de mudas...

 

Regue a cada 5 a 7 dias durante o primeiro mês de vida. Use água parada à temperatura ambiente. Certifique-se de que não haja acúmulo de líquido na bandeja.

Manipulação agrotécnica Descrição Vantagens
cobertura Eu utilizo fertilizante líquido de humato de potássio, diluído na proporção de 5 ml para 2 litros de água. Utilizam-se 200 ml da substância para cada plantio.
II – realizado no início do período de floração ativa, utilizando uma mistura de ácido bórico (1,7 g), sulfato de manganês (1 g), sulfato de ferro (1 g), sulfato de zinco e sulfato de cobre (0,2 g de cada substância) Os componentes listados são misturados com 10 litros de água, e a adubação de cobertura é realizada a cada 4 dias, num volume de 500 litros por recipiente.
Iluminação – a fonte de luz deve estar localizada a uma altura de pelo menos 30 cm acima da plantação. É necessária luz durante 14 horas, por isso são instaladas fontes de luz adicionais para que o espectro contenha apenas raios azuis e violetas. Utilizam-se lâmpadas de jardim ou, na falta destas, luminárias fluorescentes com capacidade de 200 W de luz por 1 m².
Prendedor de roupa O ponto de crescimento é removido para acelerar o desenvolvimento de brotos laterais. A manipulação agrotécnica é realizada assim que forem observados pelo menos 7 entrenós completamente desenvolvidos.

O transplante de mudas continua sendo um procedimento controverso. O replantio de pimentões em qualquer fase da plantação não é recomendado. Mesmo um profissional raramente evita erros. Minimize a necessidade desse procedimento traumático para a sua hortaliça seguindo as instruções abaixo.

Inicialmente, escolha um recipiente espaçoso para o plantio. É mais fácil adicionar mais terra do que mudar o local das sementes germinadas posteriormente.

Época de plantio no solo

As mudas fortalecidas são transplantadas. Assim que a temperatura do ar subir para 18-20°C, verifique a previsão do tempo. Certifique-se de que não há risco de geada repentina. Sete dias antes do transplante programado, leve as mudas para a varanda.

A caminhada dura 10 minutos. Esse período é suficiente para a aclimatação. Na região de Moscou, no noroeste e no centro, o transplante ocorre na segunda e terceira semanas da década de 1930, em maio.

A cova preparada tem 15 cm de profundidade. A distância entre as fileiras é de 20 cm e entre as covas, de 25 a 30 cm. Imediatamente após o transplante, as mudas devem ser regadas levemente. Durante as duas primeiras semanas no novo local, certifique-se de que as hortaliças não fiquem expostas a correntes de ar.

Se necessário, são instaladas telas de proteção temporárias.

Erros comuns que os jardineiros cometem

Os erros dos jardineiros dividem-se em 3 categorias.

  1. A primeira categoria inclui a escolha errada de sementes e a má qualidade do solo. Eles não confiam na palavra do fabricante. Se a embalagem indica que o pré-tratamento foi realizado, isso não é motivo para não realizar outro tratamento.
  2. A segunda categoria de erros é a falta de luz, água e fertilizante suficientes. Esse problema se manifestará em crescimento mais lento e caules enfraquecidos. Se medidas imediatas não forem tomadas, a colheita será perdida.
  3. A terceira categoria de problemas é menos óbvia para os iniciantes. Plantar muito perto umas das outras, embora economize espaço no jardim, priva as mudas de nutrientes essenciais.
Além disso, eles praticam a rotação de culturas. Nenhuma cultura é cultivada no mesmo terreno por mais de duas temporadas consecutivas.

O plantio precoce dá tempo para a cultura se desenvolver completamente. Quanto mais tempo as plantas permanecerem em condições favoráveis, maior será a produção. Ao mesmo tempo, o período de frutificação se estende.

A data é escolhida com base na fase da lua, região, clima e características da variedade. Os pimentões são considerados vegetais delicados, por isso os níveis de umidade e nutrientes no solo são monitorados durante todo o seu desenvolvimento.

Comentários sobre o artigo: 1
  1. Lídia

    Obrigado pela excelente consultoria /competente, clara/.

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates