Descrição das variedades de cereja tardia com fotos

Cerejas

As cerejeiras têm um período de frutificação curto. Para desfrutar de deliciosas cerejas além do início do verão, plante variedades de maturação tardia. As primeiras cerejas amadurecem na segunda metade do verão. A colheita continua até o final de setembro. As melhores variedades de maturação tardia são altamente resistentes à geada. Essas plantas são adequadas para cultivo em climas temperados. As cerejas colhidas têm longa durabilidade e não estragam durante o transporte. Podem ser consumidas frescas, enlatadas e usadas em sobremesas.

Vantagens das variedades de maturação tardia

Para garantir uma colheita abundante, as cerejeiras são selecionadas com base na descrição da variedade e no clima da região de cultivo. Variedades com melhor resistência à geada são adequadas para a Rússia central. Variedades que preferem o calor são cultivadas nas regiões do sul. As cerejas doces diferem das cerejas comuns por seu período de maturação precoce. A colheita começa no início de junho. Para desfrutar de frutas deliciosas e doces durante todo o verão, muitos jardineiros plantam variedades de maturação tardia.

Comparada a outras variedades, a cereja tardia apresenta diversas vantagens:

  • Eles produzem uma grande colheita;
  • As bagas são suculentas, doces e saborosas;
  • Possuem alta resistência à geada.

As variedades de maturação tardia são plantadas em regiões com climas frios. Essas cerejas amadurecem na segunda metade do verão e início do outono, quando o risco de geadas inesperadas é mínimo.

As variedades tardias mais produtivas

Ao escolher plantas para o jardim, leve em consideração o clima e as condições do solo da região. A produção de frutos e o tempo de maturação também devem ser considerados. Uma árvore cultivada seguindo todas as recomendações produz frutos em abundância a cada ano. A produção por planta varia de 50 a 100 kg. Todos os anos, os melhoristas desenvolvem novas variedades que combinam um excelente sabor da fruta com alta resistência a doenças e climas adversos.

Variedade de memórias de Astakhov

A variedade de maturação tardia amadurece em meados de agosto. As árvores crescem rapidamente, atingindo uma altura de 4,5 m e formando uma copa arredondada e esparsa. Os frutos, grandes e de tamanho uniforme, de cor vinho, pesam pelo menos 8 g. Possuem casca fina e um pequeno caroço que se separa facilmente da polpa. Os frutos da variedade Pamyati Astakhova são mostrados na foto abaixo.

A primeira colheita ocorre no quinto ano após o plantio. Uma única planta produz, em média, até 30 kg de cerejas. Esta variedade apresenta alta resistência a doenças comuns. As árvores suportam temperaturas de inverno de até -28°C. Esta variedade de cereja é adequada para a região de Moscou e para a Rússia central.

Córdia

Esta variedade foi descoberta acidentalmente por produtores checos. É considerada uma das melhores variedades de maturação tardia. Os frutos amadurecem uniformemente na segunda quinzena de julho. É cultivada principalmente no sul do país: no Krai de Krasnodar e na região de Rostov. Também é cultivada nas regiões centrais. A variedade Kordia produz uma colheita todos os anos. Os primeiros frutos são colhidos no quarto ano após o plantio. Cada árvore produz até 50 kg de frutos grandes e suculentos, com polpa vermelho-escura.

A cereja Cordia é usada para fazer sobremesas, mas também para conservas e para consumo in natura. Os frutos transportam-se bem e não racham devido ao excesso de umidade. As árvores jovens não toleram bem a geada, por isso são cobertas durante o inverno. As plantas adultas são resistentes a geadas até -25°C. A variedade Cordia não tolera bem a seca, por isso as árvores são regadas frequentemente em clima quente. Esta variedade não é capaz de autopolinização. Portanto, para garantir uma boa colheita, uma variedade com período de floração semelhante é plantada nas proximidades.

Tyutchevka

Outra variedade popular, que amadurece em pleno verão. As árvores de porte médio formam uma copa ampla. A Tyutchevka produz bagas de tamanho médio, com formato uniforme, casca fina escarlate e polpa vermelho-clara. Os frutos toleram bem o transporte, mantendo sua firmeza. Os primeiros frutos maduros são colhidos cinco anos após o plantio. A Tyutchevka produz até 40 kg por árvore.

Observação!
Uma desvantagem da variedade Tyutchevka é a sua sensibilidade à alta umidade. Em tempo chuvoso, os frutos maduros racham severamente.

Para aumentar a produtividade, as seguintes variedades são plantadas nas proximidades como polinizadoras:

Staccato

Esta variedade de cereja amadurece mais tarde do que outras. Os frutos são colhidos no início de agosto. A Staccato é autofértil, produzindo uma boa colheita mesmo sem outras variedades por perto. Desenvolvida por produtores canadenses, tem sido amplamente cultivada desde 2000. A frutificação começa cedo, no terceiro ano após o plantio. A planta produz numerosos frutos com peso de até 12 g. Os frutos, de formato regular, são cobertos por uma casca fina e brilhante, suculentos e têm um aroma agradável. Uma vez maduros, não caem nem racham devido à alta umidade. A polpa é vermelho-escura, quase bordô.

As árvores atingem um porte médio. Possuem boa imunidade à maioria das doenças comuns das cerejeiras. Toleram bem o frio do inverno. Os frutos toleram bem o transporte a longa distância. Devido a essa característica, a variedade Staccato é cultivada comercialmente na Europa.

Coelhos

Essa variedade também foi desenvolvida no Canadá. É muito sensível a baixas temperaturas, razão pela qual é frequentemente cultivada na região de Kuban e em outras regiões do sul. As cerejeiras Lapins são altas, com copa esférica e ereta. Os frutos, grandes e ovais, têm polpa vermelho-escura e são cobertos por uma fina casca. Pesam até 10 g. Possuem polpa suculenta, levemente adocicada e com um toque de acidez. A aparência das cerejas Lapins é mostrada na foto abaixo.

Esta variedade possui uma copa compacta com brotos voltados para cima. A árvore ocupa pouco espaço, sendo ideal para plantio em jardins pequenos. Para um desenvolvimento adequado, esta cerejeira requer solo nutritivo e moderadamente úmido. Uma desvantagem da variedade Lapins é sua baixa resistência a infecções fúngicas e à mancha foliar da baga. No entanto, ela continua popular devido à sua alta e consistente produção e ao excelente sabor de suas bagas.

Querido

Esta variedade, desenvolvida no Canadá, também é uma cereja de maturação tardia. É autofértil. Quando cultivada a partir de mudas enxertadas, a colheita pode ser obtida já no segundo ano após o plantio. Uma única árvore produz um grande número de frutos. Plantas cultivadas comercialmente, com bons cuidados e irrigação regular, rendem até 150 centners por hectare. As árvores de porte médio são coroadas por uma copa densa e oval, com folhagem abundante. Os frutos, grandes, em formato de coração e de cor vermelho-escura, pesam até 12 g. São cobertos por uma casca grossa, sob a qual se encontra a polpa macia e saborosa.

Observação!
A cereja Sweetheart é resistente a baixas temperaturas e produz cerejas grandes e saborosas todos os anos.

Rosa Bryansk

Esta variedade de maturação tardia produz árvores com ramos densos cobertos por folhagem verde brilhante. Os frutos, de tamanho médio, têm polpa amarela revestida por uma fina casca rosada. As bagas suculentas toleram bem a alta umidade, sem rachar em clima chuvoso. Esta variedade apresenta resistência média à geada. Oscilações significativas de temperatura na primavera podem causar o congelamento dos ramos. A Bryanskaya Rozovaya destaca-se pela sua forte imunidade à clasterosporiose, coccidiose e monilíase. As bagas conservam-se bem e resistem ao transporte de longa distância. A frutificação inicia-se no quinto ano. As primeiras bagas são colhidas em meados de julho.

Regina

A cerejeira Regina foi desenvolvida por produtores alemães. É uma das variedades mais populares entre jardineiros na Rússia e na Europa, sendo cultivada comercialmente por muitos. Essas árvores de porte médio, com copa rala, começam a frutificar cedo. A primeira colheita ocorre no terceiro ano após o plantio. Para uma melhor frutificação, necessita de polinizadores, como as cerejeiras Lapins ou Summit. As cerejeiras Regina são resistentes à geada, suportando temperaturas de inverno de até -25°C.

As bagas amadurecem na segunda quinzena de julho. Os frutos, de tamanho médio e cor vermelho-escura, pesam até 8 g. Mantêm-se frescos por muito tempo e resistem bem ao transporte prolongado. Bagas muito maduras não caem dos galhos nem racham. Esta variedade de cereja possui boa resistência a muitas infecções fúngicas.

Escarlate

Esta cereja foi desenvolvida para cultivo em climas quentes. É comum encontrá-la em pomares na região do Cáucaso Norte. As árvores altas têm copa ereta e de densidade média. Os frutos redondos são de cor vermelho-escura e pesam até 10 gramas. A polpa é firme, adocicada e ligeiramente ácida. Cada árvore produz até 50 kg de frutos. Após o plantio, a primeira colheita só ocorre no quinto ano. As bagas amadurecem na segunda metade do verão. A cereja Alaya tolera bem geadas leves no inverno e é resistente às principais doenças da cultura. No entanto, o clima frio durante o período de floração é prejudicial à planta.

Bryanochka

Esta variedade de cereja foi desenvolvida por produtores russos. É adequada para o cultivo no clima frio da região de Moscou. As plantas são fáceis de cuidar, exigem poucos cuidados e podem suportar temperaturas de inverno de até -30°C. Portanto, em muitas regiões, a Bryanochka é cultivada sem proteção no inverno. Após o plantio, as mudas se desenvolvem rapidamente, atingindo uma altura de 3 m. Os frutos, de tamanho médio e cor vermelho-escura, têm formato de coração largo e pesam até 7,5 g. São consumidos principalmente frescos.

A variedade Bryanochka produz colheitas abundantes. As primeiras bagas são colhidas no quinto ano de cultivo. A floração e o amadurecimento dos frutos só começam em julho. Para garantir uma boa colheita, a Bryanochka necessita de polinizadores. Para isso, plantam-se cerejas Iput ou Tyutchevka nas proximidades. Essas plantas são resistentes às principais doenças fúngicas.

Cereja tardia de Michurinskaya

As mudas plantadas crescem rapidamente, atingindo uma altura máxima de 4 metros. As árvores possuem uma copa densa e piramidal, formada por brotos grossos e retos. Os ramos são cobertos por folhas ovais verde-escuras. Durante a floração, a árvore se cobre de flores brancas em formato de rosa. Os frutos, de cor vermelho-escura e formato de coração, amadurecem no final de julho. São muito suculentos e têm um sabor adocicado e agradável.

Observação!
A casca da cereja Michurinskaya é muito grossa. Portanto, essa variedade é frequentemente cultivada comercialmente e transportada para outras regiões para venda.

As árvores toleram bem as geadas de inverno e as secas de verão. Com os devidos cuidados, a cerejeira Michurinskaya produz boas colheitas no sul do país e em regiões de clima frio.

Astakhova, a cereja favorita

Esta variedade foi desenvolvida para cultivo em climas rigorosos. Possui maior resistência ao inverno, mas para garantir uma boa colheita, as mudas devem ser plantadas em áreas protegidas do vento. As árvores são parcialmente autoférteis, mas sem polinizadores próximos, a produção é baixa. Portanto, para aumentar o número de ovários, variedades que florescem na mesma época que a Lyubimitsa de Astakhov são plantadas nas proximidades. Cerejeiras também podem ser usadas como polinizadoras.

As árvores começam a dar frutos no quinto ano. A floração inicia-se em maio e os frutos amadurecem na primeira quinzena de julho. As árvores produzem colheitas regulares e abundantes, independentemente da época da colheita. As bagas são versáteis e podem ser congeladas, secas ou enlatadas. A sua casca grossa preserva-as bem durante o transporte.

Plantando variedades tardias

Na Sibéria e em outras regiões com climas rigorosos, as cerejeiras são plantadas na primavera. Nas regiões do sul, o plantio no outono, em setembro, é o preferido. Isso permite que as mudas criem raízes bem antes da chegada do frio, mas sem iniciar a vegetação. Se o momento ideal for perdido, o plantio é adiado para a primavera. Para o inverno, as mudas são colocadas em uma vala rasa com um ângulo de 45° e cobertas com terra. Para protegê-las do congelamento, adiciona-se neve regularmente ao solo. As mudas são protegidas do sol com placas de madeira compensada ou fibra agrícola. Não se utiliza polietileno para prevenir o tombamento.

Vantagens de plantar mudas de cerejeira no outono:

  • Não há necessidade de regar com frequência, pois chove bastante;
  • As mudas permanecem frescas por muito tempo, e sua condição facilita a determinação da presença de possíveis infecções;
  • Grande variedade de mudas.

Selecione cerejeiras enxertadas para o plantio. Essas árvores têm uma leve curvatura e um espessamento logo acima do colo da raiz. A árvore também deve ter um condutor central. Conforme cresce, este condutor forma o tronco principal. Sem um condutor principal, a planta ficará muito grande. A copa de uma cerejeira assim costuma quebrar sob o peso dos frutos. Mudas de 1 a 2 anos, com um sistema radicular flexível de pelo menos 15 cm de comprimento, são adequadas para o plantio. Antes do plantio, remova as raízes danificadas e corte quaisquer galhos muito longos. Em seguida, coloque as raízes em água por 10 horas para umedecê-las.

Para o plantio, escolha um local bem iluminado e protegido dos ventos do norte. Áreas baixas com lençol freático alto não são adequadas para cerejeiras. O solo deve ser solto, franco-arenoso ou argiloso. Cave a área escolhida, removendo ervas daninhas e nivelando com um ancinho. Cave buracos com 80 cm de profundidade e até 90 cm de diâmetro, espaçados de 4 a 5 m entre si. Adicione uma mistura de nutrientes em cada buraco.

  • 30 litros húmus;
  • 1 litro de cinzas de madeira;
  • 200 g superfosfato;
  • 100 g de sulfato de potássio.
Conselho!
Se o solo for muito argiloso, adicione um balde de areia em cada cova. Para solos arenosos, adicione a mesma quantidade de argila. Evite usar fertilizantes nitrogenados para prevenir o crescimento excessivo.

A mistura de solo é combinada com fertilizante, formando um pequeno monte. A muda é colocada verticalmente no buraco, espalhando suas raízes. O colo da raiz fica 3 cm acima da superfície do solo. Uma estaca é inserida próxima para dar suporte. O espaço vazio é preenchido com terra fértil. A muda é sacudida ocasionalmente para compactar o solo. Quando o buraco estiver meio cheio, adicionam-se 10 litros de água. Em seguida, adiciona-se mais terra e compacta-se bem.

A planta é amarrada a um suporte. Uma vala circular é cavada a 30 cm do tronco. Adicionam-se mais 10 litros de água. A área ao redor do tronco é coberta com composto ou serragem. Após alguns dias, adiciona-se mais terra, conforme o solo se acomoda. Depois do plantio, a planta requer poucos cuidados. Para protegê-la de roedores, o tronco é caiado e envolto em juta. No inverno, a neve é ​​amontoada sobre ele para proteger a muda do frio. Duas vezes por mês, a cerejeira é regada com 1 a 2 baldes de água.

Avaliações

Ivan, 33 anos:

Tenho uma cerejeira Revna no meu jardim e ela produz muitos frutos. Plantei outra variedade polinizadora com antecedência para garantir isso. A planta é fácil de cuidar. Se não for regada em excesso, as bagas crescem firmes e suculentas.

Marina, 40 anos:

Plantei uma cerejeira Tyutchevka. Estou completamente satisfeita com essa variedade. Ela é muito produtiva, produzindo frutos grandes. Os frutos se mantêm frescos por muito tempo e são ótimos para conservas e para uso culinário.

Para desfrutar de cerejas frescas por mais tempo, escolha uma variedade com base no tempo de maturação dos frutos. O prazo de validade da fruta não é crucial. Cultivar variedades de maturação tardia permite colher cerejas até o início do outono, quando a colheita em massa desta fruta já terminou.

variedades de cereja tardia
Comentários sobre o artigo: 1
  1. Angelina

    Olá. Posso encomendar a primeira cerejeira Sweetheart de vocês para o outono?

    Responder
Adicione um comentário

Macieiras

Batata

Tomates